Ryzen overclock - tópico geral

Eu costumo usar o memtest64 versão DOS numa pen USB com boot. Se correr a bateria completa de testes, a estabilidade é garantida, pela minha experiência.
A parte do Offset no CPU, concordo plenamente contigo, mas talvez fosse melhor deixares default até teres a Ram no ponto.
 
@Luka_
Já tinha ouvido falar do memtest64 mas não-DOS.
Também ouvir falar para testar a sério a memória era com o MemTest HCI, isto lá no forum dos overclockers.


Entretanto acho que já percebi o motivo da instabilidade: a voltagem da RAM.
Tinha aumentado a voltagem do SoC e dava erro no OCCT, reduzi o offset da voltagem para -0.075 e continuava a dar erro no OCCT.
Aumentei a voltagem da RAM de 1.40v para 1.41v e de repente já não dá erro nenhum. :)

Os erros que davam eram no OCCT eram logo ao final de 3~8 minutos e nem era no mais pesado. Aumentei a voltagem da RAM para 1.41v e fez os 15 minutos nesse modo sem problema, fez 45 minutos no modo mais pesado sem problemas e agora vai em 45 minutos de Prime 95 sem problemas/erros também.

Vou continuar a ver como corre o prime mais um pouco e depois fazer o memtest.


Como referencia, no prime95 o cpu anda pelos 68º, a frequência em todos os cores entre 3.941-3.966MHz, a voltagem nem sei bem, porque o HWinfo64 apresenta vários valores..
 
Qual a voltagem correcta do cpu?

1oR0vMl.jpg

vCMJ6s7.jpg


Core VID?
CPU Core Voltage (SVI2 TFN)?
VDDCR CPU?
 
Por exemplo eu tenho um 2700x com um pequeno overclock 4.0 e o meu CPU Core Voltage está nos 1.2000.
Vai descendo a voltagem manualmente na bios e testando porque o meu em automático mandava-se para 1.4800, agora meu já vi o mínimo que ele trabalha estou há espera de um cooler para aumentar o oc nele.
 
Boas pessoal. Tendo adquirido recentemente a minha x470 para completar a minha nova rig e depois de 1 semaninha a usufruir do "novo" pc, hoje deu-me para me lançar nesta brincadeira com o meu novo Ryzen.

Sendo eu um nóvice na matéria, tendo apenas feito OC no meu antigo FX-6300 (que até andava nos 4.5GHz estáveis), sou ainda um aprendiz nisto tudo.
Com a minha MSI, pude pôr a ram a 3200MHz Cl 16-18-18 com um perfil XMP, que estava a 2133MHz default.
Funcionou bem e de maneira estável, stress test sem problemas e com um melhor score Cinebench.
Tentei meter a CL 14-16-16 mas não fez boot.
Experimentei então um perfil sugerido pela board que metia a 2933MHz Cl 14-16-16 e já fez boot.
Rodei o Cinebench e obtive ainda melhor score do que a 3200MHz Cl 16-18-18, por isso prefiro deixar assim.
Novamente sendo nóvice nisto, não toquei nas voltagens (estão a 1.36V), por isso por enquanto vou deixar estar, não vá eu fazer asneira.

No que concerna o meu 1800x, tentei mete-lo a 4.2GHz a 1.4V (sim......) esperando que talvez tenha tido muita sorte no silício... Hell no, black screen, nem sequer dava para ir à Bios :facepalm:
Tendo um botão para "clear CMOS" foi bastante fácil meter tudo novamente em "factory setting". Recomecei tudo com a ram, e agora ando de maneira mas modesta a brincar com o sistema.
Depois de pegar na base do perfil "Gameboost" que a board oferece (metendo o CPU a 3.8GHz com 1.36V), pegar nesta mesma base para baixar a voltagem.
Tentei então ter 3.8GHz com 1.25V. Fez boot, fiz login mas não estava estável.

Neste momento estou a 3.8GHz com 1.275V. 10 minutos de stress test sem problemas. Idle temps a 34° e o máximo foi 59°
Ainda não atualizei a Bios e não sei se quero experimentar. Comprei a board há 1 mês e mesmo se é capaz de ser uma Bios antiga, por enquanto vou deixar estar.

Bom não sei se têm alguns conselhos para esta rig. Vou tentar levar isto a 4, 4.1GHz não ultrapassando 1.36V, mas sempre tentando a mais baixa voltagem.

Cheers
 
@protoy
Um 2700X, a não ser que tenhas stock cooler, era para puxar mais que 4GHz. ;)

Se a mboard permitir fazer offset de voltagem, acho que era preferível ter isso em stock com offset negativo para reduzir um bocado a voltagem que faz a stock.
 
@protoy
Um 2700X, a não ser que tenhas stock cooler, era para puxar mais que 4GHz. ;)

Se a mboard permitir fazer offset de voltagem, acho que era preferível ter isso em stock com offset negativo para reduzir um bocado a voltagem que faz a stock.

A minha board msi gaming pro x470 não dá para fazer offset, ñ puxei mais por ele porque ainda tenho o stock cooler, quando comprar o noctua dh15 lá para o verão irei puxar mais pelo o bicho.
 
Uma dúvida existencial :D R5 2600 + Cooler 50€ ou R5 2600x com stock cooler? O preço destas combinações é o mesmo! O objectivo é meter o CPU com 4.2/4.3ghz em todos os cores.

Pelo que li o 2600x faz isso com facilidade. Já o 2600 depende um pouco da sorte. Não sei se devo arriscar com 2600.
 
O meu 2600 faz 4.1 com facilidade e com temperaturas baixas. 4.2Ghz já requer muita voltagem.
Não sei se o 2600x consegue 4.3Ghz em todos os cores com o cooler de origem
 
Pessoal, desculpem o double post, mas vinha aqui informar que a última BIOS para a MSI B350M Mortar traz agora novas opções, nomeadamente ajuste de BCLK, ajuste de offset de voltagem para vCore e para vNB e ainda uma opção para limitar o TDP do CPU.

Já quis expressar o meu contentamento com a MSI por incluir estas deliciosas features numa board com quase dois anos, mas não consigo entrar nos fóruns deles, talvez tente o Twitter.

Caso tenham um 2600X ou 2700X e uma board MSI B350 ou X370 aconselho vivamente a optarem por actualizar a bios e experimentarem estas opções.
 
Viva! Não sei se este será o tópico indicado, uma vez que é dedicado a "overclock", porém gostaria de partilhar a minha experiência com o undervolt.

Sou um orgulhoso detentor de um Ryzen 2600x.
Motherboard: MSI B350M Gaming Pro.
Memória: Ripjaws V Black 8GB x 2 (F4-3200C16-8GVKB).
Dissipador: Arctic Freezer 33tr.

Quanto mais lia sobre o assunto (overclock de chips Ryzen), mais me convencia que o caminho a seguir era o undervolt e, no meu caso, resultou às mil maravilhas.

Fixei a voltagem do SoC em 1v (em auto estava em 1.26v).
Utilizo o XMP profile 2 (3200mhz), com 1.35v (em auto estava em 1.36v).
No CPU, consegui um offset -0.0750 estável (2h30 de Prime95 em modo Blend).

Em tarefas normais, faz sempre boost de 4.2GHz;
Em jogos, faz sempre boost de 4.1GHz;
Em stress test, faz sempre boost de 4GHz.
Creio, por isso, que estou em linha com aquilo que a esmagadora maioria tem conseguido.

Uma dica: Verifiquei que a voltagem do SoC, quando em auto, estava em 1.26v. Extremamente alto. Pelo que li, tal sucede quando se activa o perfil XMP. Seja como for, no meu caso defini manualmente em 1v, sem nenhum problema.

Tenho, no entanto, algumas questões para os mais entendidos:

1-) No HWinfo há um sensor que me preocupa - o sensor "system", que em stress test sobe aos 85ºC (quando todos os outros sensores reportam temperaturas na ordem dos 40 aos 55ºC). Será um sensor defeituoso ou terei de me preocupar?

2-) Estou a pensar espremer a performance da RAM. Tentei o DRAM calculator for Ryzen, mas quando insiro os dados da RAM e mando calcular, aparece uma mensagem de erro "coming soon!"... Alguma sugestão?
 
Minha atual configuração 24/7
Ryzen 5 2600X@PE2
Gskill FlareX 3200@Cl14
Asus Rog Strix B450-I
Memory OC @ 3600Mhz-C14-14-15-14-28-1T
Dram Voltage @ 1.44v and SOC is at 1.1125V
 
Tenho um R7 2700, e das duas uma, ou tive muito azar no CPU que me calhou ou então eu não sei fazer OC lol. A motherboard é uma Asus ROG Strix X470-F Gaming. Tenho XMP ativo para 3000 MHz com umas Corsair Vengeance LPX. Neste momento estou a 4 GHz a 1.39v!!! Pelo que vejo, há gente que consegue atingir mais de 4GHz com menos de 1.25v! Com 4.1 GHz nem boot faz com esta voltagem, por isso imagino que para ficar estável já se ia mandar lá para os 1.45v, o que é demais. O SoC está a 1.06v. Já tentei com 1.1v, não fez diferença nenhuma na estabilidade. Já andei a mexer no Load Line Calibration também, não pareceu ajudar muito.

Pessoal dos 2700/2700x, que frequências é que conseguem atingir e com quanta voltagem?

Mais, se eu colocar a frequência em Auto e tentar usar 1.2v no cpu, nem sequer faz boot. Até na BIOS crasha com essa voltagem, lol. Como é que há gente a usar 1.2v para chegar aos 4 GHz??? Só pode ser azar no silicon lottery.
 
Última edição:
Back
Topo