Problemas Técnicos Website Wordpress Hackeado

badanas

Power Member
Boas, ontem fui visitar um blog que criei para um amigo depois de ter editado umas coisas umas horas antes ( nada de importante, apenas traduzir ), e reparei que o site tinha sido hackeado, levei com uma imagem preta com uma aguia que era pintada com a bandeira da argelia e o nome do gajo era qualquer coisa como M4T0xic ou algo assim , como ja apaguei o ficheiro ja nao me recordo.


Eu gostava de pedir ajuda para perceber onde esta a falha no mesmo que possibilitou a alteraçao do website. Pelo que andei a investigar nada foi alterado no website a nao ser a BD(users) e o ficheiro index.php dentro da pasta do tema.

O que me parece que o gajo fez foi: Ganhou acesso a base de dados de alguma maneira que nao descobri ainda, apagou um utitilizador e ganhou acesso a conta de admin, a partir daí entrou no wp-admin e foi ao editor do tema e meteu a pagina dele no index.php....

O que ja fiz para combater: A partir de agora mais ninguem edita ficheiros wordpress no wp-admin, utilizador admin ja era, o prefix wp_ na base de dados ja era, mudei as passwords todas e os tokens de autorizaçao para obrigar todos a fazer login a partir deste momento, e usei o plugin Better WP Security para fazer o resto do trabalho como bloquear o acesso ao wp-config e assim.
Varri tambem todos os ficheiros da directoria www, e nenhum foi alterado por isso nao existe qualquer malware no site, claro esta apenas o index.php dentro do tema tinha a data de ontem...e o que alterei tambem que tambem pertencia ao tema :) Repuz o index.php do tema e o site ficou logo em funcionamento com todo o conteudo.
Varri tambem a base de dados e nao tem nenhum campo estranho.


Devem estar a perguntar-se porque que nao repus um backup do site, o problema e que nunca me preocupei com a segurança num blog pessoal para amigos apenas e num alojamento mais barato da net ( 2gb hosting ), por isso so tenho backup do site e da bd de um mes atras e agora ja existe muito mais posts e assim.

Agradecia todas as dicas possiveis :)

PS: Fui obrigado a pedir ao host para desactivar a segurança mod_security, porque era impossivel criar um post e editar o mesmo no wordpress com esta segurança activa, espero que nao tenha sido isso o causador, mas tambem se pedir para activar nao consigo inserir nada nem editar :S

edit2 : Outra hipotese tambem e outro utilizador ter o computador com segurança comprometida, e como tem conta de administrador, o hacker pode ter ganho acesso a conta, entrar no wp-admin, ganhar acesso a conta de admin e eliminar a outra e ter editado o index.php do tema.
 
Última edição:
Encontrei tambem no Zone H o hack ao meu site e so foi feito um Home Defacement

18:05:57 hacked by !M4D.T0X!C H ( Homepage defacement )
 
O WordPress é à prova de hackers? Nunca diga nunca, mas é comumente aceito que o WordPress Core tem segurança forte. A análise profissional de sites WordPress invadidos geralmente revela que o ponto de entrada é o resultado de um administrador ou senha FTP fracos, um domínio ou uma violação de nível de hospedagem, um plug-in ou tema inseguro, executando uma versão desatualizada do WordPress Core ou um ponto de entrada diferente do WordPress Core.

Como identificar um site invadido:

Um dos benefícios de usar uma plataforma de site comum, como o WordPress, é que os scanners de segurança sabem o que esperar. Eles podem dizer que os arquivos do WordPress Core não devem conter determinado código ou carregar recursos de domínios externos ou conter códigos ofuscados.

Não importa como seu site é construído ou gerenciado, alguns sinais comuns de um site invadido incluem:

- Exibindo pop-ups que você não implementou
- Exibindo texto ímpar em seu rodapé ou no "View Source"
- Links para outros sites ou links automáticos de palavras-chave para as quais você não criou links
- Ver texto ofuscado / codificado em plugins
- Website redirecionando (imediatamente ou após um curto período de tempo) para outro URL
- Qualquer atividade maliciosa ou incomum ou picos de tráfego ou uso de largura de banda
- Acima, há sinais que você poderá identificar apenas navegando em seu próprio site.

Você pode obter ajuda em https://911wordpress.info/questions/6939/explicacao-deste-codigo-hackeado
 
Última edição:
Back
Topo