Como Fazer Backup no Adobe Lightroom Classic CC

Joao Tec

Power Member
Boas, pretendo formatar o PC mas tenho fotografias editadas que quando formatar o PC vou perder essas alterações. Há alguma maneira de restaurar essas edições depois quando reinstalar o programa?
Obrigado
 
A pasta onde estão as fotografias não está no disco do sistema operativo, nunca é apagada. Com o ficheiro XMP fico com todas as alterações guardadas ou só algumas?
 
Eu devo ter um esquema mais ou menos parecido com o teu. Tenho o catálogo no disco do sistema operativo (ssd) e as fotos noutros discos.
Quando formato só faço backup do catálogo e volto a colocá-lo no mesmo sítio onde estava.
Fica tudo a funcionar direito.
 
Como utilizo mac e pc tenho sempre o catálogo e as fotografias na mesma pasta, sendo que as fotografias estão organizadas numa sub-pasta, dentro da pasta principal. Assim posso transportar tudo e trabalhar em qualquer máquina que tenha Lightroom.
Quanto aos XMP, penso que só são criados com ficheiros RAW que não estejam em DNG.
 
Eu comecei há pouco tempo a trabalhar com o programa e não sei o que é o catálogo nem onde está. Isso é o quê e onde costuma estar?
 
@Papetorre Eu posso estar enganado, mas o lightroom só cria xmp a pedido. Quem cria ficheiro xmp é o Adobe Camera Raw.

@Joao Tec , no Lightroom Edit > Catalog Settings > Show
Atenção que o Catálogo não tem as fotos! Apenas a informação relativa à edição, metadata e coisas do género.
 
Com o XMP ficam todas as alterações guardadas, incluindo brush adjustments e tudo.

Como o post da f-stoppers indica, eles não são criados por defeito (para nenhum formato). Só activando a opção é que ele os cria.
 
@xukuru Sim. A pedido no menu Metadados ou automaticamente na configuração do catalogo, separador metadados.

@Joao Tec Deves ter o teu catálogo na pasta imagens dentro de um subpasta com o nome Lightroom -> Lightroom Catalog.Ircat
Mas na tua situação, dentro do Lightroom, selecionava tudo e fazia exportar catalogo e escolhia uma nova localização para guardar as fotografias.
 
Eu já ativei para guardar automaticamente as alterações para o .xmp. Em princípio assim fica bom, posso apenas copiar a pasta das fotografias e usar noutro computador porque tenho lá os .xmp sempre guardados.
Em todo o caso também vou guardar o catálogo.

Usar os .xmp automaticamente é a melhor prática ou é melhor ter tudo no catálogo?
 
Então, guardas a pasta onde está o catálogo e a pasta das fotografias. Quando estiveres no novo computador ou na nova instalação, copias a pasta do catalogo para a localização que pretendes (e te dê mais jeito) e abres o Lightroom a partir desse catálogo. Ele vai abrir, mas vais encontrar erros na localização dos ficheiros, basta clicar e dar a nova localização das fotografias. Em principio deve ficar tudo ok.
 
Então, guardas a pasta onde está o catálogo e a pasta das fotografias. Quando estiveres no novo computador ou na nova instalação, copias a pasta do catalogo para a localização que pretendes (e te dê mais jeito) e abres o Lightroom a partir desse catálogo. Ele vai abrir, mas vais encontrar erros na localização dos ficheiros, basta clicar e dar a nova localização das fotografias. Em principio deve ficar tudo ok.
Isto mesmo

O catálogo é útil guardar porque inclui toda a tua organização das fotos, como os álbuns e até a ordem por que estão dispostas. Se não, depois o Lightroom abria-te em branco e tinhas que voltar a importar as fotos todas.

Tendo o catalog, até as fotos já aparecem importadas, basta abrir o ficheiro do catalog
 
Eu tenho apenas uma importação com uma pasta, onde estão todas as subpastas com as fotografias. Mesmo que essa pasta seja movida para outro disco posso escolher o novo caminho e ficar tudo igual?
 
Sei que cai um pouco para o off-topic, mas não brinquem com o fogo. Parece-me que há malta que não anda a fazer os backup's... Se há investimento que vale a pena é Hardware para fazer tais backup's. O Hardware falha e não acontece só aos outros. Há fotos cujo valor é incalculável. Felizmente nunca conheci ninguém que tivesse perdido todas as suas fotos, mas conheci várias pessoas que perderam registos de anos de trabalho, com alguns documentos pessoais à mistura, porque "tenho de fazer o backup" e acabavam por nunca fazer. É só arranjar um disco externo e deixar o PC a copiar tudo durante a noite e fazer isto uma vez por mês pelo menos.

Eu neste momento tenho o Amazon Photos a fazer backup actualizado (julgo que ele verifica todos os dias as alterações), tenho um NAS com Backup ocasional, julgo que uma vez por mês e faço ainda quando me lembro, praí de 3 em 3 meses, um backup integral para um outro disco. Dá para isto tudo porque ainda tenho menos de 1TB, quando passar de um TB talvez não faça tantas cópias.
 
Sei que cai um pouco para o off-topic, mas não brinquem com o fogo. Parece-me que há malta que não anda a fazer os backup's... Se há investimento que vale a pena é Hardware para fazer tais backup's. O Hardware falha e não acontece só aos outros. Há fotos cujo valor é incalculável. Felizmente nunca conheci ninguém que tivesse perdido todas as suas fotos, mas conheci várias pessoas que perderam registos de anos de trabalho, com alguns documentos pessoais à mistura, porque "tenho de fazer o backup" e acabavam por nunca fazer. É só arranjar um disco externo e deixar o PC a copiar tudo durante a noite e fazer isto uma vez por mês pelo menos.

Eu neste momento tenho o Amazon Photos a fazer backup actualizado (julgo que ele verifica todos os dias as alterações), tenho um NAS com Backup ocasional, julgo que uma vez por mês e faço ainda quando me lembro, praí de 3 em 3 meses, um backup integral para um outro disco. Dá para isto tudo porque ainda tenho menos de 1TB, quando passar de um TB talvez não faça tantas cópias.
Eu tenho as fotografias no HDD do portátil, mas tenho um backup de tudo o que tenho no PC num disco externo, ou seja, tenho a informação duplicada. Talvez não seja 100% seguro, mas é muito pouco provável que os dois discos se avariem ao mesmo tempo.
 
Neste momento tenho o programa a fazer uma cópia automática para o .xmp e guardo também o catálogo.
Uma dúvida, basta só guardar o ficheiro "Lightroom Catalog.lrcat" ou também as pastas que tem ao lado?
 
Por mim, guardas a pasta que tem esse ficheiro. Dentro dessa pasta principal tens o ficheiro do catalogo e o ficheiro dos previews e ou smart previews.
Senão guardas só o catálogo e depois tens de refazer os previews.

Acho que deverias dar uma olhada pela net fora para veres como funciona o Lightroom. Nomeadamente, a estrutura e organização de ficheiros.
Assim até dá para perceberes como podes adaptar para o teu caso.

@Meje Tens toda a razão.
Uma rotina "qualquer" de backup é muitíssimo importante. Depois há mais simples ou mais complicadas, mas o que interessa é ter pelo menos um backup.
No meu caso, trabalho com ssd's externos e depois copio periodicamente para hdd's externos. Sou apenas um amador, aspirante a evoluir na fotografia. Mas utilizo o Lightroom e o photoshop à muito como complemento da minha produção de imagens de arquitectura. Por isso os meus catálogos são por ano e dentro desse ano tenho meses ou sítios ou ocasiões. Muitas vezes crio um catalogo novo só para uma sessão, faço todas as edições que pretendo e depois importo-o para o catalogo do principal.
 
Back
Topo