Opinião Motivações para jogar / Videojogos em adulto

Nós já somos homens..., o estudo é só para jovens adultos está bem eplicito, embora nós nos sintamos jovens e alguns de nós talvez até estejam mais bem estimados que alguns desses jovens a verdade é que os 20s já foram :D.
 
O que é ser "jovem adulto" ? Acho estranho o termo jovem adulto. Com 26 anos, sei que sou um adulto. Nem sinto assim tão jovem quanto isso. Mais pelo facto das coisas que quero fazer serem consideradas avançadas para a minha idade, na sociedade actual.
 
Por acaso aos 35 acho que sou capaz de partir a minha versão de 18 ao meio, treino extensivo e artes marciais dá nisso :D

Irrita-me tanto que as pessoas "sintam a sua idade", lembro-me de algo que me irá perseguir para sempre, quando ainda trabalhava no suporte ao cliente ouvi esta magnifica pérola que me deixou paralisado "Ora oiça lá, eu sou idoso, não tenho idade para estas coisas, olhe que já tenho 50 anos!", eu planeio estar a jogar até aos meus 95 e depois morrer com um AVC a fazer o doce amor :D, "olhe que já tenho 50 anos!", deu-me vontade de responder "então vá atirar-se de uma ponte abaixo que está a desperdiçar o meu tempo e de todas as pessoas que o rodeiam", o que noto, sim, é a saturação, isso sim, já não estou para perder 200 horas num jogo mediano, "cof... Anthem... cof", e não me impressiono com gráficos mas sim com direcção artística e afins, mas também grande parte do problema tem a ver mais com a oferta e não bem a idade e respectiva experiência.
 
Tenho 37, pai de filhos e jogo todos os dias. :)
E considero-me um jovem! Às vezes até acho que as pessoas não me levam a sério porque pareço mesmo muito jovem! :)
 
Como arranja tempo para tudo Bugu?

Com uma mentalidade um pouco hippie :)
Trabalhar apenas o necessário para ser feliz e não viver para trabalhar em busca de ordenados grandes ou promoções na carreira ou prestigio aos olhos dos outros que a nós próprios não traz nem felicidade nem realização. :)
 
Última edição pelo moderador:
Com uma mentalidade um pouco hippie :)
Trabalhar apenas o necessário para ser feliz e não viver para trabalhar em busca de ordenados grandes ou promoções na carreira ou prestigio aos olhos dos outros que a nós próprios não traz nem felicidade nem realização. :)

Se já gostava de si, agora não sei mais o que dizer, um grande abraço e continue assim, penso da mesma forma mas infelizmente sou muito mau a gerir o tempo e depois o backlog cresce.
 
Pois gerir o tempo a partir de uma certa idade começa a ser complicado, eu também demorei mas aparentemente consegui um trabalho estável onde tenho fins de semana e também não trabalho nos feriados, poderia trabalhar e fazer biscates noutras áreas e ganhar mais algum mas prefiro outro tipo de qualidade de vida que viver trabalhando e sem tempo para outras coisas que aprecio.

Ainda passo muitas horas a jogar mas nada a ver nunca ando a jogar mais que 2/3 jogos ao mesmo tempo e é raro o dia que não jogo um bocado.
Na minha adolescência era o extremo cheguei a tar 1 mês sem quase ver a luz do dia era comer em frente ao pc e fazer tudo à pressa para poder ir para o vicio, em certa parte nunca mais tive experiências a jogar como na altura ainda mais no mundo dos mmorpgs mas por outro lado hoje consigo gerir melhor o tempo mas mesmo assim para quem não joga e têm rotinas "normais" diz que eu jogo demais...

Quanto a motivações para jogar acho que apenas basta gostar e é um hobbie como outro qualquer para fugir à rotina das obrigações diárias para além de jogar também pratiquei desporto e de há 1 ano para cá também pratico defesa pessoal.
Quem diz que têm falta de tempo para ter hobbies por norma é porque anda desmotivado por outras razões, por norma devido às escolhas que fizeram e andam demasiadamente empenhados com as obrigações sejam elas relacionadas com o trabalho bem como com a familia que são duas prioridades mas desde que haja equilibrio acho que dá sempre para ir matando o vicio desde que se goste realmente de videojogos.
 
Última edição:
Eu cá estou a quase a fazer 28, sou programador de CNCs e as minhas semanas costumam ser bem cansativas mas mesmo assim quando chego a casa tenho de jogar computador. Praticamente todos os meus amigos com o trabalho/casamento/etc deixaram completamente de jogar não por falta de tempo mas porque perderam o interesse, eu cá por algum motivo cada vez mais gosto de jogar e espero poder jogar por muitos mais anos.

A única coisa que mudou foi o gênero de jogos, neste momento só consigo jogar rpgs e estratégia
 
As minhas motivações para jogar é apenas para me distrair um pouco, seja de um dia de trabalho seja por outros motivos.

É por isso que jogo sempre os jogos em fácil/médio para que o jogo seja uma aventura e não um desafio.
 
Desde que comecei a trabalhar em 2015 que o meu interesse por jogos diminuiu drasticamente, principalmente a componente online. Agora estou mais interessado pela campanha dos jogos.

Quanto ao tempo de jogo, só ao fim de semana, em média 4 horas... Pode ser menos (na maior parte das vezes até é menos) ou pode ser mais quando tento passar um jogo inteiro apenas num fim de semana.
 
Bem eu tenho mais de 30 e jogo. Teoricamente tenho a mesma vontade de jogar dos 15, mas na prática não.
Parecendo que não, uma das coisas que contribuiu para tal acontecer, foi ter muito mais dinheiro agora do que com 15. Agora, quero o jogo compro, e na maioria das vezes nem acabei os anteriores.

Com 15 anos, ter 1 jogo novo era uma "festa", era o culminar de ter juntado o dinheiro do lanche, do almoço o que fosse para comprar o jogo. Muitas vezes comia pão com manteiga e bebia um copo de leite para guardar o dinheiro para jogar.

E, quando tinha dinheiro para um jogo, era para aqueles de 5 contos, apenas. Aqueles de 12, 13, 14 contos só no Natal (e mesmo assim nem sempre).

Um jogo novo, nessa altura, era jogado até ao fim, repetido 2, 3 vezes (Final Fantasy say hello...)

Eu não tinha net, não havia YouTube. Quando empancava, juntava-me eu, o meu irmão e um vizinho a mandar bitaites: experimenta isto, faz aquilo...

O hype antes das aquisições também era outro porque haviam muito mais revistas, programas de jogos e series como o FF tinham spots publicitários em pt, na televisão quando eram lançados, quando ficavam com o preço reduzido...

Agora eu penso: Daqui a pouco vou jogar um bocado mas muitas vezes nem jogo.
Outra coisa que me acontece: Começo a jogar, vou sensivelmente a meio ou mais, por qualquer razão deixo esse jogo por vários dias e depois quando volto, já perdi o fio à meada, já tenho de começar do ínicio.

A oferta hoje, é muito maior, há mais dificuldade de manter o foco num jogo. Às vezes um gajo, tem o "primeiro" para jogar e já está para sair a sequela.
 
Sinto o mesmo, torna-se uma questão de disciplina, o ter que me dedicar a um jogo e acabar o mesmo, por outro lado também é a experiência anterior que prejudica a forma como nos divertidos, um bom exemplo para mim são os RPG, torna-se torna-se complicado apreciar um jogo como o Pillars of Eternity depois de ter jogado algo como o Divinity: Original Sin, o combate do primeiro é tão simples e, ao mesmo tempo, desnecessariamente complicado, e porque dar-me ao trabalho de o voltar a jogar quando tenho o Pillars of Eternity 2 com um modo TBS ou o Divinity: Original Sin 2?

Como é que vou achar piada ao combate de qualquer FPS que me apareça à frente depois de jogar o Doom 2016? O Borderlands Remastered é um exemplo de um jogo que não consigo mais jogar, não porque o já tinha jogado antes mas sim porque tenho umas 400 horas no Borderlands 2, um jogo que é superior em tudo ao anterior, e é o caso com muitos jogos, porquê perder tempo com um jogo quando existem vários superiores disponíveis?

Claro que há várias excepções, um jogo antigo ainda pode ter algo que ainda o torna agradável, o primeiro Deus Ex continua a ser um jogo que recomendo a todos, primeiro porque ainda não conseguiram superar o mesmo em termos de complexidade, narrativa, e até diria que o sistema de combate (ultrapassado para alguns) torna-o o único e uma experiência diferente, especialmente em relação ao Deus Ex que se seguiram, isto é, o Deus Ex Invisible War é um desperdício de vida, que ninguém pegue naquilo.

Por essas razões que tento mudar o género de jogos que procuro, ando a explorar os J-RPGs, cada um é de tal forma único e sempre focado em boas narrativas que é sempre um gosto joga-los até ao fim, e são dos poucos jogos que completei nestes últimos anos, claro que nem todos são bons, o Final Fantasy XIII e o The Last Remnant são o equivalente a uma lobotomia, por exemplo.

Bons jogos há sempre, e cada vez ainda mais, é só uma questão de aceitar que nem todos os jogos que são mais recentes são os melhores e que talvez não magoe olhar para algo mais antigo ou não deixar que um valor baixo no Metacritic vos dissuada de experimentar um jogo, olhem para o Alpha Protocol, está a uns 72 no Metacritic mas faz parte de uma lista muito curta de "jogos que eu acabei", não consigo mais tocar no World of Warcraft mais recente mas estou mais que ansioso por jogar o Classic, eu joguei a Beta Coreana, a Europeia e joguei a 100% até ao final do Burning Crusade, eu sei bem o que é / era o jogo e é mesmo isso que procuro.


Resumindo, o truque é primeiro não comprar nada novo a não ser que esteja com uma promoção do Demónio, e mesmo ai pensar "eu quero mesmo jogar isto agora ou ainda tenho mais algo interessante na minha lista de jogos?", eu cá não tenho nenhum jogo que queria mesmo comprar novo, para PC* isto é, tinha o Borderlands 3 mas só o irei comprar quando sair para Steam, e também há a quantidade vergonhosa de J-RPG que queria comprar mas Deus me livre que só o The Legend of Heroes: Trails in the Sly que comprei há uns meses em promoção é jogo para 100 horas e tem não sei quantas sequelas :D

*Para não falar que, quando, finalmente, comprar uma Playstation por menos de 100 € (a Worten está a vender a consola em segunda mão por 100 € sem comando! Eu sei que os comandos são bons mas, caramba, vou ter que esperar que saia a Playstatio 5 para finalmente arranjar a 3 a um preço honesto?) a quantidade de jogos que irei comprar para a mesma vai aguentar-me por uns bons anos :D
 
Tentei preencher o questionário mas achei demasiado detalhado nas questões pessoais e longo, portanto não o fiz. Tenho 28 , jogo um pouco de tudo mas bastantes jogos online pois a competitividade motiva-me imenso embora me considere um jogador casual em que o importante para mim é divertir-me. Planeio jogar até morrer xD
 
Por aqui, 31 anos e considero jogar o meu hobby preferido. Bebo os meus copos, saiu com amigos e jogo praticamente todos os dias. Saiu do trabalho estoirado, vou para o ginásio e quando chego a casa a primeira coisa que faço é ligar o PC.

Jogar é o meu momento Zen. lol

Eu é que mudei completamente o meu estilo de jogos. Antes era somente MP e agora nem paciência tenho para eles. SP all the way.
 
Eu também jogo todos os dias ou tento jogar. Para mim jogar é "normal", já é um hábito, é perder tempo numa coisa que realmente gosto.
Sempre fui jogador e sempre serei, um jogador assíduo porque o meu gosto vem desde pequeno.
Há 5 anos atrás jogava mais agora sou mais moderado. Sobre a preferência do single ou multiplayer, jogo os 2 mas a optar é pelo singleplayer.
Acima de tudo jogo aos jogos que gosto ou que vão mais ao meu encontro, antes jogava a muitos agora não.
 
Eu também jogo todos os dias ou tento jogar. Para mim jogar é "normal", já é um hábito, é perder tempo numa coisa que realmente gosto.
Sempre fui jogador e sempre serei, um jogador assíduo porque o meu gosto vem desde pequeno.
Há 5 anos atrás jogava mais agora sou mais moderado. Sobre a preferência do single ou multiplayer, jogo os 2 mas a optar é pelo singleplayer.
Acima de tudo jogo aos jogos que gosto ou que vão mais ao meu encontro, antes jogava a muitos agora não.

É como eu.
Já estou a caminho dos 40 mas cresci com os videojogos.
Tive a sorte de desde muito novo ter tido a possibilidade de ter várias consolas e computadores para jogar e o gosto nasceu em mim muito novo e sempre se manteve.
E é muito giro para mim estar neste mundo dos jogos praticamente desde o início e ter acompanhado toda a evolução e ter jogado praticamente todos os grandes jogos nas suas respectivas alturas.

Para o meu filho então ainda vai ser diferente.
Já que eu quando era criança os meus pais não tinham o mínimo interesse em jogos e viam as consolas como brinquedos que eu tinha de andar à pedinchar.
Já para o meu filho, as consolas e jogos já existem à volta dele desde que ele nasceu e eu vou sempre comprar as novas para mim, por isso ele já tem a pedinchice mais facilitada :)
 
Back
Topo