Construção de um NAS num HP ProLiant microserver gen8 G1610T

Para animar a coisa... Que SO usam no vosso server? :)

  • CentOS

    Votes: 4 5,8%
  • Debian

    Votes: 7 10,1%
  • FreeNAS

    Votes: 18 26,1%
  • XPEnology

    Votes: 9 13,0%
  • OMV

    Votes: 3 4,3%
  • Windows / Windows Server

    Votes: 11 15,9%
  • Ubuntu Server

    Votes: 7 10,1%
  • Outro

    Votes: 6 8,7%
  • Esxi

    Votes: 4 5,8%

  • Total voters
    69
Era esse o meu ponto :)

Mas o user daqui a umas semanas volta a perguntar quais são os consumos da malta. :P

Do que vejo, a DS218 consome 15W em "operações regulares" - não sei o que querem dizer com isto, é demasiado subjetivo. Não referenciam também se é com discos, o que não deverá ser, pois os discos têm consumos distintos entre si (2.5 e 3.5, 5400rpm ou 7200rpm). Portanto, assumindo que ainda leva 2 discos em cima, em operações regulares deve andar na ordem dos 25W o que não foge muito a um Gen10 (assumindo que gasta em idle os tais 14W sem discos) como fala aqui. Caso seja já com 2 discos, a diferença é em torno dos 12W.

Comparativamente com os HP nas suas linhas e evoluções, o Gen10 baixou bastante o consumo energético comparativamente ao Gen8 - não ter o iLO ajuda neste aspeto.

Na mesma review:

"Adding a single old 7200 1 TB drive drives power usage up to 21 Watt (as expected). With four older 7200 RPM drives the entire system uses about 43 Watt according to the external power meter. The Gen8 measures between 30 and 35 Watt idle power consumption, so the Gen10 does fare much better (~18 Watt)".

Portanto:
Consome mais eletricidade que uma DIY(Synology/QNAP de entrada de gama)? Consome.
É significativo na fatura da eletricidade? Pouco (que seja 20€/ano).
Tem melhor relação preço/características? Tem. Qualquer solução DIY custará +200€ no mínimo em termos de características para acompanhar um HP destes e consequentemente aumentando os custos energéticos (algo tipo: Synology DS918+).
Dá mais trabalho de configurar? Dá.
É mais expansível e será uma arma mais poderosa? Sem dúvida.
 
Última edição:
Pois bem, investi num Gen8 que surgiu entretanto por aí e consegui a um preço interessante (longe dos 100€ como vi aqui mas com mais ram que esses) - CPU G1610T e 6GB de ram original da HP...
Sem marcas de uso e sem grande utilidade para quem o tinha (tinha um outro mais apetrechado e outras soluções DIY). Sem pó nem nada do género, o que significa que estava guardado e não foi muito utilizado (como me referiu).

IMG-4999.jpg


Motivo da opção do Gen8 face ao Gen10:
- preço mais interessante (metade do preço de um Gen10);
- maior escalabilidade do CPU;
- ILO4.

Para as minhas necessidades, acho que vai chegar e sobrar.
Agora vou começar as instalações. Acho que fiz um bom negócio :D
 
Última edição:
Pois bem, investi num Gen8 que surgiu entretanto por aí e consegui a um preço interessante (longe dos 100€ como vi aqui mas com mais ram que esses) - CPU G1610T e 6GB de ram original da HP...
Sem marcas de uso e sem grande utilidade para quem o tinha (tinha um outro mais apretechado e outras soluções). Sem pós e nada do género, o que significa que estava guardado e não foi muito utilizado.

IMG-4999.jpg


Motivo da opção do Gen8 face ao Gen10:
- preço mais interessante (metade do preço de um Gen10);
- maior escalabilidade do CPU;
- ILO4.

Para as minhas necessidades, acho que vai chegar e sobrar.
Agora vou começar as instalações. Acho que fiz um bom negócio :D
[emoji106] Próximo passo é um cpu xeon e fica impecável! [emoji16]
 
Ando a acompanhar este tópico e também fiquei com uma ideia de também ter um Gen8 :) Mas depois a ideia passar e acho que vou aproveitar para começar com um Atom D510 para storage de filmes e séries :)
 
Ando a acompanhar este tópico e também fiquei com uma ideia de também ter um Gen8 :) Mas depois a ideia passar e acho que vou aproveitar para começar com um Atom D510 para storage de filmes e séries :)
Sendo apenas para isso, acho que um Raspberry chega-te. Totalmente em conta, poderoso qb e faz o que queres. Tenho um em casa que tinha mais uns serviços engraçados e serve perfeitamente para esse propósito.
 
Sendo apenas para isso, acho que um Raspberry chega-te. Totalmente em conta, poderoso qb e faz o que queres. Tenho um em casa que tinha mais uns serviços engraçados e serve perfeitamente para esse propósito.
É mais para aproveitar o material que tenho por casa [emoji5] também tenho um orangepi mas é a versão mais limitada pois só tem uma ligação USB... Vou ver o que consigo usar melhor.
Obrigado pela resposta [emoji5][emoji106]
 
Boas ... que discos utilizam na vossa NAS?
Ando a ver os de 2TB da WD RED PRO 7200rpm vs Seagate IronWolf Pro 7200rpm e os Seagate.

Os Seagate parecem-me mais tecnológicos e interessantes (sensor de vibração).

A minha outra questão é:
Para algo caseiro (com fiabilidade q.b., entenda-se), justifica investir o dobro em discos de NAS?

Sei que serão menos "acalorados", e com menos vibração que os comuns (pelo menos é o que a Seagate promete - não vejo especificações dos da WD em lado algum) mas num sistema que levará 2 discos, valerá a pena pagar o dobro de um dito "normal"?

Tenho usado um disco antiguito que tinha lá enconstado em casa e com uns 10 anos que tem, formatações (windows, linux, etc), jogos, "porrada" que levou, o estado de saúde dele segundo o FreeNAS é "saudável".

Há alguma questão que leve a pensar em adquirir mesmo os discos para NAS (5 anos de garantia é interessante, redução de vibração e geração de menor calor - dizem) vale a diferença em dobro do preço?
 
Boas ... que discos utilizam na vossa NAS?
Ando a ver os de 2TB da WD RED PRO 7200rpm vs Seagate IronWolf Pro 7200rpm e os Seagate.

Os Seagate parecem-me mais tecnológicos e interessantes (sensor de vibração).

A minha outra questão é:
Para algo caseiro (com fiabilidade q.b., entenda-se), justifica investir o dobro em discos de NAS?

Sei que serão menos "acalorados", e com menos vibração que os comuns (pelo menos é o que a Seagate promete - não vejo especificações dos da WD em lado algum) mas num sistema que levará 2 discos, valerá a pena pagar o dobro de um dito "normal"?

Tenho usado um disco antiguito que tinha lá enconstado em casa e com uns 10 anos que tem, formatações (windows, linux, etc), jogos, "porrada" que levou, o estado de saúde dele segundo o FreeNAS é "saudável".

Há alguma questão que leve a pensar em adquirir mesmo os discos para NAS (5 anos de garantia é interessante, redução de vibração e geração de menor calor - dizem) vale a diferença em dobro do preço?
Por aqui uso discos "normais", isso de discos especiais para NAS é para os NAS que passam 24h a fazer leitura e escrita, se não for o caso acho que não vale a pena gastar o dobro...
 
Por aqui uso discos "normais", isso de discos especiais para NAS é para os NAS que passam 24h a fazer leitura e escrita, se não for o caso acho que não vale a pena gastar o dobro...
Exato... também acho que não compensará. Como não é algo que irá levar "porrada" regularmente e a toda a hora, acho que não existirá necessidade de algo tão profissional.
Estou a pensar em comprar os da Seagate Barracuda 7200RPM 2TB.
 
Última edição:
Atualmente já tenho a minha NAS (FreeNAS) com os serviços quase concluídos.
Falta-me finalizar duas questões (servidor de email dentro da VM e GIT: chatice com a Jail que está disponível para instalar, devolve-me um erro no final da instalação, quando acedo à plataforma - se alguém tiver alguma dica sobre o assunto, aceito - não investiguei muito sobre isto).

Para já conta com:
- Nextcloud;
- Plex Media Server;
- Transmission;
- Serviço SMB;
- Serviço FTP;
- Serviço disponível para TimeMachine - estava com um grau de dúvida grande neste aspeto, mas está-se a portar bem e com velocidades aceitáveis (na empresa é um pouco ingrato esta tarefa mas pode dever-se a outros fatores - rede saturada, menor capacidade das NAS);
- Virtualização:
- Ubuntu server:
- Rocket.Chat;
- Apache2;
- MySQL;
- OpenVPN.​
- Windows 10: por instalar - caso necessite de algum software em particular ou de efetuar alguns testes, posso recorrer a esta VM.​
Tudo com snapshots (estou à espera do segundo disco para começar com o sistema RAID).
Atualmente em idle está a consumir cerca de 30kW. Parece-me que será mais ou menos este o consumo da máquina ao longo do ano (acrescendo o segundo disco) - não será máquina para levar constamente pancada - CPU original (G1610T) e 6GB de ram.

Julgo que com estas questões todas, uma synology "simples" iria ficar-se pelo sistema de backups e pouco mais (a parte de virtualização ia para o teto e iria continuar a ter de pagar fora, no caso de necessitar de alojar algo - se cada site acrescer 30€ de alojamento anual, já começa a ficar caro).

--

Com esta solução consegui fazer migração de duas plataformas para dentro de portas - alojamento passará para o meu lado e pouparei neste aspeto: dará para a conta da luz (média de 60€/ano só de alojamento em duas plataformas +/- = custo energético anual desta solução).

Quanto ao feedback sobre esta minha decisão:
- O que poupei na compra de uma synology decente ou outra dará para largos anos em termos de custos energéticos;
- Uma solução synology ou outra com mais recursos significaria também aumento energético da mesma;
- Dá trabalho, não é uma solução de implementação "fácil" mas também não considero extremamente complexa;
- Alguns casos que são encontrados como problemas são de fácil resolução - basta pesquisar bem no duckduckgo (sim, não uso o google como motor de pesquisa :D ) e rapidamente há alguém com a solução: normalmente no fórum da FreeNAS;
- Requer tempo até ter tudo pronto, roolbacks e ajustes, mas nada de especial - agora que já tenho mais alguns conhecimentos julgo que numas 3h consigo colocar a NAS como tenho atualmente.
 
Última edição:
Parece bem porreira a configuração que vais ter aí. A nível de armazenamento, já estás com 2TB? Sempre compraste Seagate?

Sim, já tenho 2TB e já está a caminho mais um para replicação (igual marca e modelo) - já vi também como se faz a replicação (na prática, já fiz a migração de um disco antigo de 250GB que tinha cá para experiências e fiz a cópia para o de 2TB e correu bem). Estou a contar que a segunda unidade chegue quarta-feira.
Fica a faltar implementar o servidor de email e de GIT, ajustar alguns vhosts que necessito e estará mais ou menos concluído tudo o que preciso :D
 
O topico anda animado :D

O Gen8 foi a melhor compra que fiz.
Neste momento tenho varias VMs a funcionar.
VM PfSense para gerir a rede da casa. - acrescentei uma placa de 4 Nics da HP.
VM em DMZ para server httpd, mariadb,
VM Home Assistant para a domotica da casa
VM para o controlador UniFi
VM para serviços ftp, smb, sftp, ssh com autenticação 2 passos para acesso externo
VM para guacamole para xrdp página web.

O consumo médio é de 50w, já chegou a 80w ou mais, quando tenho a VM do win10 para testes + rdp e a fazer outras tarefas mais pesadas.

Agr vou começar a tratar do meu script em bash para o backup das minhas VM + criação de Snapshots automáticamente + rsync
Quanto ao backup tenho um script que faz rsync todos os 2 dias, para o servidor em casa de um amigo meu, de ficheiros mesmo importantes.

Bom domingo :)
 
O topico anda animado :D

O Gen8 foi a melhor compra que fiz.
Neste momento tenho varias VMs a funcionar.
VM PfSense para gerir a rede da casa. - acrescentei uma placa de 4 Nics da HP.
VM em DMZ para server httpd, mariadb,
VM Home Assistant para a domotica da casa
VM para o controlador UniFi
VM para serviços ftp, smb, sftp, ssh com autenticação 2 passos para acesso externo
VM para guacamole para xrdp página web.

O consumo médio é de 50w, já chegou a 80w ou mais, quando tenho a VM do win10 para testes + rdp e a fazer outras tarefas mais pesadas.

Agr vou começar a tratar do meu script em bash para o backup das minhas VM + criação de Snapshots automáticamente + rsync
Quanto ao backup tenho um script que faz rsync todos os 2 dias, para o servidor em casa de um amigo meu, de ficheiros mesmo importantes.

Bom domingo :)
Podes dizer as specs atuais do teu Gen8? xeon e 16GB de ram, deixa-me tentar adivinhar.
 
Back
Topo