CodeCombat

Titech

Membro
Conhecem o site CodeCombat?
O que acham dele? Deveria ser implementado nas escolas portuguesas?
Gostava de ver aqui as vossas respostas e discutir aqui um bocado.
 
Penso que essa questão seja mais de pedagogia do que de programação.

Mas a resposta não é consensual ( ex: https://hackaday.com/2019/03/14/expert-says-dont-teach-kids-to-code/ ).

Por experiência, considero que o pessoal que não teve uma formação base de EI e que melhor se safa em trabalhos de EI é aquele pessoal que já tem a "mente" treinada (Físicos, Matemáticos, Electricistas e Contabilistas). Em Inglaterra tive uma colega com ~60 anos e que tinha começado a programar aos 53 na prisão (era contabilista).

A educação de base primária e secundária deve ser o mais abstracta possível (línguas, humanidades e matemáticas) e só mais para o fim é que se começa a especializar.
 
Penso que essa questão seja mais de pedagogia do que de programação.

Mas a resposta não é consensual ( ex: https://hackaday.com/2019/03/14/expert-says-dont-teach-kids-to-code/ ).

Por experiência, considero que o pessoal que não teve uma formação base de EI e que melhor se safa em trabalhos de EI é aquele pessoal que já tem a "mente" treinada (Físicos, Matemáticos, Electricistas e Contabilistas). Em Inglaterra tive uma colega com ~60 anos e que tinha começado a programar aos 53 na prisão (era contabilista).

A educação de base primária e secundária deve ser o mais abstracta possível (línguas, humanidades e matemáticas) e só mais para o fim é que se começa a especializar.
Primeiramente, achei muito boa a tua resposta.
Eu acho (e, provavelmente, muita gente também) que no futuro, saber programar vai ser tão importante como escrever visto que estamos a evoluir bastante rápido e continuará assim certamente. Então, talvez, fosse bom do primeiro ao décimo segundo ano, ter uma disciplina destinada à programação porque acho que a disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) seja um pouco vago. Por exemplo, na escola primária que a minha irmã frequenta no terceiro e quarto ano existe uma disciplina obrigatória denominada Programação e, saliento, é uma escola pública. Então porque não haver esta mesma disciplina em todo o ensino obrigatório? Poderiam bem ensinar programação por blocos na escola primária, começar no quinto ano linguagens de programação simples e ir aprofundando. Penso que um período em três anos do terceiro ciclo de programação não é suficiente.

E tens razão, deveria estar em pedagogia mas não encontrei nenhum "setor" relacionado por isso achei adequado este.
 
... no futuro, saber programar vai ser tão importante como escrever visto que estamos a evoluir bastante rápido e continuará assim certamente.

Boas,
O problema é que o conceito de programação do futuro vai ser muito diferente do que é hoje. Vai haver muito pouca gente a bater código (e por consequência o mercado de trabalho vai se alterar). A Inteligência Artificial vai se encarregar disso.

A programação será de muito alto nível (o sucesso vai depender da experiência/maturidade do utilizador/programador). O baixo nível (C/C++) vai continuar a existir e será cada vez melhor remunerado mas com cada vez menos trabalhadores (será considerado um recurso estratégico).

Para o futuro (e especialmente no nosso país) o que tem que ser alterado é o ensino da Matemática de modo a promover a capacidade de abstracção (essencial para o futuro).
 
Boas,
O problema é que o conceito de programação do futuro vai ser muito diferente do que é hoje. Vai haver muito pouca gente a bater código (e por consequência o mercado de trabalho vai se alterar). A Inteligência Artificial vai se encarregar disso.

A programação será de muito alto nível (o sucesso vai depender da experiência/maturidade do utilizador/programador). O baixo nível (C/C++) vai continuar a existir e será cada vez melhor remunerado mas com cada vez menos trabalhadores (será considerado um recurso estratégico).

Para o futuro (e especialmente no nosso país) o que tem que ser alterado é o ensino da Matemática de modo a promover a capacidade de abstracção (essencial para o futuro).
Estou de acordo contigo, o ensino português não é claramente de topo e há muitas coisas a mudar, mas em Portugal é tudo assim.
Mas a lógica em si da programação deveria ser ensinada nas escolas.
E, hoje em dia, temos que tentar prever o futuro para termos sucesso e acho que o governo devia tentar prever e mudar umas certas coisas.
Mas isto é a mera opinião de um mero cidadão de 14 anos.
 
Back
Topo