• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Pc Completo PC novo

fabituga

Membro
1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
Até 800€
Compra para ser feita até meados de Maio (idealmente a ser comprado antes)

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
PC completo

3) Qual a utilização a que se destina a compra?
a) Gaming 5% (CoD mas muito raramente)
c) Office / Navegação web / Filmes / Música 45%
e) Outra? Qual? Programas de estatística 50%

4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma actualização?
Pretendo que este PC me aguente bem uns 5 anos e no futuro ser só preciso alterar componentes individualmente de modo ir mantendo os que estiverem ainda uptodate

5) Como é composto o teu computador actual?
Só tenho portátil, um Samsung NP900

6) Vais fazer Overclock?
Não

7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).


a. Caixa (formato: ATX, mATX, iTX; silêncio, look)
> Formato não muito importante, vai estar debaixo da secretária mas tem de ser silenciosa

b. Processador (Intel ou AMD)
> Sempre tive Intel mas hoje em dia acredito que sejam equivalentes por isso prefiro o melhor custo beneficio para cumprir a tarefa mas que dê garantias

e. Disco Rígido (capacidade, HDD e/ou SSD)
> Um SSD vai ser sempre preciso, o 2º disco talvez HDD para armazenamento de fotos e músicas, não sei bem mas conto com a vossa experiência para me ajudarem também nisto

f. Drives (DVD, BluRay, Nenhuma)
> Tenho leitor de DVDs externo por isso não me parece que seja essencial (a não ser que o preço não ofenda e nesse caso pode ter)

g. Fonte (Modular, Semi-Modular, Não-Modular, silenciosa)
> Indiferente mas o PC tem de ser o mais silencioso possível..

8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas)?
Serão comprados à parte, este orçamento será apenas para o PC

9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wireless)?
Preciso das habituais, usb, wireless, bluetooth mas acho que isso vem sempre no pc (sinceramente não sei)

10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?
Windows (e Office..)

11) Contexto, comentários adicionais.

Tinha feito um tópico aqui há umas semanas antes de ir de férias sobre querer ir para um AiO mas depois de ler os feedbacks que me foram dando (desde já o meu redobrado muito obrigado) optei por não comprar nenhum do género e tendo feito uns ajustes já tenho um espaço suficiente debaixo da secretária para um PC "a sério"
PS a caixa terá de ficar encostada à sua esquerda (debaixo da secretária encostada ao lado esquerdo) pelo que a abertura terá de ser do outro lado (digo eu mas não percebo nada disto) e terá de ser silencioso como disse em cima

Quero um pc para casa para trabalhar em estatística e Office e ver uns filmes, tratar de Excels e é basicamente isso (voltei a jogar CoD há pouco tempo mas é só mesmo para ir matando saudades)

Se alguém me conseguir dar uma ajuda ficaria extremamente grato porque estou meio às cegas para tomar a decisão e os funcionários das lojas de shoppings sinto que me enrolam para levar o mais caro que nem sequer corresponde ao valor que me pedem...

PS o valor será o limite máximo mas se para o que preciso acharem que é demasiado obviamente que não me importo de gastar menos :victory:
 
Algumas questões para sugerir algo mais em conformidade;
- Podes enumerar os programas de estatística que usas? Para ter uma ideia da intensidade da utilização.
- Ao contrário dos portateis, wireless e bluetooth por exemplo, não é algo que seja nativo nas torres pelo que se terá de pagar mais por estas funcionalidades. É mesmo algo que usas/precisas? Convém analisares isto..
- A nível de armazenamento, quanto espaço achas que precisas? 500GB, 1TB..
- Qual é o CoD que jogas e qual é o teu nível de exigência a nível de performance? Resolução, qualidade de gráficos e etc?
 
Antes de mais, obrigado pela resposta @FilipeCarvalho !
Os programas que ando a usar mais são o R, Eviews, SPSS, Stata e o Statistic (este é mais raro usar)
Quanto ao que falaste a seguir preciso sem dúvida de wireless porque ando a tentar que me mudem o router para o escritório (está na sala e não apanho muita rede no escritório mesmo com um tplink) para depois fazer a ligação direta por cabo mas como acho que só vou fazer isso quando acabar o contrato que tenho e mudar para a concorrência, entretanto só mesmo com wireless
Armazenamento acho melhor 1Tb mas tenho discos externos qb por isso não será algo indispensável manter
Por último o nível de exigência é.. diria.. mediano (apenas para passar um bom bocado mas sem travar porque estou habituado a jogar na XBOne a 4K). Voltei a ligar o MW2 mas têm me tentado levar para o PUBG e pelo que andei a ver diria que seria de 1080p mas não percebo grande coisa disto.. mas algo que não fugisse muito da performance da XBox apesar que não creio que vá jogar muito por isso não será de todo fator essencial para a escolha do pc
 
Processador AMD Ryzen 5 2400G - 152€
Motherboard Micro-ATX MSI B450M PRO-VDH - 77€
Memória RAM G.SKILL Ripjaws V 8GB (2x4GB) DDR4-2800MHz CL15 - 54€
Placa Rede Asus AC750 PCE-AC51 - 33€
SSD M.2 2280 Intel 660p 1TB QLC NVMe - 129€
Fonte de Alimentação Seasonic S12II 520W - 60€
Caixa Micro-ATX Nox Coolbay MX2 Preta - 27€

Total: 532€

Isto será mais do que suficiente para o que tu precisas no teu uso diário, incluindo se quiseres jogar um MW2 ocasional, arrisco-me a dizer que será capaz de correr o mesmo até em 1080P. Quanto aos restantes jogos, podes esperar performances razoáveis desde que estejas disposto a baixar a resolução para 720P.
Fica o aviso de que jogos mal optimizados como é o caso do PUBG não vais conseguir jogar de forma fluída nem que coloques em 720P.
Eu não gastava mais do que isto com uma utilização de 5% em gaming mas se quiseres eu faço-te uma build mais capaz para tal, tens um orçamento de 800€ o que é bastante razoável para uma coisa jeitosa.

Nota: Essa ram depois é para dar overclock pelo menos até aos 3200Mhz ;)
 
Processador AMD Ryzen 5 2400G - 152€
Motherboard Micro-ATX MSI B450M PRO-VDH - 77€
Memória RAM G.SKILL Ripjaws V 8GB (2x4GB) DDR4-2800MHz CL15 - 54€
Placa Rede Asus AC750 PCE-AC51 - 33€
SSD M.2 2280 Intel 660p 1TB QLC NVMe - 129€
Fonte de Alimentação Seasonic S12II 520W - 60€
Caixa Micro-ATX Nox Coolbay MX2 Preta - 27€

Total: 532€

Isto será mais do que suficiente para o que tu precisas no teu uso diário, incluindo se quiseres jogar um MW2 ocasional, arrisco-me a dizer que será capaz de correr o mesmo até em 1080P. Quanto aos restantes jogos, podes esperar performances razoáveis desde que estejas disposto a baixar a resolução para 720P.
Fica o aviso de que jogos mal optimizados como é o caso do PUBG não vais conseguir jogar de forma fluída nem que coloques em 720P.
Eu não gastava mais do que isto com uma utilização de 5% em gaming mas se quiseres eu faço-te uma build mais capaz para tal, tens um orçamento de 800€ o que é bastante razoável para uma coisa jeitosa.

Nota: Essa ram depois é para dar overclock pelo menos até aos 3200Mhz ;)

Obrigado @FilipeCarvalho !! Estive até agora a ver o que me aconselhaste e não me parece nada mau até pelo custo total mas diz-me uma coisa, em vez de dar overclock na ram, não valia mais a pena instalar logo uma melhor? Como não sou da área não me importo de gastar mais alguns € mas não me pôr a mexer com setups originais porque como não percebo muito disto é possível que acabe por fazer algum uso indevido e depois acabo por ter de mudar algum(ns) componente(s)..

Na tua opinião compensa mais apenas 1 ssd maior ou 1 ssd mais fraco mas com um hdd de armazenamento?

E falaste que havia margem para um pc "melhorzito", no meu lugar se quisesses forçar mais algumas coisas, o que achas que realmente valeria a pena? Tenciono que este novo pc dure uns bons anos sem ter de fazer upgrades (mas que no futuro haja espaço de manobra para tal claro)
 
Processador AMD Ryzen 5 2600 - 170€
Motherboard Micro-ATX MSI B450M PRO-VDH PLUS - 79€
Memória RAM G.SKILL Ripjaws V 16GB (2x8GB) DDR4-3000MHz CL16 - 99€
Placa Gráfica Zotac GeForce GTX 1660 Twin Fan 6GB - 242€
SSD M.2 2280 Intel 660p 512GB QLC NVMe - 78€
Disco Rígido 3.5" Western Digital Blue 1TB 7200RPM 64MB SATA III - 43€
Fonte de Alimentação Seasonic Focus Plus Gold 550W Full Modular - 87€
Caixa ATX Corsair Carbide 200R Preta - 65€

Total: 863€

Assim ficas com uma máquina claramente superior, em todos os aspetos e, dado o teu uso, para um porrada de anos sem sombra de dúvida.

Quanto ás tuas questões, se for só para armazenamento de dados que não acedas ou precises com regularidade, algo como te coloquei aqui (512gb ssd + 1tb hdd) é o ideal porque ganhas mais 500GB para armazenar. Se for para ocupar com software que usas, jogos, documentos que usas regularmente, etc etc, justifica mais 1TB de SSD como indiquei inicialmente. Ambas as soluções são de valor assemelhado.

Uma nota quanto ás RAM, vais ter de fazer overclock nestas na mesma apesar de serem mais rápidas, a board simplesmente não as suporta "nativamente", o máximo seria 26667Mhz. Este processo que não te assuste, é apenas ir a BIOS, seleccionar XMP Profile, escolher 3200Mhz, gravar e sair. De qualquer forma, sendo que vais pedir na loja para me montar (acho eu), eles já te fazem isso mesmo sem tu pedires sendo que é um processo normal mas, de qualquer forma, pede para eles não se esquecerem xD
 
Processador AMD Ryzen 5 2600 - 170€
Motherboard Micro-ATX MSI B450M PRO-VDH PLUS - 79€
Memória RAM G.SKILL Ripjaws V 16GB (2x8GB) DDR4-3000MHz CL16 - 99€
Placa Gráfica Zotac GeForce GTX 1660 Twin Fan 6GB - 242€
SSD M.2 2280 Intel 660p 512GB QLC NVMe - 78€
Disco Rígido 3.5" Western Digital Blue 1TB 7200RPM 64MB SATA III - 43€
Fonte de Alimentação Seasonic Focus Plus Gold 550W Full Modular - 87€
Caixa ATX Corsair Carbide 200R Preta - 65€

Total: 863€

Assim ficas com uma máquina claramente superior, em todos os aspetos e, dado o teu uso, para um porrada de anos sem sombra de dúvida.

Quanto ás tuas questões, se for só para armazenamento de dados que não acedas ou precises com regularidade, algo como te coloquei aqui (512gb ssd + 1tb hdd) é o ideal porque ganhas mais 500GB para armazenar. Se for para ocupar com software que usas, jogos, documentos que usas regularmente, etc etc, justifica mais 1TB de SSD como indiquei inicialmente. Ambas as soluções são de valor assemelhado.

Uma nota quanto ás RAM, vais ter de fazer overclock nestas na mesma apesar de serem mais rápidas, a board simplesmente não as suporta "nativamente", o máximo seria 26667Mhz. Este processo que não te assuste, é apenas ir a BIOS, seleccionar XMP Profile, escolher 3200Mhz, gravar e sair. De qualquer forma, sendo que vais pedir na loja para me montar (acho eu), eles já te fazem isso mesmo sem tu pedires sendo que é um processo normal mas, de qualquer forma, pede para eles não se esquecerem xD

Bem em 1º lugar sim, é para montar em loja caso contrário estava destinado ao insucesso :lol:
EDIT: ainda não sei em qual por acaso mas acredito que as mais conhecidas sejam de confiança (espero eu..)

Depois pelo que percebi o que encareceu foi basicamente a placa gráfica (o aumento no resto foi +- 100€)
PS não puseste a placa rede nesta última opção mas suponho que tenha de incorporar na mesma certo?

Quanto ao overclock isso deve-se a teres usado uma motherboard micro? A diferença para uma "normal" não compensaria o não ter de por o pc a forçar? Sinceramente não faço ideia daí as minhas perguntas (e eu) poderem parecer algo ridículas haha

PS esta última configuração ultrapassa claramente os 800€ e não inclui nem o windows nem o office por isso é mesmo para me tramar :-D

PS2 obrigado novamente pela ajuda!
 
Bem em 1º lugar sim, é para montar em loja caso contrário estava destinado ao insucesso :lol:

Depois pelo que percebi o que encareceu foi basicamente a placa gráfica (o aumento no resto foi +- 100€)
PS não puseste a placa rede nesta última opção mas suponho que tenha de incorporar na mesma certo?

Quanto ao overclock isso deve-se a teres usado uma motherboard micro? A diferença para uma "normal" não compensaria o não ter de por o pc a forçar? Sinceramente não faço ideia daí as minhas perguntas (e eu) poderem parecer algo ridículas haha

PS esta última configuração ultrapassa claramente os 800€ e não inclui nem o windows nem o office por isso é mesmo para me tramar :-D

PS2 obrigado novamente pela ajuda!

Tens razão, esqueci-me, terias de adicionar a placa de Wi-Fi.
Não, o formato da motherboard influencia apenas em questões de expansibilidade, ou seja, quantidade de entradas sata, pci, etc..
O PC não vai estar a forçar de forma nenhuma porque é algo suportado pela motherboard, simplesmente não de forma plug and play.
Para te tranquilizar, retirado do site oficial da MSI:

Supports 1866/ 2133/ 2400/ 2667Mhz (by JEDEC) - Plug n Play
Supports 2667/ 2800/ 2933/ 3000/ 3066/ 3200/ 3466 MHz (by A-XMP OC MODE) - Overclock

Ou seja, como podes ver, eu falei em 3200 mas até podes esticar até aos 3466Mhz...

O office eu não sei por quanto fica mas imagino que uma licença global fique na casa dos 30€, uma licença de windows 10, Pro ou Home fica a 15€. Se depois precisares de uma dica de onde arranjar isto a estes preços diz.

Se não quiseres gastar esse valor há sempre opções se estiveres disposto a fazer compromissos, reduzir na placa gráfica para algo como uma RX570 de 4GB por exemplo, tirar o HDD de 1TB e ficar só com o SSD de 512GB... Só nisto seriam menos 110€, são opções que terias de fazer...
 
Tens razão, esqueci-me, terias de adicionar a placa de Wi-Fi.
Não, o formato da motherboard influencia apenas em questões de expansibilidade, ou seja, quantidade de entradas sata, pci, etc..
O PC não vai estar a forçar de forma nenhuma porque é algo suportado pela motherboard, simplesmente não de forma plug and play.
Para te tranquilizar, retirado do site oficial da MSI:

Supports 1866/ 2133/ 2400/ 2667Mhz (by JEDEC) - Plug n Play
Supports 2667/ 2800/ 2933/ 3000/ 3066/ 3200/ 3466 MHz (by A-XMP OC MODE) - Overclock

Ou seja, como podes ver, eu falei em 3200 mas até podes esticar até aos 3466Mhz...

O office eu não sei por quanto fica mas imagino que uma licença global fique na casa dos 30€, uma licença de windows 10, Pro ou Home fica a 15€. Se depois precisares de uma dica de onde arranjar isto a estes preços diz.

Se não quiseres gastar esse valor há sempre opções se estiveres disposto a fazer compromissos, reduzir na placa gráfica para algo como uma RX570 de 4GB por exemplo, tirar o HDD de 1TB e ficar só com o SSD de 512GB... Só nisto seriam menos 110€, são opções que terias de fazer...

Hm então isso não vai prejudicar a durabilidade do pc em geral (motherboard em específico), é isso?

EDIT: mesmo pelos 100€ a mais acredito que valha a pena a configuração como fizeste, é um esforço que se faz 1x por década (no meu caso haha)
 
Back
Topo