Thread feedback & overclocking AMD Vega

Aqui fica mais um update ;)

DEQM7Ks.jpg
 
Aqui fica mais um update ;)

DEQM7Ks.jpg
Acho que já disse umas quantas vezes mas furmark e placas AMD e mesmo a pedir para rebentares as vrm. Furmark e AMD não se deve utilizar, apesar das placas terem muitas proteçoes não esquecer que não tem o mesmos limites que as NVIDIA.

Para fazer testes utiliza: superposition game mode ligas a maquina lá no fundo. 3d Mark firestrike 20 runs. World of tanks encore. War thunder corre o tank benqmark. Isto tudo e free.
 
Boas, o que acham dos seguintes valores para uma Vega 64 Nitro+:

GPU - State 6
MHz: 1582
mV: 1025

State 7 (Max)
MHz: 1682
mV: 1075

Memory
(HBM2) - State 3 (Max)
MHz: 1050
mV: 975

Fan - Left at stock
Temperature - Left at stock
Power Limit (%) - +50


Temperatura máxima nos 73º. Estável. Aconselham melhorar alguma coisa?
 
Última edição:
Boas, isto é assim eu acabei de instalar a minha Vega 56 Sapphire pulse e pus me a mexer no wattman para tentar dar undervolt/overclock como tinha visto em vários tutoriais, instalei o gpu-z para verificar temperaturas e q tipo de HBM tinha (Samsung) e de seguida pus-me a fazer o Benchmark Heaven da Unigine, 1º pus a grafica a estar com um uso constante de 50/65% dps passei para algo mais puxado com o uso da grafica para os 85/100% passado 5/10 min o PC vai abaixo com um cheiro a componente eletronico queimado e reinicia 2-3 vezes e volta ao normal com as settings do wattman normais em equilibrado.
Será q foi abaixo por ter uma fonte fraca?(Seasonic SII12 520W)
Será q é problema da gráfica?Ou o overclock/undervolt foi demasiado e apenas foi abaixo por razoes de segurança?
 
E como estão as temperaturas? O resto do PC tem tem OC ou está default?

PS: O Heaven tem quase 10 anos, podes usar o superposition que é mais recente.
 
Se quisers testar estabilidade e temperaturas aconselho world of tanks encore, war thunder benqmark tanks e 20loops time spy o normal. Furmark é proibido em placas AMD
 
E como estão as temperaturas? O resto do PC tem tem OC ou está default?

PS: O Heaven tem quase 10 anos, podes usar o superposition que é mais recente.

A media das temperaturas nao passavam dos 65° e a temperatura no hotspot chegou no 79/80°
Quanto a OC n fiz em nada esta tudo em default só tentei fazer na vega
 
qual é o resto do sistema? creio que o meu sistema a fazer bench chega aos 400W, não é propriamente muita margem de manobra para a tua fonte, mas mesmo assim acho que deveria chegar...
 
qual é o resto do sistema? creio que o meu sistema a fazer bench chega aos 400W, não é propriamente muita margem de manobra para a tua fonte, mas mesmo assim acho que deveria chegar...
Cpu-Intel core i5-4460 3.2Ghz
Motherboard-Msi B85M-E45
Ram-G.Skill 2x4GB DDR3 1600 Mhz RipjawsX CL9
HDD/SDD-Disco Western Digital 1TB SATAIII 64MB Blue/Disco SSD Kingston A400 120GB SATAIII
Psu-Seasonic SII12 520W
 
Aposta numa fonte de qualidade até aos 650w para ter alguma margem.

Como foi dito o furmark é de evitar, já falei aqui no fórum que mandei uma igual à tua pró “estaleiro” a brincar com as bios da 64 Nitro+ e com o furmark .

Essa gráfica é muito boa e silenciosa. Estica lhe as memórias até aos 950mhz faz lhe um undervolt e tens uma placa fresca, rápida e poupada em termos de consumo energético.

Aproveita a bem!
 
Aposta numa fonte de qualidade até aos 650w para ter alguma margem.

Como foi dito o furmark é de evitar, já falei aqui no fórum que mandei uma igual à tua pró “estaleiro” a brincar com as bios da 64 Nitro+ e com o furmark .

Essa gráfica é muito boa e silenciosa. Estica lhe as memórias até aos 950mhz faz lhe um undervolt e tens uma placa fresca, rápida e poupada em termos de consumo energético.

Aproveita a bem!
Mas o q aconteceu é provavelmente da fonte?Ou foi da grafica?
 
A fonte pode não ter pedalada, porque?

As Vegas puxam TODA a energia que precisa pelo conector pcie. O slot apenas alimenta as fans. Esta fonte ainda tem o agravante de ter rails separados e provavelmente o load fez disparar a proteção da fonte.

Claro que pode ter outros factores, mas se puder testar numa fonte mais robusta.

Tive que despachar uma fonte de 500w até bem boa e robusta e ir para uma de Corsair RMX 650w gold porque em peak power a maquina vinha abaixo, mesmo com undervolt.
 
A fonte pode não ter pedalada, porque?

As Vegas puxam TODA a energia que precisa pelo conector pcie. O slot apenas alimenta as fans. Esta fonte ainda tem o agravante de ter rails separados e provavelmente o load fez disparar a proteção da fonte.

Claro que pode ter outros factores, mas se puder testar numa fonte mais robusta.

Tive que despachar uma fonte de 500w até bem boa e robusta e ir para uma de Corsair RMX 650w gold porque em peak power a maquina vinha abaixo, mesmo com undervolt.

O q me deixa com mais duvidas é quando estou a jogar e a grafica vai ao 90% de uso no modo equilibrado do wattman o pc n vai abaixo , n acontece nada , quando dei o undervolt e pus a grafica 90% o pc vou abaixo
Sera q n tinha voltagem suficente para os clocks?e quando n tem voltagem suficente a grafica apenas n deveria dar "underclock"
 
O q me deixa com mais duvidas é quando estou a jogar e a grafica vai ao 90% de uso no modo equilibrado do wattman o pc n vai abaixo , n acontece nada , quando dei o undervolt e pus a grafica 90% o pc vou abaixo
Sera q n tinha voltagem suficente para os clocks?e quando n tem voltagem suficente a grafica apenas n deveria dar "underclock"
Acho que é simples estás a fazer demasiado undervolt e ela vai abaixo. Se fizeres oc e o PC desligar tbm é normal se saíres fora dos parâmetros e forcares ela manda tudo abaixo como proteção. Com ela stock e apenas o power slider para -10% ou 25% ela não deve ir abaixo. Algumas não fazem tanto undervolt ou oc as placas AMD não são bined portanto pode sair uma valente porcaria ou uma golden sample.

De qualquer maneira utiliza os 2 cabos da fonte e liga a GPU não utilizes só 1 . A fonte se tiver 2 rails isto vai ajudar.

Ddu aos driver tb, instala os mais recentes.

Podes dar uma olhada nos fóruns do guro3d tens lá o tópico das Vega e tem bastante optimizações, tens lá pessoal a fazer mais de 27k no firestrike normal.
 
Eu também comprei uma Vega 56 nitro+ e estou encantado com ela. Fiz lhe um OC máximo e estável tanto em temperatura como clocks de P6 a 1600mhz com 1000mv e P7 a 1702mhz a 1080mv, memoria a 900hz (infelizmente th memoria Hynx) a 1030mv tudo a 50% power limit e corri sempre o firestrike extreme test.

Depois de uma carrada de loops nunca ultrapassou os 50º!

Será que com estas memórias Hynx devo flashala com a bios da 64, e se sim, será que iria compensar a performance adquirida?
E quanto ás power tables? Vi videos no youtube em que se pode estabelecer um power limit até 150%! Mas como nunca mexi com nada disto peço a vossa opinião se em termos de ganho de performance compensa o esforço de aprender a mexer nisto e se o risco é assim tão elevado como parece.

O resto do meu build é:

Ryzen 5 1600 (settings de fábrica ainda);
Gygabyte AX370 Gaming K7;
G.SKILL Aegis 16GB (2x8GB) DDR4-3000MHz CL16;
SSD 2.5" Samsung 860 Evo 500GB MLC V-NAND SATA;
Seasonic Focus Plus Gold 750W Full Modular;
Corsair H75 Liquid cooler;
 
Back
Topo