Meu deus! Não tinha conhecimento deste custo! A NOS até deixa passar de 5P para 1P sem nenhum custo (claro que depois de passar por muitos departamentos e se o cliente fizer força, mas mesmo assim) e a MEO cobra esse elevado custo de downgrade? Daqui a pouco, mais vale pagar a penalização e cancelar... Enfim! O MEO e Vodafone são péssimas empresas para renegociar durante o período de fidelização. Uma coisa boa que tem a NOS é que dá para renegociar sempre em qualquer altura, claro que os clientes com um período de fidelização bastante longo ainda pela frente não conseguem as melhores campanhas, ainda assim, podem reduzir preços e cortar P's dos pacotes. Sem dúvida que a NOS, não sendo a melhor em campanhas, é a operadora que permite uma maior flexibilidade aos clientes.
O MEO péssimo em renegociações? Não estás atento a este tópico, só pode. Eu já renegociei várias vezes o meu contrato durante a fidelização, e até passar de 1Gb para 200Mb com 1 ano e meio de fidelização. Mas isto de um 3P para um 3P.
Passar de um pacote 5P para 3P, p.ex., não é propriamente uma renegociação, é um downgrade, implica o cancelamento de um contrato de pacote com telemóvel e fazer um novo contrato de tv+net+voz. Obviamente que isso é mais difícil durante uma fidelização. Normalmente só um departamento muito específico faz isso.