Back End vs Front End

SouONeves

Power Member
Boas, hoje em dia ainda compensa trabalhar apenas em front end? Estou a tentar entrar num curso de Web Development em Outubro e quero aproveitar o meu tempo livre para indo adquirindo conhecimentos.

Consegui fazer um site apenas com html, css e js, quase sem saber ler nem escrever. Utilizei um framework, bootstrap.

Isto para dizer que, hoje em dia ainda vale a pena estudar front-end a fundo? Com funcionalidades como o wix, bootstrap, Wordpress, webnode, etc.. as pessoas vao começar a utiliza-las, tal como eu fiz.

Por isso, é aconcelhavel o back end? Se sim, que linguagem devo aprender primeiro?
 
Boas,
Claro que compensa trabalhar apenas em front end, aliás, nunca compensou tanto.
Em tempos um Front End apenas tratava da UI, de a colocar segundo os mockups, hoje é muito mais que isso.
Hoje tens o pessoal de backend a tratar dos Endpoints (API) e tu fazes o resto da aplicação usando JS, React, Angular e podes mesmo ainda tratar de cenas server side com nodeJS.

Cada vez mais as apps teem de ser client side e isso por norma fica encarregue aos Front End developers.
 
Boas,
Claro que compensa trabalhar apenas em front end, aliás, nunca compensou tanto.
Em tempos um Front End apenas tratava da UI, de a colocar segundo os mockups, hoje é muito mais que isso.
Hoje tens o pessoal de backend a tratar dos Endpoints (API) e tu fazes o resto da aplicação usando JS, React, Angular e podes mesmo ainda tratar de cenas server side com nodeJS.

Cada vez mais as apps teem de ser client side e isso por norma fica encarregue aos Front End developers.
Boas DanielSintrão, obrigado pela tua resposta.
Mas o que achas que hoje em dia tem mais procura?

EDIT: Vi que és front, por isso sabes do que falas, do teu ponto de vista, arrependeste-te? Ou front é uma boa escolha? Desculpa qualquer coisa.
 
Última edição:
Não, não me arrependo.
Não te consigo dizer o que tem mais procura mas acho Front End vai ter sempre muito futuro, principalmente porque hoje já consegues usar Nodejs e entregar aplicações na totalidade enquanto um backend dificilmente faz muito do trabalho de UI.

Acho que depende do que gostas mais de fazer. Se gostas de um trabalho mais interactivo segue Front End, se gostas mais de olhar para código, planear grandes arquitecturas de projectos, serrvidores etc, vai para backend.
Vai haver sempre muito trabalho para ambas as partes.
 
Não há resposta certa para o que perguntas. Eu sou full stack e não me vejo só a trabalhar numa das partes porque me aborrecia rapidamente. No entanto, conheço quem ache o backend super aborrecido, o mesmo para frontend. Só experimentando é que vais perceber onde deves investir
 
Sim, trabalhar em FE compensa e tem bastante procura atualmente, mas estou a falar principalmente de desenvolvimento em frameworks tipo React e angular ou Vue. Cada vez mais se exige que os websites complexos se comportem como aplicações no Browser, o que implica ter bons conhecimentos de javascript moderno e coisas como service workers e PWAs.

Outra vantagem é que com novas tecnologias tipo React native ou nativescript consegues aplicar grande parte do conhecimento front end para criar aplicações móveis, o que valoriza ainda mais estas competências.

O mesmo se pode dizer de backend, mas este ecossistema já é mais difícil de aconselhar pois depende muito das tecnologias e linguagens que sabes e da procura a tua volta (usa se php, Java, c#, python e imensos frameworks ou cms em cada um deles). Pelo menos a parte de FE limita-se quase exclusivamente a css e js em termos de linguagem.
 
Última edição:
Back
Topo