Processador AMD ZEN2 7nm (ler primeiro post)

AMD EPYC 7002 Series (Rome) Table.

D9W-s5TU8AAm5Ms.png

https://twitter.com/KOMACHI_ENSAKA/status/1141027878634573824

retirado daqui, um instituto russo qualquer

D9W-hynUIAAP_b_.png
 
@Dark Kaeser
64 cores @200w e 225w, 32 cores nos 155-180W.
48 cores aparentemente não há em single socket.

Actualmente os Threadripper vão até que tdp?

Respondendo a mim próprio:

O threadripper 32 cores 2990wx tem de TDP 250w.
64 cores com 'boas' frequências a caminho dos Threadripper... :)
 
@Nemesis11 o 7502 é 180w mas ainda não se sabe a frequência, certo?

+25w deve dar para pelo menos ficar entre 2.5-2.6GHz

Os cores Zen/zen+ já consumiam muito pouco energia por core, o resto á volta suga muita energia.
Com Zen 2 deve ser o mesmo.
25w ainda deve dar uma margem interessante de frequência, mesmo já sendo 32 cores.
 
Última edição:
@Nemesis11 o 7502 é 180w mas ainda não se sabe a frequência, certo?

Acho que não há nenhum leak desse e da maior parte deles. Só se sabe do 7452 porque apareceu no phoronix test suite. Acho que já tinha sido aqui colocado:

7QOGjFS.png


YCYOAdv.png


https://openbenchmarking.org/result/1906113-HV-1808233AR33 Estava neste url, mas o resultado já desapareceu.

De notar que como estes resultados são em Linux e no Centos 7.6, quase de certeza que com o tempo e melhor suporte do Zen 2 no Kernel e compiladores, os resultados vão tender a melhorar.
Outro ponto, acho que dá para perceber porque é que a AMD usou o "C-ray" na primeira apresentação do Epyc "Rome".
EDIT: Um 3º ponto. O scaling governor está em "conservative" no 7452 e "performance" no 7551.

+25w deve dar para pelo menos ficar entre 2.5-2.6GHz

Os cores Zen/zen+ já consumiam muito pouco energia por core, o resto á volta suga muita energia.
Com Zen 2 deve ser o mesmo.
25w ainda deve dar uma margem interessante de frequência, mesmo já sendo 32 cores.

Parecem-me clocks realistas, mas é melhor esperar. O line-up dos Ryzen 3XXX é estranho nesse ponto, porque tem processadores com numero de cores diferentes, com mais clock nos que têm mais cores e todos eles têm o mesmo TDP. Dá ideia que no Ryzen, a AMD está a fazer binning de forma bem agressiva. Se fizerem o mesmo nos Epyc, os clocks podem não ser os que se espera.
 
Última edição:
Não vejo bem qual é a necessidade de um novo chipset logo a seguir a um novo chipset.
Não sei se faz sentido a teoria que a X590 é um chipset com mais lanes Pci-Ex. Para que servem mais lanes Pci-Ex no chipset, se depois a ligação entre o chipset e o cpu continua a ser as mesmas 4 lanes Pci-Ex? Acho que para quem precisa de mais IO, a solução é simples, é ir para o Threadripper ou Epyc.

Só vejo a necessidade de uma X590, se a X570, sendo a mesma die de IO do CPU, for um chipset provisório, até aparecer o "verdadeiro" chipset, num alegado X590. Fora isso, não vejo razão para a existência de um X590.
Sim isso é verdade. Eu também não vejo grande lógica mas esta-me a parecer que simplesmente vai acontecer como nas X490 que foi falado e depois acabou por ficar em stand-by porque primeiro era uma chip-set muito caro e depois porque não fazia assim tanta grande diferença entre o X470/X490. Ainda para mais que até aqui nós nem sabemos muito bem o que esperar das X570 porque ainda nada foi lançado e os testes até aqui existentes nada são de muito conclusivos. Mas a ver vamos.
 
Bem, o ataque que ele está a levar nos comentários... omg.. eu nunca imaginei que houvesse pessoal doente a este ponto por uma marca. Acho que o pessoal da AMd são mesmo os piores. Meter em causa um canal com esta qualidade. Admiro a coragem dele em fazer um vídeo destes e lidar com estes fanatismos :D

 
Fanboys a serem fanboys, eu achei bem ele dar o alerta no twitter e fazer este video para provar que os Settings que a AMD usou sao de longe os ideias.
 
"Out of the box", talvez, visto que tem o boost mais elevado.
Mas se os outros lá chegarem com OC...
Sim era nisso que eu estava a pensar. Porque realmente um 16/32 acho que não fará a diferença o número de cores comparando a um 3800x ou mesmo 3900x porque nenhum jogo de momento vai aproveitar/usar tamanho número de cores depois vão-se diferenciar uns dos outros por causa do seu clock mais alto. Ou o clock conseguido em Overclock.
 
o ataque que ele está a levar nos comentários [...] Meter em causa um canal com esta qualidade. [...] fanatismos

Só vi os comentários na diagonal, mas não vi nada disso.

Vi sim algumas críticas pertinentes e que o vídeo não aborda.

Onde me parece que há fanboys é nos dislikes.
 
Só vi os comentários na diagonal, mas não vi nada disso.

Vi sim algumas críticas pertinentes e que o vídeo não aborda.

Onde me parece que há fanboys é nos dislikes.

Tens de ler com mais atenção sem ser na diagonal então. Isto é só uma pequena amostra do que para lá vai, e nem tive de dar scroll no rato :D

Intel idiot. Nuff said.. you are human trash and the worst possible being in the universe.. TRASH. id pull the trigger with out even blinking.
 
Back
Topo