Microsoft Excel - Dúvidas e Suporte

Vamos cá ver se eu consigo explicar com este exemplo:

mbizhz.jpg


Neste momento tenho as duas primeiras tabelas que quero fundir.
  • A tabela 1 é a que tem dados mais antigos mas que sei que os que estão são todos corretos.
  • A tabela 2 é uma atualização da tabela 1 em que foram atualizados alguns dados e inseridas novas colunas (Clube) e linhas (António).
  • Descobri que alguns dos dados novos na coluna 2 são incorretos.
  • Quero utilizar a tabela 1 como base para formar a tabela final.
  • Neste processo, tenho de determinar se os dados que foram inseridos na tabela 2 são realmente dados novos ou atualizações dos dados antigos (Ex. António (linha 6), como tem o mesmo BI, será o mesmo que já estava na tabela 1). Caso seja, os dados da tabela 1 são mantidos mas adicionadas as colunas novas.
  • Caso seja um "Homem" diferente (António linha 7), deve inserir uma nova linha com toda a informação relativa a esse senhor.
Deu para perceber? :)
 
Última edição:
Boas,
Tenho uma listagem em excel, não normalizada, deste género:
ab/1234/1/1
abc/12/123/12
a/1/1234/123
...

E necessito de uma fórmula que me permita extrair unicamente os carateres entre o 2º e o 3º /.
Obrigado por qualquer ajuda.
Cumps
 
Confesso que tentei perceber mas não fiquei muito esclarecido. Se conseguires explicar melhor, posso tentar a partir de dia 22 ver se consigo ajudar. Desculpa teres ficado sem resposta.
 
Confesso que tentei perceber mas não fiquei muito esclarecido. Se conseguires explicar melhor, posso tentar a partir de dia 22 ver se consigo ajudar. Desculpa teres ficado sem resposta.

Não há problema.
Todos temos mais que fazer.
Vou tentar explicar melhor e se tiveres um tempinho para ajudar eu agradeço.
Vou começar por explicar a versão mais genérica do problema:

Basicamente, eu tenho duas tabelas em que a 2ª deveria ser uma atualização da 1ª. Ou seja, deveria ter tudo o que a 1ª tem, mais dados novos. Estes dados novos podem ser colunas novas para os mesmos itens (para a mesma pessoa foi adicionada mais informação) ou linhas novas com itens diferentes (adicionadas pessoas diferentes).
O problema é que alguém fez asneira da grossa e introduziu erros quando migrou os dados da 1ª tabela para iniciar a 2ª.
Ora, quem pegou na 2ª tabela começou a atualizar os dados existentes (linhas já existentes mas colunas novas) e adicionar novos dados (novas linhas).

Por isso, agora eu queria comparar as duas tabelas de forma a:

  • Determinar se os dados que foram inseridos na tabela 2 são realmente dados novos ou atualizações dos dados antigos (Ex. António (linha 6), como tem o mesmo BI, será o mesmo que já estava na tabela 1). Caso seja, os dados da tabela 1 são mantidos mas adicionadas as colunas novas.
  • Caso seja um "Homem" diferente (António linha 7), deve inserir uma nova linha com toda a informação relativa a esse senhor.
Obrigado,
 
Caros

Tenho o Windows 10 atualizado e o Office 2010. Por vezes acontece me um problema, ao utilizar os programas do Office, hoje foi o Excel, numa folha de calculo (fornecida exteriormente), introduzo os dados, mas quando dou o comando para efetuar os cálculos, recebo um erro - "Esta operação foi cancelada devido a restrições neste computador. Contate o administrador". Ora o administrador até sou eu,... Já pesquisei na NET e apenas me aparece que devo verificar se tenho o Int. Explorer como navegador padrão,... Claro que tenho o Edge, … até já alterei para outro, o Chrome ou mesmo o IE 11, mas nada dá me sempre este erro.

Já tentei carregar a folha de calculo noutro PC (similar - Mesmo SO) e acontece o mesmo.

Alguma dica para resolver ?

Obrigado
 
Última edição:
Viva,

Tenho uma tabela dinâmica do género:

Portugal 15 21 38
Espanha 23 10 21
França 17 14 16
Itália 12 18 23
Média x y z

Queria colocar uma última linha com a média destes valores como exemplificado em cima (claro que teria de ser dinâmica como a tabela).

Há alguma maneira de fazer isto?

Cumprimentos.
 
Vamos cá ver se eu consigo explicar com este exemplo:

mbizhz.jpg


Neste momento tenho as duas primeiras tabelas que quero fundir.
  • A tabela 1 é a que tem dados mais antigos mas que sei que os que estão são todos corretos.
  • A tabela 2 é uma atualização da tabela 1 em que foram atualizados alguns dados e inseridas novas colunas (Clube) e linhas (António).
  • Descobri que alguns dos dados novos na coluna 2 são incorretos.
  • Quero utilizar a tabela 1 como base para formar a tabela final.
  • Neste processo, tenho de determinar se os dados que foram inseridos na tabela 2 são realmente dados novos ou atualizações dos dados antigos (Ex. António (linha 6), como tem o mesmo BI, será o mesmo que já estava na tabela 1). Caso seja, os dados da tabela 1 são mantidos mas adicionadas as colunas novas.
  • Caso seja um "Homem" diferente (António linha 7), deve inserir uma nova linha com toda a informação relativa a esse senhor.
Deu para perceber? :)

Não há problema.
Todos temos mais que fazer.
Vou tentar explicar melhor e se tiveres um tempinho para ajudar eu agradeço.
Vou começar por explicar a versão mais genérica do problema:

Basicamente, eu tenho duas tabelas em que a 2ª deveria ser uma atualização da 1ª. Ou seja, deveria ter tudo o que a 1ª tem, mais dados novos. Estes dados novos podem ser colunas novas para os mesmos itens (para a mesma pessoa foi adicionada mais informação) ou linhas novas com itens diferentes (adicionadas pessoas diferentes).
O problema é que alguém fez asneira da grossa e introduziu erros quando migrou os dados da 1ª tabela para iniciar a 2ª.
Ora, quem pegou na 2ª tabela começou a atualizar os dados existentes (linhas já existentes mas colunas novas) e adicionar novos dados (novas linhas).

Por isso, agora eu queria comparar as duas tabelas de forma a:

  • Determinar se os dados que foram inseridos na tabela 2 são realmente dados novos ou atualizações dos dados antigos (Ex. António (linha 6), como tem o mesmo BI, será o mesmo que já estava na tabela 1). Caso seja, os dados da tabela 1 são mantidos mas adicionadas as colunas novas.
  • Caso seja um "Homem" diferente (António linha 7), deve inserir uma nova linha com toda a informação relativa a esse senhor.
Obrigado,
Boa noite,

Usando o exemplo das tabelas que mostraste no primeiro post, consegui reproduzir o resultado da tabela 3 usando apenas a tabela 2 com a função de remover duplicados do Excel. O meu receio é que não seja bem isto que queres ou que não se aplique ao caso concreto. No fundo, com esta função, o Excel percorre a tabela 2 e se encontrar um valor de BI igual, elimina a linha completa dessa repetição e apenas mantém a linha que aparece em primeiro lugar.

Não é demais avisar: faz backup de tudo antes de experimentares isto.
  1. Seleciona a tabela 2 com os cabeçalhos.
  2. Vai ao separador "Dados", secção "Ferramentas de Dados", opção "Remover duplicados".
  3. Como tens os cabeçalhos selecionados, confima que está ativada a opção "Os meus dados têm cabeçalhos".
  4. Nas colunas, desativa tudo e ativa apenas a opção BI.
  5. Faz OK.
Vê se faz o efeito que pretendes.

PS: Não é muito correto guardar-se uma tabela com a "Idade" pois isso vai mudando com o tempo. O ideal é guardar a data de nascimento pois é imutável no tempo. A qualquer momento é possível calcular a idade.
 
Caros

Tenho o Windows 10 atualizado e o Office 2010. Por vezes acontece me um problema, ao utilizar os programas do Office, hoje foi o Excel, numa folha de calculo (fornecida exteriormente), introduzo os dados, mas quando dou o comando para efetuar os cálculos, recebo um erro - "Esta operação foi cancelada devido a restrições neste computador. Contate o administrador". Ora o administrador até sou eu,... Já pesquisei na NET e apenas me aparece que devo verificar se tenho o Int. Explorer como navegador padrão,... Claro que tenho o Edge, … até já alterei para outro, o Chrome ou mesmo o IE 11, mas nada dá me sempre este erro.

Já tentei carregar a folha de calculo noutro PC (similar - Mesmo SO) e acontece o mesmo.

Alguma dica para resolver ?

Obrigado

Olá:

Antes de mais, agradeço a tua disponibilidade para ajudar.
Apliquei a tua sugestão mas, apesar de resolver alguns casos, não se aplica a todos.
Por exemplo, se eu na tabela 2 já tiver um dado errado (por exemplo os que estão a vermelho) na tabela final vão continuar a aparecer os valores errados e não os originais corretos (que estão na tabela 1)

EU por lapso incluí a tabela final com os erros e não a que deveria estar correta.
Envio abaixo como deveria ficar:
2zf6fwm.jpg
 
Pois, mas para corrigir isso, se as novas linhas apenas estiverem no fundo e os BI estiverem pela mesma ordem, basta copiar os dados da tabela 1 para a tabela 3 (após eliminação de repetições). Resolve?
 
Será uma possível solução ainda que muiiito trabalhosa.
Como deves imaginar a minha tabela é muito mais complexa, tem cerca de 30 mil linhas e quase 40 colunas e não tem nomes, BI e idades mas sim strings e valores misturados.

Vou ter de meter mãos à obra mas vou ficar sempre na dúvida se apanhei todos os erros.

Obrigado!
 
Vê se este ficheiro ajuda (faz download do ficheiro e abre no excel)

Isso é baseado num ficheiro que tenho no trabalho, que basicamente tem uma folha "principal" (a "Pesquisa") onde procura se determinada matrícula existe na outras folhas todas, conforme o ano.

Ou seja, ele vai procurar se a matrícula 12-34-AB existe nas tabelas referentes aos anos 2013, 2014, 2015, 2016, etc e se existir numa delas (ou em várias), escreve a matrícula na coluna correspondente ao(s) ano(s) em que ela existe.

Não faz exactamente tudo o que queres, mas acho que ajuda na procura de informação duplicada.
 
Não consigo de maneira nenhuma resolver este problema, conseguem ajudar?

Resumindo quero que apresente uma das cinco hipóteses dependendo do valor a que se encontra.
Hipóteses: 5 dias; retestar a unidade após esse tempo; 3 dias; descartar... etc
Valores entre 0.3 e 0.4.. apresenta a hipótese 5 dias.
Valores entre 0.51 e 0.6 apresenta a hipótese 1 dia.

E por ai fora.

Capturar.png



Ficheiro excel: https://drive.google.com/open?id=1BwYd-vkPlmBGqtuozXfPdHCV4S0iVDmY
 
Não te falta aí um intervalo?
Entre 0,6-0,7 qual pretendes que seja o resultado?

Será isto?
entre 0,6 e 0,7 - 12 horas; descartar a unidade após esse tempo
> 0,8 - Descartar a unidade (não conforme)

O que me leva a perguntar o seguinte:
- provavelmente o último intervalo (e ao qual corresponde a resposta "descartar a unidade, não conforme), será >0,7 e não >0,8, certo? É a leitura que faço da primeira tabela...

Mas depois fico baralhado porque na 2º tabela, essa resposta/hipótese aparece associada ao >0,8...
 
Última edição:
falta sim senhor, foi no copy paste, que parvoice, peço ajuda e não tomo atenção.

Ja fiz com Se.. e só retorna a primeira opção que coloquei: =SE(B14>=0,3;"5 dias";SE(B14<=0,4;"5 dias";SE(B14>=0,41;"3 dias";SE(B14<=0,5;"3 dias";SE(B14>=0,51;"1 dia";SE(B14<=0,6;"1 dia";SE(B14>=0,8;"12 horas")))))))

claro falta a que referes.
 
Back
Topo