Discussão Conversa da Treta: Fotografia & Video

Eu faço um uso misto, e tenho feito muitas paisagens e macro, onde uso exclusivamente o LCD grande...
Claro que gasta mais do que a D810 (que usava a mesma bateria), mas as 1200 fotos que fiz foi em uso misto, com muita foto pelo LCD.

Alguém que use exclusivamente o LCD, mesmo que consiga "apenas" 600 fotos (no caso da Z6), não precisa de muitas baterias.
 
Confesso que às vezes não compreendo a aflição das pessoas com a bateria na câmara...
Bateria é uma coisa tão simples e tão rápida de trocar que a considero um no-brainer. Se precisar de duas ando com duas, e se precisasse de 3 ou 4 andava com 3 ou 4. Cabem no bolso, até no bolso das calças, trocam-se em 10 ou 15 segundos, é super prático.


Entretanto, @MylleZ se calhar também não devemos pôr as coisas assim nesses termos. Tu em macro fazes muitos disparos e usas muita live view, mas provavelmente fazes muitos desses disparos com curtos intervalos de tempo entre eles. É um tipo de utilização um pouco diferente do comum. Se eu pegar na minha 80D e fotografar com bursts ou com muita frequência, consigo tirar mais de 2000 disparos duma só carga; mas se eu fizer aquele uso tradicional de quem tem a câmara o dia todo no ON, lhe pega de minutos em minutos, perde algum tempo a compor e a focar, e depois vai rever a foto e tal...chego ao fim com 800 ou 900.
 
É verdade. Eu tinha muito receio da autonomia quando comprei a EM10 e a verdade é que tenho 3 baterias, mas em 80% das vezes uma chegava. Em 100% das vezes duas chegam. Eu tb quase nunca tiro mais de 250 ou 350 fotos num dia.
 
Então exprimenta usar exclusivamente o LCD em vez do efv (que foi o que sugeriste) e diz me se fazes na mesma os 1200 disparos. O evf já é dos componentes que mais bateria gasta, agora exprimenta passar de um ecrã de 0.5" fechado no escuro para 3.2" (6x maior) à luz do dia obrigando a usar muito mais luminosidade.

Na verdade, o EVF costuma gastar mais bateria que o LCD traseiro. Principalmente os de maior resolução e refresh rate mais elevado.
 
E era, até os EVF atingirem os ~2 milhões de subpixeis. Agora já se verifica o contrário. Por exemplo a Panasonic especifica o rating para as duas situações. Olhando para a nova S1, mais ou menos equivalente à Z6, o rating é de 360 fotos com EVF e 380 com o LCD, usando um cartão XQD. Usando o modo LVF, em que o viewfinder desliga passado 1 segundo de não detectar o olho, o rating sobe para 1.100 fotos.
 
Obrigado pelas respostas, sendo assim irei pedir lentes ao oftalmologista agora quando fizer a viagem a Londres, visto que irei a andar a tirar bastantes fotos e preferia usar o viewfinder do que estar a usar o LCD que é mais dificil para mim estabilizar a maquina.
 
Eu com quase 4 dioptrias nos 2 olhos, ou fotografo com lentes ou com óculos. Não acho que seja assim tão complicado. Já experimentaste com os óculos postos? Eu por vezes até de óculos de sol fotografo, quando me distraio.
 
Eu fotografo com os óculos postos. Mas confesso que não me dá muito jeito, e depois de muito tempo a fotografar parece que fico a ver pior de um olho (o olho contrário ao viewfinder) além disso fico com os óculos todos sujos.

Fotografar de óculos não é realmente a melhor coisa. Como tenho poucas dioptrias, das última vezes tenho fotografado sem óculos, mas tb nao é pá grande espingarda.

O melhor é capaz mesmo de ser lentes.
 
não tenho problemas, tirando que com os oculos vejo uma bela paisagem (tipicamente mar ou arvores) e depois quando tiro foto fica nheca, e lá me lembro de ir buscar o PL à mala e por na lente tb :)

não sei como é nas mirrorless, mas quando troquei de smartphone, acabei por excluir um modelo porque com oculos polarizados não se via o ecrã na vertical (no telemovel que tinha na altura era na horizontal). agora tenho um que se vê na vertical e horizontal, e cancela na diagonal :)
 
Ando a tentar vender a minha 600D mas sem sucesso.

Qual é um preço justo para venda? Visto que a lente tem problema no autofocus, é melhor tentar vender só a câmara e vender a lente sem separado?
 
Não dizes qual é a lente, mas suponho que seja uma 18-55. Dificilmente vendes uma objetiva dessas com avarias por mais de 20 ou 30 euros. Um corpo 600D em bom estado, com todos os acessórios de origem, e sem muitos disparos (menos de 50.000), deve valer uns 165€, talvez um pouco mais se não viveres numa cidade grande.
 
reformei recentemente o meu Nexus 5 e comprei o Mi 9T que apesar de não ter a melhor câmara do mercado, é competente nesse aspeto. Seguindo a máxima que a melhor câmara é aquela que temos sempre connosco é provável que o comece a usar mais para uma ou outra fotografia quando não tenho a DSLR comigo.

Posto isto, quem tira fotos com o telemóvel, usa que app para a parte da edição?
 
Back
Topo