Processador AMD ZEN2 7nm (ler primeiro post)

Podem ver o artigo completo no link acima. E pelo que li é não usaram overclock por isso ainda tem margem para aumentar esses valores.

Não os testes foram feitos com ele stock a chegar em modo turbo a 4.2ghz. parece-me muito bom mesmo. Imagino esse cpu com umas rams melhores. Mas em jogos ainda fica ali a pulga atrás da orelha. Mas logo veremos quando saírem mais reviews.


 
Preços / possíveis preços ou o que raio esteja aí em Françoise

https://shadow-tech.fr/posts/le-prix-de-17-cartes-meres-x570-en-france
Estou apenas a espera de reviews para me certificar que nas X470 não há algum tipo diferença tanto stock como em Overclock. Porque ja tinha visto esses preços mas me parecem muito inflacionados pelo momento. A ver vamos. Se não houver outra solução que remédio. Mas cá fico a espera aqui no meu cantinho para ver as novidades.
 
Eu continuo a dizer que algo não bate certo nessa review do chapuzas. Aquele diferencial do 2700x para o 9900k... Eis uma review de uma fonte que sinto que é mais confiável, também em ultra FHD (fonte):

index.php

Interessante é como é a mesma RTX 2080 ti founders, mas o 2700x no caso do chapuzas tem uma performance bem mais baixa. Ou seja, volto a dizer, há algo aqui que não bate certo. Se for a colocar os ~15% em cima desta review do guru3D, esperava ver ~130fps, ou seja, ao nível ali do 9600k.

Mas há que considerar que isto é apenas 1 jogo... Ainda falta ver o resto ;)

EDIT: Para comparar
AMD-Ryzen-5-3600-X470-Juegos-2.jpg
 
Vão sempre existir diferenças de review para review, basta testarem o jogo em cenários diferentes, por exemplo.

Será expectável que certos jogos beneficiem mais a arquitectura da Intel e outros mais a da AMD.
 
Em relação aos testes a cima postados ao 3600 pelo menos no Cinebench tanto em multi-thread como em Single as pontuações batem certas com outros sites . Falta averiguar todo o resto.

 
A grande questão é como se irão comparar as boards X570 com as X470 e B450. Por exemplo:

- VRM melhor, preço similar: Asrock X470 Taichi (6 fases x2 por 200€)

- VRM similar, preço melhor: MSI X470 Gaming Plus, MSI B450 Gaming Pro Carbon AC (4 fases x2 por 140€)
 
Exatamente. Mas o grande problema é que não há muito que fazer que se não esperar porque tudo não deixa de ser suposições nada mais. Só quando tudo sair para o mercado e os reviews comessarem a sair ai sim podemos fazer as contas e realmente ver se vale apena ou não comprar uma X570 em vez de uma X470 se não há algum tipo de limitações no caso da X470 mesmo para Overclock. Porque ainda a dois dias alguém disse que as X470 iriam ser incompatíveis com os Ryzen 3000 em termos de Overclock que isso acho quase impossível. Mas deixa-me a pensar bastante. Por isso cada vez falta menos vamos ver no que vai dar tudo isto.
 
há resultados com cpus intel em linux para contextualizar a coisa?

Em Linux é um pouco difícil de comparar, pelas versões de Kernel diferentes e porque não aparecem certos detalhes, como a velocidade da RAM. Mas fica aqui duas comparações do Ryzen 3600 contra o 9700K e 9900K:

9700K vs 3600 em Linux

9900K vs 3600 em Linux

Em Linux, pelo menos com memórias rápidas, o 3600 parece ter mais ou menos a mesma performance do 9900K, no Geekbench 4.
 
Porque ainda a dois dias alguém disse que as X470 iriam ser incompatíveis com os Ryzen 3000 em termos de Overclock que isso acho quase impossível.
Há muito FUD.
Há muito dinheiro do lado da Intel para investir em ''marketing''.
Há muitos ''reviewers'' que dizem bem ou mal conforme quem mais lhe pague, e praticamente todos os outros (poucos) que não fazem isso, fazem clickbait/o que mais lhe der views, e normalmente isso é novidade à Correio da manhã, quanto mais escândalo/surpreendente mais views geram.

Ninguém anda nisto das reviews/análises pro bono.

Até o outro que alguns consideram competente/isento, fez um vídeo sem sentido a tentar retirar valor à apresentação da AMD dos muitos cores ajudarem a fazer streaming enquanto se joga.

Dia 7/7 os cpu estarão à venda, haverá paletes de reviews para comparar resultados.. e incoerências, e o pessoal poderá comprar e comprovar.
Até lá tudo o que sair pode e deve ser encarado como FUD para gerar dinheiro/views.
 
Exatamente. Isso estou de acordo contigo. Tudo isto é um mundo que gera muito dinheiro para muita gente e muitos patrocínios para muita gente. Mas isso até aí nada de novo. Mas como vimos a dizer nada melhor que esperar pelo dia 7/7 para ver toda a verdade ou não. Cá ficamos a espera de novidades.
 
Mas alguém acredita em alguma coisa que vem do El-Chupazas?

Uns gajos que até à NOX se vendem, fazendo propaganda a uma das mais descaradas falsificações que já vi até hoje.

Esses tipos fazem tudo para ter uns cliques extra...a credibilidade é zero, zero.

O problema das boards de gama baixa nesta geração parece ser a implementação do PCIex 4.0. Os fabricantes vão ter que tomar uma decisão:

- Para meter cá fora B550 a preço decente, vai ter que ser com PCIex 3.0.

Contudo, não acredito que não hajam X570 abaixo dos 200€...
 
Eu acho que vai haver. Só que agora por ser novidade e pela desculpa "só estas dão para os novos CPU", vão andar acima de 200€.
Daqui a uns tempos, ou porque deixa de ser novidade, ou porque se percebe que mesmo os modelos antigos funcionarão bem com os novos CPU, ou baixam os preços, ou lançam modelos mais baratos. Mas como já foi aqui dito para AMD/Intel/NVidia, toda a gente aproveita lançamentos para fazer o máximo de lucro possível. Os fabricantes de boards fazem o mesmo.
 
Mas alguém acredita em alguma coisa que vem do El-Chupazas?

Uns gajos que até à NOX se vendem, fazendo propaganda a uma das mais descaradas falsificações que já vi até hoje.

Se desses exemplos concretos era útil.

Para começar: o que é que a Nox falsifica?


toda a gente aproveita lançamentos para fazer o máximo de lucro possível

Não duvido que haja uma "taxa novidade". Mas neste caso não me parece que a diferença se deva apenas a isso.
 
Eu acho que vai haver. Só que agora por ser novidade e pela desculpa "só estas dão para os novos CPU", vão andar acima de 200€.
Daqui a uns tempos, ou porque deixa de ser novidade, ou porque se percebe que mesmo os modelos antigos funcionarão bem com os novos CPU, ou baixam os preços, ou lançam modelos mais baratos. Mas como já foi aqui dito para AMD/Intel/NVidia, toda a gente aproveita lançamentos para fazer o máximo de lucro possível. Os fabricantes de boards fazem o mesmo.

Mas houve alguma informação oficial de que o suporte não se estende às gerações anteriores?

Salvo erro existe suporte e confirmação para tal.

O preço das X570 é também justificado pela implementação do PCIex 4.0.

Mas...lançarem as X570 primeiro, não é novidade. Sempre aconteceu assim. As B550 chegarão a seu tempo.

Salvo erro nos primeiros Ryzen o lançamento esteve separado por 3 ou 4 meses, as primeiras mobos X370 disponíveis não eram propriamente baratas:

Gigabyte X370 Gaming 5 (235€); Asus Hero VI (280-290€); MSI X370 Titanium (320€), eram os modelos disponíveis no lançamento.

A restante gama, mesmo dentro das X370, demorou a chegar.
 
http://www.jonnyguru.com/forums/sho...o-VX-80-Plus-Bronze/page4&highlight=nox+urano

O caso foi relatado ao El Chupazas, que ainda assim mantiveram a avaliação atribuída.

Fiquei esclarecido. Já nem me lembrava que a NOX também fazia fontes de alimentação :D O curioso é que no fórum do Chapuzas a NOX está na lista das "marcas de fontes de alimentação a evitar". De facto deviam ter editado a review. Mas acho que é mais uma questão de amadorismo do que de malícia do reviewer. Mesmo sem a trafulhice da NOX dá para perceber que o teste foi muito pobre (testar uma fonte de 850W com uma carga de 250W???).


Mas houve alguma informação oficial de que o suporte não se estende às gerações anteriores?

Isto é o que se sabe oficialmente:
AMD-X570-Support.jpg
 
Back
Topo