Router AP para Meo

Tefara

Membro
Boas,

Os meus conhecimentos de rede são bastantes limitados por isso vou tentar explicar-me o melhor possível.

Tenho serviço Meo fibra 100 em casa e o router Technicolor TG784n V3. Tenho dois problemas com este router, o primeiro é que as ligações wireless são muito instáveis e estão sempre a cair, o outro é o pouco alcance para algumas divisões da casa.

Numa dessas divisões longe do router tenho uma Meobox ligada por cabo através de um furo no interior da casa.

Do que estive a ler para tentar resolver a situação estou a pensar comprar um router que sirva de AP e ligar o cabo que funciona atualmente na Meobox. A ideia é depois ligar a Meobox novamente por cabo ao router AP e fornecer wireless ao resto da casa.

Questões:
É possivel? Que routers aconselham para servir de AP? As ligações wireless feitas através do AP serão estáveis desta forma?

Obrigado
 
Estive a ver routers e estou a pensar comprar um TP-Link Archer C20 v2 AC750. Em principio irei ter apenas 4 dispositivos ligados, a Meobox por cabo e um computador portátil, um telemóvel e uma PS4 por wireless.

Serve para funcionar como AP?
 
Vou aproveitar a tua thread para perguntar por recomendações para alterar o router para ter mais alcance de rede. O que recomendam que seja de fácil configuração, já agora? Obrigado

Tenho MEO Fibra com 200mbps
 
Estive a ver routers e estou a pensar comprar um TP-Link Archer C20 v2 AC750. Em principio irei ter apenas 4 dispositivos ligados, a Meobox por cabo e um computador portátil, um telemóvel e uma PS4 por wireless.

Serve para funcionar como AP?
Faz o serviço á vontade. Podes comprar esse.
 
Acabei por comprar um tp-link C9 na esperança de o usar como router principal, melhorar o wifi de toda a casa e o alcance para as zonas sem cobertura.

Segui este tutorial:

http://tp-linkportugal.pt/update/meo_archer_c9.html

Não podia estar mais desiludido. Não sei se estou a fazer alguma coisa mal mas o alcance do wifi é inferior ao do router que tenho da meo. A velocidade de download também diminuiu para menos de metade, mesmo nas ligações por cabo.

Vou tentar agora configurar o router como AP como tinha pensado incialmente, pode ser que resulte melhor.
 
~viva. como ficou a questao?

Estou neste momento a usar o router como AP.

Numa das divisões onde tinha dificuldade em manter o sinal constante apenas com o router meo, consigo agora ligação estável uma vez este router está posicionado mais perto. Mas o sinal é fraco e por arrasto as velocidades. Na outra divisão continuo sem conseguir ligação estável.

Na minha opinião pelo preço este router não vale a pena.

O sinal é miserável e basta ter uma parede qualquer e o alcance praticamente desaparece em 1/2 metros. O router meo é bem melhor neste aspecto. A nota positiva é que testei com vários aparelhos wireless ligados ao mesmo tempo e consegue gerir bem as ligações sem falhas. As velocidades também são melhores desde que não esteja muito afastado do router. No router meo bastava ligar duas streams em dois aparelhos diferentes e tinha logo lag.
 
Estou neste momento a usar o router como AP.

Numa das divisões onde tinha dificuldade em manter o sinal constante apenas com o router meo, consigo agora ligação estável uma vez este router está posicionado mais perto. Mas o sinal é fraco e por arrasto as velocidades. Na outra divisão continuo sem conseguir ligação estável.

Na minha opinião pelo preço este router não vale a pena.

O sinal é miserável e basta ter uma parede qualquer e o alcance praticamente desaparece em 1/2 metros. O router meo é bem melhor neste aspecto. A nota positiva é que testei com vários aparelhos wireless ligados ao mesmo tempo e consegue gerir bem as ligações sem falhas. As velocidades também são melhores desde que não esteja muito afastado do router. No router meo bastava ligar duas streams em dois aparelhos diferentes e tinha logo lag.
Faltando alguns dados sobre o que referes para responder com maiores certezas deve ser possível ter muito melhores resultados com o tplink do que o que referes. Se tudo o que ligas for em 2.4 talvez seja forçado a rever a minha posição mas duvido que seja o caso.
Terás actualizado devidamente o tplink? Não é nada anormal virem com firmware já ultrapassado e haver melhorias nos novos.

Tenho um tplink muito mais limitado que esse e duvido que não fosse superior a esse router MEO pois era muito superior ao que tive da MEO o 784n que possivelmente se diferencia desse por nem sequer uma porta gigabit ter. Coloquei o tplink em modo MEO ligando o da MEO em bridge para ter o telefone fixo e passei a tirar partido da velocidade total a que tinha acesso quer por cabo quer por wifi sem problema algum - só tinha 100/100
 
Boas,

Tenho uma dúvida muito rápida.

Posso seguir este tutorial mas ao invés de ligar o cabo directamente do ONT da MEO ao Router TP-Link, ligar o RJ45 que vem da tomada de pré-instalação de rede de dados na minha casa?

O Router/ONT da MEO está dentro da caixa ATI no piso inferior e está a alimentar as tomadas de dados e TV pela casa.

A ideia é poder ter Wi-fi no piso superior e ter vários equipamentos ligados por cabo com este Router da TP-Link.

É possivel?

Obrigado e cumprimentos
 
Back
Topo