Guia Guia para Comprar NAS

e tens isso ligado 24/7?
é que o consumo de energia de um pc é muito mais elevado que um NAS, o dinheiro que tens de pagar pela energia rapidamente ultrapassa o custo de um NAS.
No meu caso não porque o custo inicial foi de 0. Claro que a longo prazo a nas ficará mais barata do que o pc, mas com a NAS + Discos a amortização é longa.
Tive também a ver, e um cpu de 35W consegue-se ser bastante competitivo em relação às nas.
 
No meu caso não porque o custo inicial foi de 0. Claro que a longo prazo a nas ficará mais barata do que o pc, mas com a NAS + Discos a amortização é longa.
Tive também a ver, e um cpu de 35W consegue-se ser bastante competitivo em relação às nas.

Eu estava a fazer as contas vs custo inicial zero mesmo...

um NAS em idle consome menos de 50W, em standby muitos menos de 2W, no PC dificilmente consomes menos de 100W
 
Eu estava a fazer as contas vs custo inicial zero mesmo...

um NAS em idle consome menos de 50W, em standby muitos menos de 2W, no PC dificilmente consomes menos de 100W

Um nas consome cerca de 15W e em standby 5W. O meu xeon 5460 que é extremamente ineficiente consome 80W para o workload que tem.
Como disse, um processador recente de 35W vai consumir bem menos que isso.
 
Um nas consome cerca de 15W e em standby 5W. O meu xeon 5460 que é extremamente ineficiente consome 80W para o workload que tem.
Como disse, um processador recente de 35W vai consumir bem menos que isso.

eu apontava para uma serie de reviews onde mostra o consumo de varios NAS, mas nao é preciso.
Acho é que ainda não percebeste que um CPU que diz 35W TDP não quer dizer que consoma 35W nem muito mesmo o pc que ele esta inserido...
 
eu apontava para uma serie de reviews onde mostra o consumo de varios NAS, mas nao é preciso.
Os valores que referi são os da página da synology para a nas acima referida.
Acho é que ainda não percebeste que um CPU que diz 35W TDP não quer dizer que consoma 35W nem muito mesmo o pc que ele esta inserido...
Secalhar não percebi, mas acho que consigo ler o valor que me aparece no aparelho que tenho ligado à ficha e que mede a potência que está a ser consumida.
 
Estas a dizer então que tens um pc com um xeon 5460 a consumir apenas 80W estando ligado com um OS tipo freenas a correr.

mesmo com esses valores, vs um NAS com um consumo em standby de 5W estamos a falar de uma diferença de 130€ anuais em energia.
 
um NAS em idle consome menos de 50W, em standby muitos menos de 2W, no PC dificilmente consomes menos de 100W

Só se estiver sempre em 100% de load :D

Estas a dizer então que tens um pc com um xeon 5460 a consumir apenas 80W estando ligado com um OS tipo freenas a correr.

Deve estar a contar com os discos a trabalhar. Que vão consumir o mesmo estejam ligados no Xeon ou num ARM.

Eu tenho um Microserver Gen8 a consumir 60/70w em idle com um Xeon 1265L V2, 4 discos de 3.5", 3 x 2.5", 2 SSDs, placa HBA e 3 venotinhas.
Tenho de optimizar algumas coisas (a caixa ainda está aberta), mas com spin down devo conseguir uns consumos em idle por volta dos 40w.

Um NAS pre-built ARM vai consumir sempre menos, mas também vai ter menos performance e algumas features importantes (como suportar ZFS).
Um NAS pre-built Intel, também vai consumir menos, mas a diferença é negligenciável.

Em termos de custo de electricidade, demora bastante tempo para que um NAS (ARM ou Intel) compense em termos de custo em relação a algo DIY. As vantagens de um pre-built são outras.
 
Ja tens uma maquina desenhada para eficiência, esses HP eram grandes maquinas.

Quato ao tempo, ja ai meti a conta geral, claro que se deixarmos de falar em idle para fullblow, ai ja temos contas diferentes.
 
O problema é quererem ter um ARM e ao mesmo tempo depois um mediacenter e fazer transcoding de 4K. É preciso ver o que pretendem fazer com o NAS.
 
A malta aqui fala em termos muito especificos que não percebo.

Afinal a ds218play chega para estar sempre a gravar de uma camara e para fazer de media center em plex por exemplo e fazer backups de pcs?
 
A malta aqui fala em termos muito especificos que não percebo.

Afinal a ds218play chega para estar sempre a gravar de uma camara e para fazer de media center em plex por exemplo e fazer backups de pcs?

Em princípio sim. O único problema que podes ter advém das tuas necessidades para o Plex, de resto não deveras ter problemas

EDIT: quer dizer, no site diz que o ds218play faz transcoding de 4K, por isso não deveras ter problemas
 
Precisas que o plex faça transcoding dos ficheiros que serve?

E o que é transcoding na prática? Peço desculpa mas não percebo muito de NAS.

Em princípio sim. O único problema que podes ter advém das tuas necessidades para o Plex, de resto não deveras ter problemas

EDIT: quer dizer, no site diz que o ds218play faz transcoding de 4K, por isso não deveras ter problemas

Mas é boa essa NAS ou ha outra melhor nos mesmos valores?

E os discos? Purple ou red?
 
Boas pessoal, comprei uma NAS ds218play, mas nao consigo encontrar a minha camara.
No pc com a aplicação CMS encontro.

Alguma ideia?

A camara é made in china, mas é full hd.

Cumprimentos
 
E o que é transcoding na prática? Peço desculpa mas não percebo muito de NAS.



Mas é boa essa NAS ou ha outra melhor nos mesmos valores?

E os discos? Purple ou red?

Transcoding é uma conversão do vídeo. Podes ter um vídeo full hd mas estares a aceder via dados móveis e quereres converter o vídeo para hd para não gastar tanto tráfego por exemplo.

Discos costumo usar red.


Estás a tentar aceder como à câmara? Estão na mesma rede?
 
Transcoding é uma conversão do vídeo. Podes ter um vídeo full hd mas estares a aceder via dados móveis e quereres converter o vídeo para hd para não gastar tanto tráfego por exemplo.

Discos costumo usar red.


Estás a tentar aceder como à câmara? Estão na mesma rede?

Ah ok, ja percebi, mas converte sozinho certo?

Estou a tentar aceder pelo programa survaillence, mas nao a encontra, está na mesma rede e eu com o pc encontro a.
Existe outra forma de aceder?
 
Última edição:
Back
Topo