Raspberry Pi 4

Ainda hoje pensei nisso. tão pequeno, com uma performance destas, por apenas 35$ e capaz de papar tudo que é vídeo e consumo sub 10w. E as TV box são enormes e gastam para cima de 20-30w...
 
Parece que existem dificuldades com o modelo de 4GB. Nas lojas internacionais a maioria está sem previsão de entrega ou apenas para o final do Verão.
 
Vamos lá ver.. este início de julho pode passar para setembro, será uma pena, mas logo se vê.

Não sei se fui dos primeiros a fazer a encomenda ou não, mas tb não está pago, só o faço em loja
 
Eu vejo na loja portuguesa recomendada no site da Raspberry foundation, 59 unidades para entrega imediata do rpi 4 - 4GB

Edit: O que está esgotado é a caixa oficial...
 
Certeza? Só se mudou hj

Edit: Tens razão.. espero que mandem para a loja de Lisboa para levantar. E que a encomenda fique disponível durante alguns dias para levantar, já que vou estar até sábado fora em trabalho
 
O approved resseller em PT tem os RPI 4 desde o dia do lançamento. A versão de 4 GB está disponível online e numa loja física. O mesmo para a versão 1 GB. A versão de 2 GB é que só está disponível nos inicios de Julho.
 
O meu receio é 1 GB ser pouco para reproduzir videos 4K. Queria o de 4 GB só mesmo naquela de "future proof" mas talvez de para rodar Dockers e afins para experimentar.

4 GB deve ser útil para mini server/BDs. Até comentei com o rapaz que é sysadmin aqui que isso deve ter potencia mais que suficiente para rodar os sistemas web/BDs daqui internos.
 
No artigo do alojamento do site do Raspberry Pi, falavam em começar a experimentar alugar VMs/Containers no RPi 4 de 4GB.
Também vi pessoal interessado para Mini-Clusters de testes, com Kubernetes.
Se for para utilizar no dia a dia, com o desktop do Raspbian* ou outra distro, será sempre melhor as versões com mais RAM. Os browsers com múltiplas tabs adoram comer RAM.

* Já agora, no RPi 4, o desktop do Raspbian é acelerado por default com OpenGL.
 
Até faz sentido criarem uma versão "server", com apenas 2 portas USB, sem audio nem HDMI nem GPio e outros conectores e com m.2...
 
Não faz sentido andar a criar uma versão do RPi para todo o tipo de usos, até porque os usos dados a um RPi são tão diversos, que seria impossível criar um formato para cada uso.
Para esses casos é que existe o formato "Raspberry Pi Compute Module" (Na verdade, o formato é de um SODIMM DDR2). :)

GvLVyMf.jpg


dGQjuiQ.jpg


Este é a última versão, com o processador do 3+. Se repararem, este Rpi tem algo que os outros não têm. A possibilidade de ter storage integrada com eMMC, de 8 a 32 GB.

Depois basta que alguém crie uma Carrier Board com o resto, tipo isto:

WOZUGIv.jpg


No caso de uso "server", qualquer coisa com 2 USB, 1 Ethernet, 1 VGA, 1 Serial port.

Preços oficiais do "Compute module 3+":
vtbDwwr.png


Por ultimo, "server" tem que se colocar mesmo entre aspas. É interessante para testes ou para coisas com pouca importância, mas nada mais sério que isso quando se fala em uso "server".
 
Última edição:
Se fossem fazer modelos a pedido, para mim bastava este rpi4, sem usb´s, apenas uma saida hdmi, alimendado por POE.
Colocado atras de uma tv, ligado a uma pvr e uma nas, era top.

De qualquer forma vou comprar um para o mesmo efeito.
 
IMOO é uma pena que a maioria compra rpis para media players...

Praticamente sem ser a adição a camera própria, não dá foi feito para melhoras as capacidades de prototiping ou projectos DIY no geral.
 
Talvez limpe o chão a Atoms que não sejam Apollo e Gemini Lake. O IO continua a não ajudar. Além de um SD ou storage por USB não ser o ideal, o bus de memória deve continuar a ser de 32 Bits. Mas pelo preço dele e pela fantástica comunidade que tem, este RPi 4 está óptimo.
Este tipo de CPU ARM consegue aproximar-se de um soc x86-64? Isso impressionou-me.
 
Back
Topo