Reparação bem sucedida de deck de cassetes Akai GX-F25

Há uns anos deram-me este deck de cassetes que já tem idade de clássico e eu na altura não tinha tempo. Agora, fui pegar-lhe finalmente e tratei de o reparar. O problema principal era que não fazia Rewind nem Forward. Constatei que o problema era causado por um Idle roller velho (ver foto - fica por trás dos eixos da cassete, é empurrado contra o borne do motor secundário e um dos dois eixos da cassete para fazer rewind ou forward, conforme o caso, ou seja, a borracha tem que ter aderência para transmitir o movimento, coisa que esta aqui já não fazia. Tentei o método de improviso muito recomendado na net: lixa de água e também aplicar uma camada por baixo do anel de borracha, mas sem sucesso, escorregava sempre. Então olhei melhor para o anel de borracha e pensei: isto parece-se muito com um simples anel de vedação. Fui com ele a uma drogaria e tive sorte: tinham apenas um anel já, mas era praticamente igual. Coloquei no sítio, testei e voilá - a funcionar perfeitamente!!
cool.png


Decidi então aproveitar e tentar restaurar o aparelho o melhor possível. Além do habitual - limpeza e lubrificação (embora aqui o menos possível, tenho lido que os mecanismos de cassete raramente precisam e tem que se ter cuidado com o tipo de lubrificante), decidi fazer um recapping, pois a idade já é avançada e de facto encontrei alguns electrolíticos em estado duvidoso. Substituí cerca de 80% deles, pois alguns eram de difícil acesso ou não os tinha em casa ou então não tinham nada a ver com áudio nem alimentação e achei que ainda aguentavam. Quando acabei e fui ligar, tive uma má surpresa: não funcionava a parte electrónica - nem o controlo nem o aúdio. Só estava a trabalhar os motores.
Demorei horas a perceber que devia ser um problema de solda fria (duvido que tenha acontecido com algum dos condensadores que substituí, mas como mexi nas placas e em tudo, algum ponto de solda da placa da fonte de alimentação deve ter ficado mal) e foi por mero acaso: como estava chateado, dei uma daquelas famosas pancadas na caixa do aparelho e não é que começou a trabalhar!
w00t.png
e ainda dizem que as pancadas não resolvem nada lol... Mas tão depressa deixava de trabalhar. Fui dar então umas pancadinhas suaves por volta de todo o aparelho e percebi que era a placa da fonta de alimentação e então ressoldei todos os pontos de solda da placa da fonte de alimentação e bingo - ficou a funcionar perfeitamente.

Descobri também um fusível queimado do circuito de alimentação daquela linda luz laranja que está por trás da cassete para se ver progresso das bobines da cassete, o estranho é que o fusível a olho nu não parecia queimado, mas medindo com multimetro media acima de 10R, muito estranho. Fui trocar e a luz voltou à vida!

Testei e tudo fixe, menos na gravação, havia um canal intermitente, fui ver atrás e experimentei, também por acaso, mexer no interruptor que alterna entre entradas RCA e DIN, e em cheio, estava "enferrujado", mexendo umas vinte vezes para trás e para frente e ficou bom.

Resumindo e concluindo: nem sempre um recapping em aparelhos antigos corre 100% bem à primeira e pode fazer aparecer novos defeitos ou defeitos intermitentes / camuflados / prestes a acontecer. Temos portanto sempre que tomar uma decisão, quando um aparelho funciona mas é tão antigo que poderá ter ou desenvolver problemas com condensadores electrolíticos: mexer ou não mexer. Aqui, apesar de tudo, acho que valeu a pena, porque é um deck de cassetes com som óptimo (nova vida para as cassetes que ainda tinha cá por casa!) e a funcionar impecavelmente, tendo ficado agora pronto para fazer mais 20 anos.

Nesta imagem vê-se o motor secundário, por baixo dele está o idle roller, entre aquelas duas placas de metal (ele sai muito facilmente juntamente com os bornes para a cassete, desmontando as peças por cima). O que se vê à direita também é uma dessas rodas com borracha, é para tocar a cassete, faz contacto com o Fly wheel do Capstan - essa borracha ainda estava boa, mas dei-lhe um tratamento com lixa na mesma, pelo sim pelo não.

DSC_1933_.JPG


Aqui já com o recapping feito:

DSC_1935_.JPG



Resultado final já a funcionar impecavelmente:

DSC_1936_.JPG
 
Back
Topo