Artigo/Análise Novo Mesh Router Netgear Orbi (RBK50-100PES)

Já corrigiram o bug que reiniciava o Orbi para quem tinha o Pixel 2?
Eu concordo que estão à frente mas eu tive um encomendado e quando vi esse bug desisti.
 
Já corrigiram o bug que reiniciava o Orbi para quem tinha o Pixel 2?
Eu concordo que estão à frente mas eu tive um encomendado e quando vi esse bug desisti.

O meu amigo tem iOS’s, e não se tem queixado. Eu tenho oneplus 5T e no tempo que estive lá, os Speedtests não baixaram dos 200 megas - mesmo no dead spot anterior.
Ele aguentou a compra de um sistema mesh, sobretudo porque a netgear Orbi só disponibilizou a Ethernet backhaul em Novembro/Dezembro passado.
 
Ainda é recomendado. Eles têm continuado a lançar updates de firmware e também novos equipamentos.
 
Boa Tarde,

Quero investir num sistema mesh, já que com os AP's têm me dado problemas. E vi este da netgear
O plano será manter o router da Meo. Ligar o cabo de rede da meo ao mesh e a outra base num anexo fora.

COmo funciona este sistema ?

Vi este da netgear que falam muito bem e também ando de olho no : Router TP-Link AC2200
 
Última edição:
Para que queres outro router?

Se vais manter o router Meo, desligas o wireless no router meo, lihas a base do Netgear Orbi RBK50 ao router da meo e o satélite colocas noutra divisão. Tanto a base como o satélite tem 4 portas de rede Gigabit.

Quantos metros quadrados é o espaço que pretendes ter wireless? Podes sempre ter mais satélites no futuro se for necessário.
 
Para que queres outro router?

Se vais manter o router Meo, desligas o wireless no router meo, lihas a base do Netgear Orbi RBK50 ao router da meo e o satélite colocas noutra divisão. Tanto a base como o satélite tem 4 portas de rede Gigabit.

Quantos metros quadrados é o espaço que pretendes ter wireless? Podes sempre ter mais satélites no futuro se for necessário.

Eu não quero outro router, quero um sistema eficaz que não tenha quebras wireless. Eu tenho o router da meo no sotão da casa. Depois tenho um cabo de rede para a cozinha que fica no andar de baixo, onde tenho ligado um AP. Desse AP trnho outro cabo de rede lá para fora para outro anexo ( Cerca de 25/30 metros) onde está outro AP. SO que isto não funciona bem, deve haver algum conflito. Estou sempre a perder conexão à internet, porque em termos de expansão de sinal não ha problema, é mesmo conexão. E este sistema mesh parece-me simplificar isso e é ainda melhor
 
Sem explicares não sabia como tinhas o teu setup. Os dois equipamentos da netgear não ficam ligados por cabo. Os tais 30 25 a 30 metros é que podem ser excessivos para eles conseguirem comunicar entre eles. Teres a base na cozinha ligado ao cabo de rede deve dar wireless de sobra para a casa. Para o anexo é que não sei se dá. Pela distância.

Eles têm um extender: https://tropicalprice.com/product/B01M7YNQBQ para ser colocado no exterior e assim ficas com wifi no espaço entre a casa e o anexo com a mesma qualidade em todo o lado. Não sei se isso é importante.

Como tens cabo de rede podes optar por teres dois equipamentos ligados por cabo. Um que dá é da Synology: https://comparador.zwame.pt/produto/67889381/synology-rt2600ac

Podes ter dois destes ligados entre si.
 
Sem explicares não sabia como tinhas o teu setup. Os dois equipamentos da netgear não ficam ligados por cabo. Os tais 30 25 a 30 metros é que podem ser excessivos para eles conseguirem comunicar entre eles. Teres a base na cozinha ligado ao cabo de rede deve dar wireless de sobra para a casa. Para o anexo é que não sei se dá. Pela distância.

Eles têm um extender: https://tropicalprice.com/product/B01M7YNQBQ para ser colocado no exterior e assim ficas com wifi no espaço entre a casa e o anexo com a mesma qualidade em todo o lado. Não sei se isso é importante.

Como tens cabo de rede podes optar por teres dois equipamentos ligados por cabo. Um que dá é da Synology: https://comparador.zwame.pt/produto/67889381/synology-rt2600ac

Podes ter dois destes ligados entre si.

Exatamente! Ou seja, neste caso iria ter de comprar o synology 2 vezes (500€) ou comprar o netgear mais o extenso que vai para >500€.

Qual achas que seria a melhor alternativa para o meu caso, tendo os cabos de rede nas divisoes ?
 
É importante teres Wifi no espaço entre o anexo e a casa? Com o Synology vais ter rede nos dois locais sem problema mas duvido que consigas ter mesmo mesh, ou seja estás com o telemóvel ou um tablet e vais de um lado para o outro e manténs o sinal. É difícil conseguir dizer se vais ter ou não. Vai depender das paredes e obstáculos. 30 metros é bastante só experimentando. É difícil dar aqui uma sugestão e depois não funcionar. A solução da Netgear tem sempre a vantagem de poder adicionar o satélite exterior caso seja necessário e cobre essa situação. Não vai acontecer estares a ver um vídeo no Youtube e sem dares conta passas a estar a gastar dados móveis e só no fim do mês dás conta que rebentaste com os dados móveis.

A Ubiquiti no teu caso também tem opções disponíveis mas eu não tenho nada deles. Só falo do que conheço.

O Netgear Orbi RBK50 neste momento está muito caro. Já esteve perto dos 250€ e a esse preço é uma opção muito interessante mesmo. Abaixo de 300 já é. Expermentavas colocando o mais próximo da janela e o satélite do anexo junto à casa a ver se comunicam. Se sim vais ficar impressionado. Caso contrário devolves ou adicionas o módulo exterior e resolves todos os problemas. Para desenrrascar qualquer router no anexo te dá wireless lá. Nem que coloques numa rede á parte e configures para ter wifi apenas lá e no resto da casa uma configuração diferente.
 
Vou tentar explicar o melhor possível para perceber a situação. Ora eu tenho MEO Fibra onde o router está num sotão. Esse router no sotão tem muito fraca expansão de sinal. Então há uns meses investi num Router/Acess Point para no andar de baixo ter sinal forte. Do router meo liguei um cabo de rede ao Access Point. Esse AP transmite bem o sinal. Eu tenho uma anexo lá fora que utilizo muito e decidi então colocar um cabo de rede desde AP até ao anexo. Ou seja, a partir do 1º AP liguei um cabo de rede até ao anexo e coloquei um 2º Access Point. Portanto, respondendo a pergunta se preciso de sinal entre o anexo e a casa, a resposta é não. O que eu preciso é de Wifi "local" no anexo.
Isto parece que dá tudo certo, mas sabe se lá porque eu estou constantemente a perder o acesso à internet ou às vezes nem consigo conectar-me. Diz qur não foi possível. Se me conectar por exemplo passado 1 hora, já me deixa. Isto tem alturas que não conecta. Os AP's em questão são os Asus AC1200 e estão conectados como Access Points. Deve haver algum conflito aqui de comunicação que eu não sei o que é.

Por isso é que estou a ver outras alternativas mais fiaveis em termos de estabilidade de rede

Agradeço a tua ajuda e paciência!

EDIT : Este parece-me por exemplo uma excelente opção : https://www.amazon.es/Repetidor-int...=2025&creative=165953&creativeASIN=B07P495TQ4
 
Última edição:
Se já tens equipamentos e se não precisas de ter rede entre os dois espaços não precisas e estar a gastar dinheiro. ASUS AC 1200 não ajuda muito porque há vários modelos que podem ter essa designação lá pelo meio. Coloca o do anexo numa gama de IPs diferentes se for preciso e mete os DNS do cloudflare por exemplo a ver se resolve. Isso devia funcionar.
 
Se já tens equipamentos e se não precisas de ter rede entre os dois espaços não precisas e estar a gastar dinheiro. ASUS AC 1200 não ajuda muito porque há vários modelos que podem ter essa designação lá pelo meio. Coloca o do anexo numa gama de IPs diferentes se for preciso e mete os DNS do cloudflare por exemplo a ver se resolve. Isso devia funcionar.

É o Asus RT-AC1200G+. Tenho visto em forúns que é um router que dá alguns problemas a nivel de estabilidade. Ainda estou a avaliar a melhor forma de resolver este problema. Se investir em Access Points, mas mesmo Access Points! ou em mesh
 
Podes. Desliga o wireless do router da Vodafone porque faz pouco sentido manter. O Orbi RBK50 tem duas redes (uma para convidados) pelo que não precisas de ter tanta rede wireless :)

Se a imagem da TV bloquear (congelar) é porque ficou na mesma gama de IPs. Para resolver isso coloca o Orbi numa gama diferente e está resolvido.
 
Mas posso manter uma cabo de rede a sair do router vodafone para a box e iutro cabo de rede para o orbi?

Este sistema é suficiente para um apartamento com 200 m2 certo?
 
Sim. O cabo para a box sai do router da vodafone e para o principal do Orbi também. Liga-se à WAN do Orbi. Depois colocas o satélite noutra divisão. Vais testando em que local fica melhor o satélite. Penso que cobre perfeitamente 200 m2.
 
Adquiri uma coisa destas, modelo rbk50, e só posso dizer maravilhas.
Vinha de uma solução router Meo + Asus rt-ac68u em AP mode e é o dia para a noite. Os routers da Asus são excepcionais, especialmente ao nível de suporte ao longo do tempo com actualizações frequentes, mas isto em termos de cobertura de wifi e velocidade garantida é outra fruta.

Decidi por esta solução depois de investigar e perceber que as soluções de AI-mesh da Asus, que permitiria aproveitar o router que tenho, são instáveis.
Tenho 500 Mbs estáveis em toda a casa e uma única rede em vez de duas.

Recomendo. São caros, mas muito bons.
 
@erdnagama

Não digas a ninguém mas eu passei a acreditar que a magia magia negra existe com estes Netgear Orbi RBK50 :D
O que me impressiona e é também a tua experiência pelo que percebo é não ter qualquer perda de velocidade na net a partir do satélite.

O preço já esteve bastante mais baixo. Esta é uma má altura para comprar. É esperar que baixe de preço.
 
Sem dúvida.

Apesar de viver num apartamento não muito grande, são águas furtadas pelo que, para além da casa estar à volta das escadas do prédio, quase todas as paredes são mestras, logo densas e cheias de metal no meio. Nada ideal para propagação de sinais wifi.

Fui para o topo de gama simplesmente porque sim. Posso dispender o valor (apesar de semi novo em 2ª mão pelo que deu para poupar) e o plano é manter o setup por pelo menos 5-6 anos.

Tenho curiosidade de qual a performance real das soluções Orbi menos caras. Há soluções abaixo dos 200€, o que é bastante aceitável.
Continuo a achar que nada substitui um cabo de rede, para a minha torre por exemplo não dispenso, mas acho que finalmente temos alternativas realmente melhores que powerline. Vou começar a recomendar isto a toda a gente.
 
Back
Topo