Engenharia Informática

Boas a todos , queria candidatar-me a uma destas intituições :

- UBI
- ISEC
- utad
Queria saber a opinião de pessoas que andem nestas instituições á cerca do curso em si e de como funciona o curso , os docentes etc...

Obrigado !
 
Olá a todos!

Precisava da vossa ajuda para uma decisão importante. Eu tenho 24 anos, atualmente tenho uma licenciatura de Gestão e trabalho numa consultora da área.

No entanto eu gostava de trabalhar futuramente na área de Engenharia Informática e por essa razão estive a ver algumas opções.

Ponderei candidatar-me para o ISEL em regime de pós-laboral, no entanto as aulas são todos os dias das 18 as 23 e nunca poderia chegar a essas horas pois trabalho todos os dias e raramente saio antes das 18.30.

Por essa razão, ponderei ingressar na Universidade Aberta ou ir fazendo algumas formações/cursos específicos com horários mais flexíveis.

Por um lado penso que ter uma licenciatura, mesmo que na Universidade Aberta, será uma mais valia em relação a qualquer formação. Mas por outro, tenho algum receio de fazer este esforço durante 3 anos e no final ver que o nome da faculdade me prejudica.

Alguém que trabalhe na área ou conheça bem a realidade atual tem alguma sugestão ou opinião em relação a este assunto?

Obrigado!

Hoje em dia a universidade pode contar para o primeiro emprego. E mesmo assim serão poucos os locais a darem grande importância a esse facto.
Mais essencial do que o nome da universidade, será os conhecimentos que conseguiste adquirir e conseguires demonstrares nas tuas primeiras entrevistas na área. O importante é aprenderes bem as bases da engenharia informática e isso será mais do que suficiente para daqui a 3 anos seres tua a escolher onde queres trabalhar.
 
Ponderei candidatar-me para o ISEL em regime de pós-laboral, no entanto as aulas são todos os dias das 18 as 23 e nunca poderia chegar a essas horas pois trabalho todos os dias e raramente saio antes das 18.30.

Não sei onde viste essa informação mas as aulas em pós-laboral no ISEL começam às 18h30 e não às 18h.

Por um lado penso que ter uma licenciatura, mesmo que na Universidade Aberta, será uma mais valia em relação a qualquer formação. Mas por outro, tenho algum receio de fazer este esforço durante 3 anos e no final ver que o nome da faculdade me prejudica.

Do que me lembro em nenhuma entrevista a que fui questionaram onde é que estava a fazer a Licenciatura ou olharam de lado quando mencionei o nome da Instituição. Deram importância sim aos meus conhecimentos, capacidade de resolução de problemas e perfil.
 
Obrigado pelas respostas! @0NZ3 @frpin e @bITmApp

Por um lado já tinha pensado nesse caso do ISCTE ou ISEL, mas tinha algum receio de que me fosse faltar documentação ou me sentisse sem algum apoio pois teria mesmo de faltar a algumas aulas e não conseguiria chegar a tempo. Por isso, essa será umas das possibilidades. No entanto, se decidir seguir esse caminho, vou ter de me candidatar por concurso especial e poderei não entrar por quase não haverem vagas.

Também já a pensar na possibilidade de ser rejeitado é que pensei na Uab. Estava um pouco apreensivo com o investimento de dinheiro e tempo que iria ter para no final ter dificuldades em arranjar emprego. Mas pelo que dizem parece que os conhecimentos são mais valorizados do que a instituição tiro o canudo. Fico de alguma forma mais aliviado.
 
@rockyalife Atenção ao pós-laboral. Exige muito de nós e é algo que tens que ter a certeza de que queres muito.

Formei-me no ISEL. Fui há cerca de 5 anos que voltei para terminar o que deixei "pendurado" em 2004. Um curso por acabar (3 cadeiras + projeto final). Demorei 2 anos, pois teria que fazer obrigatoriamente 4 e aproveitei e fiz uma outra, já que a propinas estava paga. Portanto, 2 anos 5 cadeiras e um projeto final em pós-laboral.

2 cadeiras por semestre após 8hrs de trabalho é duro. Em especial com uma filha de 2 anos em casa. Não ir às aulas (para mim) não seria opção. Não existem manuais e as aulas são dadas de uma forma muito interativa e avança mediante a resposta dos alunos. São poucos os professores que seguem um livro ou manual. Existem uns poucos que têm slides preparados e que partilham. Outros apenas partilham o código que se faz na aula. Outros... nada.

No ISEL, uma cadeira prática é - tipicamente - composta por 6hrs semanais de aula + 3 a 4 trabalhos extra aula. As electrónicas são excepção em que existem aulas de laboratório obrigatórias.

Repara que o que escrevo acima faço-o não para desmotivar, mas para ajustar espectativas. No meu caso foi muito gratificante. Foi gratificante porque me permitiu ver que 10 anos depois de sair da faculdade e a trabalhar numa tecnologia que nada tem a ver com o que se aprende atualmente, consegui de uma forma mais ou menos rápida apanhar o ritmo de aulas, trabalhos e estudar. Foi gratificante porque senti mesmo que aprendi coisas novas (para mim) e giras.

Hoje, fazia-o de novo. Até o projeto final, cujo relatório e apresentação foram ultimadas em Espanha num resort enquanto estava de férias... Que ricas férias...

Se te queres meter nisto de estudar à noite tens que te preparar para sacrifícios e mudanças de vida. A primeira e a mais complicada será educares os teus chefes que passarás a sair - normalmente - mais cedo (lá pelas 18h em ponto) mas que picarás o ponto mais cedo também. Chegares 15 a 30 minutos atrasado às aulas - em especial as das 18h30 - normalmente não tem stress porque a maioria do pessoal está como tu... a correr para sair do trabalho para as aulas.

Em suma: força! Terás um grande trabalho pela frente, mas siga!!!!
 
Basicamente o @cconst resumiu tudo! Também fiz a minha licenciatura à noite e é realmente duro. Requer disciplina, empenho e sobretudo abdicar de muitas coisas. Mas custa os primeiros tempos, depois entras na rotina é mais do mesmo.
Trabalhar 8h, sair a correr para chegar o menos atrasado possível e acabar o dia de aulas pelas 23h... Nos dia seguinte tudo se repetia! e ainda tinha aulas ao sábado de manhã! Hoje não sei se conseguiria fazer tudo novamente, mas lá está. Tens de te mentalizar que é o que queres e que vai trazer frutos no futuro.
Mas nem tudo é mau em estudar à noite! Tem para mim uma grande vantagem que é praticamente a totalidade dos colegas estão na mesma situação e estão ali para fazer o curso e não andar a perder tempo e o espírito de entre ajuda acaba por ser bastante e, pelo menos comigo, ajudou e muito. Acabamos uns a puxar pelos outros.
 
@frpin é mesmo isso.
E apenas mais uma coisa: se não fizeres a licenciatura em 3 anos, fazes em 4. Não vem mal nenhum ao mundo. E possivelmente vais aproveitar muito mais o segundo cenário.
Se conseguires - e há quem o consiga - fazer em 3 anos, tanto melhor. Mas existe uma coisa que muitos se esquecem: tentar e falhar um objectivo elevado pesa muito mais psicológicamente do que ter um objectivo ligeiramente menos ambicioso e conseguir atingir, mesmo que em esforço. A longo prazo (2 ou 3 anos) o cansaço mental nos dois cenários é muito diferente e o resultado pode ser semelhante ou mesmo com melhor aproveitamento quando se reduz o objectivo.

Isto é válido para a escola, para o trabalho, para uma prova desportiva... para a vida no geral. O falhanço faz parte da aprendizagem. Mas estar constantemente a falhar ou a não conseguir atingir os objectivos a que nos propomos vai desmotivando.

Boa sorte nessa aventura e da-lhe com alma.
 
Boa Noite
Acabei a secundaria e queria me candidatar a Universidade/Politecnico.. As minhas escolhas são as seguintes:
ISCTE Engenharia Informatica e Telecomunicações
ou
ISEL Engenharia Informatica e Computadores
Eu estou cansado da Matematica A por isso.. qual acham que é a melhor/mais acessível instituição em termos de cadeiras de Mat.
Li algures aqui no forum uma thread sobre ISCTE vs ISEL mas não é o que eu procurava.. dai um novo Post.

Por favor presentes/futuros colegas
 
Olá a todos!

Precisava da vossa ajuda para uma decisão importante. Eu tenho 24 anos, atualmente tenho uma licenciatura de Gestão e trabalho numa consultora da área.

No entanto eu gostava de trabalhar futuramente na área de Engenharia Informática e por essa razão estive a ver algumas opções.

Ponderei candidatar-me para o ISEL em regime de pós-laboral, no entanto as aulas são todos os dias das 18 as 23 e nunca poderia chegar a essas horas pois trabalho todos os dias e raramente saio antes das 18.30.

Por essa razão, ponderei ingressar na Universidade Aberta ou ir fazendo algumas formações/cursos específicos com horários mais flexíveis.

Por um lado penso que ter uma licenciatura, mesmo que na Universidade Aberta, será uma mais valia em relação a qualquer formação. Mas por outro, tenho algum receio de fazer este esforço durante 3 anos e no final ver que o nome da faculdade me prejudica.

Alguém que trabalhe na área ou conheça bem a realidade atual tem alguma sugestão ou opinião em relação a este assunto?

Obrigado!

Sinceramente, a não ser que abdiques da tua vida pessoal e qualidade de sono, não penses nos 3 anos. Seja UAB ou outro.
Eu estou a tirar Eng Informática na UAB e o que poderíamos pensar que "é simples" ou em habituais facilitismos, esquece.

Eu este semestre inscrevi-me em 3 cadeiras. Já abdiquei de mtas horas de vida pessoal e fins de semana. Fazer as 5/6 cadeiras por semestre é mt doloroso.

No curso ensinam-nos que cada ects tem um investimento médio de 28h/semestre. Agora se pensares que cada cadeira tem 5/6 créditos estás a ver o que é cada cadeira. E olha que os números não andam mt longe da realidade. Quanto mais bases tiveres, menos terás de estudar, seja em cadeiras de programação e/ou matemática. Mas prepara-te que é preciso mt força de vontade e acima de tudo disciplina pessoal.

Para tu perceberes, no último exame que fui fazer (sistemas operativos) estavam inscritas mais de +-40 pessoas para a sala onde ia fazer o exame (avaliação contínua) e estávamos lá 4... Não faço ideia de como foi a sala dos que apenas foram a exame final, mas fazer essa cadeira por exame final é um tiro no pé.

A vantagem da UAB (e perigo) é tu fazeres os teus horários, o teu plano de estudos. Não estejas à espera de um grande acompanhamento por parte dos professores. Para quem como eu já andou numa faculdade como a FEUP a UAB consegue ser ainda mais impessoal.

Eu sinto mt a falta de contacto direto/pessoal e de ser guiado.

Qq coisa, diz!
 
@rockyalife Atenção ao pós-laboral. Exige muito de nós e é algo que tens que ter a certeza de que queres muito.

Formei-me no ISEL. Fui há cerca de 5 anos que voltei para terminar o que deixei "pendurado" em 2004. Um curso por acabar (3 cadeiras + projeto final). Demorei 2 anos, pois teria que fazer obrigatoriamente 4 e aproveitei e fiz uma outra, já que a propinas estava paga. Portanto, 2 anos 5 cadeiras e um projeto final em pós-laboral.

2 cadeiras por semestre após 8hrs de trabalho é duro. Em especial com uma filha de 2 anos em casa. Não ir às aulas (para mim) não seria opção. Não existem manuais e as aulas são dadas de uma forma muito interativa e avança mediante a resposta dos alunos. São poucos os professores que seguem um livro ou manual. Existem uns poucos que têm slides preparados e que partilham. Outros apenas partilham o código que se faz na aula. Outros... nada.

No ISEL, uma cadeira prática é - tipicamente - composta por 6hrs semanais de aula + 3 a 4 trabalhos extra aula. As electrónicas são excepção em que existem aulas de laboratório obrigatórias.

Repara que o que escrevo acima faço-o não para desmotivar, mas para ajustar espectativas. No meu caso foi muito gratificante. Foi gratificante porque me permitiu ver que 10 anos depois de sair da faculdade e a trabalhar numa tecnologia que nada tem a ver com o que se aprende atualmente, consegui de uma forma mais ou menos rápida apanhar o ritmo de aulas, trabalhos e estudar. Foi gratificante porque senti mesmo que aprendi coisas novas (para mim) e giras.

Hoje, fazia-o de novo. Até o projeto final, cujo relatório e apresentação foram ultimadas em Espanha num resort enquanto estava de férias... Que ricas férias...

Se te queres meter nisto de estudar à noite tens que te preparar para sacrifícios e mudanças de vida. A primeira e a mais complicada será educares os teus chefes que passarás a sair - normalmente - mais cedo (lá pelas 18h em ponto) mas que picarás o ponto mais cedo também. Chegares 15 a 30 minutos atrasado às aulas - em especial as das 18h30 - normalmente não tem stress porque a maioria do pessoal está como tu... a correr para sair do trabalho para as aulas.

Em suma: força! Terás um grande trabalho pela frente, mas siga!!!!

Também fiz a licenciatura a noite e quando olho para trás nem sei como foi possível.

O que eu digo é que motivação e foco são duas armas muito grandes.
 
@cconst @frpin @Natto obrigado pelo vosso feedback, ajuda bastante saber que há mais pessoas na minha situação e que não é uma missão impossivel. Sim eu já estou mentalizado que não é tarefa fácil e vou ter de sacrificar algumas coisas para conseguir este objetivo. Mas sou muito teimoso por isso acho que consigo! Eu já calculava que alguma cadeira iria ter de deixar para trás e que provavelmente não irei conseguir terminar o curso em 3 anos.
Sinceramente estou bem com isso desde que o acabe e sinta que estou a fazer o que realmente gosto!

@Raschmaninov Já tinha lido que a Uab, apesar de ser à distancia, também não era uma tarefa fácil por todos esses factores que mencionaste! Apesar de desde sempre ser autodidata, a falta de apoio por parte dos professores era de facto o fator que mais me preocupava.
Em principio irei tentar entrar para o ISEL através de concurso especial, mas dada a escassez de vagas, há uma grande probabilidade de só me restar a Uab. Como és aluno lá e já deves ter noção da qualidade do curso e tido feedback de outras pessoas, já agora aproveito para te perguntar se achas que, apesar da falta de apoio dos professores, o conhecimento obtido pode ser comparado com outras faculdades? Sentes que irás estar tão preparado como nas outras instituições? E, por último, achas que haverá alguma dificuldade em termos de empregabilidade?
Desculpa tanta pergunta, mas não tinha conseguido falar com ninguém da Uab do curso de EI ainda!

Obrigado a todos!
 
@Raschmaninov Já tinha lido que a Uab, apesar de ser à distancia, também não era uma tarefa fácil por todos esses factores que mencionaste! Apesar de desde sempre ser autodidata, a falta de apoio por parte dos professores era de facto o fator que mais me preocupava.
Em principio irei tentar entrar para o ISEL através de concurso especial, mas dada a escassez de vagas, há uma grande probabilidade de só me restar a Uab. Como és aluno lá e já deves ter noção da qualidade do curso e tido feedback de outras pessoas, já agora aproveito para te perguntar se achas que, apesar da falta de apoio dos professores, o conhecimento obtido pode ser comparado com outras faculdades? Sentes que irás estar tão preparado como nas outras instituições? E, por último, achas que haverá alguma dificuldade em termos de empregabilidade?
Desculpa tanta pergunta, mas não tinha conseguido falar com ninguém da Uab do curso de EI ainda!

Obrigado a todos!

Por partes :)

1- Conhecimento obtido vs comparação com outras faculdades: Já tenho uns anitos no mercado de trabalho. Já lá vão mais de 10 na verdade. Faculdade A, B, C etc é tudo igual. Tudo depende do que pões de ti no curso, do quão bom tu és, e, acima de tudo, o quão bem tu te vendes. Fiz o primeiro ano de um Mestrado na FEUP. Na altura quis brincar um pouco com o sistema. Acabei por não aprender quase nada. Ainda assim a média foi de 14 ou 15. Se olhares para o papel diz que é brutal. Se olhares para as competências é 0. Se algum empregador fizer questões sobre isso fico a anhar. Resumindo: não te preocupes com a qualidade/solidez do ensino seja onde for. Investe em ti. Notas melhores ou piores, não interessa. O que interessa é o que sabes no final.

2- Como podes deduzir, do meu discurso acima, não estou minimamente preocupado com o "valor" que dão à instituição. Quero solidificar/ganhar competências e conhecimento. Seja em A/B/C. Nas universidades aprendes bases. A experiência no terreno dar-te-á o real conhecimento.

3- Empregabilidade? Olhando para o facto de por ex: na minha empresa estarem a ser contratados developers com o 12ano ou com aqueles cursos do iefp... não me preocupa. De qualquer das formas, mais uma vez os testes e a entrevista (como te vendes) conta muiiito mais :)

4- Inscreve-te onde te der mais jeito. Se eu pudesse ter ido para uma faculdade "offline", iria. Estou a 55km da mais próxima. Fazer 110km por dia para lá + portagens é incomportável financeiramente e em termos de tempo. Ainda tentei convencer colegas para sermos mais. Mas ninguém quis. Agora pensa no que queres e em quanto tempo vais dispensar por dia/semana ao estudo. Conhecimento n faz mal a ninguem.
Se vieres para a uab, pode ser que ainda faças cadeiras comigo ;)
 
Boa Noite
Acabei a secundaria e queria me candidatar a Universidade/Politecnico.. As minhas escolhas são as seguintes:
ISCTE Engenharia Informatica e Telecomunicações
ou
ISEL Engenharia Informatica e Computadores
Eu estou cansado da Matematica A por isso.. qual acham que é a melhor/mais acessível instituição em termos de cadeiras de Mat.
Li algures aqui no forum uma thread sobre ISCTE vs ISEL mas não é o que eu procurava.. dai um novo Post.

Por favor presentes/futuros colegas

Queres fazer Engenharia com matemática acessível?! Acho que dificilmente vais encontrar. É a base de qualquer engenharia, incluindo a informática. No dia-a-dia depois provavlemente não a vais usar no trabalho, mas é o que te molda o raciocínio lógico essencial para esta área.
 
Queres fazer Engenharia com matemática acessível?! Acho que dificilmente vais encontrar. É a base de qualquer engenharia, incluindo a informática. No dia-a-dia depois provavlemente não a vais usar no trabalho, mas é o que te molda o raciocínio lógico essencial para esta área.
Boas, se a minha pergunta fosse quais universidades têm matemáticas mais acessíveis .. nem perguntava pois escolheria istec ou outra do genro. A minha pergunta é qual das duas universidades referidas as cadeiras de matemática são mais apropriadas pois estou enjoado da matemática(adoro física) do secundário.
Mas se vai criticar a minha pergunta com ataques ao meu raciocínio mais vale não responder.
 
Boas, se a minha pergunta fosse quais universidades têm matemáticas mais acessíveis .. nem perguntava pois escolheria istec ou outra do genro. A minha pergunta é qual das duas universidades referidas as cadeiras de matemática são mais apropriadas pois estou enjoado da matemática(adoro física) do secundário.
Mas se vai criticar a minha pergunta com ataques ao meu raciocínio mais vale não responder.

É só ler o que escreveste! "...qual acham que é a melhor/mais acessível instituição...".
Devo ter sido eu que fiz confusão na pergunta! Enfim.
 
Boa Noite
Acabei a secundaria e queria me candidatar a Universidade/Politecnico.. As minhas escolhas são as seguintes:
ISCTE Engenharia Informatica e Telecomunicações
ou
ISEL Engenharia Informatica e Computadores
Eu estou cansado da Matematica A por isso.. qual acham que é a melhor/mais acessível instituição em termos de cadeiras de Mat.
Li algures aqui no forum uma thread sobre ISCTE vs ISEL mas não é o que eu procurava.. dai um novo Post.

Por favor presentes/futuros colegas

Se queres evitar as matemática sugiro-te Engenharia Informática e Multimédia (LEIM) no ISEL. Tens uma cadeira de análise (em vez das 3/4 habituais), tens uma de álgebra, uma de probabilidades e outras mais aplicadas a coisas como machine learning (mas com base no que aprendeste nas anteriores que referi. Alguma dúvida podes mandar PM.
 
Muito honestamente achei Probabilidade e Estatística mais difícil que Analise Infinitesimal II e a cadeira mais difícil de Matemática (e do curso) era Calculo Infinitesimal I, cadeira do primeiro ano e primeiro semestre... depois estranham que entram 100 e só se formam 10 :D
 
Última edição:
Boa noite,
estou indecido entre a licenciatura em engenharia informática no ISEC (Coimbra) e engenharia em engenharia electrotécnica e de computadores com mestrado integrado (os dois primeiros anos na Universidade dos Açores e os últimos 3 no Instituto Superior Técnico). O que recomendam?!
 
Depende do que gostas.

O primeiro da bases para tornar este um programar a segunda opção não, embora no mestrado podes escolher cadeiras de programação/computação mas não é o mesmo que um curso de engenharia informática.
 
Mas em termos de perspectivas de emprego qual é a melhor opção? Um curso no IST em Lisboa abre sempre melhores perspectivas de emprego do que um politécnico como o ISEC, ou não?
 
Back
Topo