iPad para edição fotografia

f.society

Banido
Boas malta,

Estou a ponderar a compra de um iPad para utilizar em várias vertentes (multimedia, trabalho, etc) mas para utilizar também bastante em edição de fotografia.

No entanto tenho algumas questões:

- Qual a maneira mais fácil de importar fotografias da câmara para o iPad? Um cartão SD wifi?

- a aplicação do instagram já está optimizada para o iPad ou continua a ser uma versão esticada do iPhone?

- em termos de poder de processamento, para utilizar Lightroom, VSCO, snapseed etc um iPad normal será suficiente ou teria que ir para a gama pro?
 
Tenho um pro 9.7 e uso para fotografia também. As minhas máquinas têm Wi-Fi e consigo transferir sem fios com a aplicação da marca, mas a forma mais rápida é com o adaptador para SD cards. Comprei um e é bem mais rápido. Além disso, quando o iOS/iPadOS13 sair, vai dar para importar para pastas específicas, etc.
Em relação ao poder de processamento eu uso Affinity Photo e renderiza HDR e panoramas sem problemas, portanto os novos serão perfeitamente capazes de o fazer sem ir para a versão de topo.
Em relação ao ecrã o maior será sempre melhor para editar, mas gosto do mais pequeno porque me cabe na mochila de pequenas dimensões permitida pelas companhias aéreas. Levo sempre o meterial fotográfico e o iPad comigo e é perfeito.

Em relação ao instagram a aplicação ainda é a esticada dos iphone, mas como agora têm mais resolução, não é tão má como era antes.
 
Obrigado pelo feedback amigo @ereira

Consegues importar os RAW também certo? Em termos de aplicações o que é que usas?

As minhas dúvidas são legítimas no sentido em que estive os últimos anos parado em termos de fotografia. Sendo que vou agora começar um projeto pessoal no âmbito da fotografia de rua, e procuro criar um workflow que não me consuma por completo e que não me causa transtornos tanto a nível monetário com a nível de peso. Posto isto, estou a preparar me para comprar uma câmera leve que terá efetivamente Wi-Fi, e depois queria um aparelho para fazer edição sem ter que depender dum portátil, porque nem sequer tenho um neste momento.

Em termos de edição, acredito que iria usar o Lightroom e depois alguma aplicação como o VSCO Cam para aplicação de um preset de film.
 
Sim, dá para importar raw, mas segundo sei, poucas aplicações conseguem fazer uso do ficheiro. O affinity photo é bem completo e dá para fazer tudo. É a melhor app para editar em iPad.

Até aqui usava só esse, mas recentemente instalei o snapseed e serve perfeitamente para edições mais leves. Não verifiquei se suportava Raw.

Não sei se estás a par, mas o lightroom agora tem subscrição e o lightroom mobile tem algumas limitações se não estiver associado a uma conta com subscrição.
Além disso, como deves saber exige que importes as fotos para o catálogo do software o que é um passo extra e neste momento ainda não é possível directamente. Parece que no iOS13 vai ser possível.

Para trabalho amador como o meu ou projectos pessoais acho que a aplicação photos serve perfeitamente para gerir as fotos e vai ficar ainda mais completa no futuro.
 
Mais uma vez obrigado @ereira

Relativamente ao Affinity Photo, vou averiguar pois não conhecia. É muito complexa?

O snapseed já conheço bastante bem, pois uso no iPhone também. Experimenta o VSCO Cam, também é muito porreiro.

Relativamente ao Lightroom, a questão dos catálogos não me interessa, a app Fotos serve para organizar. A utilizar o Lightroom seria mesmo só para edição.
 
Se não te interessam os catálogos e não tens subscrição lightroom o melhor é ignorar. Penso que sem subscrição nem dá para editar raw.

Affinity é a melhor aplicação. É uma mistura de lightroom com photoshop, tirando a parte que não gere catálogos. É bastante potente a nível de recursos e por isso sim, mais complexa que um snapseed. É um verdadeiro software de edição. Eu uso para panorâmicas e hdr e funciona muito muito bem. Alinha fotos tiradas à mão sem problema. Depois na parte de edição básica acho pouco intuitivo e por isso não uso muito. Tinha comprado para usar também no imac e não tenho usado. Prefiro o On1 photo raw (cópia do lightroom), mas esse não existe para iPad.
 
Obrigado pelo teu feedback! Já agora, que iPad tens? Não tenho plafond para um Pro em princípio. Seria para comprar um iPad 2019 ou um Air 2019
 
Andei tentado a comprar logo o iPad 2019, por causa dos preços da Amazon. Mas realmente o Air está a um bom preço também e garante-me um tempo de vida muito maior para o uso que vou dar.
 
Malta, este mês acabei por gastar mais uns trocos numa câmara nova, e agora realmente falta-me apenas um iPad para concluir o meu workflow.

Será para comprar agora em Agosto. E estou bastante indeciso, já excluí a opção iPad normal, pelo que neste momento estou a equacionar o Air 2019 ou o Pro do ano passado. O que será melhor compra?
 
Malta, este mês acabei por gastar mais uns trocos numa câmara nova, e agora realmente falta-me apenas um iPad para concluir o meu workflow.

Será para comprar agora em Agosto. E estou bastante indeciso, já excluí a opção iPad normal, pelo que neste momento estou a equacionar o Air 2019 ou o Pro do ano passado. O que será melhor compra?

Eu tenho o Pro de 2018, 12.9 e estou a adorar! Tamanho certo para mim e muita potência.
 
Podes partilhar o teu workflow?
Obrigado :)

Não sei se serei a pessoa ideal para sugerir neste momento..... Estou numa fase de testes em termos de workflow pois acho que o IPad OS me vai afetar positivamente.

Até á umas semanas tudo girava em torno do Lightroom. Importava, separava no catálogo do lightroom e editava no Mac/PC. Os ficheiros ou pastas que queria colocava na Cloud em partilha e depois podia editar no Ipad(mini 4 e agora Pro 12.9).

Comecei a experimentar o IPhotos(com Backup para o iCloud), nomeadamente importar aos poucos os meus 3 TB de fotos(ainda falta muito), e depois no IPad editar. Tirando as paisagens e alguns casos específicos tenho editado quase exclusivamente JPEGs. Felizmente em muitos casos é suficiente. Tenho usado o Lightroom Mobile, Snapseed e ando a ver se experimento o Affinity.

Porque estou a mudar o workflow?! Porque acho o Lightroom cada vez mais pesado. Mesmo com previews, um disco SSD que consegue fazer 1500mb, ver as fotos no catálogo é desconfortável, a edição é mais lenta e um Ipad(Tablet) com uma Pen(Apple Pencil) tem uma fluidez incrível.

O iPad OS vai mudar este workflow pois vai permitir ligar o cartão diretamente e a partir daí gerir os ficheiros. Usar o Iphotos tem sido um prazer pela fluidez, está em todos os meus dispositivos e tenho um backup permanente.

Tenho tido cada vez menos tempo para dedicar a este hobby e estar num pc a editar separa-me da família. Com o iPad consigo gerir melhor os meus momentos “mortos” , tiro uma foto, passo para o IPad, edito e está feito.

Photoshop e coisas mais pesadas, Mac ou PC(que devo vender entretanto) e um monitor 4K. Tudo o resto IPad.

Sou um completo amador!

Edit: tenho um IPad mini 4 e em termos de fluidez é bastante idêntico ao Pro para uso com jpegs. Nunca usei o mini com raws. A grande vantagem do 12.9 é o tamanho. 12.9 para edição de fotografia, no meu caso, é um mimo.
 
Última edição:
Pessoalmente,
Tenho um iPad Pro 12.9 (2018), em que uso um leitor de cartões SD para USB-C, e importo diretamente do cartão da câmara fotográfica na biblioteca do Lightroom.
Para editar fotos, é sem dúvida a melhor experiência possível, e em qualquer lugar, sem qualquer esforço.
 
Back
Topo