Dúvida W7 instalar com Ryzen 2700X

Discovery

Power Member
Boas.

Este fds estou a pensar livrar-me do horrivel W10 e instalar o W7. No entanto tenho um CPU Ryzen 2700X e uma Asus Gaming VII, que na pratica impedem tal instalação.

No entanto encontrei na net 1 forum a instruir um ISO personalizado com as drivers necessárias, e tenho já dois ISO`s prontos e gravados em DVD para tentar.

Alguém aqui tem o W7 a bombar num sistema recente? P.F. poupem-me os comentários do pq, ou as mais valias do W10...

Cumps.
 
Bem....demorou uma tarde inteira, mas neste momento já tenho o W7 Ultimate 64 a bombar com uma Asus Crossfire VII e um Ryzen 2700X...

Finalmente livrei-me do horrivel W10...

Depois meto fotos!
 
uma maquina recente e com windows 7 só mesmo pessoal como tu, daqui a 1 ano estás a meter o win10 novamente que acaba-se o suporte ao windows 7 por parte da Microsoft e começa a deixar de haver updates de drivers e softwares para ele como já aconteceu com o xp e vista...

enfim...
 
É assim: Para mim o windows serve para abrir o Mozilla, correr executaveis, um ou outro jogo. É a velha história do XP vs vista e até 8.1...
Depois, já instalei as drivers todas e para já corre tudo na boa. Ainda prefiro o W7 a treta do W10 (nem falo da azeitarada que tem sido os ultimos updates).

64jk91.png
 
Yep....ja corri o Cinebench e no W7 até foi mais rápido...nada que não estivesse a espera...
Algum stress com o Aura.....mas foi prontamente resolvido.

So far so good!
 
É assim: Para mim o windows serve para abrir o Mozilla, correr executaveis, um ou outro jogo. É a velha história do XP vs vista e até 8.1...
Depois, já instalei as drivers todas e para já corre tudo na boa. Ainda prefiro o W7 a treta do W10 (nem falo da azeitarada que tem sido os ultimos updates).

64jk91.png

6565c8fae0ec32d4debd040c05dc82588d5715064fb041dbd23a5ee213c53504.jpg


Tenho a certeza que modificaste o W7 CPU Scheduler para se ajustar à arquitetura Zen (Thread pinning, inter-core memory access latency, etc.), adicionaste também as Power Policies para CPU Core Parking e Frequency, bem como todas as outras optimizações que a AMD e a Microsoft desenharam em conjunto e só existem no Windows 10. Uma vez que a AMD (e a MS) não testou e certificou *nada* em Windows 7.

Podem ter havido sem dúvida alguns problemas com as atualizações do Windows 10, não desminto, mas daí a ser uma "treta" e julgares a performance de um SO+Chipset meramente num resultado de um benchmark sintético....

Comprar um chipset de 2018 e correr um OS de 2005/2009... Haja paciência!

Hth,
anthonws.

p.s. Já fui buscar pipocas e uma bebida ;)

p.s.2. E para não ser apenas uma discussão baseada em vaporware, ou sentimentos em relação ao SO A ou B: https://community.amd.com/community/gaming/blog/2017/03/13/amd-ryzen-community-update?sf62107357=1
 
Eu tb fui buscar conhaque....

https://youtu.be/eu6QKJ5yn50
Noutros, o W10 por pouco passa o W7.

A AMD não oficializou nada "oficialmente", as pelo menos as drivers USB, por exemplo, fui busca-las ao site oficial...

Para resumir a brincadeira: Cada um é feliz com o que tem e acha melhor. Neste momento eu estou bem com W7, e nem sequer jogo por ai além....portanto, a tua bebida e pipocas vão durar pouco.
End of argumentation...
 
Eu tb fui buscar conhaque....

(...)
Noutros, o W10 por pouco passa o W7.

A AMD não oficializou nada "oficialmente", as pelo menos as drivers USB, por exemplo, fui busca-las ao site oficial...

Para resumir a brincadeira: Cada um é feliz com o que tem e acha melhor. Neste momento eu estou bem com W7, e nem sequer jogo por ai além....portanto, a tua bebida e pipocas vão durar pouco.
End of argumentation...

Caro @Discovery, caso tenhas reparado, referenciei principalmente as questões de suportabilidade. No entanto, já que pretendes demonstrar a performance de W10 vs W7, através de uns míseros FPS, vamos lá.

1. O teste sintético de uma determinada aplicação (ainda para mais videojogos), não revela nada sobre a performance de um SO ou do próprio CPU. Diferentes configurações a nível de firmware, arquiteturas, objetivos e optimizações podem alterar por completo quaisquer baselines.
1.1. Exemplo prático de como código tailored a uma determinada arquitetura faz toda a diferença: https://blog.cloudflare.com/neon-is-the-new-black/.
2. Relativamente ao SMT, não se trata apenas de um problema da AMD (muito menos único ao Zen). O mesmo acontece com Intel HT e a causa está relacionada com a afinidade, e prioridade, que o scheduler, em conjunto com a arquitetura do CPU, pode atribuir a uma determinada thread. Dependendo do software em causa e do número de threads em execução simultaneamente no SO, os resultados podem ser positivos, ou não. No entanto, apenas videojogos mais recentes fazem uso de múltiplas threads e como tal poderão tirar partido de funcionalidades como o SMT.
2.1. No caso da arquitetura Zen, esta é algo complexa, introduzindo novas variáveis (e respetivas optimizações para além do ISA). Mais informação aqui: https://www.anandtech.com/show/1117...review-a-deep-dive-on-1800x-1700x-and-1700/10
3. Os vídeos que partilhas refletem bem a diferença de optimização de cada SO, basta exatamente perceber o diferente clock rate do GPU, CPU e o consumo de memória. Mas tenho a certeza que vais argumentar que o WDDM 1.1 em Windows 7 é claramente superior ao WDDM 2.x do Windows 10, e que os Power Profiles foram configurados exatamente da mesma forma, para que se possa comparar ambos com a devida justiça. Por exemplo, o Game Mode está ativo?
4. Os videojogos em questão foram optimizados para Windows 7 e arquiteturas dual/quad core, bem como Intel e Nvidia exclusivamente, pelo que naturalmente terão comportamentos distintos em schedulers distintos (W7 vs W10). Basta mencionar a simples diferença de Core Parking (W7 = On; W10 = Off). Logo, numa arquitetura como a Zen, isto equivale a um funcionamento semelhante a SMT = Off ou SMT = On (dependendo do nível de queuing de threads), o que pode justificar a diferença de resultados por si.
5. Adicionalmente, 2% a 4% de diferença nos FPS's não me parece nada de astronómico, quando na prática o W10 tem centenas de proteções adicionais contra ataques direcionados a memória (não falo side channel attacks ala Spectre ou Meltdown), kernel, scheduler, process & network behavior inspection, built-in AV/AM, etc.
5.1. Info: https://blogs.technet.microsoft.com/askpfeplat/2017/04/24/windows-10-memory-protection-features/
5.2. Diria que o Windows 10 é sem dúvida muito mais performante, face a todas as novas camadas de segurança existentes no mesmo.

Em suma. O processo científico no qual te baseias é tão fidedigno como dizer as horas, minutos e segundos através de um mero olhar direcionado ao Sol.

End of my *scientific* argument...

p.s. Vou buscar mais pipocas :)

p.s.2 E que tal mostrar um videojogo que tenha sido criado a pensar em SMP e em Windows 10? :D

 
Caro @Discovery, caso tenhas reparado, referenciei principalmente as questões de suportabilidade. No entanto, já que pretendes demonstrar a performance de W10 vs W7, através de uns míseros FPS, vamos lá.

1. O teste sintético de uma determinada aplicação (ainda para mais videojogos), não revela nada sobre a performance de um SO ou do próprio CPU. Diferentes configurações a nível de firmware, arquiteturas, objetivos e optimizações podem alterar por completo quaisquer baselines.
1.1. Exemplo prático de como código tailored a uma determinada arquitetura faz toda a diferença: https://blog.cloudflare.com/neon-is-the-new-black/.
2. Relativamente ao SMT, não se trata apenas de um problema da AMD (muito menos único ao Zen). O mesmo acontece com Intel HT e a causa está relacionada com a afinidade, e prioridade, que o scheduler, em conjunto com a arquitetura do CPU, pode atribuir a uma determinada thread. Dependendo do software em causa e do número de threads em execução simultaneamente no SO, os resultados podem ser positivos, ou não. No entanto, apenas videojogos mais recentes fazem uso de múltiplas threads e como tal poderão tirar partido de funcionalidades como o SMT.
2.1. No caso da arquitetura Zen, esta é algo complexa, introduzindo novas variáveis (e respetivas optimizações para além do ISA). Mais informação aqui: https://www.anandtech.com/show/1117...review-a-deep-dive-on-1800x-1700x-and-1700/10
3. Os vídeos que partilhas refletem bem a diferença de optimização de cada SO, basta exatamente perceber o diferente clock rate do GPU, CPU e o consumo de memória. Mas tenho a certeza que vais argumentar que o WDDM 1.1 em Windows 7 é claramente superior ao WDDM 2.x do Windows 10, e que os Power Profiles foram configurados exatamente da mesma forma, para que se possa comparar ambos com a devida justiça. Por exemplo, o Game Mode está ativo?
4. Os videojogos em questão foram optimizados para Windows 7 e arquiteturas dual/quad core, bem como Intel e Nvidia exclusivamente, pelo que naturalmente terão comportamentos distintos em schedulers distintos (W7 vs W10). Basta mencionar a simples diferença de Core Parking (W7 = On; W10 = Off). Logo, numa arquitetura como a Zen, isto equivale a um funcionamento semelhante a SMT = Off ou SMT = On (dependendo do nível de queuing de threads), o que pode justificar a diferença de resultados por si.
5. Adicionalmente, 2% a 4% de diferença nos FPS's não me parece nada de astronómico, quando na prática o W10 tem centenas de proteções adicionais contra ataques direcionados a memória (não falo side channel attacks ala Spectre ou Meltdown), kernel, scheduler, process & network behavior inspection, built-in AV/AM, etc.
5.1. Info: https://blogs.technet.microsoft.com/askpfeplat/2017/04/24/windows-10-memory-protection-features/
5.2. Diria que o Windows 10 é sem dúvida muito mais performante, face a todas as novas camadas de segurança existentes no mesmo.

Em suma. O processo científico no qual te baseias é tão fidedigno como dizer as horas, minutos e segundos através de um mero olhar direcionado ao Sol.

End of my *scientific* argument...

p.s. Vou buscar mais pipocas :)

p.s.2 E que tal mostrar um videojogo que tenha sido criado a pensar em SMP e em Windows 10? :D


Tudo dito, parabéns! :)
 
Vou resumir desta forma (nada cientifica):

O W10 é uma valente ******

A versão 1511 ainda se suporta....a partir de aí, um autêntico show de azeite de bloatware....
 
como aturar o windows 10:

- arranjar a versão profissional (maior controlo nos updates)

- eliminar o "azeite", e desactivar todas as apps em 2º plano nas definições do windows.

- desactivar o windows defender e usar outro antivirus (bitdefender, avira, kapersky)

tá feito!!!! é rápido!
 
Vou falar por mim...
- Design horrivel (tenho de instalar o Powershell salvo erro)
- Notificaçãos do lado direito completamente desnecessárias para mim (ainda não consegui eliminar aquilo)
- Tenho de desligar os updates (é a minha opção)
- Tenho de alterar/modificar todas as ligações de telemetria
- Joginhos de há 20 anos incluídos (aqui pode ser giro no trabalho)
- Demais "lixo" associado, coisa que no W7 não surge.

Mas pronto....há quem goste.
 
Bem tive de regressar aos W10....falta de suporte em alguns programas como o Adobe, assim o ditaram...

No entanto, estou a usar uma versão especial do W10, sem muito lixo, updates estruturais e cortana entre outras vantagens....muito rápido mesmo.
 
Back
Topo