• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Um Componente Upgrade desktop

revolt

Power Member
Ola. Agradecia a vossa ajuda na configuração de um upgrade de um PC desktop. Enganei-me no titulo do tópico ao colocar "Um Componente", mas não consigo agora alterar.

Seguem as respostas ao questionário

=============================================
Inicio do Questionário
=============================================


1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?

Até 500 euros ou 600 no máximo.
Compra nas próximas 2 semanas

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
PC completo. Penso que não valerá a pena aproveitar peças do PC atual.

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)
a) Gaming casual (1080p - nenhum tipo de jogo em especifico)
b) Edição video casual (criação vídeos de filmagens de familia)
c) Office / Navegação web / Filmes

4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma actualização?
5 anos

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)
PC montado em 2009, com alguns updates pontuais (ram, disco ssd). Começou a dar problemas recentemente (por vezes não ligava e penso que a gráfica avariou, pois o computador apenas funciona sem a mesma).
CPU AMD Athlon II X4 620
MB Asus M4A785TD-M EVO (como tem gráfica integrada AMD HD4200, está neste momento a funcionar sem gráfica dedicada)
fonte LC-Power 600W 6600 V2.2 120mm (entretanto no fim de semana comprei por 50€ uma Seasonic S12II 520W de acordo com as vossas recomendações noutros tópicos).
grafica XFX ATI HD5750 512MB (provavelmente avariada pois também não funciona com a nova fonte). Já encomendei e chega esta semana uma placa Asus R580 4GB mining por 105€
ram 12GB (2x2GB + 2x4GB DDR3)
1 disco Western Digital Caviar Blue 500GB 7200RPM
1 ssd Toshiba 128GB
1 leitor dvd asus não sata e 1 gravador dvd sata
caixa mid atx Asus

6) Vais fazer Overclock?
não

7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).


a. Caixa (formato: ATX, mATX, iTX; silêncio, look)
> mATX (talvez Cooler Master Q300L). mais pequena que a atual, discreta e se possível algo silenciosa

b. Processador (Intel ou AMD)
> AMD (pelo preço atual do AMD Ryzen 5 2600, talvez não valha a pena esperar pelo 3600 em julho). Podia ainda aproveitar esta semana as ofertas dos 2 jogos AMD game bundle

c. Motherboard (chipset, formato)
> qualquer uma com chipset B450 e 4 réguas ram para poder aumentar ram mais tarde se necessário.

d. Gráfica (Single ou SLI/Crossfire, Nvidia ou AMD)
> já encomendei uma Asus R580 4GB mining por 105€. Penso que terei de comprar cabo DVI-D HDMI, pois o adaptador que tenho tem os 4 pinos analógicos e a placa não deve ter pelo que não irá encaixar.

e. Armazenamento (capacidade, HDD e/ou SSD)
> talvez um ssd m2 nvme de 500gb por cerca 70€

f. Drives (Nenhuma,DVD, BluRay)
> aproveitar o gravador dvd que já tenho se der para colocar na caixa, embora já não me lembre da ultima vez que o utilizei.

g. Fonte (Modular, Semi-Modular, Não-Modular, silenciosa)
> Já comprei uma Seasonic S12II 520W

8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas)?
Devia trocar o monitor TV atual (22 pol Hannspree) por um monitor não TV com maior refresh rate (talvez 144hz) para não cansar tanto os olhos, e com suporte para Freesync. Penso que um HP 25mx por 175€ é capaz de ser bom negócio.

9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wireless)?
se possivel porta miniDV para ler videos de camara antiga. Se não for possivel posso sempre utilizar 1 portátil antigo com esta porta.

10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?
não

11) Contexto, comentários adicionais.

=============================================
Fim do Questionário
=============================================
 
Última edição:
Boas.

Acabei por trocar a placa gráfica Asus RX580 4GB mining por uma MSI Radeon RX 580 ARMOR 8G OC pois precisava de uma saída HDMI ou DP.
Entretanto comprei nos Prime Days uma mb Asus PRIME B450M-A, que está prevista ser entregue amanhã, e em loja um Processador AMD Ryzen 5 3600 e memórias G.SKILL Aegis 16GB (2x8GB) DDR4-3000MHz CL16.
Alguém sabe se esta mb comprada neste momento poderá já vir com BIOS que suporte os Ryzen 3000 (penso que a Asus tinha lançado BIOS para chipset B450 para os Ryzen 3000 no final de abril)? Se não, vou ter de pedir um boot kit da AMD para atualizar a BIOS da mb (https://www.amd.com/en/support/kb/faq/pa-100#faq-Short-Term-Processor-Loan-Boot-Kit). Alguém já o fez?
Obrigado.
 
Boas.

Recebi hoje o boot kit da AMD.
Vou entretanto atualizar a BIOS para poder utilizar o Ryzen 3600.
Em relação ao cooler é preferível o stock do 3600 ou um Arctic Cooling Freezer 7 Pro Rev.2 que tenho no meu atual Athlon?

Obrigado
 
Back
Topo