Ajudem:Asus ROG GL702VM

revail

Membro
Olá a todos, preciso de saber informações como: qual é a velocidade de leitura e gravação no SSD que vem de fabrico com esse computador. Computador portátil ASUS ROG GL 702VM.

Se alguém tem esse computador e possa medir essa informação, ou se alguém já sabe dessa informação.

Obrigado.
 
Não vale muito a pena pedires isso, porque dois GL 702VM vendidos na mesma loja podem vir com SSD's diferentes. Na maioria das vezes o modelo é regional, mas mesmo dentro da mesma região pode haver variações.

Dito isto, é muito relevante?
 
Não vale muito a pena pedires isso, porque dois GL 702VM vendidos na mesma loja podem vir com SSD's diferentes. Na maioria das vezes o modelo é regional, mas mesmo dentro da mesma região pode haver variações.

Dito isto, é muito relevante?

Na Decsis, escolheram o SSD "SSD S3 256GB M.2 2280/M0MA020" 201,36, mas eu achei que é caro, precisava de saber qual M.2(Sata,PCIe,NVMe) é suportado de fabrico por este laptop.
 
É extremamente caro. Não faz sentido nenhum. Com 200€ vais buscar um topo de gama com o dobro da capacidade.

Esse portátil deveria funcionar com qualquer M.2 Nvme ou não.
Se queres gastar até 200€ podes facilmente colocar por exemplo:

- Samsung 970 Pro 512Gb NVMe -170€ topo de gama, gama profissional, o mais rápido de todos
- Samsung 970 Evo Plus NVMe 500Gb - 130€ se privilegias a velocidade
- Crucial P1 1Tb NVMe - 120€ se privilegias o tamanho

Pessoalmente iria pelo terceiro, no dia a dia não se nota muita diferença entre os três, só em casos especiais. Caso tenhas necessidades profissionais, o primeiro.

Também há mais barato. Encontras o crucial P1 de 500Gb por cerca de 70€, por exemplo. Eu tenho um.


https://www.notebookcheck.net/Asus-GL702VM-GC102D-Notebook-Review.186918.0.html
"There is also the option of installing an SSD. In the case is an unoccupied M.2 slot (2280), which can host a corresponding SSD. It does not have to be an SATA model, NVMe works too."
 
Há alguma maneira de saber a velocidade máxima de leitura do SSD "SSD S3 256GB M.2 2280/M0MA020"?

Penso que não, só tendo um para testar. Se os resultados forem fiáveis, é um toshiba NVMe TLC. Deve ter velocidades semelhantes ao P1 que ali coloquei, ou piores, porque um SSD de 256Gb nunca é muito rápido por fazer menos paralelismo que os maiores.

Mas há algum motivo para considerares esse e não as outras opções bem melhores?

Edit: O Crucial P1 que eu tenho está num Asus ROG G702VS. E funciona sem nenhum tipo de problemas. Não vás em cantigas de te dizerem que tem que ser uma referência especifica.
 
Penso que não, só tendo um para testar. Se os resultados forem fiáveis, é um toshiba NVMe TLC. Deve ter velocidades semelhantes ao P1 que ali coloquei, ou piores, porque um SSD de 256Gb nunca é muito rápido por fazer menos paralelismo que os maiores.

Mas há algum motivo para considerares esse e não as outras opções bem melhores?

Edit: O Crucial P1 que eu tenho está num Asus ROG G702VS. E funciona sem nenhum tipo de problemas. Não vás em cantigas de te dizerem que tem que ser uma referência especifica.

Boa tarde,
- Este SSD "SSD S3 256GB M.2 2280/M0MA020", foi o tal escolhido pela Decsis.
- No seu laptop Asus ROG G702VS está colocado o P1 da Crucial("https://www.ubuy.com.pt/en/catalog/...U2ONRb98C46M9DLuTWa2a022TE93BSrkaAo09EALw_wcB") escolhido por si? Se sim pq. não evo 960 se existia no momento da compra?
- Será que o meu laptop aguenta com este SSD "https://www.worten.pt/informatica-e...edium=comparadordeprecos&utm_campaign=alwayso"?
- É necessário fazer configurações especificas na UEFI/BIOS para reconhecer NVMe para instalar o SO no SSD?
 
Última edição:
Boa tarde,
- Este SSD "SSD S3 256GB M.2 2280/M0MA020", foi o tal escolhido pela Decsis.
- No seu laptop Asus ROG G702VS está colocado o P1 da Crucial("https://www.ubuy.com.pt/en/catalog/...U2ONRb98C46M9DLuTWa2a022TE93BSrkaAo09EALw_wcB") escolhido por si? Se sim pq. não evo 960 se existia no momento da compra?
- Será que o meu laptop aguenta com este SSD "https://www.worten.pt/informatica-e...edium=comparadordeprecos&utm_campaign=alwayso"?
- É necessário fazer configurações especificas na UEFI/BIOS para reconhecer NVMe para instalar o SO no SSD?


- Eu percebi que a Decsis sugeriu esse, apenas acho uma opção péssima pelo preço
- Sim, no meu tenho o P1 da Crucial escolhido por mim. Na altura existia o 960 EVO, mas era mais caro para o mesmo tamanho (500Gb). No dia a dia não se nota diferença em 99% dos casos entre os dois, logo fui pelo P1. E sim, funciona a 100%.
- Sim, aguenta bem, embora seja pior opção que os que sugeri, tem apenas 256Gb. Mas é um excelente SSD, apenas caro e pequeno.


- Não deveria ser, mas aqui só mesmo testando. A maioria dos SSD's vêm de fábrica sem partições criadas, o que pode dar problemas para quem tenha menos conhecimentos se for para instalar o windows de raiz. E dependendo do SSD pode ser necessário mudar a UEFI para legacy. Logo só testando. Mas são alterações super simples, atenção.
O que recomendo na sitaução especifica desse portatil é instalar o SSD com o HDD ainda no sitio e formatar/particionar o SSD com o windows actual. Depois sim retirar o HDD para instalar o windows de raiz no SSD. No caso do P1 no meu Asus foi só colocar e criar partição, não tive que ir á UEFI.
 
- Eu percebi que a Decsis sugeriu esse, apenas acho uma opção péssima pelo preço
- Sim, no meu tenho o P1 da Crucial escolhido por mim. Na altura existia o 960 EVO, mas era mais caro para o mesmo tamanho (500Gb). No dia a dia não se nota diferença em 99% dos casos entre os dois, logo fui pelo P1. E sim, funciona a 100%.
- Sim, aguenta bem, embora seja pior opção que os que sugeri, tem apenas 256Gb. Mas é um excelente SSD, apenas caro e pequeno.


- Não deveria ser, mas aqui só mesmo testando. A maioria dos SSD's vêm de fábrica sem partições criadas, o que pode dar problemas para quem tenha menos conhecimentos se for para instalar o windows de raiz. E dependendo do SSD pode ser necessário mudar a UEFI para legacy. Logo só testando. Mas são alterações super simples, atenção.
O que recomendo na sitaução especifica desse portatil é instalar o SSD com o HDD ainda no sitio e formatar/particionar o SSD com o windows actual. Depois sim retirar o HDD para instalar o windows de raiz no SSD. No caso do P1 no meu Asus foi só colocar e criar partição, não tive que ir á UEFI.

Gostava de saber a velocidade de leitura/escrita máxima doseu SSD depois de montagem.
 
Gostava de saber a velocidade de leitura/escrita máxima doseu SSD depois de montagem.

Xxistem muitas reviews deste e de outros SSD's online. Nunca fiz o teste porque para o meu uso é irrelevante. Acho que este modelo costuma andar nos 1500 de leitura e 1000 de escrita, algo desse genero. Também depende do tamanho do pacote.

Dito isto, se a velocidade do SSD é uma preocupação para si, mas vale ir por um dos Samsung que são dos melhores a esse nivel, embora mais caros.
 
Não sei se vale a pena pelo eu comprar um SSD NVMe com PCIex4 se pelo mens acontecer que o laptop não estiver compatível na totalidade com esse SSD, no relatório do programa "HWiNFO64" reparei que:"
Motherboard Slots: 2xPCI Express x1, 1xPCI Express x2, 1xPCI Express x16
"
Sendo essa informação não me indica nenhum slot com PCIex4 se não me estou em erro.
 
Não vai fazer diferença. Não te preocupes com isso. Na pior das hipoteses não vai atingir a velocidade maxima do SSD.

Mas fazes algum tipo de trabalho em que precises de mais que 1000mb/s? Há poucas coisas que precisem...
 
Não vai fazer diferença. Não te preocupes com isso. Na pior das hipoteses não vai atingir a velocidade maxima do SSD.

Mas fazes algum tipo de trabalho em que precises de mais que 1000mb/s? Há poucas coisas que precisem...

Não sei se para o futuro precisarei.
Já recebi o portátil de volta, e SO consegue arrancar nesse SSD, mas tem alguns bad sectors.

vxOECD.jpg


Está a dar erro ao fazer o seguinte teste:
4z0dP8.jpg


Alguma informação
RJCisq.jpg
 
Última edição:
Ou seja, colocaste um SSD SATA III de 256Gb (mais lento que NVMe) fraco de 45€ e que ainda por cima veio avariado. E estavas preocupado com velocidade...

Já percebi que tudo o que estive a tentar ajudar não serviu para nada.
boa sorte!
 
Ou seja, colocaste um SSD SATA III de 256Gb (mais lento que NVMe) fraco de 45€ e que ainda por cima veio avariado. E estavas preocupado com velocidade...

Já percebi que tudo o que estive a tentar ajudar não serviu para nada.
boa sorte!

Esse SSD é o tal que veio com este portátil desde que o comprei, em relação a garantia rejeitei os 2 orçamentos da Decsis, um dos quais era troca do SSD referenciado em cima.
 
Ah, ok, já percebi. Sendo assim esse SSD que veio de origem está mesmo com problemas e não deves confiar que mantenha os teus dados. Deveria ser aceite em garantia. Se já está fora dos 2 anos terás que comprar tu á tua medida.

Se estás preocupado com velocidade e queres algo para um eventual futuro, coloca um dos samsung. O 970 Evo é excelente. O Pro só vale a pena se fores usar em alguma aplicação profissional especifica. O de 500gb é sempre melhor, mas se for demasiado caro o de 256Gb serve.

Se achas que uma velocidade intermedia chega, vai para o P1 como eu fui, ou o Intel 660p (são muito semelhantes).
 
Back
Topo