MacBook ou iPad? (Complementar iPhone)

f.society

Banido
Boas pessoal,

Atualmente tenho um iPhone XR que adoro, anteriormente tinha o 7. Nestes últimos anos o smartphone tem sido o meu único dispositivo. Ocasionalmente utilizo um portátil Windows da família, para ver um filme ou fazer qualquer coisa que exige o ecrã maior ou o Office.

Vou voltar a estudar agora em setembro, e preciso de um complemento ao meu iPhone. Preciso de:

- Ler, sublinhar editar pdfs
- Processar texto, documentos word, Excel (raramente), PowerPoint etc.
- Muito uso de e-mail
- Safari
- Consumo multimedia (Netflix, YouTube, Spotify)

E portanto estou aqui numa grande indecisão no que comprar. A única coisa que já decidi a 100% é que prefiro mesmo manter-me pela Apple. O uso intensivo que dou ao iPhone e a possibilidade de ter uma integração total em termos de aplicações Apple só por si já compensa esta escolha. Notas e Lembretes, iCloud, iMessage etc utilizo imenso e a sincronização é excelente.

Resta-me decidir se vou para iPad ou MacBook, e que modelo comprar. O orçamento não é gigante... não vou ultrapassar os 1000€ porque para o meu uso não considero que valha a pena.

Em termos de armazenamento preciso de 128GB. Menos que isso não (que é o o que tenho no iPhone).

Tenho em vista o iPad Air, um Pro, um MacBook 12, ou um Air.

Também já ponderei comprar pelo site da Apple educação e vender os Beats depois, mas não sei se compensa porque não sei se há sequer mercado para aquilo.

Estão a haver várias flash sales neste momento. E faço anos esta semana. Portanto sou menino para comprar isto até ao fim de semana.

Falem de vossa justiça
 
Eu uso o iPad para browsing e multimédia constantemente, mas para trabalho optaria pelo MacBook.
Vai ser sempre mais completo e o teclado será sempre melhor que o dum tablet.

Acho que a loja alemã está com umas promoções fixes este fim-de-semana.
 
Malta, o que consideram a melhor compra, tendo em conta o meu uso tanto o iPad como um Macbook de entrada serve bem para o que vou usar, mas estou indeciso entre:

- Apple MacBook 12'' m3-1,2GHz | 8GB | 256GB SSD | Prateado - 879€ (isto foi o ultimo modelo do 12inch?)

- iPad Air Apple 10.5'' Wi-Fi - 256GB - Cinzento Sideral 2019 - 699€
- Apple iPad - 128GB Wi-Fi - Cinzento Sideral - 419€
- Apple iPad Pro 11'' - 256GB WiFi - Prateado - 999€
- Apple MacBook Air 13'' i5-1,8GHz | 8GB | 128GB (é o modelo antigo do Air, o que me deixa de pé atrás por causa do ecrã)
- Apple MacBook Air 13'' Retina | i5-1,6GHz | 8GB | 128GB - Cinzento Sideral - 1159€ (este já é esticar bastante o orçamento)


 
Para esse uso eu comprava um portátil. Mas lá está, com esse orçamento só MacBooks usados e mesmo assim não sei o que arranjas em condições.
 
O portátil permite-te ressalvar qualquer tipo de exigência que venhas a ter em termos de software. Compreendo o apelo do iPad Pro - tomar notas usando o lápis, ler e guardar a bibliografia em formato digital - mas limita-te em termos de uso futuro e tens que ter em conta que esta será a tua máquina de trabalho durante uns bons anos (suponho).

No teu lugar, adquiria o melhor portátil que eu conseguisse.
 
Última edição:
Malta, o que consideram a melhor compra, tendo em conta o meu uso tanto o iPad como um Macbook de entrada serve bem para o que vou usar, mas estou indeciso entre:

- Apple MacBook 12'' m3-1,2GHz | 8GB | 256GB SSD | Prateado - 879€ (isto foi o ultimo modelo do 12inch?)

- iPad Air Apple 10.5'' Wi-Fi - 256GB - Cinzento Sideral 2019 - 699€
- Apple iPad - 128GB Wi-Fi - Cinzento Sideral - 419€
- Apple iPad Pro 11'' - 256GB WiFi - Prateado - 999€
- Apple MacBook Air 13'' i5-1,8GHz | 8GB | 128GB (é o modelo antigo do Air, o que me deixa de pé atrás por causa do ecrã)
- Apple MacBook Air 13'' Retina | i5-1,6GHz | 8GB | 128GB - Cinzento Sideral - 1159€ (este já é esticar bastante o orçamento)

Vai para o novo air retina. Sem pensar duas vezes.
 
- Ler, sublinhar editar pdfs
- Processar texto, documentos word, Excel (raramente), PowerPoint etc.
- Muito uso de e-mail
- Safari
- Consumo multimedia (Netflix, YouTube, Spotify)
Tenho feito estas tarefas cada vez mais no iPad (Pro 11"). Recomendo vivamente.

Se estiveres disposto a esperar um pouco, suspeito que o consegues comprar em saldos, porque devem sair novos em Setembro/Outubro.

Pessoalmente, um iPad Pro de 11" com teclado e pencil (aumenta o orçamento, mas podes adquirir mais tarde) é o que eu uso para a maior parte das minhas tarefas/actividades pessoais. O MBP e Mac Mini são cada vez mais deixados "apenas" para trabalhar (programação, Xcode).

Abraço e boas compras!
 
Tenho feito estas tarefas cada vez mais no iPad (Pro 11"). Recomendo vivamente.

Se estiveres disposto a esperar um pouco, suspeito que o consegues comprar em saldos, porque devem sair novos em Setembro/Outubro.

Pessoalmente, um iPad Pro de 11" com teclado e pencil (aumenta o orçamento, mas podes adquirir mais tarde) é o que eu uso para a maior parte das minhas tarefas/actividades pessoais. O MBP e Mac Mini são cada vez mais deixados "apenas" para trabalhar (programação, Xcode).

Abraço e boas compras!

Boas Hugo. Em que situações te sentiste limitado com o iPad? Tendo em conta o uso descrito por mim, dirias que o iPad é uma opção viável?

Estava a considerar até o Air. Porque sinto que não preciso do horsepower do Pro para ser sincero.
 
Boas Hugo. Em que situações te sentiste limitado com o iPad? Tendo em conta o uso descrito por mim, dirias que o iPad é uma opção viável?

Estava a considerar até o Air. Porque sinto que não preciso do horsepower do Pro para ser sincero.
Sinceramente, não me tenho sentido limitado em situação nenhuma para esse tipo de utilizações.

Sem dúvida nenhuma que me "mexo" mais rapidamente no macOS, mas é uma questão de paradigm shift e muscle memory, não de limitação da plataforma.

Eu recomendaria o Pro por algumas razões:
  • Ecrã: o Air tem 9.8" e faz diferença. O bezel à volta é bem maior e faz o de 11" parecer menor, tendo um ecrã maior.
  • Face ID: prefiro ao Touch ID, está cada vez melhor, e mais uma vez permite o bezel do ecrã ser menor.
  • Pencil: é melhor, carrega sem fios, está sempre comigo e carregado.
  • Longevidade: o CPU/GPU disto é uma besta, e garantidamente vai durar muito mais do que o Air.
  • Smart Keyboard: o conjunto capa/teclado oficial deste modelo é bem melhor que os anteriores, na minha opinião. O teclado em sí é o mesmo (penso), mas a estrutura é melhor, e tens 2 posições/ângulos de utilização.
 
O Air não tem 9.8” mas sim 10.5”, não creio que seja assim uma diferença tão grande.

Por outro lado interessa-me o pencil 2, o facto de “colar” ao iPad e carregar é óptimo.

Quanto ao teclado, não sei se iria optar pelo da Apple. Acho que preferia algo amovível, porque não vou usar tantas vezes e não consigo justificar o valor
 
Quanto ao teclado, não sei se iria optar pelo da Apple. Acho que preferia algo amovível, porque não vou usar tantas vezes e não consigo justificar o valor

O da Apple é amovível. Eu tiro o meu sempre que estou a fazer algo no sofá que não precise de teclar muito.

Outra gigante vantagem do teclado da Apple, para mim, é não ter que me preocupar com bateria e pairing. É só ligar e já está.

Tendo isto tido, há obviamente boas alternativas 3rd party e mais em conta, é investigar. :-)
 
Back
Topo