Construção de um NAS num HP ProLiant microserver gen8 G1610T

Para animar a coisa... Que SO usam no vosso server? :)

  • CentOS

    Votes: 4 5,8%
  • Debian

    Votes: 7 10,1%
  • FreeNAS

    Votes: 18 26,1%
  • XPEnology

    Votes: 9 13,0%
  • OMV

    Votes: 3 4,3%
  • Windows / Windows Server

    Votes: 11 15,9%
  • Ubuntu Server

    Votes: 7 10,1%
  • Outro

    Votes: 6 8,7%
  • Esxi

    Votes: 4 5,8%

  • Total voters
    69
Boas malta!

Acabei por avançar para o Microserver Gen10, comprei a versão com o CPU (X3421), a versão quad-core.
Depois quando chegar dou novidades e dou feedback!
 
depois faz uma comparação ;)


Já agora que licenca têm no iLO?
Deixo aqui a minha referência para a comparação dos 4 CPU que andei a analisar:

https://versus.com/en/intel-celeron...intel-xeon-e3-1260l-vs-intel-xeon-e3-1265l-v2

A mais valia é migrar de um dual-core para um quad-core. Dada a diferença de preço entre o 1260L para o 1265L v2, optei pelo mais barato (40€ em prol de 100€ que custava o 1265L). Se um dual core tem-me dado para o gasto, o quad-core é um capricho que achei interessante para o preço que custou.
Obrigado @skandal pela ajuda.
 
depois faz uma comparação ;)


Já agora que licenca têm no iLO?

A licença podes inserir de um outro servidor hp, foi o que fiz.
Aqui na empresa tenho varias licenças instaladas nos varios servidores, usei uma dessas.
Quem nao tiver acesso a licenças destas compra barato no ebay, é algo que tendo iLo no equipamento, faz sentido ter as funcionalidades todas.
 
A licença podes inserir de um outro servidor hp, foi o que fiz.
Aqui na empresa tenho varias licenças instaladas nos varios servidores, usei uma dessas.
Quem nao tiver acesso a licenças destas compra barato no ebay, é algo que tendo iLo no equipamento, faz sentido ter as funcionalidades todas.

eu até pensava que cada iLO tivesse sua licença
 
Não podes fazer boot directo da porta SATA?

Eu tenho um placa HBA, por isso as 4 portas internas estão livres para o ssd do leitor de DVDs.
 
Pois, eu ainda estou um pouco indeciso quanto ao que comprar para o meu Gen10.
Devo comprar uma pen drive para ter o OS instalado, mas estou na dúvida se vale a pena comprar um SSD para ter o OS.
Também gostaria de saber onde têm guardadas as VMs, visto que me parece um pouco estranho tê-las guardadas na pen drive do OS.

E quanto a armazenamento, o que vos parece melhor?
- Comprar dois discos de 2TB e fazer RAID1 para ficar já com redundância;
- Comprar um disco de 4TB, que fica mais barato, e comprar futuramente um segundo;
 
Comprar uma nas destas para meter um disco apenas, na minha opinião, não faz qualquer sentido. Raid 1 ainda é naquela...
Eu coloquei ssd com sistema operativo (debian) e 3 discos 1TB em raid5 (tenho UPS). 4o disco é de backups do raid e sistema (2TB).
Ia experimentar ZFS mas desisti [emoji16]
 
Última edição:
Comprar uma nas destas para meter um disco apenas, na minha opinião, não faz qualquer sentido. Raid 1 ainda é naquela...
Eu coloquei ssd com sistema operativo (debian) e 3 discos 1TB em raid5 (tenho UPS). 4o disco é de backups do raid e sistema (2TB).
Ia experimentar ZFS mas desisti [emoji16]

Tens toda a razão, um NAS apenas com um disco não faz grande sentido, mas quando não há orçamento...
Um RAID1 com dois discos de 2TB ou um RAID5 de 3 discos de 1TB vai dar ao mesmo em termos de armazenamento utilizável no final.
E sim, um disco para backups faz todo o sentido!
 
Ia experimentar ZFS mas desisti
emoji16.png

A melhor coisa depois do pão fatiado :P Tens de voltar a tentar.
 
O Ubuntu já vem com o kernel compilado para suportar ZFS, podes sempre migrar.
Outra opção é passar para o FreeNAS, eu estava com o OMV(baseado em Debian) e passei para o FreeNAS e não me arrependo.
É muito mais estável que o OMV e é muito melhor a detectar problemas com discos.
 
Ubuntu e similares não é opção, não é nativo. OMV é raquitico lol
ZFS recomendam sempre usar BSD e derivados (FreeNas) pois ports são sempre ports...
Experimentei estes e estes>
Já experimentei muitos... Mas preciso de o usar como 2o PC e voltei a debian (com webmin) [emoji28]
 
Última edição:
O Ubuntu já vem com o kernel compilado para suportar ZFS, podes sempre migrar.
Outra opção é passar para o FreeNAS, eu estava com o OMV(baseado em Debian) e passei para o FreeNAS e não me arrependo.
É muito mais estável que o OMV e é muito melhor a detectar problemas com discos.

estive a ver a opção FreeNas e infelizmente não dá para mim, pois preciso de maquinas virtuais com passthrough, coisa que o FreeNas ainda não faz. Preciso do meu Gen8 como servidor para VM's e para mim, centOS + Qemu/KVM é mesmo excelente.

O que ando a pensar é em instalar Proxmox, aí podia ter FreeNAS, e outras VM's.
Já alguem testou Proxmox num Gen8?
 
Back
Topo