Tópico Oficial de Monitores (Recomendações na 1ª página)

Depende se jogas mais FPS online ou single players. Eu preferia dar o salto para 1440p
Levando em consideração que será preciso gráfica para acompanhar o aumento constante de 1.7x na resolução e de que será um investimento na ordem dos 400 euros ou mais (se estivermos a falar de 144hz), comprendendo isso, é uma escolha entre várias possíveis.
 
Se ele dá prioridade a FPS online: 1080p 144hz - single players e afins: 1440p 60hz

Num PC de 1000€ investir 400€ num monitor não tem muita lógica
 
Eu não queria gastar muito mais de 200€ num monitor, daí ter falado no MSI que está em promo por 215€.

Se calhar é um desperdício gastar 1000€ num PC e depois só 200€ num monitor, mas de certeza que fico muito melhor servido que o que tenho agora.

Mas é como disse jogo FPS online mas sem ser competitivo e offline também.
 
Concordo, 144hz é muito agradavel, mas há muito jogo mais para o parado em que o aumento no detalhe que 1440p oferece é muito mais benefico e confortavel, eu até literalmente desliguei o cabo HDMI do meu televisor 4K que punha-me a jogar um Deus Ex Human Revolution a 4K e depois voltava para o meu monitor 1080p e parecia que a imagem estava desfocada, para não falar na perca surreal de detalhe* (só em 4K é que reparei no detalge das mãos do Adam Jensen, por exemplo, ou num Fallout e o detalhe do cenário)... mas os 144hz e o Variable Refresh Rate "venceram" e deixei de jogar na 4K, agora é esperar que os 1440p 21:9 desçam de preço (o que não me parece que não vá acontecer tão cedo... a não ser que aceite voltar para 60hz mas não era capaz... já 100hz era na boa).

*até em jogos antigos o detalhe que 4K oferece é algo de fantástico, até parece que a tua visão melhorpu de tão nitida que a imagem fica... claro que há limites, o Resident Evil 4 não pode ser jogado a 4K porque a mira laser praticamente desaparece a 4K, e quando digo 4K refiro-me também a 1440p em ecrãs mais pequenos, embora 4K a 27' deve ser algo de surreal...
 
Última edição:
Também vi o LG 27UL550-W mas parece ser curvo de acordo com este video ao minuto 12 (existe versão plana?).

Não te sei propriamente aconselhar sobre o monitor...mas esse LG tem o ecrã plano (pelo menos a parte frontal, obviamente). O que vês no minuto 12 do vídeo é consequência de gravar numa camera tipo GoPro com um FOV muito largo... dá o aspeto quase fisheye e distortion, especialmente nos extremos da imagem
 
Boas, estou seriamente a pensar em finalmente fazer um upgrade de ~500€ ou se possível menos, ao meu monitor ips 24" 1080p 60hz para algo melhor, pretendo ter uma ótima qualidade para ver filmes, vídeos, jogar MMORPG, RPG, FPA, MOBA e também com uma mistura de FPS mas nada hardcore, gostava que fosse um monitor que ainda me durasse uns anos qual seria a melhor opção?
O PG279Q está demasiado caro por isso considerei o MG279Q uma melhor opção e mais barata, e como não percebo nada, como é um monitor FreeSync vou conseguir atingir os 144hz na mesma com uma gtx 1080?
 
Está para sair um LG superior na mesma gama de preços, o LG Ultragear 27GL850, resta saber quando é que sai em Portugal, se não podes esperar um par de meses esse Asus é muito bom... se vier bem montado de fábrica sem falhas de iluminação e / ou cores distorcidas, tive um que durou 15 minutos, montei o monitor, liguei e "não, nem pensar", raio do monitor demorou quase um mês a chegar, nem um dia durou..

Quanto ao freesync, esse é suportado por qualquer GPU nvidia GTX 1000 e superior, a versão gsync do mesmo apenas garante uma melhor implementação da tecnologia que o freesync apresenta e teoricamente o painel usado, embora seja o mesmo em ambas as versões, vem do melhor lote, já os paineis que são usados nos freesync são dos piores lotes, teoricamente, claro... trata é de comprar a revisão de finais 2018, não compres a anterior.
 
Última edição:
Estive a ver o LG 27GL850 como indicaste e também me pareceu uma opção muito boa mas é pena que ainda não há previsão de comercialização, e já agora eu também tive bastantes problemas com um PG279Q que comprei à uns anos, logo no inicio ter saído.. devolvi-o uns dias depois. Por isso em relação a monitores se calhar é melhor não investir na Asus estou a ver.
Estive a ver outras opções:
Aorus AD27QD ~600€ não sei se vale a pena esperar e ultrapassar o orçamento
Acer Nitro VG270UP ~380€
Acer XF270HUA ~450€

Qual seria a melhor opção?
 
Última edição:
Procuro monitor preferencialmente de 27” (poderá ser ligeiramente menor se não houver alternativa decente em 27).

Na realidade quero comprar 2 para trabalho.



1) Qual o orçamento?

Cerca de 300€ para cada monitor


flickering

Também vi o LG 27UL550-W mas parece ser curvo de acordo com este video ao minuto 12 (existe versão plana?).

Na realidade vi uma indicação em https://www.reddit.com/r/Monitors/comments/auw2uv/lg_27uk650w_vs_27ul550w/ que o modelo
27UL550-W é praticamente igual ao LG 27UK650-W (apenas parece ter bezels mais finos e luminosidade de 300 cd/m2 para o 550 e 350 cd/m2 para o 650).

Mas sobre o lg_27uk650w existem muitas indicações (https://tropicalprice.com/product/B0798QLW64) que a imagem é bastante má em especial o"Backlight bleed and bad color reproduction"

Existem alternativas a isto? É impressionante a dificuldade que existe para encontrar um monitor decente a preços razoáveis. No ultimo mês tenho lido tudo o que encontro na tentativa de escolher monitores minimamente decentes com painel IPS mas as críticas que tenho lido (sobre vários monitores mesmo alguns de gama alta) colocam problemas em praticamente todos os monitores. Adicionando a isso algumas especificações que quero como ter Vesa, bezels finos, e ser de 27" com 2k ou 4k e ter USB (mas já desisti desta ideia) torna-se muito difícil encontrar algo decente.

Mmesmo em monitores de 24 e 25". Vi modelos da dell que inicialmente me interessaram e que já os coloquei de parte pois as críticas negativas são mais que muitas nomeadamente nos seguintes modelos.

Dell U2419H
Dell Ultrasharp U2518D


Alguem consegue fornecer alternativas aos modelos 27UL550-W ou 27Uk650-W, na mesma gama de preços tendo em conta as seguintes opções pretendidas:



Suporte VESA obrigatório.

Deve ser plano (não curvo)

Borderless (como é para colocar um ao lado do outro será uma vantagem) tanto quanto
possivel

De preferência DisplayPort (mas se apenas tiver HDMI paciência)

Ajuste de altura mas não obrigatório.


Também vi este modelo da Acer VG270UP que parece estar a 299 euros. Destes 3 modelos qual o mais interessante?
Acer VG270UP UM.HV0EE.P01
LG 27UL550-W
LG 27Uk650-W



 
Última edição:
Hum... e um 21:9 34' 1440p? Não tem a mesma area de trabalho que dois 16:9 27' 1080p mas resolve várias questões e há boas escolhas no mercado, especialmente quando dois monitores é algo que já usei e sempre me fez confusão não ter um ponto central, mais depressa ia para três 1080p 24'.
 
Última edição:
Hum... e um 21:9 34' 1440p? Não tem a mesma area de trabalho que dois 16;9 27' 1080p mas resolve várias questões e há boas escolhas no mercado, especialmente quando dois monitores é algo que já usei e sempre me fez confusão não ter um ponto central, mais depressa ia para três 1080p 24'.


Mesmo 1 de 34" não é a mesma coisa em especial para programação pois quando colocados na vertical os monitores de de 27 e penso que mesmo os de 24" ficam com mais espaço para trabalho. Mas se fosse para o de 34" qual aconselhavas? Quanto a questão de um ponto central não tinha pensado nisso mas agora que falas de facto já experimentei utilizar 2 monitores e existe essa questão. O problema é que neste momento já tenho 1 suporte vesa mas é para 2 monitores e não 3, não sei que fazer... Mas se fosse para os de 24" qual aconselhavas? Faz algum sentido um monitor de 24" ser de 1440? Ou é praticamente indiferente ser 1080?

Em resumo:
Se fosse para o de 34" qual aconselhavas?
Se fosse para os de 24" qual aconselhavas?
Faz algum sentido um monitor de 24" ser de 1440? Ou é praticamente indiferente ser 1080?
No caso de ir para 3 monitores de 24" conheces algum suporte bom a preços aceitáveis?
 
Boa tarde,

Venho aqui pedir uma ajuda e possiveis feedbacks dos utilizadores.

Eu tenho um monitor Asus 24" MG248QR e queria comprar um monitor secundário, mantendo sempre o Asus como principal para jogos.
A questão prende-se no seguinte se compro um monitor ou tv, pois quero um ecra de 27" no minimo para por por cima ou ao lado isso ainda nao decidi, com o devido suporte claro. O monitor será maioritarimente para tarefas secundarias, PS4 e tarefas em simultaneo com jogos.
Queria saber quais os pros e contras de ambos e o que aconselham, e se possivel algum feedback.

Minha Specs são:
Intel i5 9600k
EVGA RTX 2070
16GB RAM
HDD 1TB
SSD 500GB
Board sei que é uma ASUS TUF compativel para overclocking.

Desde já obrigado.
 
Eu tenho um VA, e sinto que algumas transições são lentas em jogos mais fast paced. Para jogos como overwatch não é a melhor opção.

No apex legends em zonas mais escuras, deixo de ver o inimigo por causa do motion blur misturado com o muzzle flash. O mesmo não acontece num TN 144hz.

Eu recomendo ips ou tn para jogos.
Olha eu no meu, com o freesync + 144hz activos, numa GTX 1080 a única coisa que notei, foi uma fluidez e suavidade que nunca tinha visto. Além do contraste que para um monitor esta muito bom, dito por quem até tem um televisor oled de 65" em casa. Mas salvaguardando as distâncias, utilização etc...

Ajustei o meu para visualização indoor, sem luz externa (ambiente - muito - escuro - apenas com bias light do próprio monitor), 80cd/m2 (brightness 22 _ 23.6" c / cr), modo cinema, cores quentes, todos os melhoramentos artificiais desligados, black tuner 9, calibrem os jogos pelo menu de opções (software) para evitar o crush no detalhe das sobras escuras, tempo de resposta dos pixéis "rápido", mas o normal funciona bem também a 144hz com o freesync activo. É uma questão de gosto, mas os MSI Optix são uma compra segura e os VA são os LCDs da minha preferência pessoal.
 
Última edição:
Olha eu no meu, com o freesync + 144hz activos, numa GTX 1080 a única coisa que notei, foi uma fluidez e suavidade que nunca tinha visto. Além do contraste que para um monitor esta muito bom, dito por quem até tem um televisor oled de 65" em casa. Mas salvaguardando as distâncias, utilização etc...

Ajustei o meu para visualização indoor, sem luz externa (ambiente - muito - escuro - apenas com bias light do próprio monitor), 80cd/m2 (brightness 22 _ 23.6" c / cr), modo cinema, cores quentes, todos os melhoramentos artificiais desligados, black tuner 9, calibrem os jogos pelo menu de opções (software) para evitar o crush no detalhe das sobras escuras, tempo de resposta dos pixéis "rápido", mas o normal funciona bem também a 144hz com o freesync activo. É uma questão de gosto, mas os MSI Optix são uma compra segura e os VA são os LCDs da minha preferência pessoal.

Eu uso 140 nits em jogo. Não tenho problema em ver em zonas escuras.
O problema é quando mexo a mira muito rápido(flicks) com wingman por exemplo enquanto o alvo se mexe. Fica tudo muito blurry, isto não acontece num TN 144hz de um amigo.

É que nem precisa ser uma zona muito escura, basta ter alguma sombra. Sinto que tenho de mexer a mira mais lento por causa do motion blur.

O primeiro jogo em que notei isto foi o cod black ops 4, mas não era problemático como no apex.
No pubg não tenho qualquer problema com motion blur, pois é mais slow paced.
 
Última edição:
Eu uso 140 nits em jogo. Não tenho problema em ver em zonas escuras.
O problema é quando mexo a mira muito rápido(flicks) com wingman por exemplo enquanto o alvo se mexe. Fica tudo muito blurry, isto não acontece num TN 144hz de um amigo.

É que nem precisa ser uma zona muito escura, basta ter alguma sombra. Sinto que tenho de mexer a mira mais lento por causa do motion blur.

O primeiro jogo em que notei isto foi o cod black ops 4, mas não era problemático como no apex.
No pubg não tenho qualquer problema com motion blur, pois é mais slow paced.

Agora reparei pela tua assinatura que tens um C24FG73 e segundo o site displayninja os Samsung têm tendência para apresentar flicker (uns mais, outros menos):
https://www.displayninja.com/samsung-c24fg73-review/

Não é um mal de todos os monitores com painel VA. Mas é um monitor com uma imagem muito boa, cobre 125% do espectro sRGB, por exemplo graças aos quantum dots. É uma pena que sejas sensível a essa questão. A imgem desse monitor é suposto meter o TN do teu amigo no chinelo. Confirmastes no painel de drivers que o freesync está activo? Fizeste o teste do pendulo, disponível no site da Nvidia para download? (Se bem que eu acho que é o freesync que está a agravar o flicker, e o range do freesync, nesse monitor, começa apenas nos 70fps o que é mau)
 
Última edição:
Agora reparei pela tua assinatura que tens um C24FG73 e segundo o site displayninja os Samsung têm tendência para apresentar flicker (uns mais, outros menos):
https://www.displayninja.com/samsung-c24fg73-review/

Não é um mal de todos os monitores com painel VA. Mas é um monitor com uma imagem muito boa, cobre 125% do espectro sRGB, por exemplo graças aos quantum dots. É uma pena que sejas sensível a essa questão. A imgem desse monitor é suposto meter o TN do teu amigo no chinelo. Confirmastes no painel de drivers que o freesync está activo? Fizeste o teste do pendulo, disponível no site da Nvidia para download? (Se bem que eu acho que é o freesync que está a agravar o flicker, e o range do freesync, nesse monitor, começa apenas nos 70fps o que é mau)

Freesync??! Isso só serve para low frame rate gaming na minha opinião. Jogo sem freesync, tudo low/off 144fps fixos, só não jogo acima de 144fps porque o motor de jogo tem artefactos acima de 144fps.

E sim, o monitor tem alterações de brilho se o framerate não for constante com freesync ligado, acontece na maioria dos monitores freesync, a maioria do pessoal nem nota. Solução é bloquear fps com RTSS (+input lag), os fps limiters in-game não são estáveis o suficiente para evitar isto.


Obviamente que a qualidade de imagem é superior, mas a questão não é essa. O problema é motion blur, em cenas mais escuras com movimentos rápidos, quase que deixo de destingir o alvo da imagem de fundo.
 
Última edição:
Freesync??! Isso só serve para low frame rate gaming na minha opinião. Jogo sem freesync, tudo low/off 144fps fixos, só não jogo acima de 144fps porque o motor de jogo tem artefactos acima de 144fps.

Obviamente que a qualidade de imagem é superior, mas a questão não é essa. O problema é motion blur, em cenas mais escuras com movimentos rápidos, basicamente deixo de destingir o alvo da imagem de fundo.
Não vamos discutir preferências, nesta altura. De qualquer forma, só tens freesync a parir dos 70 fps nesse monitor, vale o que vale...

Activa a feature de backlight strobing desse monitor (desligando o freesync), não me recordo que nome a Samsung lhe dá. Isso serve pra reduzir o blur á custa da perda de luminância. Terás de achar um novo equilbrio depois (se der).
 
Última edição:
Não vamos discutir preferências, nesta altura. De qualquer forma, só tens freesync a parir dos 70 fps nesse monitor, vale o que vale...

Activa a feature de backlight strobing desse monitor, não me recordo que nome a Samsung lhe dá. Isso serve pra reduzir o blur á custa da perda de luminancia. Terás de achar um novo equilbrio depois (se der).

Freesync dá para aumentar o range no CRU. E suporta LFC, ou seja funciona apartir dos 35fps mesmo default. Anyway, monitores sem adaptive overdrive não vale a pena ir abaixo disso. Mesmo abaixo dos 100fps já se nota inverse ghosting.

Backlight strobing não resolve o problema e adiciona input lag. Para além disso é necessário frame times estáveis para evitar artefactos, vsync + input lag massivo.
 
Freesync dá para aumentar o range no CRU. E suporta LFC, ou seja funciona apartir dos 35fps mesmo default. Anyway, monitores sem adaptive overdrive não vale a pena ir abaixo disso. Mesmo abaixo dos 100fps já se nota inverse ghosting.

Backlight strobing não resolve o problema e adiciona input lag. Para além disso é necessário frame times estáveis para evitar artefactos, vsync + input lag massivo.
Tou a ver. É mau para ti então, não há nada a fazer. O facto das cores escuras serem melhores, faz com que demorem mais nas transições. A solução é piorar a imagem. Metes modo gaming para shooters (mas é a pior imgem que já vi). Ironicamente...

Fica bem
 
Back
Topo