Novas aquisições - Ler o primeiro post (updated)

Andei indeciso entra a Z7 e D850 e até agora não estou nada arrependido da escolha. Para já não devo comprar lentes nativas, pois a D800 vai ficar como backup e como tal não faz sentido.

u1yUQeY.jpg
 
Última edição:

Recomendei a um amigo essa objectiva e é excelente, em tudo.

Já pensei várias vezes em arranjar uma para mim.

O meu problema é que não consigo gostar de zoom’s...admito que há aqui alguma mania minha mas, para ajudar à festa, é uma besta (em tamanho) de objectiva.

Por outro lado, nem que quisesse, não consigo trocar a minha 16mm f1.4 por qualquer outra objectiva.

Boa compra!
 
Bom, e eu resolvi dar o salto.

Decidi arriscar menos e fazer um investimento mais moderado.

Recebi hoje (ontem, vá) uma 6D Mark II nova, com um grip novo a acompanhar, e recebi também uma 24-105mm f/4 L usada.

Câmara + grip na *****. Lente na MPB.
IMG-1506.jpg

Desta vez escolhi uma objectiva sem pára-sol, pois o seu estado físico era ligeiramente melhor do que as que o traziam, no mesmo patamar de preço/estado físico ("Well Used"), e porque mesmo comprando o pára-sol à parte compensa face ao patamar seguinte ("Good").


Eu já quase tinha excluído esta câmara no meu estudo, mas quando comecei a fazer contas ao gasto que implicaria uma EOS R, achei que a diferença de valor não se traduziria em resultados assim tão melhores.
EOS R + RF 24-105mm + grip = quase 2400€
6D Mark II + 24-105mm usada + grip = cerca de 1550€

Havia ainda a EOS R‍P, mas a baixa autonomia de bateria e o facto de não ter um grip de bateria para ela acabaram por se tornar deal-breakers. Além disso, ficaria na mesma mais cara do que este conjunto (1600€ sem grip e sem baterias extra).
Eu não sou nada fã de grips, mas já senti no corpo, no dia seguinte, as consequências de fotografar com a 70-200 na vertical por bastante tempo seguido. Além disso, ele ajuda a ter mais estabilidade ao compor as fotos na vertical. Não sei se a coisa vai pegar, mas quero pelo menos tentar, e o grip desta é mais barato do que o da 80D.



Foto de família, tirada com o telemóvel, já à noite (desculpem lá a foto ter saído foleira, mas foi à pressa, pus só as coisas a jeito e tirei).
IMG-1512.jpg



Primeiras impressões? Ok, vamos lá.

No que toca à câmara em si, prezo a ergonomia e os controlos que já me são familiares. Há diferença nos dois, mas não muita.
O OVF da 6D2 é ligeiramente maior do que o da 80D, o que também gostei, além de, para as mesmas distâncias focais, ter a vista ampliada 1,6x.
Em menus elas são iguais, e os controlos também são iguais em mais de 90%, têm a mesma rapidez a focar e a disparar (a diferença é imperceptível), enfim, muda o sensor e pouco mais. A 80D tem shutter até 1/8000s, mas a 6D2 tem ISO 50. A 80D sincroniza flash até 1/250s, enquanto que a 6D2 só vai até 1/180s. Enfim, são coisas mínimas.

E falando então do sensor...

Dentro de casa, e a ver as fotos no LCD da câmara, a diferença na profundidade de campo quase não é perceptível, nem usando as primes a f/1.4. Isto é sobretudo por causa das curtas distâncias entre câmara-sujeito-fundo. Nada de estranho até aqui, mas confesso que comecei a ficar desconsolado. Então lembrei-me disso e resolvi sair para a rua com as lentes todas, para as ir experimentando com mais espaço.


Já na rua, ao primeiro disparo que fiz, mesmo com a 24-105 a f/4, notei logo alguma coisita. O look de full-frame está lá, aquela compressão mais acentuada característica do sensor maior. Apesar de eu estar a usar uma lente praticamente equivalente à 17-55 f/2.8 que uso na 80D, notei a diferença.
Troquei para a 35mm f/1.4 e notei...fotos na perspectiva grande angular com uma boa separação de fundo, algo que nunca consegui ter em APS-C. Não é que isto seja uma prioridade para mim, mas é um recurso extra que sempre quis ter, para retratos, por exemplo.
Troquei para a 70-200 f/2.8 e notei também...dá para obliterar os fundos duma maneira que nunca consegui. O mais aproximado que conseguia era com a 85mm, mas via-se mais do fundo e perdia o zoom, obrigava-me a trocar lentes mais vezes. Há realmente aqui alguma diferença. Eu nem sabia que a 70-200 fazia swirly bokeh, porque em APS-C não se nota, mas pelos vistos ela faz um bocadinho.

Ainda nem 200 disparos fiz, isto são mesmo só as primeiras impressões.
Ao fim de algumas horas regressei a casa e foi tempo de copiar os snapshots de teste para o PC. Aí é que pude ver as diferenças em ISO elevado, e confesso que não esperava tanto. Tirei fotos a f/4 dentro de casa, com ISO 6400 a 8000 (só porque sim), estava a vê-las no Lightroom e a achar que o nível de grão estava bom...até que me apercebi que estava a ver as fotos a 200% por distracção :biglaugh:

Isto tudo lido até parece que eu fiquei babado com os resultados, mas o facto é que não estou nada impressionado, porque ainda nem consegui explorar a câmara e testar os seus limites. Hoje não deu tempo. A tal sensação de desconsolo que tive ao início ainda não passou. Afeiçoei-me à 80D, tenho as mãos habituadas a ela, e provavelmente com esta não irei fazer muito mais do que fazia antes. Enfim, acho que é normal.
Aquilo que espero com este upgrade é sobretudo controlar mais os fundos, ter mais margem de edição em ISO elevado, e também poder fazer o que já fazia na 80D, mas sem ter que me afastar tanto e sem depender tanto de lentes prime. Espero que esta câmara me faça estar mais bem preparado para o que der e vier, e espero que me ajude a desenvolver mais as minhas competências, através do alargamento dos limites do que posso fazer.

Por agora não tenho mais planos. Visto que acabei de trocar as distâncias focais equivalentes de todas as minhas lentes duma só vez, passarei agora por uma fase de adaptação. Não sei que necessidades irei ter, nem sei quais deixarei de ter. Até mesmo a 80D vai continuar aqui, para já.
 
Bom salto mandrake :) eu disse que irias dar o salto rapidamente. Acho que fazes bem e acho que com o tempo vais-te habituar e vais usar mais a câmara ao seu máximo e melhorar os teus resultados :)

Ansioso para ver as tuas fotos :)
 
mas podias ter a EOS R(P) com essa lente, não precisavas ir para a RF 24-105.

As baterias é um issue em praticamente todas as mirrorless, tens de andar com várias baterias extra na mochila...
Mês passado andei com um grupo de fotografia a passear por uns parques naturais no estrangeiro, logo no final primeiro dia havia uma pessoa com mirrorless (olympus) que já tinha gasto as 3 baterias que tinha e a minha 80D aguentou-se 3 dias com a mesma bateria... não é deal breaker, tens é de investir em N baterias e andar com elas.
 
Eu tenho duas baterias para a Z 6 e nunca as usei num só dia.
Consegui mais de 1000 disparos já em mais do que uma ocasião...

A Nikon anuncia 300 e tal disparos, no entanto.
Mesmo na Olympus PEN-F, e na Panasonic GX9 que tenho agora, tenho 3 baterias e nunca uso mais do que duas numa saída dedicada à fotografia (quando saio mesmo só para isso e, geralmente, faço mais de 500 disparos).

Não acho que seja assim tão grave.
Se calhar, essa pessoa com a Olympus, andava sempre com ela ligada. Aí não há milagres claro.
 
@Warlord Sim, é verdade que podia usar esta na *****, mas como é a lente standard, e a intenção é que ela seja aquela que passa mais tempo na câmara, dou preferência a uma lente nativa, percebes? Para não ter que andar sempre com adaptador.

Relativamente ao assunto das baterias, a ***** tem menos autonomia em utilização real. Não é, por exemplo, como a R, que tem estimativa de 350 e o pessoal até faz mais do que na 5D Mark IV.

Para a ***** a Canon estima 250 disparos, e as real world reviews apontam para até 500 disparos. Não é muito. Saio para fotografar um evento qualquer e facilmente chego a casa com mais do que isso. Já aconteceu chegar a casa com mais de 1000, e mais de 1500 disparos.
Se ela pudesse levar um grip isso não me chateava muito, mas assim acho que não dá.

Depois há outra questão: essas baterias também têm que ser carregadas. Uma coisa é eu tirar uma e meter outra a carregar, outra é ter que carregar 3 ou 4 baterias seguidas. Dá continuamente mais trabalho.
E as baterias das outras marcas não dão no carregador da Canon (nesse modelo de bateria).

Enfim, podia pagar mais e ter esses senãos, ou podia pagar menos e livrar-me deles :P
 
A questão seria começares a investir num sistema que, mais cedo ou mais tarde, vai ser o standard (já começa a ser).

A 6D MKII é uma boa máquina, mas é DSLR...
Mas o passo está dado.
Bem vindo ao full frame :)

Cumps
 
Sim, esse era um dos argumentos a favor da R. Tentar ir vendendo o material de DSLR enquanto ele não desvaloriza muito.

Mas por acaso olhando para todo o meu kit agora, apercebo-me que até nem estou muito mal. É que, das 6 objectivas que tenho, só duas foram compradas novas. Todas as outras foram compradas usadas e a preços simpáticos.

Entretanto a Canon ainda vai lançar pelo menos mais 1 ou 2 corpos profissionais (1DX Mark III e talvez 5D Mark V), e isso ajudará a aguentar o mount por mais uns anitos.

Da próxima vez, se tudo correr bem, talvez já vá para mirrorless.
 
@m4ndr4ke Na minha opinião, fizeste bem em adquirir a 6D Mk II.
Sobretudo quando dás importância bateria, e ainda poupas-te uns valentes "trocos".
Depois quando te fartares da 6D, nessa altura talvez a canon tenha uma melhor oferta no mundo das FF Mirrorless, ou não... mas até lá o mount EF ainda vai "durar" uns valentes anos.
Parabéns pela aquisição
 
Sim, esse era um dos argumentos a favor da R. Tentar ir vendendo o material de DSLR enquanto ele não desvaloriza muito.

Mas por acaso olhando para todo o meu kit agora, apercebo-me que até nem estou muito mal. É que, das 6 objectivas que tenho, só duas foram compradas novas. Todas as outras foram compradas usadas e a preços simpáticos.

Entretanto a Canon ainda vai lançar pelo menos mais 1 ou 2 corpos profissionais (1DX Mark III e talvez 5D Mark V), e isso ajudará a aguentar o mount por mais uns anitos.

Da próxima vez, se tudo correr bem, talvez já vá para mirrorless.
Eu digo isso porque acho o teu trajecto um bocado semelhante ao meu (tirando a parte da migração completa para MFT e depois voltar a DSLR).

Também dei o salto para FF com a D610.
Foi barata, tinha um sensor impecável, mas não era bem aquilo.
Depois tive a D810 que era tudo o que a D610 era e ainda mais. Era muito completa, rápida e com um sensor muito bom.

Mas existiam sempre coisas que me faziam usar mais as MFT, e não era só o facto de serem compactas, mas sim mirrorless.
Finalmente, o que me chateava nas lentes não nikon (não terás esse problema em principio) eram os micro ajustes.
As lentes eram incríveis mas às vezes pareciam que não estavam bem reguladas.

Em mirrorless sempre foi uma coisa que adorei.
Onde foca, foca mesmo e consigo espremer melhor a qualidade do vidro.
Eu adorava a Tokina 100 mm na D810, mas nem sempre tinha fotos perfeitamente focadas.
Se quisesse usar a lente em modo manual, não tinha o focus peak.

Mirrorless simplifica tudo isso.
E, a partir do momento em que te habituas ao EVF, não vais querer outra coisa.

Mas neste momento não precisas de pensar muito nisto :)
Desfruta do sensor FF e aprecia a qualidade extra.

Cumps
 
No futuro, se as coisas correrem bem e se for para trabalho, imagino-me facilmente a ter a 6D2 acompanhada por uma mirrorless. Mas daqui até lá podem ser anos, acho que não vale a pena pensar muito nisto para já.
E antes de comprar já pensei em substituir a 80D por uma mirrorless APS-C tipo M50 ou M5 (são baratas, ainda metia dinheiro ao bolso). Combinava bem e dava para me ir habituando, mas não é nada de prioritário, logo se vê.

o que me chateava nas lentes não nikon (não terás esse problema em principio) eram os micro ajustes.
Ai não que não tenho... :biglaugh:
Não é por acaso que eu nunca mais comprei lentes 3rd party...
A minha Sigma 35mm f/1.4 Art é claramente o elo mais fraco na focagem. Ainda nesta semana estava dentro de casa e peguei na câmara (80D) para fazer 4 ou 5 disparos da minha sobrinha...não acertou nem uma. Acho que vou ter que voltar a alinhar aquilo com a dock (3ª vez em menos de 2 anos, e passa meses na caixa). Se eu não soubesse que ela pode ter uma nova vida em mirrorless já a tinha vendido, mas assim deixo-a cá estar e vou aguentando, porque pelo que preço que ela custou não arranjo outra na mesma condição (nova), nem mesmo em gray market.
Depois dessa só comprei lentes Canon. Para DSLR não há hipótese.

Obrigado a todos pelas mensagens :)

Cumps
 
Sim, mais esses custos.
Contudo, ainda fica a um excelente preço.
Desde Janeiro, quando adquiri a minha primeira dsrl que andava para comprar uma "nifty fifty" e eis que chegou a altura! Com a promo que há agora mais o rembolso da Canon, ficou-me por 100€.
Aproveitei e comprei também um tripé da Hama. Sei que não são grande coisa, mas para desenrascar serve!

IMG-4452.jpg


O próximo investimento é ver se adquiro uma grande angular (10-18mm) e uns filtros polarizadores.

Será que esta lente ficaria bem com um 5D mk I?
 
Esta lente fica bem em qq máquina ;)
Posso dizer q é um "must have" !

Parece bem. Vou dar uma vista de olhos no eBay para ver se arranjo uma. Estou de olho numa 5D que parece estar a um preço competente com todos os acessórios necessários para começar a disparar desde o primeiro dia. Aparenta também estar em excelente condição. Embora já traga uma lente (28-135mm 3.5/5.6) eu queria uma lente do estilo da 50mm 1.8 STM.
 
Parece bem. Vou dar uma vista de olhos no eBay para ver se arranjo uma. Estou de olho numa 5D que parece estar a um preço competente com todos os acessórios necessários para começar a disparar desde o primeiro dia. Aparenta também estar em excelente condição. Embora já traga uma lente (28-135mm 3.5/5.6) eu queria uma lente do estilo da 50mm 1.8 STM.

Eu tenho a STM e é excelente, se possivel compra a versão STM ;)
 
Eu tenho a STM e é excelente, se possivel compra a versão STM ;)

Obrigada pela dica. Estou de olho numa 5D. Há algumas opções boas no eBay aqui do reino unido. Vi uma na casa dos £350 com câmara em bom estado, uma lente aceitável, grip da bateria, mais uma 8 baterias, carregador e tal. Uma destas com esta STM parece ser um mimo :D
 
Obrigada pela dica. Estou de olho numa 5D. Há algumas opções boas no eBay aqui do reino unido. Vi uma na casa dos £350 com câmara em bom estado, uma lente aceitável, grip da bateria, mais uma 8 baterias, carregador e tal. Uma destas com esta STM parece ser um mimo :D

350 libras por uma Mark I?! Com 8 baterias? Digo-te para teres algum cuidado com esse negócio pois não sei se será o melhor! 8 baterias poderá indicar um profissional é bastante uso. Essa máquina não tem Shutter Count e não tens como saber o número de disparos.

Mais, para teres noção já comprei duas usadas e nunca por mais de 300€. A última comprei por 200€ e funciona impecavelmente bem. Vinha com caixa, todos os acessórios e bateria extra.

Tive com essa máquina a 50mm 1.8 II e a STM. Excelente combo.
 
350 libras por uma Mark I?! Com 8 baterias? Digo-te para teres algum cuidado com esse negócio pois não sei se será o melhor! 8 baterias poderá indicar um profissional é bastante uso. Essa máquina não tem Shutter Count e não tens como saber o número de disparos.

Mais, para teres noção já comprei duas usadas e nunca por mais de 300€. A última comprei por 200€ e funciona impecavelmente bem. Vinha com caixa, todos os acessórios e bateria extra.

Tive com essa máquina a 50mm 1.8 II e a STM. Excelente combo.

Sou da mesma opnião q o @Shadow_ !
Tem cuidado com isso, pq é um negócio q é de "estranhar" :\
Já agora, @Shadow_ onde é q arranjas-te as 5D a esse preço ? Tenho andado à procura para uma segunda máquina e ainda não achei nada abaixo dos 300€ :\
 
Sou da mesma opnião q o @Shadow_ !
Tem cuidado com isso, pq é um negócio q é de "estranhar" :\
Já agora, @Shadow_ onde é q arranjas-te as 5D a esse preço ? Tenho andado à procura para uma segunda máquina e ainda não achei nada abaixo dos 300€ :\

A 2a comprei no eBay(uk se não me falha a memória). A 1 acho que também foi no eBay mas já não me lembro. Na altura vendi a 1a por falta de uso mas arrependi-me logo

Tens de estar atento e eventualmente esperar umas semanas.

A 5D mark I tem essa limitação em não Conseguirmos ver a contagem de disparos e há Malta que lhes deu muito uso.
 
Back
Topo