DreamCast Recordar a SEGA Dreamcast

Tentei ligar novamente ontem a Dreamcast, e agora não da imagem nenhuma. Nao sei se é do cabo, ou da consola.
Tinha o cabo encaixado na consola, e estava todo oxidado.
Tenho forma de saber se é da consola ou do cabo, sem ter de comprar um novo? O switch que tem no cabo RF, tem de estar para o lado do ''G'' ou do ''I'', quando é para ter a Dreamcast ligada a TV?

Sei que já venho tarde mas venho dar uma dica que talvez ajude pois acabou de me acontecer o mesmo e resultou: desmontar a DC toda, tirar a board para fora e limpar os pinos que ligam à fonte de alimentação com um pano húmido. A minha estava-se só a desligar e corrompeu-me um save do Ecco (até mudei de cor!!!) mas agora está como nova. Claro que primeiro eu pedia emprestado ou comprava um cabo scart por 5 paus para ver se é do cabo. Se já o fizeste diz algo pois estou algo curioso, já abri a minha DC tantas vezes para a arranjar que até acho que criei um certo gosto em saber os problemas técnicos que a DC dá ao longo do tempo lol

Por falar em cabos comprei um cabo HDMI para a DC na amazon há uns meses e tenho estado a jogar com ele, custou ~20€ e é um ligeiro upgrade ao cabo scart e com a vantagem acrescida de dar para ligar nos LCDs mais recentes até foi mais por essa razão que o comprei.
 
O cabo que comprei é este: https://tropicalprice.com/product/B07SK85NGH
no entanto estava a 19,99£ eles aumentaram recentemente o preço...
Gonç@lo olha outra sugestão, apanha um RCA no ebay que estão pelos 3 ou 4€ para testar dá. Se continuar a dar barraca depois estamos cá para ajudar

Porque não usar cabo VGA? São mais acessíveis e presumo que em termos de qualidade de imagem não deve ser muito diferente.

Eu nunca usei VGA porque achei o scart uma boa alternativa. Como a maioria de todos nós joguei na Dreamcast anos a fio com o cabo de antena a achar que já era muito bom... até que experimentei comprar um scart no ebay em ~2010 e desde que o montei até comprar o cabo HDMI que referi acima achei a mudança do dia para a noite. Saiu o noise, aquele aliasing manhoso, as cores eram mais vivas, estava tudo mais polido e com ar rejuvenescido... até o som era melhor. Se com o VGA fica melhor não posso falar pq nunca experimentei. Mas devido ao pessoal pela net fora endeusar o cabo/box e se calhar com razão, acredito que sim. De facto quando dei o salto do scart para o HDMI não achei a mudança tão avassaladora como do de antena para o scart, ya nota-se mas não é nada por aí além que justifique a mudança, estou a dizer isto para alguém que esteja na dúvida entre investir ou não e já tenha um scart/vga, pois volto a dizer que a maior vantagem do HDMI para mim é mesmo o poder ligar nas TVs modernas sem complicações, já quase nenhuma vem com ligação scart ou mesmo RCA e as CRTs não duram para sempre......

De resto concordo com o acessível aliás como disse aqui há uns tempos desde que o retro ficou na moda é só ver a acessibilidade a ser bem cobrada.. os aparelhos/cabos VGA não são nada baratos basta ver o recente DCHDMI que un user postou na outra página, é de fugir, custa quase 150 paus. Ainda andei há tempos a seguir uma VGA box no ebay mas dps era só subir e subir... não dá.

Pelo preço preferia investir num DreamPI para jogar PSO com o pessoal. Ainda há uns dias estive a jogar na casa de um amigo e o bichinho começa logo a crescer. O meu nick é darkrevenge16 se alguém me vir um dia destes pode parar e dizer olá hehe
 
Mas consegues cabos VGA abaixo desse valor, claro que o oficial que se vendia na altura a VGA Box é mais caro.

Claro que naquele tempo com TV analogicas de 37cm (14") como tive, o cabo RF até nem era muito mau, mas um RGB já fazia alguma diferença pelo menos em termos de cores e alguma resolução.
Tinha uma sony de 29" e ai já se notava diferenças entre cabos, mas morreu e agora para desenrascar lá está uma de 37cm, e ai até o RF da Master system parece ter boa qualidade...

No LCD que tenho, um antigo de 32" até que a imagem por RGB não é má, mas em VGA melhora e nota-se, mas se calhar nota-se porque a TV ainda é das que suporta 480p nativamente, que acho que isso já não acontece em todas as TV novas, e acabam por fazer um scaleup manhoso...
 
Tenho aqui duas Dreamcast. Uma funciona bem a outra deixou de ler o CD. Já tentei aquela história de pressionar no “sensor” da tampa mas o disco não começa a girar. Acham que pode ser o que? Fonte? Motor de rotação do leitor de CD?
 
Tenho aqui duas Dreamcast. Uma funciona bem a outra deixou de ler o CD. Já tentei aquela história de pressionar no “sensor” da tampa mas o disco não começa a girar. Acham que pode ser o que? Fonte? Motor de rotação do leitor de CD?

Dá imagem ok, mas o disco não gira sequer? Nem uma vez logo no começo? Se ele começasse a girar e depois parasse quase de certeza que era o potenciómetro a precisar de ser afinado ou o laser a precisar de limpeza. A DC não é como as PS que lêem sempre os discos e dão o erro depois, a DC muitas vezes não pega de princípio logo quando há problemas destes. Aconselho a fazeres os testes com a DC sem a carcaça, é mais fácil. Para o sensor da tampa (uma vez sem a carcaça) metes qualquer coisa a fazer peso para a patilha ir para baixo eu costumo usar a chave do carro por exemplo e vês melhor o que se passa

Mas consegues cabos VGA abaixo desse valor, claro que o oficial que se vendia na altura a VGA Box é mais caro.

Claro que naquele tempo com TV analogicas de 37cm (14") como tive, o cabo RF até nem era muito mau, mas um RGB já fazia alguma diferença pelo menos em termos de cores e alguma resolução.
Tinha uma sony de 29" e ai já se notava diferenças entre cabos, mas morreu e agora para desenrascar lá está uma de 37cm, e ai até o RF da Master system parece ter boa qualidade...

No LCD que tenho, um antigo de 32" até que a imagem por RGB não é má, mas em VGA melhora e nota-se, mas se calhar nota-se porque a TV ainda é das que suporta 480p nativamente, que acho que isso já não acontece em todas as TV novas, e acabam por fazer um scaleup manhoso...

Sim exacto, é como dizes depende muito do display, nunca há uma fórmula que funcione igual para toda a gente. Quanto à conversa do LCD no que eu tenho e onde jogo penso que não tenha 480p nativamente e sim o 720p mas o que faço é forçar sempre a resolução para 4/3 mesmo com o cabo HDMI para não esticar a imagem. Mesmo que o cabo faça o upscale para 720p desde que a resolução seja por exemplo 960x720 não se nota nada de diferente, na minha experiência claro... mas deve depender da TV e do cabo sempre por isso cuidado.

Btw hoje como é o 20º aniversário do lançamento da DC nos EUA, a Sega vai fazer stream de alguns jogos no canal oficial deles no twitch logo mais.
 
Dá imagem ok, mas o disco não gira sequer? Nem uma vez logo no começo? Se ele começasse a girar e depois parasse quase de certeza que era o potenciómetro a precisar de ser afinado ou o laser a precisar de limpeza. A DC não é como as PS que lêem sempre os discos e dão o erro depois, a DC muitas vezes não pega de princípio logo quando há problemas destes. Aconselho a fazeres os testes com a DC sem a carcaça, é mais fácil. Para o sensor da tampa (uma vez sem a carcaça) metes qualquer coisa a fazer peso para a patilha ir para baixo eu costumo usar a chave do carro por exemplo e vês melhor o que se passa

Sim dá imagem. Vai para o ecrã como se não tivesses inserido nenhum disco, onde tens os diferentes menus da Dreamcast. O disco não chega a rodar nenhuma vez. Já me pus a pensar se não será apenas o motor que faz o cd girar mas não tenho como testar isso.
 
Fez ontem 20 ANOS da apresentação da Dreamcast!

Na arsthecnica têm um recap de um liveblog da apresentação da Dreamcast, seguido de alguns comentários relacionados com o que aquilo que se passou com a Dreamcast:
Sega just announced a record 300,000 Dreamcast pre-orders in the US, pretty much ensuring its long-term success. #DreamcastLaunchLivestream
Given its ignominious failure less than two years later, it can be hard to remember that the Dreamcast was an unqualified success during its US launch, selling over 500,000 consoles in a two-week period. But with the PlayStation 2 buzz getting louder and louder as 2000 went on, and sales in Japan and Europe looking weaker than in the US, Sega lost the oxygen it needed to build up an early lead and really challenge Sony's coming juggernaut.


Sega is using a proprietary "GD-ROM" format that should be nearly impossible to crack. Sorry pirates! #DreamcastLaunchLivestream
:-D
O proprio depois faz uma espécie de facepalm por escrito.


A blazing fast 56K modem will let you play online and web surf for just $22 a month next year. What a bargain! #DreamcastLaunchLivestream
First off, how did we ever tolerate online gaming before broadband? It was OK for slow-paced, turn-based games and the like, but anything that required any reflexes at all was an exercise in lag-filled frustration. Second off, can you imagine if Microsoft or Sony charged $22 a month for their online gaming service these days? There would be riots in the streets!

Blazing fast 56k modem..:D
Até me esqueço dessas preciosidades da velocidade de acesso à internet.

E tem ainda mais alguns.
 
Sim dá imagem. Vai para o ecrã como se não tivesses inserido nenhum disco, onde tens os diferentes menus da Dreamcast. O disco não chega a rodar nenhuma vez. Já me pus a pensar se não será apenas o motor que faz o cd girar mas não tenho como testar isso.
Experimenta não fechar totalmente a tampa...pode ser o sensor da tampa, é comum acontecer
 
Sim dá imagem. Vai para o ecrã como se não tivesses inserido nenhum disco, onde tens os diferentes menus da Dreamcast. O disco não chega a rodar nenhuma vez. Já me pus a pensar se não será apenas o motor que faz o cd girar mas não tenho como testar isso.

O motor do leitor de cds não me recordo de ouvir alguém dizer que desse problemas, mas quem sabe..
Olha a minha DC há uns anos só lia os jogos se a tampa estivesse entreaberta, o meu truque era jogar com uma caixa de um jogo da DC em cima da tampa para fazer peso o suficiente mas não o suficiente para a fechar. Joguei muitas horas assim. Assim podes facilmente ver se é problema do sensor da tampa sem abrir a consola.
De qualquer modo recomendo despistares primeiro problemas de pó ou outro tipo de sujidade do laser ou mesmo a tal patilha estar encravada ou partida: http://shibathedog.1emu.net/02140004.JPG

Hoje faz 20 anos que a Dreamcast foi lançada aqui no velho continente!! Seria bestial que já tivéssemos o Shenmue 3 para celebrar o dia :hehehmn:
 
Realmente já tive a experimentar com essa patilha, com a caixa aberta em vários níveis e o CD nunca começa a girar. Portanto, ou é da drive, ou é da fonte que pode não estar a dar energia suficiente à drive. Qualquer das formas não tenho me preocupado muito pois tenho uma outra Dreamcast que até agora está a funcionar bem.
 
Boa noite, comprei um dreamcast recentemente, e das poucas vezes que testei a consola, sempre que ligo, aprece a data e a hora para acertar. É um problema grave? Há forma de arranjar isto? Os jogos depois parecem funcionar bem...
De qualquer das formas é uma coisa chata.
Alguém me consegue ajudar?
Obrigado desde já
Cumprimentos
 
Boa noite, comprei um dreamcast recentemente, e das poucas vezes que testei a consola, sempre que ligo, aprece a data e a hora para acertar. É um problema grave? Há forma de arranjar isto? Os jogos depois parecem funcionar bem...
De qualquer das formas é uma coisa chata.
Alguém me consegue ajudar?
Obrigado desde já
Cumprimentos

A Dreamcast possui uma pilha interna recarregável, que permite guardar a data/hora da consola.
Mas como a Dreamcast já deve ter uns 20 anos, é normal que a pilha já não funcione.
Não tem problema, apenas o inconveniente de colocar a data/hora, sempre que se liga a consola.

A solução para a situação, seria substituir (desoldar) a pilha:
Dreamcast_Battery_Upgrade_RetroFixes_6f8c6eb7-80d7-4e9e-8359-c780389ee5dd_grande.jpg
 
A Dreamcast possui uma pilha interna recarregável, que permite guardar a data/hora da consola.
Mas como a Dreamcast já deve ter uns 20 anos, é normal que a pilha já não funcione.
Não tem problema, apenas o inconveniente de colocar a data/hora, sempre que se liga a consola.

A solução para a situação, seria substituir (desoldar) a pilha:
Dreamcast_Battery_Upgrade_RetroFixes_6f8c6eb7-80d7-4e9e-8359-c780389ee5dd_grande.jpg
Muito obrigado pelo esclarecimento.
Não sou assim muito experiente a abrir consolas, pelo que, para já, vai permanecer assim.
Mais uma vez, obrigado
 
Uma das minhas consolas favoritas de sempre. Uma pena ter acabado tão cedo.

Dossier: Os Melhores Jogos Dreamcast, MultiConsolas nº10, Setembro 2001


mLMwk.jpg


3ytMq.jpg

QrlLc.jpg

Artigo sobre a sucessora da Saturn, Mega Score nº25, Outubro 1997
P1JJ0.jpg

PLgDX.jpg

Especial Dreamcast, "Uma consola de sonho", Mega Score nº34, Julho 1998
TbZOO.jpg

LRSSH.jpg

Folheto distribuido no lançamento da DC, 1999
JVoQp.jpg

jg8pN.jpg

MnpPT.jpg

vp3i5.jpg

c0JyU.jpg

qYWxE.jpg

MXugp.jpg

5kg7o.jpg

uv2wi.jpg

Dx9Bl.jpg

e20V7.jpg

9MPIG.jpg

1MNdH.jpg

HbjRg.jpg

2ZZkB.jpg

Publicidade 2001
7gBWp.jpg

7Ox2G.jpg

cVLCh.jpg

Catálogo Toys R' Us, Natal 1999
V3qTt.jpg

Catálogo Toys 'R Us, Natal 2000
PXwFO.jpg

Catálogo Toys R' Us, Verão 2001
beAVu.jpg

Notícias Dreamcast, Player nº 18, abril 2001
F0jG4Lj.jpg

qvGV4ri.jpg

bVbvKT5.jpg

Top 10 Shooter's na Dreamcast, PushStart nº 56, setembro 2015







Sega Dreamcast - Did You Know Gaming?

TOP 10 DREAMCAST GAMES - Happy Console Gamer​
 
Última edição:
Back
Topo