Fuji X (opiniões, ajuda a comprar)

Satchmo

Power Member
Boa tarde! Venho solicitar a vossa ajuda e conhecimento para voltar a entrar no mundo da fotografia. Já tenho uma pesquisa e um ligeiro acompanhamento que fui fazendo ao longo do tempo e daquilo que quero, mas gostava de ter a vossa opinião para me ajudarem a decidir o que adquirir e onde adquirir
  1. O QUE: Fuji X (muito provavelmente a X-T20) e uma (no max 2) lente(s), à partida kit e/ou uma prime
  2. POR QUANTO: ~ 700€, não é fixo e há alguma margem se for justificável
  3. PARA FAZER O QUE: Viagem, rua, uso genérico, landscape e long-exposure/astro (no futuro...). Mais particular: fotografar serralharia/caixilharia em casas (janelas, portas, fachadas, vitrais,...).
  4. PARA USAR ONDE: Todo o lado um pouco, maioritariamente no exterior e em viagem.
  5. COMO ÉS: Casual a tender para o aficionado?
  6. JÁ TENS: None. Já tive Canon 600D + 18-55 II Kit e 50mm f1.8 há uns anos. Usei, cheguei a um ponto onde já me sentia limitado pela qualidade das lentes, comecei a deixar de usar porque não tinha dinheiro para investir e acabei por vender tudo.
  7. COMO É A TUA "REDE": None
  8. ONDE COMPRAR: Sem preferência
A minha principal opção de momento é comprar uma Fuji X-T20, onde me parece estar o melhor preço/qualidade, com algumas opções interessantes no mercado de usados. Não há muito na camera que me desagre, só mais o facto de não ter Bluetooth. Contudo, para não cair no mesmo erro de não apostar no vidro com o orçamento que tenho, também ponderei antes uma X-T1 ou X-T10 usada, mas pareceu-me talvez não compensar. Para lentes, obviamente que a opção com a lente de kit aparece com preços interessantes e oiço falar muito bem dela. Mas confesso que depois da experiência com a Canon, fico um bocado de pé atrás com lentes kit. Também fico tentado a tentar arranjar uma prime como a 23mm f2 R ou a 35mm f2, pelas reviews que vejo e algumas opções que vi em termos de preço.

Eu não tenho problema em comprar equipamento em 2ª mão (tomando as devidas precauções, claro) e também vejo muitas referências nos tópicos aqui no fórum que acompanho ao grey market, mas não faço ideia de quais são os sítios concretos a que se referem ou preços praticados (se alguém me quiser educar pode enviar PM).

Posto isto: opiniões? O que recomendariam? Se tiverem Fuji, qual é a vossa experiência? Estejam à vontade para colocar questões, pode ter escapado alguma coisa, mas o post já vai longo

Obrigado desde já :)
 
Última edição:
Tenho uma X-t20 e já tive as lentes XC 16-50 e XF 18-55 e ambas têm uma qualidade fantástica para lentes de kit. Também já mandei vir lentes de uns sites de grey market por isso se tiveres interessado MP.
 
Tenho uma X-t20 e já tive as lentes XC 16-50 e XF 18-55 e ambas têm uma qualidade fantástica para lentes de kit. Também já mandei vir lentes de uns sites de grey market por isso se tiveres interessado MP.

Tenho a 18-55 que veio com a minha X-T3 e para lente de kit é fabulosa. A juntar a esta tenho a 50 f2, que me surpreendeu também.

Se a X-T20 vier com a 18-55 aproveita que é uma lente fabulosa com uma gama de aberturas peculiar face ao que normalmente se encontra nos kits.
 
Muito obrigado aos dois! Leio coisas realmente positivas sobre ambas e creio que uma delas será a opção a seguir

Só pela curiosidade: que outras lentes têm e vos agradam ou surpreendem mais?
 
Muito obrigado aos dois! Leio coisas realmente positivas sobre ambas e creio que uma delas será a opção a seguir

Só pela curiosidade: que outras lentes têm e vos agradam ou surpreendem mais?

Neste momento só tenho mesmo as duas que falei. No meu caso fui para a 18-55 porque é WR ao contrário da 16-50 :P

Gosto bastante das duas e tem dado para tudo. Agora ando à procura de uma lente mais wide e ainda ando a pensar onde vou investir.
 
Muito obrigado aos dois! Leio coisas realmente positivas sobre ambas e creio que uma delas será a opção a seguir

Só pela curiosidade: que outras lentes têm e vos agradam ou surpreendem mais?
Para rua a 35mm f2 é muito boa também. Mas se queres wide e falas em astro fotografia uma lente que podes ter tb em conta é a Sammyang 12mm f2, lente muito boa mas que perdes o foco automático, mas facilmente é resolvido. Dá uma vista de olhos.

Por acaso tenho ambas.
 
Quero comprar uma X-T30, qual o valor mais baixo que já a viram à venda em lojas nacionais a body only e com kit 18-55.

Eu comprei a minha, com objetiva 18-55. Lembra-te que precisas de baterias extra. Eu tenho 3, a original e mais duas que comprei à parte. Atenção também que está para sair um novo zoom, o Fujinon XF 16-80mm f/4 R OIS WR. Não sei se será incluído em kits.
 
Última edição pelo moderador:
Eu comprei a minha, com objetiva 18-55. Lembra-te que precisas de baterias extra. Eu tenho 3, a original e mais duas que comprei à parte. Atenção também que está para sair um novo zoom, o Fujinon XF 16-80mm f/4 R OIS WR. Não sei se será incluído em kits.

Sim, já tinha reparado que deve ser lançada essa objetiva Fall 2019 com a X-T3, mas nem quero pensar nisso pois nem se sabe se vai fazer novo kit com a T30.
A minha questão era comprar a um preço mais baixo. Esteve este fim de semana a 1149 com kit. Mas acho que já esteve mais baixo... no comparador de preços diz que esteve no mês passado a 1039 por duas vezes, mas não sei se foi em loja nacional física.
Já agora estás contente com a tua?
 
Estou bastante contente. Ainda ponderei a X-T3, mas para levar nas férias é melhor este tamnanho e as funcionalidades que se perdem não são assim tantas. Comprei um livro sobre o sistema Fuji e tenho visto uns vídeos sobre configuração e utilização das câmaras Fuji.
 
Última edição pelo moderador:
Eu também migrei da Canon para fuji e estou muito satisfeito. Tinha uma velhinha 550d, que adorava, pequena e maquina de guerra. (fez 84000 cliks sem problemas). Queria trocar de maquina porque não estava satisfeito com a qualidade, o que me deixava desmotivado para a fotografia. Investir em lentes seria uma boa direcção, no entanto só mesmo o FF, com lentes de qualidade é que me deixava satisfeito a nível de qualidade em condições de luz deficientes. Teria que gastar muito dinheiro e para o uso que lhe ia dar (essencialmente foto de viagem e rua), não se justificava e não me estava a ver a carregar um mostro de maquina para as minhas viagens. Foi então que descobri a fuij X, um conhecido meu tinha uma x-t10 que me deixou usar. Fiquei parvo com a qualidade de imagem, principalmente em iso's altos. Ficou decidido, ia comprar um brinquedo daqueles. Em Dezembro de 2017 comprei a x-t20 com a lente de kit 18-55. Nunca mais consegui pegar na canon, aqueles comandos físicos exteriores despertaram-me para uma realidade diferente, a qualidade da imagem, não é um FF, mas nunca tinha visto um sensor aps-c com tanta qualidade. A lente, não é á toa que é considerada a melhor lente de kit do mercado. Rapidamente meti o material canon á venda para investir em vidro. Neste momento tenho para alem da xf-18-55, a xf35mm f1.4, xf23mm f2, xc 50-230, samyang 12mm f2 e samyang 85mm f1.4. Dizem que as lentes da fuji são caras, eu não acho, tendo em conta a sua qualidade. Estou totalmente satisfeito com o sistema. Comprei tambem uma x100s "velhinha", o que faz com que a x-t20 fique quase sempre em casa. quem sabe um dia a x100f, estou a ficar cada vez mais purista e simplista.
 
Investir em lentes seria uma boa direcção, no entanto só mesmo o FF, com lentes de qualidade é que me deixava satisfeito a nível de qualidade em condições de luz deficientes.
Lá está, ao ler isto e ainda sem ler o resto, pensei logo "duvido" :biglaugh:
não é um FF, mas nunca tinha visto um sensor aps-c com tanta qualidade
Mas há vários assim no mercado :P
Nikon, Sony, ou Fuji...podes considerar que com qualquer uma delas se tem pelo menos o desempenho que tens nessa.
E mesmo as Canon já melhoraram um pouco entretanto, embora não acompanhem bem essas. O sensor de 24MP utilizado na maior parte das câmaras actuais (2000D/M5/M50/M6/200D/800/77D/80D) tem um desempenho bastante aceitável em ISO elevado. Tenho na parede impressões 20x30 com ISO até 12800 sem grão de maior.
Falta ainda ver o que fará o novo sensor de 32MP da Canon.

O mercado tem evoluído. A resolução mais elevada destes novos sensores permite que o próprio grão seja mais fino, dando a percepção de as fotos terem menos ruído quando são visualizadas ou imprimidas em tamanhos mais pequenos.
 
Posso-lhe garantir que uma 80d é inferior em termos de qualidade com iso’s altos com fraca luz. Das outras não conheço, mas a 77d e a 80d quando a luz é pouca a qualidade do sensor em relação ao x-transiii fica muito á quem. Não estou a falar em comparações em estúdio com luz controlada, estou a falar no terreno. Porque com boa luz até a 700d oferece qualidade com iso a 3200. Á noite na rua é que eu as gosto de ver.
 
Como eu disse...
as Canon já melhoraram um pouco entretanto, embora não acompanhem bem essas
No entanto a diferença não é assim tanta.
Uma D7500 tem cerca de mais 1 stop de dynamic range em ISO elevado face a uma 80D, e em termos de ruído a diferença ronda os 2dB (na zona dos 20dB), para ISOs iguais. Uma Fuji não é superior.

Não estou a falar em comparações em estúdio com luz controlada, estou a falar no terreno
Tenho na parede impressões 20x30 com ISO até 12800 sem grão de maior.
Com ISO12800 não há-de ser em estúdio.


Uma 700D não é de todo comparável. A 700D tem o mesmo sensor de 18MP da 550D que tinhas antes, sensor esse que foi lançado em 2010, e que eu até tive antes de ter a 80D, numa 1200D. Nem sequer a ISO 6400 em condições chegava, pois fazia banding.
O sensor da 80D foi lançado em 2016. Torno a frisar: é outro sensor.
 
Já está comprada! X-T30 + xf23mm f2.
Como será para ser usada essencialmente em viagens o que mais me interessava era qualidade e portabilidade. Estes dois fatores fizeram escolher o sistema Fuji, pelas reviews/opiniões que fui lendo nestas últimas semanas.
Em breve virá a samyang 12mm.
 
Vocês sabem se a Fuji costuma ter bons negócios na altura do black friday? Neste caso, não sei se chegaram a ver a máquina da linha XT-2/3 em promoção durante o black friday? Lembram-se por acaso do valor de desconto que foi praticado?
 
Penso que sim.
Já vi lojas com descontos em quase todos os artigos (muitas vezes são os produtos Apple que ficam de fora).

Cumps
 
Andava prontinho para saltar para uma Canon eos r + rf 24-105 f/4 IS para começar, e depois talvez uma rf 85mm f1.2. Mas depois de pensar bem e explorar as Fuji, decidi avançar para uma x-t3 + xf 18-55mm f/2.8-4, uma xf 56mm f/1.2. A capacidade de altas fps, os 2 slots SD e o vídeo fenomenal convenceram-me. E meto 1500 euros ao bolso, o que também ajuda...
 
Última edição:
Back
Topo