AMD ZEN2 Feedback & Overclocking

mesmo as versões de 16 GB fazem os 3600/3733 na boa?

Eu tenho um kit 2x16 e dão 3600CL16 na boa. 3733 não testei.

Mas como ter 1.4V me dá comichão e não vejo grande vantagem nos 3600, para o dia-a-dia tenho a 3200.

Por sorte agora o DRAM Ryzen Calculator já tem os valores apropriados para E-die. Até à versão anterior (1.6.1) metia sempre um valor demasiado otimista num dos timings e era só erros no memtest.
 
Já somos 3 com o mesmo kit :). Vc's foram para o 3000/CL15 ou 3200/CL16?

Strobe estás a usar o "safe preset", ou o outro mais agressivo?
 
BTW, não encontro nada escrito, estas últimas bios das MSI não-Max, alguém já viu escrito algures se ainda são compatíveis com Zen+? Ou sempre se tornaram exclusivas para Zen2? É que eu não encontro isso escrito em lado nenhum, ou estou a falhar a ver algo muito óbvio.
 
@miguelbazil Pelo menos na descrição das B450 Mortar (non-max) apenas os Bristol Ridge (Athlon x4 970/950/940, A12-9800/9800E, A10-9700/9700E, A8-9600, A6-9550/9500/9500E) não são suportados nas mais recentes bios. Eu como ainda me mantenho com o 2600, tenho uma Bios das "antigas".
 
Annotation-2019-09-13-215810.png


Not bad para um 3600x...
 
Eu acho que não compensa a diferença, porque o 3700X é mais um pouco mais caro que o 3600X, mas vem com mais dois cores. Para jogos o 3700X, supostamente bate com os 8cores das novas consolas. Penso o mesmo entre o 3800X e 3900X. Só para jogos, a poupança no 3600 dá quase para um 4600, que imagino vem no minimo com 4400/4600 mas melhor IPC (em teoria).
 
Pois, eu estava a tentar perceber isso, para saber se posso tentar fazer upgrade ou não, para tentar melhorar a estabilidade da RAM. Sempre que tento ir acima de 3200, isto nem boot faz.
 
para saber se posso tentar fazer upgrade ou não, para tentar melhorar a estabilidade da RAM. Sempre que tento ir acima de 3200, isto nem boot faz.
Mas o que queres fazer exatamente? Onde entram o Zen+ e as boards MSI non-MAX no teu plano? Qual a relação com Zen2?

No que respeita a suporte de memória, parece-me consensual que o Zen2 está muito à frente do Zen e Zen+, independentemente da board usada.
 
Simples, estou a ver se consigo esticar mais que os 3200 do meu kit de memória numa B450M Mortar e um 2600, e as versões mais recentes das BIOS trazem melhorias na compatibilidade, tinha esperanças que pudesse ajudar-me a conseguir espremer mais um bocado disto. Era só para ver até onde conseguia ir com isto.
 
@miguelbazil Suspeito que a tua principal limitação será o IMC do CPU e não a board. O do Zen2 está bastante melhorado e por isso é fácil esticar bem para além dos 3200 MHz. Tenho ideia que "maior compatibilidade com memórias" afeta apenas os timings deixados em Auto. Se estiveres a ajustar manualmente todos os subtimings não terás qualquer vantagem com esse tipo de upgrade. Mas a B450M Mortar tem BIOS Flashback. Podes experimentar uma BIOS nova e se não gostares voltar à antiga.

Entretanto, e apesar de não sentir qualquer problema com a BIOS da minha B450 Carbon (v17), resolvi fazer upgrade para a mais recente (v19). E agora já tenho cores a atingir os 4400 MHz anunciados (com a v17 anterior não havia nenhum que passasse dos 4375 MHz). O estranho é que o AGESA é o mesmo: 1.0.0.3AB.
 
Eu acho que não compensa a diferença, porque o 3700X é mais um pouco mais caro que o 3600X, mas vem com mais dois cores. Para jogos o 3700X, supostamente bate com os 8cores das novas consolas. Penso o mesmo entre o 3800X e 3900X. Só para jogos, a poupança no 3600 dá quase para um 4600, que imagino vem no minimo com 4400/4600 mas melhor IPC (em teoria).

No meu caso, se fosse só CPU, seriam 200 reais de diferença (1100 vs 1300). Acho que compensa para ter mais 200 mhz, melhor binning e um stock cooler cooler superior. Se viesse com o Wraith Max/Prism ainda teria melhor value.

Mas eu comprei o CPU em "kit", junto com a board, com um bom desconto e ainda com um desconto de um RMA de outra board AMD A320, a board saiu "grátis". E a loja não tem kits com outros zen2...
 
Última edição:
Simples, estou a ver se consigo esticar mais que os 3200 do meu kit de memória numa B450M Mortar e um 2600, e as versões mais recentes das BIOS trazem melhorias na compatibilidade, tinha esperanças que pudesse ajudar-me a conseguir espremer mais um bocado disto. Era só para ver até onde conseguia ir com isto.
Nos Zen+ para ir acima dos 3200MHz com algum à vontade só com as famosas B-die de boa qualidade.

A BIOS não muda isto, porque o problema com ram dos Zen+ é mesmo o IMC.

No Zen 1 era um pouco pior, mas nos Zen+ continua com IMC que castra a ram a partir de determinado ponto.
Só com Zen 2 é que está resolvido.

Também passar de 3200Mhz para 3400Mhz não faz grande diferença.



Eu tenho um 2600X mas vou esperar para ver o que é o Zen 3 para ver o que vou fazer em termos de upgrade.
 
Quem tem 2600/2700 acho que nao compensa o upgrade e eu também esperava pela proxima geração. Para quem está a comprar novo, o poder comprar memórias mais baratas quase dá para o 3600.
 
O upgrade pode ou não valer a pena, dependendo do preço e do que se quer. Eu tenho o 2600 e estou contente com ele, mas ando a pensar em mais cores por causa de fazer algumas coisas simultâneas, e gostar disso.

Ainda assim, com a conversa das degradações no OC manual anda-me a deixar de pé atrás.
 
@miguelbazil
Upgrade de 2600/2700 só compensa se multithread for essencial e se quiser aumentar o numero de cores (6/8 para 8/12/16 cores), beneficiando no caminho com o maior IPC/frequências mais elevadas.
No geral os Zen+ continuam a ser muito competentes.

Mas também há sempre aquela vontade do upgrade porque sim, para ter o melhor.. :)

Sobre a degradação não faz sentido estar preocupado com oc manual. Com os 2600X e 2700X já não fazia sentido fazer OC manual, com os novos Zen 2 faz ainda menos sentido fazer OC manual, e em todos - mesmo no R5 3600 e no eventual R7 3700 (se sair).
Nos 2600 e 2700 não-X fazia sentido porque a frequência estava capada para o que podiam fazer, mas com Zen 2 já vêm todos os cpu's com frequências a roçar o que realmente cada cpu dá.

Algum pessoal gosta de experimentar, alguns outros porque sim para dizer que atingiu mais 1MHz que o outro, mas na prática o aumento de performance com oc manual não faz muito sentido.


Quem tem 2600/2700 acho que nao compensa o upgrade e eu também esperava pela proxima geração. Para quem está a comprar novo, o poder comprar memórias mais baratas quase dá para o 3600.
Pois, é um bocado isto.

Vou esperar para ver o Zen 3, serão os ultimos para esta plataforma AM4.
Se os Zen3 forem notoriamente melhores que os Zen 2 (~15%>) é o caminho a seguir, só esperar por um bocado para baixarem de preço, mas se a diferença não for muita é ir para um Zen 2 de 8/12 cores ao 'desbarato' quando os Zen 3 já estiverem no mercado à algum tempo.
 
@Rafx tudo bem, mas eu tenho o 2600 e tê-lo a 4.1 fixos com 1.352V é bastante bom, é muito estável assim. Já tentei desligar o OC fixo, e deixar o gajo funcionar naturalmente, e vejo-o a mandar 1.4 e 1.45 de Vcore sem sequer bater nos 4GHz... Não considero isso muito interessante. De resto, é mais para ter cores que considerei o upgrade. Claro que posso esperar por Zen 3, só que vai ser o mesmo problema que Zen 2 à saída: muito dinheiro. Eu aproveitei o 2600 porque o preço era mesmo acessível e já era um upgrade que se sentia.

Até que começo a considerar mesmo experimentar com certas maravilhas de programação, o que implica muito software a correr depois. Mas isso são outras coisas.
 
Back
Topo