Aumentar Partição do OS

ferraznich

Power Member
Boas

Instalei o Mint em dual-boot com Windows para experimentar mas fiz asneira: criei uma partição só com 27Gb para instalar o mint e agora não quero outra coisa mas estou sempre no limite com o espaço.
Há alguma forma de aumentar a partição?
 
Boas

Instalei o Mint em dual-boot com Windows para experimentar mas fiz asneira: criei uma partição só com 27Gb para instalar o mint e agora não quero outra coisa mas estou sempre no limite com o espaço.
Há alguma forma de aumentar a partição?

Tens de explicar melhor o que se passa.

O disco ainda tem espaço livre? Ou está tudo ocupado pelo Windows? Queres basicamente ir buscar espaço à partição do Windows (shrink ao Windows, e expand do Linux)?

Tens de detalhar a situação mais para te podermos ajudar.
 
Tens de explicar melhor o que se passa.

O disco ainda tem espaço livre? Ou está tudo ocupado pelo Windows? Queres basicamente ir buscar espaço à partição do Windows (shrink ao Windows, e expand do Linux)?

Tens de detalhar a situação mais para te podermos ajudar.
desculpa

é exactamente isso, a partição do windows tem uns 220gb com algum espaço livre e eu queria tirar ao windows para colocar na partição do mint
 
mais logo consigo, nao tenho o portatil cmg

Muito bem.

Aproveito para te dizer que depois de libertares o espaço, vais ter de depois estender a partição root no Linux.

Estou a assumir que visto que só estás a usar uma única partição no Linux para root, e não estás a usar nada separado para /home, /var, etc.

Poderemos criar um mountpoint diferente, mas visto que o problema da tua falta de espaço deve ser relativo ao próprio sistema (logs, por exemplo), não vai ser viável esta solução.

Fazer extend de uma partição root quando não estás a usar LVM (com LVM é fácil, basta criar uma partição seguida de um novo PV novo no espaço livre, e adicionar ao Volume Group) é algo relativamente avançado e que pode dar aso a vários tipos de problemas.

Tem ainda em atenção que o gestor do Windows poderá não te deixar libertar uma quantidade de espaço satisfatória, o que significa que tens de usar 3rd party software para mover certos ficheiros inamovíveis.

Dito tudo isto, considera se não é mais fácil começar tudo de novo.
 
Última edição:
Back
Topo