Após algumas mudanças e limpezas, a CPU opera a metade da potência original.

Arucard1983

Power Member
Tenho um computador de torre com Ubuntu actualizado que tenho usado regularmente.
Sendo baseado no chipset H97 e com um processador Intel i7-4790 Haswell e uma gráfica NVidia 970 GTX tem operado convenientemente até ao dia de limpeza ao pó e troca de discos que efectuei recentemente.

Dado a troca da ordem dos discos, por segurança, reinstalei o bootloader GRUB no disco de sistema para evitar problemas de arranque. Reparei ainda que os conectores molex da GPU estavam um pouco frouxa e reconectei as mesmas.

Quando tudo aparenta estar a funcionar, aparece outro problema que confirei usando uma série de utilitários: o processador está a operar a metade da potência normal, pois o clock raramente atinge o máximo de trabalho em tarefas exigentes. Na realidade aparenta estar entre metade a dois terços do valor máximo em tarefas de transcoding.
E verifica-se que essas tarefas computacionalmente pesadas estão a demorar o dobro do que estava a ocorrer sem grande motivo aparente.

Suspeito que alguma configuração relativa à CPU que tinha sido guardada nos parâmetros do kernel tenha sido perdida quando reinstalei a GRUB, o será que após uns valentes anos de uso será a altura de fazer uma instalação nova do Debian como tinha sugerido anteriormente ?
 
O problema está resolvido e era na realidade um problema de hardware.
Um teste mais cuidado revelou ser um problema de sobre-aquecimento e a CPU fora colocada automaticamente em underclock.
O verdadeiro problema era o dissipador que estava a dar problemas, e depois de uma limpeza e reajuste acabou por voltar à performace antiga.
 
Back
Topo