Eis uma desagradável surpresa para inaugurar em grande a minha relação com a Lenovo:
Na passada sexta-feira - 7 dias depois de fazer a encomenda no site oficial da Lenovo -
recebo um mail a indicar que a minha encomenda tinha sido cancelada, sem qualquer tipo de justificação, consulta ou aviso prévio.
Escolhi a opção de pagamento por Transferência Bancária mas ainda não tinha feito o pagamento porque desde o primeiro e-mail que recebi referente à encomenda que me foi dito explicitamente que teria 15 dias para o fazer, sendo ainda mais explícitos com a indicação de que a encomenda seria cancelada caso o valor não chegasse ao lado de lá até ao dia 1 de Outubro,
conforme podem ver neste print.
Quando isto aconteceu estava no estrangeiro e só ontem é que tive oportunidade de tentar perceber o que aqui aconteceu. Tenho a dizer que depois disto, estão muito bem apresentados e sinto que não ter pago foi a melhor decisão, pois com este nível de Apoio ao Cliente acredito que as dores de cabeça só tenderiam a aumentar.
Primeiro: não há apoio em Portugal. Há uma
página de Facebook nacional, que pelos vistos não presta assistência alguma, pois pedi ajuda com a minha encomenda (sem sequer entrar em detalhes com o problema) e reencaminharam-me para o site em busca de apoio internacional. Os contactos disponíveis no site são confusos e alguns dos links estragados. Para abrir o Chat Online para falar com um assistente, que funciona em javascript, tive de usar o Edge; no Chrome clicava e nada acontecia. Quando finalmente consegui falar com alguém, não me deram nenhuma info nova, disseram apenas que "a minha encomenda tinha sido suprimida e portanto teria de contactar o apoio ao cliente", como se não fosse já isso que estava a fazer. Quando ainda no chat pedi o contacto telefónico para o qual deveria ligar, o chat foi terminado sem qualquer aviso e recebi a mensagem de que "o chat foi encerrado por não haverem operadores disponíveis de momento". Ridículo.
Entretanto, no meio de vários números estrangeiros, lá encontrei um número nacional 21 da Lenovo Portugal. Ligo para lá e no espaço de minutos atravessei uns 5 menus de atendimento automático sem conseguir qualquer assistência de um operador, só gravações atrás de gravações, algumas que terminavam com uma sugestão do género "procure por assistência alternativa no nosso site".
Encontrei um outro número de suposto apoio nacional começado por 308 e depois de mais uns quantos menus de "Para X, prima 1", "Para Y, prima 2", incluindo uma que me indicou que "neste momento apenas disponibilizamos apoio telefónico em inglês", finalmente consigo falar com uma assistente, que me atente a chamada em Português do Brasil. Coerência acima de tudo, hein?!
Depois de expor a situação e ficar mais N tempo em espera, a assistente volta e diz-me que a minha encomenda foi suprimida. Exactamente o mesmo portanto que me tinham dito no chat, apesar de lá me terem remetido para apoio ao cliente via telefone. Perguntei qual a diferença entre Suprimida e Cancelada, uma vez que no meu e-mail dizia Cancelada, ao que me disseram que a diferença é: nenhuma. Quando perguntei o porquê desta situação, visto que estamos ainda dentro dos prazos por eles indicados, não me soube responder, mas disse - mais do que uma vez - que isto por norma acontece com erros de cartão de crédito. Como esta encomenda não seria paga por cartão de crédito, simplesmente não sabe por é que foi cancelada. E também não tem como a reactivar ou corrigir.
Solução proposta: fazer uma nova encomenda. Claro que não o farei, pois a encomenda foi feita durante a campanha de regresso ás aulas e inclua um desconto de quase 300€, que naturalmente já não está disponível. A assistente disse ainda que iria dar início a um pedido online de esclarecimentos e que qualquer novo desenvolvimento seria enviado para o meu e-mail, mas que poderia demorar até 48h para isso acontecer visto que os assistentes se encontram em fusos horários diferentes. Já se passaram 24h e novidades: zero. Entretanto irá também provavelmente terminar o prazo de 15 dias antes de que isto esteja esclarecido.
E pronto, é isto. Lamento pelo texto longo, mas queria deixar aqui esta nota detalhada para quem eventualmente estiver interessado ou em vias de adquirir algo através do site, saber com o que pode contar no que a assistência diz respeito: péssimo, nota zero.
E suficiente para não voltar a pôr a hipótese de comprar seja o que for neste site.