Artigo/Análise Novo Mesh Router Netgear Orbi (RBK50-100PES)

Têm menor velocidade e menor alcance. Para algumas pessoas não vai fazer diferença e se for apenas para o sinal da net atendendo que o comum são 100 mbps as soluções mais baratas são opção.Se for para transferir ficheiros ou streaming ai já pode ser importante ter em consideração. Mas como dá para ligar por fio no principal ou no satélite minora o problema.
 
Estive a pensar e é desta que vou investir no sistema mesh. Falei com o Metro na página anterior dos meus problemas, e eles persistem. Portanto apesar de teres os cabos de rede já prontos para as divisões tambem não perco nada em por um mesh.

Só preciso que me esclareçam duas coisas.
Se eu comprar um sistema mesh com 3 bases, o router da meo ficava de lado certo ? apenas tinha de trocar os cabos do router da meo para o novo mesh ? se estou errado, qual seria a configuração ? Depois era colocar as outras duas torres onde gostaria de ter rede ( penso que ligar os cabos de rede que tenho para as divisoes deixariam de fazer sentido, já que a base recebia o sinal do router e transmitia).

Estive tambem a ver o TP Link M9 Plus, são 3 torres e 100€ mais baratos que os da netgear. Falam muito bem dos da TP Link também. Gostaria de saber a vossa opinião.

PS : Vi agora que os routers mesh podem ser ligados por cabo de rede entre si e ainda fica melhor!

Já percebi que ter 2 ou 3 AP's gera muito conflito, ou pelo menos alguma coisa está a falhar na minha configuração
 
O Router do ISP é mantido na mesma. Tu ligas o principal lá. Desliga o wireless do router do ISP. Não faz sentido ter essa rede wireless ligada. A partir dai configuras os sitema wireless e vais ver que funciona bem.
Dependendo do tamanho da casa podes necessitar de mais módulos ou menos. Mas todos os sistemas dão para aumentar.

O modelo deste tópico não vejo necessidade de ficar ligado por cabo. Aquilo voa. O TP-Link não consigo falar. O alcance não pode ser tão grande. O tamanho da antena não pode ser tão grande. O Netgear Orbi RBK50 é grande. Penso que o que estavas a referir é este modelo: https://comparador.zwame.pt/produto...ac2200-smart-home-mesh-wi-fi-deco-m9-plus-3-p.

Eu tenho repetido os problemas dos APs comparados com os sistemas Mesh. Mas o pessoal insiste. Contratam fibra mas depois têm um wifi miserável.
 
O Router do ISP é mantido na mesma. Tu ligas o principal lá. Desliga o wireless do router do ISP. Não faz sentido ter essa rede wireless ligada. A partir dai configuras os sitema wireless e vais ver que funciona bem.
Dependendo do tamanho da casa podes necessitar de mais módulos ou menos. Mas todos os sistemas dão para aumentar.

O modelo deste tópico não vejo necessidade de ficar ligado por cabo. Aquilo voa. O TP-Link não consigo falar. O alcance não pode ser tão grande. O tamanho da antena não pode ser tão grande. O Netgear Orbi RBK50 é grande. Penso que o que estavas a referir é este modelo: https://comparador.zwame.pt/produto...ac2200-smart-home-mesh-wi-fi-deco-m9-plus-3-p.

Eu tenho repetido os problemas dos APs comparados com os sistemas Mesh. Mas o pessoal insiste. Contratam fibra mas depois têm um wifi miserável.

Obrigado metro.
Só mais uma dúvida, a base principal do mesh sei que tem de estar ligada por cabo ao router da meo. Essa base do mesh posso liga lá por cabo longe do router ? Como não preciso da wifi na zona onde está o router assim ganhava logo com a base principal

Onde aconselham comprar estes da netgear?
 
Se tiveres um cabo de rede que liga ao router do ISP e sai noutra divisão, que penso que é o que te estás a referir, podes perfeitamente colocar a base num local mais central sem qualquer problema de modo a ficar a uma menor distância do outro (a que eu chamo satélite mas que por vezes cria confusão).

Já esteve mais barato mas diria que na Amazon: https://comparador.zwame.pt/produto...k50-dual-band-24-ghz-5-ghz-gigabit-ethernet-b
Podes ver a evolução dos preços na tab. Mas o suporte da Amazon é mesmo muito bom.

A aplicação no telemóvel também funciona muito bem.
 
Exatamente isso metro!

@CrOhN pois perco mas ao menos não perco depois tempo com falhas constantes e outros problemas de rede. Tive uma má experiência com APs e a melhor solução parece me esta sinceramente.
 
A unica má experiência será causada por má configuração e/ou maus equipamentos. De resto...

Até porque se tinhas más experiências usando cabos, esperares que por rádio se resolvam....
 
A unica má experiência será causada por má configuração e/ou maus equipamentos. De resto...

Até porque se tinhas más experiências usando cabos, esperares que por rádio se resolvam....

Este sistema resume basicamente as ligações todas.

No entanto gostava de saber qual seria a tua opção em termos de equipamentos. Sim eu tinha 3 APs de 80€ cada. Ou seja se comprar 3 aps de 150 vai dar ao mesmo preço do mesh. Ela por ela
 
A unica má experiência será causada por má configuração e/ou maus equipamentos. De resto...

Até porque se tinhas más experiências usando cabos, esperares que por rádio se resolvam....

Se vais ligar equipamentos físicos por cabo de rede não vamos inventar a roda e estar a ligar por wireless. Mas hoje por cada equipamento que ligas por cabo de rede tens 1 telemóvel, um tablet, um portátil. O telemóvel e tablet ans com ele pela casa a circular. Nada substitui teres um wireless decente.
Se tiveres uma sugestão melhor do que mesh força. Eu não tenho. Eu só falo do que conheço. Há muitas soluções neste momento no mercado. Eu tenho o Netgear Orbi RBK50, depois dele já sairam vários equipamentos da mesma marca e de outras marcas. Não vou opinar de todas mas em relação a APs a vantagem é mais do que óbvia.
 
Este sistema resume basicamente as ligações todas.

No entanto gostava de saber qual seria a tua opção em termos de equipamentos. Sim eu tinha 3 APs de 80€ cada. Ou seja se comprar 3 aps de 150 vai dar ao mesmo preço do mesh. Ela por ela


Por esse preço, tens os Ubiquiti AC lite. Perfeitamente capazes e com performance mais que suficiente para uso doméstico. Não adianta ires para a versão pro ou HD, porque isso só se justifica quando há muitos clientes simultaneamente.

Se quiseres ir pelo caminho económico, arranjas o fibergateway da MEO. 15 eur no O L X. Configuras como AP, e siga!
 
Por esse preço, tens os Ubiquiti AC lite. Perfeitamente capazes e com performance mais que suficiente para uso doméstico. Não adianta ires para a versão pro ou HD, porque isso só se justifica quando há muitos clientes simultaneamente.

Se quiseres ir pelo caminho económico, arranjas o fibergateway da MEO. 15 eur no O L X. Configuras como AP, e siga!

Poderia ser uma solução, mas preciso de AP's com pelo menos 2 LAN para poder ligar as boxes e algum outroo aparelho.
Ou comprar switches ? para era mais uma aparelho e depois tinha de fazer cabos de rede pequenos só para os aparelhos.
 
Por esse preço, tens os Ubiquiti AC lite. Perfeitamente capazes e com performance mais que suficiente para uso doméstico. Não adianta ires para a versão pro ou HD, porque isso só se justifica quando há muitos clientes simultaneamente.

Se quiseres ir pelo caminho económico, arranjas o fibergateway da MEO. 15 eur no O L X. Configuras como AP, e siga!

Continuo a não perceber qual a alergia a mesh. Se experimentaste e encontraste problemas/defeitos/contrapartidas força, partilha connosco, estamos todos aqui para aprender e suportar decisões melhores com a experiência partilhada.

Aconselhar Ubiquiti ainda percebo, agora um fibergateway da MEO para usar com AP... Pode ser económico, mas é económico porque é muitíssimo limitado.

Não tenho nada contra AP, usei bons routers em AP durante mais de 10 anos e sei bem os benefícios e as limitações.
Simplesmente para áreas em que são necessários mais do que um router para ter cobertura total, Mesh é imbatível pela simplicidade que é montar e ter tudo preparado sem conflito de IPs ou outras trapalhadas. Mesmo em realidades profissionais são cada vez mais usadas (na minha empresa está-se a montar uma rede interna wireless de raiz usando Mesh, por exemplo, e eu não tenho nada a ver com o assunto.).
 
Última edição:
Eu adicionava apenas o seguinte ao que o @erdnagama disse. O Ubiquiti AC lite custa 85€, eu sou o primeiro a dizer que o Netgear Orbi RBK50 está inflacionado pelo sucesso que tem porque eu comprei bem mais barato mas se o problema é esse a TP-Link tem 3 sistemas abaixo dos 100€: https://comparador.zwame.pt/categoria/informatica/redes/mesh-wifi?marca=tp-link&ordem=priceAsc
com dois módulos Um com 3 para espaços maiores começa a 128€: https://comparador.zwame.pt/produto/19346907/wire-tplink-deco-m4-pack-3.
É difícil argumentar com AP contra Mesh.
 
Aqui ninguém é alérgico a nada. Só me mete confusão apregoarem o mesh como a solução milagrosa para os problemas do wifi. Quando a unica coisa que faz além de um ap, é ter um radio dedicado para a ligação inter ap's. Isto no caso dos Orbi, os tp-link, duvido. Ainda mais estupefacto fico, quando já existe infrastrutura instalada.


Agora se me disserem: eh pah, aquilo é ligar à corrente, dois ou três clicks, e está a funcionar... Isso são outros quinhentos.

Diz-me porque o FGW assim tão limitado. Pelo menos a malta da MEO tem preferência que seja instalado esse router, consta que o wifi é melhor que o anterior.
 
A malta da Meo tem preferência por esse router simplesmente porque é de longe o melhorzito dentro dos disponíveis pela Meo. Isso não o torna boa hipótese noutros cenários.
Eu próprio tenho um router desses em casa, mas se fosse possível trocava o mesmo por outro bem melhor.

Só para terminar. Não tenho absolutamente nada contra usar APs, até concordo que para casos em que o utilizador perceba de redes e tenha gosto/capacidade de configurar tudo são opções muito mais versáteis, mas não são todos os routers que o permitem e, mais que tudo, é preciso tempo e paciência.
Mesh não é milagre nenhum, apenas já estão programados de raíz para funcionarem em conjunto com um único SSID e frequências dedicadas para comunicação entre eles sem afectar a capacidade de velocidade para os aparelhos a ligar. Pura e simplesmente funcionam e permitem que ande pela casa toda (e fora) sem ter de me preocupar a que rede me ligar porque tudo tem um único SSID. São pequenos luxos que estou disponível a pagar, porque tal como a minha solução de wireless anterior esta vai durar uns 5-6 anos.

Já agora, seja com uma solução mesh ou AP, se há cabos é usá-los para a ligação a satélites. É preciso é ter cuidado que nem todas as soluções mesh permitem fazê-lo.
 
Última edição:
A malta da Meo tem preferência por esse router simplesmente porque é de longe o melhorzito dentro dos disponíveis pela Meo. Isso não o torna boa hipótese noutros cenários.
Eu próprio tenho um router desses em casa, mas se fosse possível trocava o mesmo por outro bem melhor.

Só para terminar. Não tenho absolutamente nada contra usar APs, até concordo que para casos em que o utilizador perceba de redes e tenha gosto/capacidade de configurar tudo são opções muito mais versáteis, mas não são todos os routers que o permitem e, mais que tudo, é preciso tempo e paciência.
Mesh não é milagre nenhum, apenas já estão programados de raíz para funcionarem em conjunto com um único SSID e frequências dedicadas para comunicação entre eles sem afectar a capacidade de velocidade para os aparelhos a ligar. Pura e simplesmente funcionam e permitem que ande pela casa toda (e fora) sem ter de me preocupar a que rede me ligar porque tudo tem um único SSID. São pequenos luxos que estou disponível a pagar, porque tal como a minha solução de wireless anterior esta vai durar uns 5-6 anos.

Já agora, seja com uma solução mesh ou AP, se há cabos é usá-los para a ligação a satélites. É preciso é ter cuidado que nem todas as soluções mesh permitem fazê-lo.

Já me informei com a netgear e outras mercas, têm a possibilidade de usar cabo de rede entre os satelites, e até pode haver um satelite que funcione por wireless e os outros ligados por cabo! É fantastico a versatilidade
 
O RBK50 ta a 286 na Amazon.DE acham bom preço?

...
O Netgear Orbi RBK50 neste momento está muito caro. Já esteve perto dos 250€ e a esse preço é uma opção muito interessante mesmo. Abaixo de 300 já é. Expermentavas colocando o mais próximo da janela e o satélite do anexo junto à casa a ver se comunicam. Se sim vais ficar impressionado. Caso contrário devolves ou adicionas o módulo exterior e resolves todos os problemas. Para desenrrascar qualquer router no anexo te dá wireless lá. Nem que coloques numa rede á parte e configures para ter wifi apenas lá e no resto da casa uma configuração diferente.

Segundo o posto do @Metro acho que deverá estar a bom preço. Na tab de evolução de preços da amazon.es o mais baixo que esteve foi a 250€.
 
Back
Topo