Processador Intel CPU 2018-2021 Roadmap Leaks Out

É simples. Em desktop, para quem usa o PC exclusivamente só para jogos e os preços não são grande problema (Apesar de estarem a descer), Intel.
Para a maior parte dos outros cenários, AMD. Pode haver um ou outro cenário em que Intel é melhor, por alguma particularidade da aplicação, mas no geral, AMD é melhor nesta altura.


Disseste tudo ;) vou esperar pelo 3950x para me converter e esperar que ele justifique a compra se não vou para intel.
 
@godsoe É que a grande dúvida é se vale sempre a pena esperar.
Digo isto porque o estado atual das boards B450 para quem está a ponderar um Ryzen está um mixed feeling.
Do lado da Intel há um sentimento pouco confortável em comprar um CPU sem HT.
A intel promete um bom improvement, por isso, enquanto se aguardar por ou boards B450 com boa bios ou boards B550, a intel tem tempo de pôr cá fora uma boa alternativa e quem sabe mudar o peso da balança.

Mas será que esta nova série será apenas o bixo de 10c/20t ou possivelmente vão fazer um refresh com mais clock e ht?
Obrigado.
 
@ObscureAngel Depende o que queres dizer como novos. CascadeLake para o HEDT serão certamente os próximos. Para o mainstream provavelmente o Cometlake no 1Q de 2020 ou talvez mesmo no final de 2019. Ainda há o 9900ks para o mainstream que também deve sair.
Deveram apenas ser rebrands devido ao "buraco" dos 10nm.

Não descartando "bluff" da intel, aí a uns 2 meses o antigo engenheiro da intel aka Piednol disse que faltavam 8 meses para a intel pulverizar a amd, ou seja em fevereiro de 2020. Vamos ver :P.
 
Não descartando "bluff" da intel, aí a uns 2 meses o antigo engenheiro da intel aka Piednol disse que faltavam 8 meses para a intel pulverizar a amd, ou seja em fevereiro de 2020. Vamos ver :P.

O que está previsto é mais 14nm +++ com frequências ligeiramente mais altas, ht em todos os cpus (até i3), o tal 10 cores, e tudo isto mantendo IPC de Skylake.

Ou a Intel saca acima de 6GHz (hummm.. não) ou então esse 'pulverizar' não passa de tanga.

Isto falando de desktop claro.
Nos portáteis é os 10nm e nova arquitectura vs Zen+ a 12nm e aí obviamente a Intel tem vantagem assim à grande.
 
O que me atrai na proposta da Intel face à amd neste momento, é como sempre as baixas latências que em gaming revelam se algo muito bom, mas a falta de ht em mainstream e um suposto futuro com consolas com 16 threads ainda que a baixa frequência, pode ser algo que afete os atuais i5 de 6 core/6 thread da mesma forma que os i5 quads venciam e ainda vencem em muitos jogos, mas os ryzen de 6 cores em muitos dos jogos recentes mais multithreaded, os i5 perdem com grandes percas em framerate e instabilidade de frametimes.

Para mainstream um i5 com 6 core/6thread a uma frequência elevada e um preço na linha de um r5 3600 pode provar ser uma valente ameaça não só em jogos que a Intel já detinha a vantagem mas também uma ameaça em workloads de rendering.
Cereja no topo do bolo era uma revisão do cooler stock da Intel para algo decente lol.

Dado o estado em que anda as boards mainstream de momento do lado da AMD. Esperar até é uma boa aposta pra já, especialmente quando ainda não troquei de grafica e vou aguardar pelas Nvidia ampere.
Obrigado ;)
 
@Rafx Eu também acho que é tanga, mas devido à "dor" que ele têm em relação á amd, ele com a sua língua comprida deixa escapar uma ou outra coisa de vez em quando, e que se têm vindo a revelar correcta. É por isso que fiquei de pé atrás.

E não te fies por completo no previsto pois em 2006 o conroe também não estava previsto em lado nenhum.

O "pulverizar" julgo que poderá ser o icelake ou tigerlake a 10nm, mas não acredito que venha tão cedo. 6ghz é impossível.

O momento por agora pertence à AMD. Que aproveite e invista em R&D pois vai precisar e muito de mais IPC no futuro.
 
O Conroe estava mais que previsto. A performance dele, sim, acho que foi mais ou menos uma surpresa. Mais ou menos, porque o Pentium M em laptops dava muito boa conta de si. Aliás, para o fim, até existiram boards desktop com Pentium M e até adaptadores de socket 479 para 478, se bem me lembro.

A situação actual até é engraçada e algo semelhante ao tempo anterior ao Conroe. Tinhas o mercado desktop com Pentium IV a olhar com alguma "inveja" para o mercado laptop com Pentium M. Quando saírem os "IceLake" 15W é provavel que se fique com a mesma "inveja".
A grande diferença é que não é na arquitectura que está o problema. O actual Skylake não é uma arquitectura sem futuro como os Pentium IV. O problema está no processo de fabrico.
 
Os dois primeiros slides já eram conhecidos. O último slide só confirma as datas e que vão existir os chipsets do costume. :)
Além disso, não sei se é de ficar entusiasmado por mais um "Skylake", nos mesmos 14 nm, que vai ter que se comprar boards novas, com novo socket e novo chipset, mesmo que provavelmente pouco ou nada mude na plataforma.

É mais novidade o "Gemini Lake Refresh" para Outubro deste ano e o "Jasper Lake" para Outubro do próximo ano, nos Intel Atom.
 
Intel's Gargantuan Next-gen Enterprise CPU Socket is LGA4677

EBnDo6WFrKw6l5MB.jpg

https://www.techpowerup.com/260119/intels-gargantuan-next-gen-enterprise-cpu-socket-is-lga4677
 
Mais 10 anos e o CPU tem o tamanho de uma board ITX, com 32 canais de memória e 512 lanes PCIE...

10 anos? A versão scale-up do Power9 já tem, na prática, 32 canais de memória. :)
8XFVC5G.png


Em relação aos sockets da Intel, o socket 4189 deverá ser o Cooper Lake (14 nm)/ Ice Lake (10 nm). No socket 4677 deverá ser o Sapphire Rapids (7 nm).
Não sei se a Intel conseguirá responder, no mercado de servidores, à AMD nos próximos tempos. Não me admiraria se só conseguisse responder de forma efectiva com o Sapphire Rapids lá para 2021....
 
Quase 8 anos de skylake no desktops é isso?

Não sei se é problema de processos ou a Intel cagou pro desktop e apostar forte em mobile only.
 
@JPgod lixar não diria, até porque ainda estão bonzitos, até se devem aguentar até 2022 com fracos bumps e lançar algo realmente muito bom por essa altura.
Mas a realidade é que o dinheiro da Intel está mesmo nos laptops e servidores.
Desktops devem ter uma fatia bastante reduzida para se preocuparem já
 
@JPgod lixar não diria, até porque ainda estão bonzitos, até se devem aguentar até 2022 com fracos bumps e lançar algo realmente muito bom por essa altura.
Mas a realidade é que o dinheiro da Intel está mesmo nos laptops e servidores.
Desktops devem ter uma fatia bastante reduzida para se preocuparem já

Focam-se nos servidores que os calos estao apertados nesse mercado! Conheço já empresas portuguesas que a reestruturação/renovação esta a ser para epyc, menos de metade do preço fazem o dobro... imagino que o mesmo esteja acontecer la fora...
 
Não creio que eles se estejam a lixar para o desktop, foram sim os 10nm o maior falhanço da historia da intel. Já se tinha ideia à algum tempo, agora simplesmente veio a confirmação. E foi por isto que o Brian Krzanich saiu da intel e não pela treta que inventaram sobre o caso amoroso com a secretária. A intel até estava a bater recorde de lucro.

A Intel tinha previsto lançar Cannon Lake, Ice lake e Tiger Lake em desktop mais foi tudo pelo cano abaixo devido ao processo de fabrico...
 
Supostamente a Intel vai saltar os 10nm nos CPUs desktop de consumidor, vão ser usados apenas nos de mobile e servidores.

A ser verdade, acaba por não ser grande surpresa, já era mais ou menos previsível.

Intel Scraps 10nm for Desktop, Brazen it Out with 14nm Skylake Till 2022?

Com os rumores/noticias que andavam para aí, já suspeitava disso há algum tempo.
O Cannon Lake foi quase todo cancelado (menos 1 SKU i3 mobile com parte do chip desabilitado) e nunca me pareceu que o Ice Lake e Tiger Lake aparecessem em Desktop, visto que não havia qualquer rumor/noticias/leaks com eles.
A capacidade de produção e/ou yelds a 10 nm parecem ser baixos, os clocks são baixos, apesar de uma arquitectura melhor, etc.

Ao mesmo tempo, suspeito que os 7 nm da Intel estarão cá fora antes de 2022.
 
Back
Topo