Tablet Microsoft Surface Go

Já era tempo de punir de forma severa a Microsoft, votando com a carteira.

Os gajos estão-se a c@g@r para os consumidores, há que responder à letra. Sei que com o Windows conseguimos maior produtividade e versatilidade, que alguns outros equipamentos, mas mesmo em outros OEMs possivelmente encontram-se opções melhores. Além disso, o ecrã Touch com os recuos da MS relativamente ao Tablet Mode torna-se algo pelo qual se paga mas não se usufrui.

Alternativamente, há que ter em conta que com um iPad encontram facilmente uma melhor resposta para n Use Cases. Pelo menos a Apple tem os Devs com ela, não tem uma Store deserta e não nos despeja com Web Apps glorificadas pelas bentas abaixo enquanto vendem uma jogada de desespero como uma visão para o futuro (a aposta nas PWAs é isso mesmo).

Gosto muito da marca Surface, mas a verdade é que há imensa coisa errada com a mesma (a começar nos preços e no rumo que a empresa leva que não vai de encontro a equipamentos que tentam ser um 2 em 1 quando eles só querem saber de 1 lado - Enterprise). Um 2 em 1 claramente manco em Software.

Os tempos mudaram, há que abraçar as mudanças e punir com a carteira quem não quer acompanhar.
Apple Fanboy Detected! Deixem-se dessas coisas , cada um faz aquilo que quer com o seu dinheiro. Então teríamos que punir a Apple , pelas suas magníficas inovações como um novo iPhone horrivelmente feio, que não tem sequer metade da inovação dos concorrentes , notch absurdo , ausência de reverse wireless charging , ausência de leitor de impressões digitais debaixo do ecrã.... Daqui a um ano apresenta um novo iPhone com isso como a "última bolacha do pacote" . O corte dos preços , por exemplo no iPad só mostra que perceberam finalmente que algo não estava assim tão bem
 
@Rexobias
O mundo dá muitas voltas :D
Ultimamente cada vez que falo em Windows eu só digo uma coisa. A suposta versão stable é beta e a versão em desenvolvimento é alfa. Não entendo. É que ninguém está a correr atrás da Microsoft a pedir inovações.
É fantástico ver a paciência do @AudigyMaster para resolver os problemas do Surface Go. Para dar um exemplo, eu percebo que marcas de terceiros não queiram atualizar os drivers porque lançam milhares de equipamentos mas da Microsoft eu espero que se a Intel lança uns drivers novos para o iGPU que já tem a performance fantástica que tem... a Microsoft atualize. Não o faz se se o utilizador atualiza a seguir volta a repor os antigos via windows update. É uma loucura. Espero que dia 2 de Outubro haja boas notícias.
 
Já agora se chegarem a lançar um Surface Go 2, com um Intel Core M3, como já li em algum lado, acham que é um bom upgrade em termos de processador e que é uma boa compra caso o preço se mantenha +/- semelhante?
 
Já agora se chegarem a lançar um Surface Go 2, com um Intel Core M3, como já li em algum lado, acham que é um bom upgrade em termos de processador e que é uma boa compra caso o preço se mantenha +/- semelhante?

Sem dúvida!
Para mim os dois grandes problemas do Go é o cpu e a autonomia.
Se eles resolverem isso ficam com um excelente produto!
 
@Rexobias
O mundo dá muitas voltas :D
Ultimamente cada vez que falo em Windows eu só digo uma coisa. A suposta versão stable é beta e a versão em desenvolvimento é alfa. Não entendo. É que ninguém está a correr atrás da Microsoft a pedir inovações.
É fantástico ver a paciência do @AudigyMaster para resolver os problemas do Surface Go. Para dar um exemplo, eu percebo que marcas de terceiros não queiram atualizar os drivers porque lançam milhares de equipamentos mas da Microsoft eu espero que se a Intel lança uns drivers novos para o iGPU que já tem a performance fantástica que tem... a Microsoft atualize. Não o faz se se o utilizador atualiza a seguir volta a repor os antigos via windows update. É uma loucura. Espero que dia 2 de Outubro haja boas notícias.

Os problemas da linha Surface são de base. Enquanto a opção cair em soluções half backed umas atrás das outras(no Windows) fica tudo na mesma, por muito bom que o hardware se possa vir a tornar. Podemos concordar que esta paciência representa um nicho, uma dying espécie que se acomodou à característica temperamental da computação dos anos 80/90 e que por isso ainda aceita essa contrapartida.

Desengane-se, no entanto, quem pense que no Windows 10 mudou alguma coisa, por baixo dessa skin toda rodam os mesmos problemas que assombraram o Windows no passado. Justifica-se continuarem a forçar drivers para o iGPU da Intel lançados no inicio de 2018? Quando a Intel tem feito esforços(reconheço, com melhorias palpáveis na performance em render/raster por exemplo em browsers) em melhorar a optimização, performance e estabilidade do conjunto através de novos drivers e um novo painel de controlo? Está a MS à espera que a massa de utilizadores vá manualmente e de iniciativa própria ao site da Intel fazer download dos drivers actualizados correspondentes ao modelo e os instale? E ao mesmo tempo tenha conhecimento das artimanhas do Windows Update que logo após, sobrepõe a instalação anterior com drivers desactualizados do update catalog? E que saiba dar a volta a essa questão, nomeadamente de forma manual via tools externas(perante a inexistência de um toggle no sistema)? E isto é só a ponta do icebergue. Se é para continuar assim, muito sinceramente mais vale desistirem já do consumer market. Nisto há que ser pragmático e sincero.

Acredito que seja difícil dissociar a aliciante ideia de comparar o SGo a equipamentos aparentemente similares dentro da arquitectura x86-64, mas temos que ter noção que estamos a falar de algo com 10" totalmente passivo num formato com 500g(com teclado sobe para 750g).

Nonetheless, o problema destes canivetes suíços é transmitirem a ideia arcaica de serem paus para toda a obra... mas na realidade o que ganhas de um lado tens que perder no outro. E mesmo nesses casos, the tool for every job por vezes está longe de ser the right tool for the job. Se podiam ter feito melhor no que toca ao hardware neste formato/arquitectura, talvez.

Depois há quem seja exímio num leque mais comedido de possibilidades que apela e se ajusta a um conjunto amplo de consumidores(iPad), "sem cartões, cupões nem complicações".

Exceptuando requerimentos muito específicos(Win32, cada vez menos relevantes no panorama), há melhores soluções e experiências elsewhere. Infelizmente muitos acabam vitimas de um produto que não se insere no seu use case. Há muita gente que pensa(ou são levados a pensar) que precisa de um canivete suíço quando só precisava de um corta-unhas.

Já tentei de tudo pra desactivar o windows defender... alguma dica? Consome muito CPU inutilmente.

A Microsoft naturalmente que dificulta este passo, mas com a alteração de algumas permissões é possível desactivar o AV e o network inspector. Uso o sistema em EN, portanto os nomes dos elementos podem diferir ligeiramente.

Click direito no canto inferior esquerdo, em cima do botão Start. Click na linha de comandos em modo de admin:
disablepermissions0.png

Seguidamente escrever, regedit na linha de comandos + Enter. Navegar até à seguinte hive:

Código:
HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows Defender

Em cima da hive "Windows Defender", click direito nas Permissões:
disablepermissions1.png

Na janela das permissões, click em Advanced:
disablepermissions2.png

No topo da nova janela, click em Owner(ou equivalente em PT):
disablepermissions3.png

Na nova janela, escrever "Administrators" no campo de texto(Enter the object name to select), seguido de Check Names de modo a inserir automaticamente o domínio. Fazer OK:
disablepermissions4.png

Colocar visto em Replace owner on subcontainers and objects. Fazer Apply:
disablepermissions5.png

Seleccionar o campo respeitante aos Administrators. Click em Edit:
disablepermissions6.png

Colocar visto em Full Control. Fazer OK em todas as janelas:
disablepermissions7.png

Dentro do Registry Editor, duplo click em "DisableAntiSpyware". Mudar o valor hexadecimal para 1. Repetir o mesmo para "DisableAntiVirus":
disablepermissions8.png

Seguidamente vamos alterar a execução automática em boot dos serviços respeitantes ao realtime filesystem e network scan.

Dentro do Registry Editor, navegar para a hive:

Código:
HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\WinDefend

Alterar a chave Start para 4:
disablepermissions10.png

Repetir o mesmo na hive:

Código:
HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\WdNisSvc

disablepermissions11.png

Reiniciar. Confirmar que no Security Center(Virus & threat protection) indica a seguinte mensagem a amarelo:
disablepermissions9.png
 
Última edição:
Olha que o discurso parece mesmo. Peço desculpa se ofendi. Mas não se cansem com as marcas , porque elas só querem o nosso dinheiro e eu estão todas a marimbar-se para o "reles consumidor"

Não me ofendeste de modo algum. A ser Fanboy de algo seria da Microsoft, mas fartei-me de ser queimado por pessoal não comunicativo cuja estratégia não consigo perceber (queimado quer como User, quer como Dev).

Aliás, se falecesse hoje a estratégia da Microsoft seria dos maiores mistérios que levava para a cova.

@Rexobias
O mundo dá muitas voltas :D
Ultimamente cada vez que falo em Windows eu só digo uma coisa. A suposta versão stable é beta e a versão em desenvolvimento é alfa. Não entendo. É que ninguém está a correr atrás da Microsoft a pedir inovações.
É fantástico ver a paciência do @AudigyMaster para resolver os problemas do Surface Go. Para dar um exemplo, eu percebo que marcas de terceiros não queiram atualizar os drivers porque lançam milhares de equipamentos mas da Microsoft eu espero que se a Intel lança uns drivers novos para o iGPU que já tem a performance fantástica que tem... a Microsoft atualize. Não o faz se se o utilizador atualiza a seguir volta a repor os antigos via windows update. É uma loucura. Espero que dia 2 de Outubro haja boas notícias.

Isso somado ao que (não) têm feito que tem indirectamente/directamente contribuído para transformar os Surface num autêntico Alien sem identidade (um portátil cujo teclado dá para desencaixar e tem TouchScreen because reasons?!) só pode resultar em "desgraça".

Mesmo tentando ser positivo, é complicado, as evidências são claras. Temos um SO preso a Software Legacy presente numa realidade onde a única forma de receber novo Software passa por produtos muito especificos, ou Web Apps glorificadas. Com isto, a MS Store é um deserto e as futuras gerações olham para o Windows como aquela plataforma chata que necessitam de usar quando precisam de fazer um trabalho que depende de Software Legacy que ainda não fez a transição para os novos produtos da cena (que correm SOs não Microsoft).

Basta falar ou conviver com qualquer adolescente e facilmente dá para perceber o futuro que está reservado para o Windows. Pontapearam o Consumidor para canto e recolheram-se às sombras deixando a pradaria livre para os adversários brincarem, recolhem agora as consequências. Na actual Microsoft não compreendo que espaço pode um Surface preencher (um 2 em 1), assim como não compreendo os produtos assentes na Cortana que foi literalmente assassinada quando decidiram tratar o WP como 2nd Class Citizen (e aqui até posso dar o braço a torcer devido aos custos que implicava, mas estar ausente do mercado Mobile num mundo Mobile tem obviamente consequências a curto e longo prazo).

Não tenhas grande Hype para dia 2 de Outubro, vamos receber revisões de mais do mesmo, mas o problema de fundo mantém-se - há um buraco claro no ecossistema que afecta todos os elementos do mesmo, e simultaneamente limita o seu potencial e crescimento.

Adiciono que não será certamente um portátil onde substituíram o teclado por outro ecrã (Centauros) a correr um pseudo-Windows assente em Web Apps que irá alterar o panorama.
 
Última edição:
A Apple também não é isenta de problemas.
Para mim, o maior problema do iPad é o iOS.
O iPad evoluiu.
Os modelos pro são umas bestas a nível de capacidade de processamento e hardware.
MAs depois na prática pouco mais são do que um iPhone com ecrã muito grande.
Os iPads que fui tendo também acabava sempre por vender porque a acabavam sempre por ser redundantes com o iphone e na maioria das vezes, por ser mais pratico mais rapidamente pegava no iPhone para uma consulta do que no iPad.

MAs ao menos a Apple parece estar a tentar mudar isso com o iPad os. A ver vamos.

Tentei a linha surface também. Desde o 3, 4, 5, 6 e Go tive-os todos, mas também tinham os seus problemas.

Por isso não há marcas perfeitas e muito menos devices perfeitos.
Temos de escolher aquele que é o melhor para as nossas necessidades e no momento presente.

Eu agora sou capaz de ir experimentar o iPad 10,2 para ver se pelo preço e com o iPad os me convence.
 
Obrigado @AudigyMaster, vou testar!

Eu pessoalmente uso o meu Surface como tablet só para Netflix / YouTube, de resto é IntelliJ, Spotify e etc como se fosse um PC normal :) a performance não é a melhor, mas já sabia disso quando o comprei. Não trocava por iPad nem tablet Android pois queria mesmo era o x86.
 
Esta coisa de comparar o iPad com ultraportáteis tipo o Surface ou mesmo Macbook Air é matéria recorrente. As pessoas ainda andam ás voltas a tentar perceber as diferenças e a razão de ser de cada coisa.

Comparativamente com a oferta da MS ao nível de OSs e dispositivos, a oferta Apple tem reconhecidamente um funcionamento mais robusto, tipo "Get up and Go", apesar de não ser 100%. O Windows, nem por isso, é preciso ter sorte, mas quando não funciona em compensação permite um modo de vida mais DIY. Em teoria, não haveria necessidade destas diferenças qualitativas. Fica aqui um artigo interessante que explica um pouco isto numa perspetiva de gestão de pessoas e talento: https://medium.com/@docjamesw/speak...ections-on-a-career-at-microsoft-90f80a449e36

Mas os fundamentos das diferenças entre dispositivos tipo iPad/Tablets, laptops/Surface e desktops não se encontram aqui. Comparando com os veículos motorizados diria que as diferenças são metaforicamente representadas por Motos (iiPads), Automóveis (laptops/portáteis) e Auto Caravanas (Desktops Transportáveis) ... Camiões (Desktops estacionários).

Dentro dentro destas categorias há outra que se desdobram. Por exemplo, num automóvel podem ir de um carro eléctrico tipo Smart (para um oi dois tripulantes) até um SUV passando por Sendans e Hatchbacks. O Surface Go é um Smart.

Nas motos a mesma coisa. Um iPad Pro é uma moto potente. Tal como nas motos, a sua potência / velocidade supera muitos automóveis. Mas não é isso que define a sua categoria.

O que define cada uma das categorias é a sua usabilidade, que por seu lado é definida pelo tipo de transporte e porque não modo de vida. Se eu preciso de me deslocar diariamente numa cidade cheia de tráfego sem dúvida que uma mota dá muito jeito. Mas se preciso de transportar pessoas de quantidade variável (apps) e levar os putos ás escola diariamente, claramente não serve. Nem um Surface Go Para isso um Sedan ou hatchback. Se preciso levar não só pessoas (apps) mas também viver lá dentro durante algum tempo uma caravana / laptop é o mais indicado. Por fim se preciso transportar mercadorias pesadas, uma Camioneta ou Camião (desktop) claramente é o mais indicado.

Cada um destas categorias requer até cartas de condução destintas. Uma pessoa nã conduz um Sedan da mesmas forma de conduz uma Mota apesar de partilharem algumas semelhanças.

Obviamente dada a flexibilidade e avanços do mundo digital e dos seus suportes, esta categorização não é assim tão discricionária / discreta. A dificuldade disto é que se não se tem estas balizas em mente á partida, o que acontece é que dá uma noção irrealista das suas capacidade, levando as pessoas a tentar transpor estas barreiras e esbarram com elas de forma inesperada, gerando frustrações desnecessárias. O próprio marketing em torno destes dispositivos, evidência esta elasticidade, não contribuindo de todo para a sua clarificação.

Ao nível profissional há 20 anos abandonei os Camiões (Desktops) e passei para as Caravanas e Camionetas (Portáteis de grande capacidade, tipo MacBook Pro de 15"). Por vezes um Sedan tipo o MacBook Pro 13" ou Surface Pro. Deixei os Camiões não porque não precisava da sua performance mas porque a mobilidade acrescida tornou-se importante. No entanto sempre foi um compromisso ao nível de capacidade para se transportar o tipo de mercadorias (apps) que uso. Para a minha vida profissional, mesmo os Sedans tipo Surface Pro ou MacBook Pro 13" sempre foram algo limitados revelandp-se frustrantes (esbarrava contra paredes), pelo que adquirir um "Smart"/Surface Go ou uma Moto/iPad para o efeito nunca fez sentido.

Com o avançar das capacidades das Motos (iTablets topo iPad) em potência confere uma usabilidade estendida que nesta matéria rivaliza naturalmente com veículos de categorias que podem ir ás Camionetas. Mas não deixa de ser uma Moto. Tal como uma Moto, não é veículo talhado para ser único para uma Familia (talvez um solteiro ou um casas já reformado). Ma se emparelhado com um Camião (desktop) pode ser uma óptima solução para quem precisa se deslocar rapidamente sem precalços no meio do tráfego das tarefas diárias, e usa o Camião ou Caravana para transporte de mercadorias pesadas durante horas a fio.

É neste estádio que estou. Vou voltar as Camiões emparelhado com uma Mota. Abandonando as Camionetas e os Sedans. Apesar de acreditar que estes são os que vão ser mais vendidos durante uns bons anos... como é natural. Mas as motos estão ainda em plena evolução:

Arch2O-Motorcycles-for-the-future-009.jpg


Bem como os carros tipo Surface Go e Macbooks ...

Antro-Solo-3.jpg


Está tudo em evolução.
 
Última edição:
Back
Topo