• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Pc Completo Upgrade i7 920 - 800€

CoolZeroFCP

Membro
1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
800€, 2 semanas / 1 mês

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
Upgrade quase completo, ficando agora de fora a gráfica.

3) Qual a utilização a que se destina a compra?
a) Gaming 1080p PUBG, COD, RPG... (Indica a resolução e o tipo de jogos que vais jogar)
c) Office / Navegação web / Filmes

4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma actualização?
Actualizar a gráfica logo que tenha possibilidade (€)
5) Como é composto o teu computador actual?
Caixa NOX Coolbay SX
Fonte NOX Apex 800W
Motherboard ASUS P6T SE
Processador i7 920
Gráfica ATI HD R5870
RAM 6GB DDR3 triplechannel
Disco HDD 2XSamsung 80gb
Disco HDD 2X weston digital 500GB

6) Vais fazer Overclock?
Não
7) Características Gerais:
b. Processador (Intel ou AMD)
> AMD Raizen 5 3600 - 209,9€
c. Motherboard (chipset, formato)
> Gigabyte X570 Gaming X - 182,90€

d. Memória RAM (quantidade, velocidade(Mhz), latência (CL))
> 2X8Gb G. Skill DDR4 3600 MHz CL 19 - 85,80€

e. Gráfica (Single ou SLI/Crossfire, Nvidia ou AMD)
> Mantenho a mesma até ter € para uma nova.

f. Armazenamento (capacidade, HDD e/ou SSD)
> Gigabyte AORUS 11TB Gen4 M.2 NVMe - 299,90€

f. Drives (Nenhuma,DVD, BluRay)
> Mantenho o mesmo

g. Fonte (Modular, Semi-Modular, Não-Modular, silenciosa)
> mantenho a mesma

8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas)?
Mantendo os mesmos (embora o monitor também esteja a dar as últimas)

9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wireless)?
Não
10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?
Não
11) Contexto, comentários adicionais.
O sistema atual está com bastantes dificuldades principalmente devido à falta de RAM espaço em disco no sistema operativo e lentidão dos Discos.
A gráfica e monitor estão a dar as últimas mas os € não chegam para tudo, pelo que agora pretendo colocar o PC operacional e future proof e depois gastar dinheiro na gráfica e monitor.
 
Para o uso que vais dar, estou no mesmo barco que o colega que postou antes de mim. Esse disco não faz qualquer sentido, não vais ter mais performance nos jogos por teres um disco m.2 de gen4, vais ter menos uns miseros segundos no loading apenas e só.
Isso só faz sentido para alguém que use aplicações que precisam de ler e escrever dados na memória secundária de forma muito rápida de forma constante.
Podes perfeitamente investir num disco por metade ou até por um terço do preço e guardar o resto para o monitor ou para a gráfica.

Podes além disso não ir para uma board x570 e usar uma b450 que serve o mesmo propósito para aquilo que pretendes, se não vais andar em aventuras de múltiplas gráficas e extreme overclocking uma b450 chega e sobra e fica-te a quase metade do preço.

Só naquilo que mencionei já compras uma gráfica nova. Já agora os timings dessa RAM não são os melhores, mas não há problema, no mundo real no que aos jogos diz respeito não vais ter muita diferença de FPS. Quando constrois um sistema gaming a prioridade é sempre o GPU, depois disso tens de te assegurar que tens um CPU que não atrapalhe o trabalho da gráfica. Com esse Ryzen ficas bem servido nesse capitulo.
 
O disco coloquei essa opção por ser actualmente um dos dois elos mais fracos do sistema. Como não encontrei nenhum mais barato com a mesma performance (penso que 512gb chegavam) coloquei essa opção.

A minha atual prioridade é colocar o PC a funcionar, só quando investir na gráfica é que a prioridade passa para o gaming.

Qual disco recomendariam sem perder grande performance?
 
Podes colocar um SSD normal, mas se quiseres algo mais rápido e mesmo assim algo que fique em conta, tens o Crucial P1. Dos m.2 é uma das melhores escolhas preço/performance. Pessoalmente entre um P1 e um Samsung 970 EVO mesmo que 30-40 euros mais caro, escolhia o Samsung.
Caso contrário comprava um SSD Samsung 860 EVO, no mundo real em leitura e escrita aleatória, o 860 EVO e o P1 são bastante equivalentes e o 860 é mais barato.

No que à Ram diz respeito para o Ryzen a melhor escolha de RAMs, na minha opinião, são umas 3200mhz CL14 ou 3600mhz CL16. As que colocaste ai não são más, mas com umas 3200mhz CL14 tinhas melhor performance. Uma frequência maior nas RAMs nem sempre quer dizer melhor performance, como é o caso, é preciso ter em consideração a CL ou CAS Latency.
Se quiseres investir numas 3200mhz CL14 o que tens por ai mais em conta são provavelmente as G.Skill Flare X.

Frizo mais uma vez, a diferença de performance não vai ser enorme, tudo o que for acima dos 3000mhz em principio serve para jogar. Nota-se alguma coisa, mas quando estás a construir um sistema com um budget apertado, é preferivel investir sempre mais na gráfica e o resto apenas assegurar que não causa bottleneck na gráfica.

EDIT: Umas 3200mhz CL16 pelo menos no papel devem até ser ligeiramente mais rápidas do que as que colocaste ai. Pelo que se encontrares umas 3200mhz CL16 a um preço equivalente ou mais baratas do que essas, nem penses duas vezes. Vai para as 3200.
 
Última edição:
Em relação às memórias vi estas:
- G.Skill Kit 16GB (2 x 8GB) DDR4 3200MHz FlareX Ryzen CL16 - 84,40€
- G.Skill Kit 16GB (2 x 8GB) DDR4 3200MHz Ripjaws V Black Ver. B CL6 - 84,40€
- Kit 16GB (2 x 8GB) DDR4 3200MHz FlareX Ryzen CL14 - 145,90€

Em relação à board, recomendam alguma alternativa à Gigabyte X570 Gaming X?

- Gigabyte X570 Gaming X 182,90€
- MSI MPG X570 GAMING PLUS 189,90€
- Asus PRIME X570-P 203,90€
- ASRock X570 Pro4 209,9€
- Gigabyte X570 Aorus Elite 218,90€
 
Acho q não estás a escolher maus componentes por si mas são muito mais caros do que precisas sem um incremento de performance visível.

Vê por exemplo este tópico (lê tudo, a minha primeira sugestão foi revista depois) onde consegues ter um PC completo, com gráfica nova, na casa dos 700€. Esse PC vai ser melhor do que o que escolheste. Com umas poupanças ainda o metes nos 650€ e com mais uns trocos compras um monitor já engraçado tipo o AOC 24G2U (190€). Se queres uma gráfica melhor vais para uma 1660 Ti que já te aguenta bastante.
 
Em relação às memórias vi estas:
- G.Skill Kit 16GB (2 x 8GB) DDR4 3200MHz FlareX Ryzen CL16 - 84,40€
- G.Skill Kit 16GB (2 x 8GB) DDR4 3200MHz Ripjaws V Black Ver. B CL6 - 84,40€
- Kit 16GB (2 x 8GB) DDR4 3200MHz FlareX Ryzen CL14 - 145,90€

Em relação à board, recomendam alguma alternativa à Gigabyte X570 Gaming X?

- Gigabyte X570 Gaming X 182,90€
- MSI MPG X570 GAMING PLUS 189,90€
- Asus PRIME X570-P 203,90€
- ASRock X570 Pro4 209,9€
- Gigabyte X570 Aorus Elite 218,90€

A não ser que precises mesmo das PCI-E 4.0 não recomendo nenhuma das x570. Não há razão nenhuma para comprar uma x570 ao invés de uma b450, para lhe enfiar um Ryzen 3600 em cima.

Se achas que precisas de uma x570 para tirar proveito do pci-e 4.0 que a 5700xt usa. Bem tenho te a informar que os ganhos são praticamente nulos.
Uma 5700xt tem a mesma performance numa board com pci-e 3.0
Nem estou a ver uma gráfica a chegar ao limite do pci-e 3.0 nos próximos tempos.

A unica coisa que vais ganhar com essa x570 vai ser uma carteira mais leve e uma ventoinha extra embutida na board.
 
A ideia será juntar uma amd 5700XT ao setup, pelo que quero ter um sistema equivalente.

O computador do tópico que mencionei permite-te aproveitar 100% a 5700XT sem qualquer problema, mete-lhe só uma fonte BitFenix Formula Gold 550 pq a que eu meti lá era uma limitação da loja onde estava a comprar. Se quiseres estar mesmo bué seguro que aguenta, mete um cpu 3600 e a mobo versão MAX.

Tu é que sabes mas continuo a dizer que é um desperdício de dinheiro para ganhos de performance nulos ou que só vais notar se correres o 3dMark. Aliás para os jogos q referes umas 5700XT é um exagero a menos que tenhas um monitor 144hz e vás jogar outros jogos que puxem mais. Para as necessidades que mencionaste uma 1660 Ti é mais que suficiente.

Acho que estás a obcecar muito com o melhor dos melhores quando qualquer SSD 'normal' te vai dar um boost de performance brutal... E mesmo assim há um artigo que li com testes de SSDs vs HDDs bons só em gaming e a diferença nem é assim tão grande, quanto mais entre SSDs. nenhum SSD te dá mais frames, no máximo é mais rápido a carregar o jogo.
 
Concordo com tudo o dito pelo @cifroes, estás a esbanjar dinheiro em coisas que literalmente não valem a pena e uma boa B450 dá para colocares um 3700x sem qualquer problema só no 3900x é que podes ter problemas e com o hardware que tens ainda tens alguns ganhos a trocar apenas de gráfica para já e depois trocar o resto isto se a ideia é mesmo um hardware particionado mas acho que o melhor a fazeres é mesmo juntares para tudo e simplesmente comprares do que andares a comprar aos poucos.
 
Back
Topo