Dúvidas Acess Point ou Smart Home Mesh?

Boas @red-machine95!
A ideia é ter uma melhor cobertura na zona dos quartos e poder ver streamings com a melhor qualidade possível sem soluços (isto no escritório, pois é onde tenho o monitor 4K).
Para isso não me importo de ligar diretamente o router ao PC (mas se conseguir ver via Wi-Fi, tanto melhor)
Por isso preciso apenas de uma porta Ethernet... Não conto ligar lá mais nada.

Eu a ferramenta de cravar até tenho. Tenho é receio de não ficar bem feito e haver perdas...
 
Boas @red-machine95!
A ideia é ter uma melhor cobertura na zona dos quartos e poder ver streamings com a melhor qualidade possível sem soluços (isto no escritório, pois é onde tenho o monitor 4K).
Para isso não me importo de ligar diretamente o router ao PC (mas se conseguir ver via Wi-Fi, tanto melhor)
Por isso preciso apenas de uma porta Ethernet... Não conto ligar lá mais nada.

Eu a ferramenta de cravar até tenho. Tenho é receio de não ficar bem feito e haver perdas...

Ok! Sendo assim na minha opinião dava uma vista de olhos nos equipamentos da ubiquiti.

Tem atenção na escolha do equipamento, para poderes tirar o maior partido da tua velocidade de internet.

Quanto ao cravar existem duas hipóteses, ou cravas bem e tens a velocidade contratada, ou caso craves mal um dos pares, ficas limitado à velocidade de 100 mbps e terás de cravar novamente o conector. Se tiveres um testador RJ45, facilitava-te muito o trabalho!

Por cabo não existem perdas, só por Wi-Fi devido a inúmeras condicionantes. É por essa razão que aconselho sempre a utilizar cabo de rede em todos os equipamentos que permitem esse tipo de ligação, Wi-Fi só para dispositivos móveis.
 
Já tinha lido aqui e ali sobre Ubiquiti, mas não estou por dentro do que oferece a tecnologia... Vou ter de pesquisar mais ;) mas do que li, parece-me bem. Boas velocidades, fiabilidade, consistência e boa relação qualidade-preço.
Para configurar é preciso algum conhecimento técnico avançado ou um utilizador comum com algum conhecimento informático safa-se?

A minha ligação não tem uma velocidade por aí além (100/100), mas claro que com o tempo irei aumentar certamente.
Pensando em termos futuros e com o orçamento disponível, o que aconselharias?

Quando puxar o cabo que tenho nas tubagens vou tentar fazer passar um de rede com a ponta já cravada. Até pode ser que dê... Senão vou ter de ver uns vídeos sobre o assunto e ver como se faz. Vou também tentar arranjar um aparelho para testar
 
Já tinha lido aqui e ali sobre Ubiquiti, mas não estou por dentro do que oferece a tecnologia... Vou ter de pesquisar mais ;) mas do que li, parece-me bem. Boas velocidades, fiabilidade, consistência e boa relação qualidade-preço.
Para configurar é preciso algum conhecimento técnico avançado ou um utilizador comum com algum conhecimento informático safa-se?

A minha ligação não tem uma velocidade por aí além (100/100), mas claro que com o tempo irei aumentar certamente.
Pensando em termos futuros e com o orçamento disponível, o que aconselharias?

Quando puxar o cabo que tenho nas tubagens vou tentar fazer passar um de rede com a ponta já cravada. Até pode ser que dê... Senão vou ter de ver uns vídeos sobre o assunto e ver como se faz. Vou também tentar arranjar um aparelho para testar

Para configurar um equipamento destes, não é necessário ter um conhecimento avançado, um utilizador básico irá certamente conseguir configurar este tipo de equipamento e a sua configuração é bastante intuitiva.

Mas claro que se tiveres alguma dúvida, aqui no fórum ou em diversos tutoriais espalhados por esta internet fora irás com certeza configurar com sucesso.

A forma mais simples de configurar este tipo de equipamento é através da sua aplicação móvel.


Em termos de recomendações olharia para estes três equipamentos:

.UniFi AP AC LITE (o mais barato, garante velocidades de 400mbps na rede 5Ghz);

.UniFi AP AC PRO (modelo intermédio, garante velocidades de 650mbps na rede 5Ghz);

.UniFi nanoHD (modelo avançado, em termos de dimensões é o mais pequeno logo é mais discreto, tem mais uma antena em relação aos restantes, garante velocidades de 860mbps na rede 5Ghz).


Pesquisa sobre estas três possibilidades e vê qual, a que melhor se adapta às tuas necessidades.

Quanto ao cabo, se conseguires passar já com o conector tanto melhor, mas se a solução passar por cravar um novo, também não é um bicho de 7 cabeças, com alguma paciência tudo se consegue ;)
 
@red-machine95 - tenho estado a ver as opções que mencionaste... realmente parece-me material muito bom. O Nano HD permite ligar por cabo? Lá está, a intenção seria ligar o PC por cabo e os restantes equipamentos por Wi-Fi...
Só vejo uma porta ethernet no dispositivo e é um input, certo?
 
@red-machine95 - tenho estado a ver as opções que mencionaste... realmente parece-me material muito bom. O Nano HD permite ligar por cabo? Lá está, a intenção seria ligar o PC por cabo e os restantes equipamentos por Wi-Fi...
Só vejo uma porta ethernet no dispositivo e é um input, certo?

Todos os equipamentos que mencionei são para ligar por cabo e apenas possuem uma porta ethernet que é o input.

Interpretei mal a tua afirmação, quando tinhas referido que apenas precisavas de uma porta ethernet, supus que essa porta era apenas para o AP, mas afinal precisas é de duas (uma para o AP e outra para o PC).

Sendo assim tens duas hipóteses:
Mantens um dos equipamentos que mencionei e adquires também um switch gigabit ficando as ligações desta forma:
Código:
. Router da Operadora -> Switch -> Porta 1 (Cabo que vem do router até ao teu escritório)
                                -> Porta 2 (Computador)
                                -> Porta 3 (AP Ubiquiti)

Ou então adquires um router, com a funcionada de AP, e aproveitas as 4 portas ethernet para ligar dispositivos, incluindo o teu PC.

Na minha opinião, avançaria para a primeira opção, pois é o setup que tenho e só posso dizer maravilhas! O meu AP da ubiquiti consegue dar-me uma cobertura total na minha vivenda em relação ao meu router Asus, que na altura custou-me mais de 300€.
 
A minha questão em relação ao Ubiquiti é perceber se por Wi-Fi conseguirei velocidades mais ou menos semelhantes às que se conseguem com ligação por cabo.

Comprando um router "convencional", fico sempre com a "segurança" da ligação física...
Os que tenho em vista são o Netgear Nighthawk R7000 e o Asus AC86U...

Em termos de Wi-Fi não tenho quaisquer dúvidas que o Nano é superior a qualquer um destes dois ou a quaisquer outros routers da mesma gama, mas depois fico naquela dúvida que referi...
Se bem que para o imediato não me vai fazer muita diferença já que a minha ligação é de apenas 100/100...
E o PC vai ficar a nem 1 metro de onde vou colocar o equipamento, por isso em termos da utilização da rede 5Ghz não vou ter grandes perdas...
 
Há dois R7000:
https://comparador.zwame.pt/produto/88718777/netgear-router-nighthawk-r7000p-wifi-ac2300
https://comparador.zwame.pt/produto/27388853/netgear-r7000-100pes-nighthawk

Imagino que estejas a pensar no primeiro. Mas mesmo assim o ASUS AC86U é mais rápido. Se o PC fica a 1 metro do router não vais ter problema com nenhum equipamento. Mas nesse caso nem com o router do teu ISP. Mas para o que queres e para o valor que vais despender, atendendo que pelo que percebo o que queres é usufruir apenas de net, ou seja, não vais estar a usar a rede interna, não vais estar a usar nada via um NAS ou outro dispositivo via rede interna, o limite é mesmo a ligação da ligação à internet que neste momento é de 100 Mbps se esta não é uma melhor solução pelo mesmo preço para o que precisas.
TP-Link Deco M4 Pack 3: https://comparador.zwame.pt/produto/19346907/wire-tplink-deco-m4-pack-3
TP-Link Deco M4 Pack 2: https://comparador.zwame.pt/produto/38931037/sistema-wi-fi-tp-link-deco-m4-ac1200-whole-home-mesh

Dependendo do tamanho da casa. Mas é mais uma questão do que uma sugestão. A tua escolha está boa mas como tu disseste e bem quando aumenta a distância o sinal diminui e vai depender dos obstáculos que tem pelo caminho. Do tipo de construção da casa, paredes, quantidade de ligações wireless que tens à volta, etc.
 
@kronnuz, Eu tenho dois router's Asus AC86U (podes ver na minha assinatura) e posso-te dizer que a nível de Wi-Fi o unifi nano é bem superior tanto em termos de velocidades bem como a nível de cobertura!

Em termos de velocidades cabo vs Wi-Fi como tinha referido à uns posts atrás, se queres velocidades garantidas é utilizar cabo de rede, pois por Wi-Fi existem inúmeras condicionantes que te poderão limitar, pois cada caso é um caso, e é por essa razão, que te aconselhei a compra de um switch+unifi nano.

O "segredo" de uma boa cobertura Wi-Fi é colocar o equipamento no ponto central da nossa residência!

Se a tua casa tiver uma grande área e achares que o unifi nano não dará conta do recado a solução passa por adquires um sistema mesh como o amigo @Metro referiu!
 
@Metro - sim, é o primeiro.
Essa opção dos Deco M4 também me parece interessante, obrigado!
Pelo pouco que vi, um dispositivo liga-se directamente ao router e depois os restantes conectam-se a esse certo?
Vivo num apartamento, logo as áreas não são muito grandes. Mas realmente, o alcance do router da Vodafone é fraco... Na suite e no segundo quarto até desenrasca, mas no escritório como quero ver conteúdos mais pesados (e é a divisão que fica mais afastada), já não dá.

Neste momento não descarto qualquer hipótese.
Até abri um tópico para poder perceber se consigo estabelecer uma ligação de rede física no escritório através da caixa ATI.
É que se não conseguir, então vou apontar baterias a opções apenas wireless.

@red-machine95 - obrigado pelo feedback relativamente ao Asus!
Lá está, se não conseguir fazer chegar o cabo, também o Nano cai por terra...
 
Essa opção dos Deco M4 também me parece interessante, obrigado!
Pelo pouco que vi, um dispositivo liga-se directamente ao router e depois os restantes conectam-se a esse certo?

Exatamente. E nesse caso na minha modesta opinião o que podes fazer é desligar mesmo o wireless do router da tua operadora e ficas apenas com o wireless do Deco M4. Eu não conheço esse equipamento. O que eu tenho tem uma rede Guest para alguém que vá a tua casa e queiras dar acesso. Nem precisas de dar acesso á tua rede. Esse também deve ter.

Vivo num apartamento, logo as áreas não são muito grandes. Mas realmente, o alcance do router da Vodafone é fraco

Tens o mesmo problema que muita gente, toda a gente nos apartamentos tem internet, tem wireless, em conjunto com as paredes e interferência de todos aumenta os problemas. Com o pessoal a andar com o telemóvel entre divisões sente esse problema. O Mesh é conveniente porque muda de equipamente de forma transparente. Eu escolhi essa opção que não conheço pessoalmente para manter o investimento que ias fazer mas com 3 equipamentos penso que resolve completamente. Provavelmente dois chegam dependendo das dimensões do apartamento. Como é sem fios dá para jogar com a localização do satélite.

Na suite e no segundo quarto até desenrasca, mas no escritório como quero ver conteúdos mais pesados (e é a divisão que fica mais afastada), já não dá.

À medida que aumenta a distância não há milagres.
 
Há dois R7000:
https://comparador.zwame.pt/produto/88718777/netgear-router-nighthawk-r7000p-wifi-ac2300
https://comparador.zwame.pt/produto/27388853/netgear-r7000-100pes-nighthawk

Imagino que estejas a pensar no primeiro. Mas mesmo assim o ASUS AC86U é mais rápido. Se o PC fica a 1 metro do router não vais ter problema com nenhum equipamento. Mas nesse caso nem com o router do teu ISP. Mas para o que queres e para o valor que vais despender, atendendo que pelo que percebo o que queres é usufruir apenas de net, ou seja, não vais estar a usar a rede interna, não vais estar a usar nada via um NAS ou outro dispositivo via rede interna, o limite é mesmo a ligação da ligação à internet que neste momento é de 100 Mbps se esta não é uma melhor solução pelo mesmo preço para o que precisas.
TP-Link Deco M4 Pack 3: https://comparador.zwame.pt/produto/19346907/wire-tplink-deco-m4-pack-3
TP-Link Deco M4 Pack 2: https://comparador.zwame.pt/produto/38931037/sistema-wi-fi-tp-link-deco-m4-ac1200-whole-home-mesh

Dependendo do tamanho da casa. Mas é mais uma questão do que uma sugestão. A tua escolha está boa mas como tu disseste e bem quando aumenta a distância o sinal diminui e vai depender dos obstáculos que tem pelo caminho. Do tipo de construção da casa, paredes, quantidade de ligações wireless que tens à volta, etc.


Preciso de ligar a box do meo por wifi, do lado oposto da mesma sala. Será que o TP-Link Deco M4 Pack 2 fa stream do 4k em condições? É transparente a ligação para ligar a box meo?
 
Quantos metros fica o router od satélite? Tem alguma barreira física pelo meio?
O streaming é via ligação de internet ou seja 100 ou 200 Mbps imagino que seja o que tens ou outra opção?
 
São 4 metros entre o router e o satelite, sem barreiras. Tenho um Asus RT-N56U com DD-WRT a fazer de receiver por wireless do router do MEO e a ligação quebrava ao fim de 10 segundos. Em 2.4Ghz. Não cheguei a testar em 5 Ghz
 
Última edição:
4 metros não vais ter qualquer problema. Desligava o wireless do ISP e ficaria apenas com o wireless da solução Mesh. Depois deixa feedback.
 
Back
Topo