Técnica [TUTORIAIS] Tópico de entreajuda - Edição de imagem e técnica (ler primeiro post).

O facto de já não ter luz natural nenhuma, também não deve ter ajudado.

Se tens como exemplo as minhas fotografias de cidade, então tens aqui a resposta ao teu "problema". Se reparares bem, acho que não tenho nenhuma fotografia de cidade com noite completa. Tenho sempre ainda alguma luz ambiente que me vai ajudar a balancear a exposição, mantendo na mesma as luzes artificiais da cidade (típicas da noite).
Mas isto não significa que é a melhor forma. Depende sempre de como queres a fotografia. É uma forma tão válida como outra qualquer.

Se tiveres paciência para isso, reservas umas 2 horitas e fazes a seguinte experiência: vais fazendo exposições desde o pôr do sol até ficar completamente noite. Depois comparas as fotos todas, vês de que forma a luz vai mudando e percebes o impacto que isso tem no resultado final. Pode parecer (e é!) uma seca tremenda, mas são 2h que te vão servir de exemplo daí para a frente.

PS: há coisas que só metendo a mão na massa é que se fica com uma ideia completa de como funciona.
 
Começo mesmo a ter noção que se se quer algo melhorzinho, a altura do dia em que se tira a foto/condições de luz natural, fazem toda a diferença.

O que acaba por ser um bocado chato, pois acabas por perder grande parte do tempo, e tens ali 1 ou 2h para fotografar ao longo de 24h.

Obviamente que podes aproveitar para tirar outro tipo de fotos, em outras localizações.

Obrigado aos 2. Voltarei a lá ir quando tiver a oportunidade. Fazer várias exposições, experimentar o HDR e tone mapping. E ver o que sai. :)
 
Começo mesmo a ter noção que se se quer algo melhorzinho, a altura do dia em que se tira a foto/condições de luz natural, fazem toda a diferença.

O que acaba por ser um bocado chato, pois acabas por perder grande parte do tempo, e tens ali 1 ou 2h para fotografar ao longo de 24h.

Obviamente que podes aproveitar para tirar outro tipo de fotos, em outras localizações.

Obrigado aos 2. Voltarei a lá ir quando tiver a oportunidade. Fazer várias exposições, experimentar o HDR e tone mapping. E ver o que sai. :)

Boas,

Fotos de noite cerrada e altas luzes não são nada fáceis de se fazer mesmo com várias exposições.
No exemplo da foto do chafariz tenta fazer o que foi dito, perde ou ( ganha ) tempo porque te vai ajudar bastante futuramente, tira muitas fotos desde o começo da hora azul até ser noite

Ou

Tenta: No início da hora azul, tira uma foto sub exposta onde as luzes ficam agradáveis sem estourar e a parece que estava mais noite pelo simples facto de a foto estar sub exposta propositado.
Consegues fazer isso com uma exposição mas nem sempre fica bem.
Eu normalmente faço AEB caso seja necessário mais exposições e prefiro um blend que HDR, quando faço HDR é com várias exposições manualmente.

Cumps
 
Última edição:
Ora bem, tenho dedicado algum tempo a ver alguns vídeos de fotógrafos no youtube, e chego à conclusão que devia aprender mais de ligthroom e de técnicas de edição de fotografia. Tenho visto várias coisas que eu não fazia ideia de como poderia fazer ou sequer que elas existem.

Além disso, acho que preciso de aprender/organizar as fotos que vou tirando. E ao que parece o catalogo do Ligthroom é uma ferramenta bastante boa para isso.

A minha questão aqui é, alguém aqui consegue aconselhar 1 canal/tutoriais ou até algum curso naqueles sites tipo udemy/coursera, etc, que me possa levar assim a evoluir nessa questão? Dava-me mesmo jeito algo desde o básico e orientado à fotografia.
 
Ora bem, tenho dedicado algum tempo a ver alguns vídeos de fotógrafos no youtube, e chego à conclusão que devia aprender mais de ligthroom e de técnicas de edição de fotografia.

A luz é importante no momento que tiras uma foto, se a luz for boa a edição é mais fácil e rápida.
Na foto do chafariz, já conseguiste o que querias? Não é o LR que te vai fazer isso.

Além disso, acho que preciso de aprender/organizar as fotos que vou tirando. E ao que parece o catalogo do Ligthroom é uma ferramenta bastante boa para isso.

Eu não uso o LR e tenho as minhas fotos bem organizadas em pastas.
 
Última edição:
É engraçado... Tu orientas-te mais no photoshop, e achas o Lightroom complicado... Comigo acontece exactamente o contrário :)

Já mexo em PS há muitos anos, não de uma forma frequente, mas fui sempre mexendo aqui e ali, fazendo uma ou outra coisa, então para mim torna-se mais fácil usar essa tecnologia. E como normalmente edito foto a foto, isto é, percorro as fotos que tirei, seleciono uma e edito, o PS acaba por ser mais simples, pois é só abrir no câmara raw, editar aí o básico, passar para o PS usar o Nik collection para uns filtros e pronto.

Já fiz algumas incursões no LR para editar bacths de fotos e aplicar a mesma edição a praticamente todas (uma ou outra reportagem fotográfica), mas sinceramente ainda não consegui perceber os conceitos básicos da cena e qual o fluxo que as fotos "devem" percorrer nesse software. Ou seja, quando uso, acho que dou mil uma uma voltas para fazer algo que faria no PS de forma mais simples e rápida, isto porque estou a usar mal o software.

Além disso, preciso de aprender mais técnicas de edição orientadas à fotografia. Tipo este vídeo aqui:


São coisas simples, como seleccionar a cor e mudar as coisas dessa cor, etc.. Mas são coisas que nunca fiz nas minhas fotos, nunca sequer me tinham passado pela cabeça. Provavelmente é por isso que acho mais fácil o PS, porque a edição que faço é mais básica e menos orientada à fotografia. Diria que vem dos tempos em que eu fazia umas pequenas montagens ou afins. Sou bastante básico em termos de edição. Daí estar a tentar mudar isso.

A luz é importante no momento que tiras uma foto, se a luz for boa a edição é mais fácil e rápida.
Na foto do chafariz, já conseguiste o que querias? Não é o LR que te vai fazer isso.
Ainda não tive tempo de lá voltar à hora que devia… Agora vai chover durante os próximos dias, por isso fica fora de questão. Graças à ajuda do povo, percebi mais ou menos o que devo fazer para melhorar o resultado. Assim como a experiência que fiz no PS usando o tone mapping. Agora não há milagres. A Luz é algo demasiado importante na fotografia, e ou está lá, ou não.

Eu não uso o LR e tenho as minhas fotos bem organizadas em pastas.
Também faço isso. Sempre que vou tirando fotos, vou organizando por data e localização. Isto os Raws. As fotos que edito (as que gosto mais) coloco online e guardo uma copia no meu disco, sendo que essas estão 0 organizadas. Depois vejo-me à rasca para encontrar o que quero ehehe

Não digo que esta não seja uma má forma de organizar as coisas. Simplesmente, pelo que vejo, poderá haver algo melhor.

É uma questão de habituar, tanto o ACR como LR fazem o trabalho, se editar muitas fotos o LR é mais adequado.

Concordo que para aplicar a mesma edição a um batch de fotos, o LR será mais adequado que o PS. Mesmo assim, começo a pensar que posso estar a desperdiçar uma ferramenta mais poderosa e que me poderá facilitar a vida, só porque das vezes que tentei usar, não a usei da forma que devia.


Resumindo, como tudo na vida, tu até podes estar a fazer algo que pensas que funciona bem para ti, até alguém te mostrar como efectivamente devias fazer/utilizar o que tens. E aí todo um mundo novo se abre. É como nas fotos, tu até tiras umas fotos que gostas, até vir alguém e te dizer toda a porcaria que estás a fazer hahahaha
 
Eu também tenho as fotos organizadas no disco, mas nem assim passo sem o LR para a organização. Poder procurar fotografias com base em keywords, material usado e coordenadas GPS é algo que não me imagino perder. E para além disso, a opção das "Colecções" dentro do catálogo permite-me ter 1 foto em vários sítios diferentes, mantendo apenas 1 raw no disco.
As smart collections são muito boas de se usar: basicamente o LR agrupa as fotos mediantes algumas condições. Por exemplo, se meter "queue" como keyword, o LR automaticamente mete essa foto no grupo de fotos que esperam edição. Ou seja, sempre que o LR detectar essa keyword, já sabe o que fazer com a foto.
E faz o mesmo para vídeo.

À custa disto, deixei de ter jpg no disco. Se precisar vou ao LR e exporto, tal a facilidade/rapidez em encontrar o "original".

Em relação ao módulo "Develop", é basicamente o ACR.
 
Eu também tenho as fotos organizadas no disco, mas nem assim passo sem o LR para a organização. Poder procurar fotografias com base em keywords, material usado e coordenadas GPS é algo que não me imagino perder. E para além disso, a opção das "Colecções" dentro do catálogo permite-me ter 1 foto em vários sítios diferentes, mantendo apenas 1 raw no disco.
As smart collections são muito boas de se usar: basicamente o LR agrupa as fotos mediantes algumas condições. Por exemplo, se meter "queue" como keyword, o LR automaticamente mete essa foto no grupo de fotos que esperam edição. Ou seja, sempre que o LR detectar essa keyword, já sabe o que fazer com a foto.
E faz o mesmo para vídeo.

À custa disto, deixei de ter jpg no disco. Se precisar vou ao LR e exporto, tal a facilidade/rapidez em encontrar o "original".

Em relação ao módulo "Develop", é basicamente o ACR.

Nos últimos tempos tenho me dedicado a aprender a usar o lightroom assim como melhorar a minha edição.

Relativamente ao LR, realmente tem algumas ferramentas interessantes no que concerne à organização das fotos. A melhor de todas é que consigo ter os thumbnails das fotos no momento, enquanto (como só guardo os raws) quando andava à procura de uma determinada foto no PC, demorava imenso a fazer os thumbnails de cada raw. Assim é imediato. Comecei também a explorar as smart colletions. Comecei por dar 1 estrela as fotos para apagar e depois apaga-las todas de uma vez (devia ter feito isto logo no inicio enfim).


Na edição avancei para os ajustes locais, dodge and burn… Ainda não testei a frequency separation (acho que é este o nome). Para isso tenho usado algumas fotos antigas e depois vou comparando os resultados.
(a 1.ª é a nova versão digamos assim) O maior erro da versão anterior seria mesmo os tons demasiado quentes. Bastou por o WB um bocado mais frio que ficou logo melhor. Depois foram alguns ajustes locais nos olhos para ficar mais "punchy", um bocado de smooth na pele, tirar algumas imperfeições e pronto. Aqui nem usei o dodge and burn já que acho que havia uma boa separação dos highlights e das sombras.
 
Última edição:
Nos últimos tempos tenho me dedicado a aprender a usar o lightroom assim como melhorar a minha edição.

Relativamente ao LR, realmente tem algumas ferramentas interessantes no que concerne à organização das fotos. A melhor de todas é que consigo ter os thumbnails das fotos no momento, enquanto (como só guardo os raws) quando andava à procura de uma determinada foto no PC, demorava imenso a fazer os thumbnails de cada raw. Assim é imediato. Comecei também a explorar as smart colletions. Comecei por dar 1 estrela as fotos para apagar e depois apaga-las todas de uma vez (devia ter feito isto logo no inicio enfim).


Na edição avancei para os ajustes locais, dodge and burn… Ainda não testei a frequency separation (acho que é este o nome). Para isso tenho usado algumas fotos antigas e depois vou comparando os resultados.
(a 1.ª é a nova versão digamos assim) O maior erro da versão anterior seria mesmo os tons demasiado quentes. Bastou por o WB um bocado mais frio que ficou logo melhor. Depois foram alguns ajustes locais nos olhos para ficar mais "punchy", um bocado de smooth na pele, tirar algumas imperfeições e pronto. Aqui nem usei o dodge and burn já que acho que havia uma boa separação dos highlights e das sombras.

Parabéns, a da esquerda está 1000x melhor que a da direita.
 
mas nem assim passo sem o LR para a organização. Poder procurar fotografias com base em keywords, material usado e coordenadas GPS é algo que não me imagino perder. E para além disso, a opção das "Colecções" dentro do catálogo permite-me ter 1 foto em vários sítios diferentes, mantendo apenas 1 raw no disco.

Como é que o fazes?

Eu uso o lightroom de forma pontual, importo, edito, guardo o raw numa pasta com o dia, guardo as fotos editadas numa pasta dentro da pasta onde estão os raws e apago tudo posteriormente para poder mover essas pastas onde tenho os raws para um disco externo.

Usas um disco externo para a biblioteca? Se sim não fica lento? Ter gigas e gigas de fotos sempre em catálogo disponíveis?

Eu só tenho 256gb de disco no Mac e esse é rápido que doi. Não dá para ter sempre um catálogo grande e se o mudar para um disco externo, perco rapidez.
 
Tens as chamadas cópias virtuais, que basicamente o LR guarda a informação relacionada com o que editaste, depois essas cópias virtuais podem ser usadas em colecções e podes usar aquelas que quizeres, até podes usar várias cópias virtuais da mesma foto na mesma colecção, depois no directório aonde a foto principal aparecem todas as cópias virtuais.

Em relação ao disco externo, o catálogo esta localmente no meu mac e depois movo as pastas (directórios) no LR para o disco externo. Tenho dois discos externos Samsung SSD T5, com USB-C são bastante rápidos. Só tenho as pastas com as fotos mais recentes no meu mac o resto está nos discos externos. Depois tenho ter sincronizado no meu NAS por questões de backup. De notar só movendo as pastas no LR dá para ter tudo sincronizado, as edições, as colecções, keywords, tudo.

Não sei se era isso que querias saber, tens outras questões? Chuta.
 
Que subscrição aconselham do lightroom?

1 - Plano do Lightroom (1 TB + Adobe Photoshop Lightroom)
2 - Plano de Fotografia (20 GB, Adobe Photoshop + Lightroom Classic)

Quais as diferenças notórias, alem da diferença do espaço na cloud?
 
Eu uso a opção 2, pelo simples facto de ser a única com o Lightroom Classic, que é a versão desktop completa da aplicação.
Aquilo a que eles agora chamam apenas "Lightroom" é a versão de edição na cloud, e que tem menos funcionalidades.

Eu também tenho as fotos organizadas no disco, mas nem assim passo sem o LR para a organização. Poder procurar fotografias com base em keywords, material usado e coordenadas GPS é algo que não me imagino perder. E para além disso, a opção das "Colecções" dentro do catálogo permite-me ter 1 foto em vários sítios diferentes, mantendo apenas 1 raw no disco.
As smart collections são muito boas de se usar: basicamente o LR agrupa as fotos mediantes algumas condições. Por exemplo, se meter "queue" como keyword, o LR automaticamente mete essa foto no grupo de fotos que esperam edição. Ou seja, sempre que o LR detectar essa keyword, já sabe o que fazer com a foto.
E faz o mesmo para vídeo.

À custa disto, deixei de ter jpg no disco. Se precisar vou ao LR e exporto, tal a facilidade/rapidez em encontrar o "original".

Em relação ao módulo "Develop", é basicamente o ACR.
+1
Por vezes, quando quero uma foto, abro o Lightroom, procuro a foto, e só depois é que ligo o disco externo para editar/exportar/fazer o que for.

@zyThuM mas nesse caso há erro no lightroom por moveres o ficheiro principal e nesse caso terás de andar sempre a localizar o ficheiro principal, não?
Não, se moveres os ficheiros/pastas usando o Lightroom ele actualiza logo tudo sem erros.

Eu tenho o catálogo mesmo no portátil, mas todos os RAW's num disco externo. O meu MacBook também tem 256GB e ainda tenho Windows instalado a ocupar uma parte.

A cada importação que faço, os ficheiros vão directamente para o disco externo e trabalho a partir de lá. Dentro do disco externo, tenho o Lightroom configurado para criar uma nova pasta com a data.

O facto de o catálogo e as previews estarem no disco do portátil, permite-me abrir o Lightroom e navegar entre todas as previews sem precisar de ligar o disco externo, com acesso à metadata. Isto é útil para quando quero procurar alguma coisa, usando os filtros de metadata na vista de grelha do Lightroom. Não permite fazer alterações, mas permite ver em baixa resolução e pesquisar.

Só ligo o disco externo quando quero editar ou quando quero exportar fotos.

Nunca mexo em nada através do explorador de ficheiros do sistema, o Lightroom permite fazer tudo e sem perder o rasto a nada.


Usem Lightroom para a frente...é feito por fotógrafos, para fotógrafos.
Para os mais agarrados a Photoshop, podem adicionar a foto à biblioteca no Lightroom, e depois a partir do Lightroom abrir o Photoshop e fazer as edições que entenderem. No fim, guardam, e ao regressarem ao Lightroom as edições vão estar todas lá e o ficheiro ainda fica organizado na biblioteca.
 
Última edição:
@zyThuM mas nesse caso há erro no lightroom por moveres o ficheiro principal e nesse caso terás de andar sempre a localizar o ficheiro principal, não?

O @m4ndr4ke já respondeu, se moveres dentro do LR não perdes nada o LR actualiza o catálogo automáticamente e ficas com a informação toda. O problema que descreves é quando moves as fotos fora do LR.
 
Como é que o fazes?

Eu uso o lightroom de forma pontual, importo, edito, guardo o raw numa pasta com o dia, guardo as fotos editadas numa pasta dentro da pasta onde estão os raws e apago tudo posteriormente para poder mover essas pastas onde tenho os raws para um disco externo.

Usas um disco externo para a biblioteca? Se sim não fica lento? Ter gigas e gigas de fotos sempre em catálogo disponíveis?

Eu só tenho 256gb de disco no Mac e esse é rápido que doi. Não dá para ter sempre um catálogo grande e se o mudar para um disco externo, perco rapidez.

Toda e qualquer operação é feita dentro do LR e "nunca" no Explorer/Finder. Assim tens a certeza que o LR actualizou todas as localizações. Daí poderes fazer o que o @m4ndr4ke escreveu. Tem é que ser tudo feito dentro do LR. Se, por acaso, colocar raws/psd/tiff à mão no explorer, só tenho que ir ao LR e actualizar a biblioteca. O LR detecta fotos novas na pasta e adiciona à biblioteca sem teres que ir ao ecrã de importação.

O meu Catálogo está no SSD de 256gb do SO (Windows no meu caso), só os raws é que estão num HDD. Em termos de rapidez não noto grande diferença, isto porque o LR passa tudo o que estou a editar para cache no SSD, ou seja, eu basicamente estou a editar no SSD. De tal forma que quando tenho várias panorâmicas para editar (cujos DNG somados chegam a ocupar dezenas de GB), recebo uma mensagem a dar conta de falta de espaço no SSD, mesmo tendo os raws no HDD. Presumo que faça o mesmo com o disco externo.

Edit: Podes ter raws, DNG, tiff, JPG, PSD e talvez outros na biblioteca. Infelizmente não suporta PSB... mas há um workaround para isso caso seja necessário.
 
Não tinha reparado neste post.
Estive a ver quais os preços para photoshop e Lightroom mais recente e aparentemente já não vendem mais estes softwares como stand-alone a moda antiga.
Eu tenho o Lightroom 5 (do ano 2013) e não sei até que ponto valerá a pena actualizar. Provavelmente o que se ganha é acesso a mais lentes e cameras.

Que acham? Não me parece que vou pagar £120 por ano como se fosse uma subscrição por um software.
 
Back
Topo