Hardware MacBook Pro 16" Novembro 2019

Ando a ponderar seriamente comprar um MacBook Pro e até já pensei que a saída deste conjugado com a black friday poderiam fazer aparecer alguns negócios interessantes do modelo anterior. Mas depois quando vou fazer a minha pesquisa fico logo de pé atrás de tão duras que são as críticas.

Pela performance eu não me preocupava mas pelo lado do teclado ficava com reservas. Eu não me preocupo muito com o teclado do meu porque o meu teclado do dia a dia é este e o portátil passa 99% do tempo aqui. Não será o caso da maioria das pessoas.

Sim, umas fans mais grossas e um cooler com vapour chamber (principalmente o segundo fazem milagres.

E era um DTR e fazia um barulho infernal. à muitos anos que o desenho das pás é assimétrico e são muito silenciosos. Não sei se os heatpipes não têm vapour chamber. Imagino que sim. A questão é que num desktop temos coolers que pesam quase 1KG como os Noctua para arrefecer só o processador e num portátil queremos ter tudo, sem barulho, com bateria. Não há milagres. Em termos de engenharia sem ser a estupidez dos últimos anos com o teclado é difícil apontar erros à Apple no desenho.

Tendo em conta que o teclado antigo que avaria quando é substituído vem com bateria nova e chassis acho que é de aproveitar se houverem promoções

QUe chassis novo é este que referes? Do novo? É substituído tudo? No monitor era substituída a tampa superior mas parece-me difícil que substituam o chassis inferior por causa do teclado.

Eu uso todos os dias. Agora já conheces 1 pessoa

Perfeito :) Eu também uso para o som e afins mas não considero isso "usar" porque as demos quando mostraram a Touch Bar era que aquilo ia ser usado em tudo o que era programa e quando alguém acaba a usar durante o dia por conveniência para ter um ecrã maior acaba por ligar a um monitor externo e usar um teclado externo. É por isso que no meu caso como já referi atrás não uso o teclado do portátil necessitando da conveniência do mesmo para o meter debaixo do braço quando necessito de sair.

Estou curioso para ver como serão os novos 13", o phil disse (deu a entender sem certezas) que os dois teclados (butterfly e scissor) são para manter, não deu a entender que o butterfly morreu, por enquanto

O Phil disse o que podia dizer. Se disse-se "fizemos asneira nos últimos anos e pedimos desculpa aos nossos utilizadores" isso custava milhões à Apple em processos. Vão mudar tudo para este mecanismo se não der chatices.

Até o Gruber que não aprecio em particular teve um momento menos alinhado com a Apple.

It feels a bit silly to be excited about a classic arrow key layout, a hardware Escape key, and key switches that function reliably and feel good when you type with them, but that’s where we are. The risk of being a Mac user is that we’re captive to a single company’s whims.

No one would ever suggest that the steering wheel for a car be designed by people who don’t drive. But yet somehow the entire Macintosh world has spent the last three years dealing with or avoiding keyboards that were seemingly designed by people who don’t type. The whole saga of the butterfly keyboards — their unreliable switches, poor typing feel, and anti-functional layout — betrays a certain arrogance. The more powerful an organization — a corporation, a nation, a sports team, whatever — the more at risk that organization is to hubris. It’s power that allows one to act on hubris.

We shouldn’t be celebrating the return of longstanding features we never should have lost in the first place.
 
Sim, umas fans mais grossas e um cooler com vapour chamber (principalmente o segundo fazem milagres)

Acredito que tenha revisto bem esta situação (finalmente), embora espere que o i9 tenha throttling relevante na mesma. Não há milagres e nem os chassis gaming de 5kgs têm facilidade em aguentar esta "besta". Se bem que presumo que a maioria dos utilizadores destes portáteis não façam cargas de horas seguidas nas maquinas. Tirando edição de video, a maioria dos trabalhos não demoram assim tanto, pelo menos com cargas de 100% de forma sequencial.

Por acaso acho que é um belo lançamento da Apple este. A versão base é adequada ao preço para o que oferece. A anterior parecia-me demasiado limitada a nível de espaço.
 
Claro que nunca vai dar para ter um 8core neste processo de fabrico a funcionar a 5Ghz num portátil deste tamanho. Mas nos Razer Blades de 15" o facto de passar de heatpipes para uma vapour chamber melhorou bastante as temperaturas e o throttling.
 
Para que não precisa de um agora, será melhor esperar uns tempos por WiFi 6 e cpu 10nm , assim tb vamos perceber se não há problemas com este primeiro MBpro 16''
 
Eu por acaso acho que o Touchbar dá muito jeito ... mas para utilizadores avançados. Os mesmo Pros :)

No fundo o Touchbar veio substituir as function keys dos teclado tradicionais (F1 ... F12).

Colocar o Esc no mesmo saco como fizeram nunca fez sentido. Ainda bem que corrigiram este problema de design. Agora para utilizadores avançados que associavam macros e coisas mais as F1 ... F12 ... é um salto qualitativo e introduz uma flexibilidade que antes não havia. Quem é tanto do contra é porque raramente as usou.

Apenas nao percebo porque a Apple não lavou já um Magic Keyboard com isso. Perceber percebo, seria um nicho de utilizadores que apreciariam. Os mesmos que não sabem para que servem as teclas F1...F12 numa aplicação. Que é a larga maioria.

Claro que nunca vai dar para ter um 8core neste processo de fabrico a funcionar a 5Ghz num portátil deste tamanho. Mas nos Razer Blades de 15" o facto de passar de heatpipes para uma vapour chamber melhorou bastante as temperaturas e o throttling.

Para evitar este tipo de situações é porque vou para um iMac e deixar os portáteis. O meu passava 80% na secretaria. Os 20% o iPad Pro 12.9 faz perfeitamente as vezes ... cada vez melhor.
 
Última edição pelo moderador:
Agora para utilizadores avançados que associavam macros e coisas mais as F1 ... F12 ... é um salto qualitativo e introduz uma flexibilidade que antes não havia.
Precisamente. F1, F2 é demasaido genérico. Tenho agora um conjunto de atalhos de scripts, convertidos em botões virtuais, evitando ter de ocupar espaço noutro lado.
 
As promoções já começaram: https://comparador.zwame.pt/produto/47413016/macbook-pro-apple-mv902po
Usem o comparador e não contornem as regras sff. Assim ajudam-nos a manter a ZWAME.
A questão é se querem apostar num modelo que claramente tem um problema no teclado. Tem também metade da capacidade de armazenamento e 256GB é mesmo no limite do curto. 16GB de RAM dará para a grande maioria dos utilizadores mas 256GB de espaço é um pouco curto.
 
Sem dúvida.
Comprei a versão de 2018, sabendo dos problemas, apesar de algum otimismo acerca de alguma melhoria, porque o meu anterior estava mesmo acabado.
Se hoje tive-se à escolha entre a versão com o novo teclado e a versão anterior, não pensava 2 vezes.
Por outro lado, a versão anterior deverá desvalorizar tanto que podemos analisar de outra prespetiva, que é ter uma máquina deste género a uma preço tão mais reduzido que se tiver problemas, daria para comprar outra (possívelmente) igual, sabendo que o teclado tem garantia de 4 anos.

Por experiência em Mac e sem a necessidade intencisava de disco, o mínimo razoável são os 512 GB.
Em termos de RAM, para mim o padrão atual são os 16 GB.
Por uma questão de garantia se houver a possibilidade dos 32 GB seria o ideal.
 
O "novo" teclado é em tesoura, idêntico ao que usavam antes de 2015 e igual a quase todas as restantes marcas de portáteis, não tem como falhar..
 
@ptfuzi
Depois da asneira que fizeram estão em liberdade condicional :D

Nunca fiando. Não deve haver problema mas mais vale esperar algum tempo antes de deitar foguetes. Pesa mais um bocado do que o anterior (170 gramas) e quando compararem com a entrada de gama do modelo anterior convém colocar na equação que o ssd é de 256GB ou seja metade do atual. Mas o preço é puxado. Seria muito interessante que tivessem atualizado o modelo de 13" para deixarmos o teclado para trás das costas e perceber se podia ser uma opção para muitos casos. Porque o preço do de 16" não é nada interessante. É a única coisa não interessante do que vi até agora.
 
Depois de ver o vídeo do ifixit onde falam não só do teclado mas também do interior, o ponto fraco pode ser o conector com o monitor. O teclado parece ultrapassado. Do ponto de vista da reciclagem a forma como as baterias estão colocadas e serem várias são um pesadelo. Há ali espaço extra entre os módulos e nas laterais o que não permitindo aumentar as baterias, que podiam ocupar menos espaço se fossem só um módulo permitia ter o SSD e a RAM sem ser soldada o que seria bom para o consumidor.
 
O novo mbPRO pode ser um bom upgrade de GPU quando comparado com o mbPro mid 2018 com 560x foi uma bela treta de lançamento da apple, já o do mbPro do final de 2018 com Vega 20 a diferença é menor, como seria de esperar. O novo mbPro16 com gpu 8gb + 32gb de ram custa 4k

AMD Radeon Pro 5500M is now available, and it looks like it offers a good upgrade over the Radeon Pro 560X found in the mid-2018 MacBook Pro 15. However, those who already have the end-2018 MacBook Pro 15 with a Radeon Pro Vega 20 might have less of an incentive to upgrade from a GPU standpoint. https://www.notebookcheck.net/AMD-R...faster-than-the-Radeon-Pro-560X.442747.0.html

radeon_pro_5500m_geekbench_metal.jpg
 
Back
Topo