Freezes constantes e depois ecrâ preto ao fazer boot

doi.t

Power Member
Bem, hoje estava a trabalhar no autocad, quando de um momento para o outro o portátil tem um freeze completo e trava tudo. Tentei CTRL ALT DEL sem resultado nenhum. Desliguei no botão e voltei a ligar. Ele dava aquele login com simbolo do windows e a rodinha mas de seguida um ecrâ preto. Andei a ver e acabei por conseguir aceder ao pc com o modo de segurança. Quando cheguei a casa, como pensei que fosse problema de windows resolvi fazer um reset com a pen, mas o reset após uns 3 horas parou nos 34%. Como a luz do HDD não piscava resolvi desligar e fazer um clean setup, mas agora nem acesso ao menu de boot manager do windows consigo. Já desactivei a uefi a ver se conseguia da maneira antiga mas nada.

Alguém pode ajudar?

O portátil é o que está na assinatura. Clevo P150SM
 
Como consegues mexer na bios, diria que foi o teu disco que foi a vida... Se tiveres possibilidades tira o disco do portátil e liga o disco noutro pc como secundário e tenta fazer qlq coisa nele, tipo formatar ou copiar ficheiros para dentro dele e já vez...
 
Thanks! Entretanto consegui formatar. Parece o que o problema estava em iniciar o boot pelo windows boot manager, que ficava literalmente a navegar na maionese ao invés de fazer um boot directo pela pen. Mal selecionei a pen o windows setup iniciou logo e o processo de instalação foi rápido.
 
Bem vou aproveitar o tópico visto continuar com problemas.

Depois de ter tido os problemas com freeze e de seguida os ecrâs pretos ao iniciar, formatei o pc e deixei ficar até hoje. Hoje voltei ao portátil para instalar de novo os programas com que trabalho e volta a fazer bloquear do nada e de seguida com ecrâs pretos. Já formatei duas vezes o pc e continua a persistir o problema. O que poderá ser?
 
Eu abri agora o hddscan e crystaldiskinfo e em ambos diz que está tudo bem com o SSD. aliás tanto com ssd como com o hdd. Testo os dois discos ou só o do windows? Não sei é se consigo ligar este visto ser msata (não faço a minima se as ligações são as mesmas).

Não será outra coisa a nivel de hardware? MOBA, GPU ou outra cena?
 
Update:

Bem, entretanto voltei a formatar e ele começou a correr normalmente. No entanto mal tentei instalar as drivers da gráfica ele freezou de novo e o boot faz para ecrâ negro. Hoje fez isto duas vezes, em ambas após fresh instal do OS e em ambas a meio da instalação das drivers da amd.

Será que foi a gráfica que deu o berro?

Edit: Acho que é mesmo qualquer coisa relacionada com a gráfica. O portátil só começa a ter erros quando instalo o driver da 8970m. Qualquer um, experimentei os mais recentes e também dois anteriores, o problema vem da dai... Começa a instalar e chega mais ou menos a meio freeza e depois só entrando no modo de segurança. Quando entro uso o cleaner da amd e o pc volta a ligar normalmente...
 
Última edição:
Depois de alguns testes às rams, hdd e sdd e alguma pesquisa cheguei à conclusão que o problema é da gráfica... Instalei drivers da igpu da intel, autocad, etc e sem problema nenhum. Só freeza quando instalo as drivers da amd. Isso e quando vou ao gestor de dispositivos e activo a gráfica por lá.
 
Back
Topo