Jogos de Tabuleiro

Obrigado pelas opiniões! Só mais um: o que acham do Carcassonne Big Box 2017? Nunca joguei sequer o jogo base, mas a 45€ parece-me muito jogo para o preço (o jogo base + 11 expansões e mini-expansões). Sei que já estou a afastar-me da ideia inicial de co-op mas é sempre assim, demasiados jogos a chamar a atenção :D
 
E que tal o The Mind.. cartas e coop. Recebeu muitos prémios.
Não é algo que vai agradar muita gente mas é uma galhofa.

O Carcassonne é muito bom jogo. Penso que todos os anos sai uma big box com diferentes expansões. Eu gosto do jogo base, tirando o river nunca lá meto mais nada, algumas são “confusas”.
 
Obrigado pelas opiniões! Só mais um: o que acham do Carcassonne Big Box 2017? Nunca joguei sequer o jogo base, mas a 45€ parece-me muito jogo para o preço (o jogo base + 11 expansões e mini-expansões). Sei que já estou a afastar-me da ideia inicial de co-op mas é sempre assim, demasiados jogos a chamar a atenção :D

Sinceramente acho muita areia... Há expansões assim assim, há outras melhores... se realmente gostares do jogo pode ser uma hipotese. Pessoalmente passou-me ao lado essa big box e até gosto do jogo, já fiz bastantes runs. Eu tenho o original com a expansão de base que agora vem inlcuida e só usei uma ou duas vezes a expansão.
 
A vantagem do Carcassonne é que mesmo tendo as expansões podes ignorar completamente as regras delas e jogar só com as regras base, mas com muito mais tiles para tornar o jogo mais longo. :D
Claro, se preferires jogos mais curtos, o jogo base chega e sobra.
 
O "the lost expedition" é um bom Coop que vem numa caixa pequena. tens de guiar um grupo de exploradores pela selva, a procura de uma cidade

Outro coop numa caixa pequena/média é o Forgotten Island/Forbidden Desert, no estilo de Pandemic

Outro coop numa caixa pequena /média é o Magic Maze, one em conjunto tem de assaltar um c. comercial

Outro jogo coop fixe, mas nunca caixa maior, são os jogos tipo "1 conta todos", como por exemplo Scotland Yard, Fury of Dracula ou Letters from Whitechapel.

Também numa caixa maior/grande, como coop tens o Dead of Winter e Ghost Stories.


Quanto aos não coop:

Numa caixa pequena, e com regras simples tens o "munchkin", mas esse pode destruir amizades. Estas avisado

como mencionaste o Flame Rouge, tens o Jamaica onde fazes uma corrida com barcos pirata.
 
Esse foi um dos que tinha na lista, parece interessante. Só tenho medo que acabe por se esgotar o interesse ao fim de alguns jogos. Entretanto também fiquei interessado no Splendor, Flamme Rouge e The Quest for El Dorado. Alguém tem algum destes?

Splendor é um excelente jogo mas acho que só peca pela pouca interação que há entre as pessoas, passamos um jogo inteiro quase sem dizer uma palavra por estarmos concentrados no nosso próprio jogo, tirando isso é um excelente jogo do mesmo género também tens os Century que são idênticos. Recomendo a ver uns vídeos e tentar decidir o que preferes.

O The Quest for El Dorado é um deck-builder fantástico. Vai sair uma nova versão, eu provavelmente vou vender a minha versão e comprar a nova versão (finais deste ano pelo que já li) porque vai ter um novo design e cartas maiores, jogar um deckbuilder com cartas tão pequenas torna-se um bocado atrofiante.

Pessoal, estou em busca de um jogo de tabuleiro para a minha coleção. Estou inclinado para um co-op porque só tenho um (o Pandemic), ou um jogo de cartas/deck-building. Não quero nada muito complexo, idealmente algo que possa ser jogado por amigos/familiares que nunca tenham jogado o jogo (penso que o género "Family game" encaixa no que eu quero). Bónus para uma caixa pequena porque gosto bastante de jogos compactos/que caibam em caixas pequenas.

O que recomendam? Caso ajude, dos jogos que tenho vou dizer aqui os meus favoritos:

Tier 1 (jogos que adoro e que continuo a querer jogar):
Pandemic (a razão pela qual procuro outro co-op), 7 Wonders, Jaipur, Ticket to Ride Europe, Patchwork;

Tier 2 (jogos de que gosto mas que têm alguns problemas que fazem com que nem sempre os queira jogar):
Catan, King of Tokyo (gostava que tivesse um bocado menos de sorte e tempos mortos), Sheriff of Nottingham (prefiro jogos com mais estratégia e menos jogo psicológico), Azul, Caverna (bom mas demasiado complexo para jogos casuais);

Tier 3:
Codenames (nunca clicou comigo, simplesmente não consigo achar divertido e desafiante, ainda que toda a gente adore);

Em termos de deckbuilding diria que podias comprar o Clank!. É o jogo mais jogado pelo meu grupo de amigos e todas as pessoas que jogaram, adoraram o jogo. É simples, fácil de ensinar e bastante divertido. Acabei por comprar uma expansão após já ter feito mais de 20 partidas desde Maio deste ano.

Caso queiras algo mais simples tens um Star Realms/Hero Realms (eu pessoalmente prefiro Hero Realms) ou o Shards of Infinity.

De Card Drafting (passar cartas como no 7 Wonders) tens o Sushi Go que também é um excelente jogo mas não tem tanta profundidade como o 7 Wonders.

Espero ter conseguido ajudar!
 
A quem tiver interesse, na Amazon UK está o Santorini por £12.99, aproximadamente 15€. Com portes fica a 24€, o que já não é um negócio assim tão excelente.

Mas para quem viva no UK ou conheça lá alguém, é um excelente negócio. Eu pelos 15€ comprava, pelos 24€ vou ter que passar.
 
Já alguém por aqui jogou ou tem o Wingspan? Que tal é o jogo?

Eu tenho o jogo. É um jogo muito bonito, relativamente rapido, com variadas formas de pontuar. Tem uma componente de engine building muito engraçada. Não é muito complexo, as regras explicam-se muito bem e informo que ha edição em Português que foi feita em parceria da stonemeier (editora do jogo) com uma loja nacional que tem sede em Coimbra. Não sei se posso mencionar aqui a loja.
 
Esse pessoal da diver acho que fez um mau trabalho na divulgação do jogo!
Por acaso encontrei-o traduzido! É pena, pq muitas pessoas desconhecem.

a expansão europeia também é muito engraçada. Um jogo simples mas divertido de jogar, com economia circular para maximizar jogadas e muito bonito graficamente.
 
Última edição pelo moderador:
Estou interessado em comprar Catan para jogar a com amigos.
A versão portuguesa é boa? Ou é melhor mandar vir de fora? Recomendam alguma em particular?
 
Boa tarde,

Que versão comprar do Monopólio para 6 pessoas...?

Lembro-me de jogar isto há muitos anos atrás.... estou assustado com a quantidade de versões e iterações... Dragon ball??? Futebol??? Game of Thrones...??? Nunca pensei que desse para misturar tanta coisa...

Eu queria a versão original.... Onde e qual versão comprar?
 
Sinceramente aqui duvido que alguém te aconselho o Monopólio.
É dos piores jogos que existem. Longo demais para o jogo que é, muito dado à sorte dos dados e um jogo que acaba sempre em discussões.
 
Sinceramente aqui duvido que alguém te aconselho o Monopólio.
É dos piores jogos que existem. Longo demais para o jogo que é, muito dado à sorte dos dados e um jogo que acaba sempre em discussões.
Que não se goste do Monopoly aceito.
Que o classifiquem como um dos piores jogos de sempre só demonstra alheamento da realidade.
 
É um mau jogo, não há grande dúvida disso. A única estratégia é ter a sorte de comprar os terrenos mais depressa que os outros, tendo a sorte de fazer combinação para fazer casas. Há uns dias joguei-o com um grupo de amigos, a pares, (2vs2 - torna o jogo mais rápido). Acho que acabou em menos de meia hora porque eu em 4 ou 5 voltas já tinha casas e pelo menos 1 propriedade de cada cor lol
 
O monopólio é mau porque quase nem é um jogo.... Fora a parte dos leilões e onde fazer casas/hoteis (com sorte), é o monopólio que joga por ti. Há quase 0 decisões no jogo. Qualquer jogo saído há 30 anos é mais interessante. É como se a malta andasse hoje a comprar e a oferecer o PONG quando têm a PS4/Switch/etc ao lado.
 
Acho que não devemos cascar no Monopólio nem em quem joga. Quem está mais por dentro acaba por perceber que há outras alternativas.
Devemos é se calhar sugerir outras opções. Não?
 
Back
Topo