• Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.

Portátil 650-850€ - Iniciar em bases de programação/data science e gaming ocasional

Athis

Power Member
1) Qual é o orçamento disponível? Quando é que vais comprar o portátil?

- 650€ idealmente até máximo 850€
- Em breve ou mais tardar próximas semanas (não sei até que ponto esperar por BF e promoções natalícias valerá a pena)
- Compra apenas em loja física na zona do Porto e arredores.

2) Qual ou quais os tamanhos que pretendes? (eliminar as que não pretendes)

c. Pequeno e Leve: 13" - 14"
d. Tamanho vulgar: 15" - 15.6"

3) Tens alguma marca que prefiras ou alguma que esteja fora de questão?

- Preferência por Lenovo, Asus, Acer. MSI ok se não tiver aspecto excessivamente gaming. Outras marcas ok, se valer preço mas HP já tive experiência menos boa.

4) A que tarefas se destina o portátil?

- Essencialmente para iniciar em data analysis, data science e ir aprendendo bases de programação e bases de dados e por aí fora. Eventualmente GIS software. Ocasionalmente poderei jogar FM, GTA V, FIFA/PES entre outros (nada extremamente exigente).

5) Vais transportar o portátil frequentemente para vários locais ou fica preferencialmente em cima da secretária?

- Muito provavelmente transporte regular, mas utilização em secretária. O portátil não tem que ser um peso pluma. Em mochila para levar às costas, aguenta-se mais 1kg na boa.

6) Quantas horas de bateria necessitas?

- 5-6h de bateria ou mais seria ideal.

7) Vais jogar no portátil? Se sim, que jogos?

- Ocasionalmente poderei vir a jogar FM, GTA V, FIFA/PES entre outros (nada extremamente exigente).

8) Quais as resoluções de ecrã que preferes? (eliminar as que não pretendes)

- FHD mas sem grandes exigências. Abdicaria de um ecrã "top" por mais "raw power", por assim dizer. Não é a maior das prioridades.

10) Tens alguma necessidade específica (interface, armazenamento, multimédia, etc)?

- idealmente pelo menos SSD de 512Gb (256Gb não está mal). Se possível ter hipótese de 2o disco para facilmente fazer upgrade de armazenamento.
- 16Gb RAM idealmente, mas mínimo 8Gb. Idealmente com possibilidade de expansão até 32Gb RAM.
- Processador mínimo (nada abaixo disto) i5-9300h ou equivalente. Ideal pelo menos ao nível do i7-8750h.
- Gráfica mínimo ao nível da GTX 1050 (3Gb RAM). Idealmente ao nível da GTX 1650 (4Gb RAM) ou superior.
- Preferencialmente sem aspecto gaming ou pelo mais um pouco mais sóbrio/profissional.

Exemplos de gamas/modelos que agradam:
- Lenovo Legion Y540
- Lenovo IdeaPad L340 Gaming (Visualmente muito agradável)
- Lenovo Legion Y530 (pena ser Máximo RAM 16Gb...)
- MSI 15.6" GF63 Thin 9SC-xxxXPT (Visualmente muito agradável)
- Acer Nitro 5 15.6" AN515-54-XXXX (pena o aspecto demasiado gaming)
- HP Pavilion Notebook 15-bc505/503np (Visualmente agradáveis)
- Asus X571 15.6" X571GT (Visualmente agradável)

Não aprecio os ASUS TUF Gaming nem os HP OMEN, HP Pavilion Gaming, nem os MSI mais "robustos" (GL63 por exemplo).

Visualmente gosto bastante do Ideapad L340 Gaming e do MSI GF63 Thin, mas a nível de "raw power"/specs e expansibilidade VS preço, acho difícil melhor que os Legion Y540. Quanto ao Acer Nitro 5, tem possibilidade de segundo SSD? Não consegui ver nenhuma referência a isso. Os HP e os ASUS mencionados acima consideram boas opções (com specs similares, encontram-se por vezes a menos 100€ que outros modelos).
Teclado de preferência suave e se com retroiluminação que seja um pouco mais discreta (ou que haja possibilidade de desactivar).

Qualquer ajuda/dica/opinião será bem vinda.
Se poderem opinar sobre os modelos acima referidos, era bom.
Agradeço desde já a quem estiver disponível para ler e escrever.

Cumprimentos
 
Boas,
Quanto ao Acer Nitro pelas imagens tem possibilidade de colocar dois SSD's M.2 sata e um disco sata ssd ou hdd 2.5".
internals-6.jpg
 
Boas,
Quanto ao Acer Nitro pelas imagens tem possibilidade de colocar dois SSD's M.2 sata e um disco sata ssd ou hdd 2.5".
internals-6.jpg
Obrigado. Não estava mesmo a encontrar informação quantos discos poderia ter.

Passa a ser uma boa hipótese, maior senão é o aspecto muito gaming.

Se alguém tiver mais alguma sugestão, agradecia [emoji2]
 
De nada,
Sinceramente se queres um portátil bom e para jogos e com um aspeto clean a esse preço só estou a ver o ASUS LAPTOP X571 - I5-9300H 8GB 512GB SSD 15,6" - X571GT-59B15PL1 com a GTX 1650 4 GB a 875€.
Só se tiveres alguma sorte no black friday (nunca se sabe), mas por enquanto a minha sugestão é essa! :)
 
De nada,
Sinceramente se queres um portátil bom e para jogos e com um aspeto clean a esse preço só estou a ver o ASUS LAPTOP X571 - I5-9300H 8GB 512GB SSD 15,6" - X571GT-59B15PL1 com a GTX 1650 4 GB a 875€.
Só se tiveres alguma sorte no black friday (nunca se sabe), mas por enquanto a minha sugestão é essa! :)
Muito obrigado pela dica. De facto esse tem aspecto nada gaming. Eu até nem me importo com um aspecto gaming mas sem grande exagero. Do que vi, quer o MSI GF63 think, quer os Lenovo y540 e o L340 gaming ou os HP que referi parecem-me bem. A retroiluminação do teclado mais discreta/menos intensa é preferível para mim.

O maior senão desse ASUS é a RAM. Pelo que vi tem 4Gb onboard e um slot que vem com 4Gb (16Gb max). Não queria ficar limitado, especialmente para upgrade de RAM.
 
Venho só dizer, que por enquanto terá que ficar a compra em standby até 2020, a não ser que surja algo absolutamente imperdível no BF ou assim.
Por isso, depois ou retomo o tópico ou abro um novo (se entretanto os admins/moderadores acharem por bem fechar este).

De qualquer forma, agradeço a quem foi dando opinião e feedback.
 
Eu talvez não iria para esse Asus. Tens boas componentes mas má construção. Material de mau plástico e é muito provável que aqueça muito.
Hoje vou arranjar o MSI GF65 Thin (1150€ sem OS) e digo alguma coisa. Por fora é quase idêntico ao GF63. Eu estive a pensar até aos 1000€ mas decidi puxar porque o preço do MSI estava demasiado bom (nem estava em promo). Tem i7 9750h GTX1660TI 16GB 512SSD 120hz feito em alumínio. É leve (1.8kg) e fino (2.1cm).
Se for possível esperar e ganhar mais algum dinheiro vê mais outras opções, caso contrário iria para o GF63 e tirava o Asus da lista.
 
Back
Topo