Reparação bem sucedida: Receiver Denon DRA-425 - não dava para seleccionar função, sem som

Reparei recentemente este receiver bastante bom para uma amiga. O problema era que embora ligasse e não apresentasse danos visíveis, o indicador de selecção de função deixou de aparecer e os botões de função nada faziam (CD, Aux, tuner, etc), e também não havia saída de som embora o display indicasse estações de rádio.

Comecei por pensar que podiam ser os botões, mas não, estavam impecáveis. Consegui arranjar o service manual e comecei a suspeitar do microcontrolador, pois não parecia estar a funcionar normalmente (tinha um nível errado num dos pinos de ligação ao cristal - mais tarde conclui que devia estar era por se encontrar em standby devido ao problema). Mas rapidamente percebi que o problema era outro: depois do microcontrolador há um circuito buffer (basicamente passa os sinais de 5V para 12V), que recebia o sinal do microcontrolador mas depois tinha 0V na saída, o que não era suposto. Aliás, o microcontrolador em conjunto com as teclas de função estava a trabalhar bem, as saídas iam mudando conforme se pressionasse um botão, mas não passava do buffer.
Descobri que o buffer não tinha tensão de alimentação +12V e a partir daí fiz uma descoberta surpreendente: em todo o receiver faltava a alimentação de +12V (que está curiosamente indicado com +15V, é uma alimentação simétrica, a de -15 (que na realidade é -12) estava a funcionar correctamente).
Comecei então a isolar o problema: era claramente no circuito regulador de tensão do lado positivo, pois a tensão AC entrava mas não saía nada. Medi, suspeitando primeiro do transistor (trata-se de um simples regulador de transistor em série com Zener), mas não, o que estava mal em termos de medição (curto com 250 ohms) era o diodo Zener! :O :O fiquei admirado porque dizem que raramente falham.
Foi muito difícil tirar o diodo por falta de espaço e porque não queria ter o trabalho estúpido de desmontar toda a PCB. Consegui e troquei por um diodo zener de 12V funcional. Problema resolvido!!
Ao ligar, já havia +12V e o selector de funções a trabalhar impecavelmente.
Testei e funciona tudo, som impecável, todas as funções. Deixei a trabalhar duas horas sem problemas.

Não consigo perceber porque carga de água o diodo zener queimou. Mas isto mostra que por vezes o defeito pode ser minúsculo, literalmente...

Anexo foto do interior do aparelho, só por curiosidade.

Se precisarem do Service manual, está no site hifiengine (download grátis, é só registar).
O Zener que queimou era o ZD509.

DSC_2109_s.JPG
 
Back
Topo