Recomeçar do Zero - enfermeiro => Programador

Umas bases que têm garantido oportunidades de trabalho interessantes. Nem todos têm a aptidão para serem auto-didatas, que é extremamente exigente e exige uma enorme disciplina. Muitos desconhecem por onde e como começar, como organização a aprendizagem e estes bootcamps dão-te isso, organização, método e disciplina. É uma outra forma de aprender e lançar-se ao mercado. O preço é aquilo que o mercado define, têm procura, pouca oferta e o facto de quase garantirem trabalho no fim é aliciante para qualquer um.

Eu, por exemplo, gostaria de ganhar aptidões na área da programação. Já tentei sozinho aprender e facilmente desisti, pela pouca disciplina e por dificuldade em gerir o excesso de informação existente na web. É fundamental separar o trio do joio e estes bootcamps fazem-no bem, com bons métodos de trabalho e uma intensidade exigente. Viria sempre com bons olhos fazer uma formação intensa destas na programação.

Os 6k assustam, é um facto, mas se olharmos como investimento com retorno, custa certamente menos.
Em relação a isto:
https://www.oreilly.com/radar/rethinking-programming/

É o mercado a ajustar-se, tal como dizes.
 
Estás a comparar três anos de formação académica com três meses de iniciação à programação. Faz nenhum sentido. O bootcamp dá-te ferramentas, inicia-te na programação e lança-te no mercado no espaço de três meses, isto para quem tem pouca disponibilidade é fundamental e sobretudo para quem precisa de garantir uma fonte de recursos no curto prazo. Objectivamente quem se forma com três / quatro anos de academia tem mais conhecimentos e outra bagagem intelectual. Repara, quem faz o bootcamp em três meses, arranja trabalho logo e enquanto estás na faculdade a formar-te, essa pessoa está no mercado de trabalho a evoluir, a aprender. Quando fores licenciado, essa pessoa já possui três / quatro anos de experiência profissional. Queres comparar remunerações?

E atenção que um aluno focado de 1º ano numa boa faculdade que dê uns toques em web development nos tempos livres vai estar a milhas em termos de preparação comparativamente a quem saia do bootcamp. E como disse anteriormente, nem precisa de acabar o curso.

De resto concordo que para muita gente o facto de ter a ajuda/formação presencial seja um factor bastante importante.
A mensagem que quero passar é que existem muitas formas de entrar no mercado e a meu ver um bootcamp ao preço actual é um mau investimento quando consideramos as alternativas. Se fosse 1k ou até 2k seria justo.
 
Que excelente tópico, aproveito desde já para agradecer a todos que foram partilhando as suas sugestões e opiniões sobre as melhores opções/cursos a tirar.

Eu felizmente continuo feliz com a minha profissão e penso ter um vencimento aceitável mas considero que é fundamental ter umas noções de programação. Vou ler com mais calma as 11 páginas e tentar escolher umas opções online para iniciar a minha aventura por este mundo.
 
Para quem concluiu o bootcamp e já está no mercado de trabalho, como tem sido a experiência? Muitos roadblocks? Têm pessoal que vos ajuda?
 
Para quem concluiu o bootcamp e já está no mercado de trabalho, como tem sido a experiência? Muitos roadblocks? Têm pessoal que vos ajuda?
de inicio foi meio dificil pq não tinham ninguém disponível para dar formação mas agora na equipa onde estou tenho sempre alguém para ajudar e não sinto que nenhum de nós seja descriminado....ao todo já devemos ser 20-25 da academia de código na empresa tenhamos grande resistência por não sermos da área..desde que as coisas estejam bem feitas ninguém quer saber de onde vens
 
Estou à quase dois meses na empresa e estou a gostar. É claro, que o inicio é "overwhelming" porque é a primeira vez que estás num projeto a sério. Juntamente a isso, também estou a trabalhar com diferentes tecnologias de backend e frontend em comparação com as que usei na Academia de Código. No entanto, qualquer dúvida que tenha posso sempre falar com o membro mais sénior da minha equipa ou com a restante equipa do departamento (que está situada em Lisboa). Cada dia aprendo sempre mais um coisa e isso é bom! Está a ser desafiante mas vale a pena, aos poucos chega-se lá.
 
Alguém já ouviu falar ou tem feedback do programa Restart Academy da Primavera? Já pedi informações e algo que me agrada é o fato de ser em horário pós laboral, o único problema é valor que é um pouco caro.
 
Alguém já ouviu falar ou tem feedback do programa Restart Academy da Primavera? Já pedi informações e algo que me agrada é o fato de ser em horário pós laboral, o único problema é valor que é um pouco caro.

Efetivamente o preço é um pouco elevado. Está dentro da linha da academia de código. Este é um meio de entrar rapidamente no mercado de trabalho mas com o inconveniente do custo elevado logo à partida. A outra forma é através do auto estudo e criação de alguns projetos para mostrar em entrevistas. É um processo mais demorado e custa mais ao inicio mas é na mesma possível arranjar emprego. Atualmente nesta área o mercado absorve todas as pessoas que saibam os mínimos e mostrem que querem continuar a aprender.

Esta é sem dúvida uma área que vale a pena aprender mesmo que no imediato não seja necessário para o nosso emprego. Nunca sabemos o futuro e programar será sempre necessário. Quem souber tem sempre uma "garantia" de emprego.
 
Efetivamente o preço é um pouco elevado. Está dentro da linha da academia de código. Este é um meio de entrar rapidamente no mercado de trabalho mas com o inconveniente do custo elevado logo à partida. A outra forma é através do auto estudo e criação de alguns projetos para mostrar em entrevistas. É um processo mais demorado e custa mais ao inicio mas é na mesma possível arranjar emprego. Atualmente nesta área o mercado absorve todas as pessoas que saibam os mínimos e mostrem que querem continuar a aprender.

Esta é sem dúvida uma área que vale a pena aprender mesmo que no imediato não seja necessário para o nosso emprego. Nunca sabemos o futuro e programar será sempre necessário. Quem souber tem sempre uma "garantia" de emprego.

A minha única dúvida é se estou a percorrer o "caminho" correto, uma vez que tenho receio de saltar algum passo importante, enquanto que numa academia têm-se um cronograma devidamente idealizado para atingir determinado objetivo.

Eu estava a pensar algo do tipo HTML5&CSS3 -> Javascript -> PHP e MYSQL.
 
A minha única dúvida é se estou a percorrer o "caminho" correto, uma vez que tenho receio de saltar algum passo importante, enquanto que numa academia têm-se um cronograma devidamente idealizado para atingir determinado objetivo.

Eu estava a pensar algo do tipo HTML5&CSS3 -> Javascript -> PHP e MYSQL.

Parece me um bom plano.

Se queres um caminho definido deixo aqui este site. Segue o percurso.

https://www.theodinproject.com/

No fim se perceberes o que fizeste podes ter a certeza que estas pelo menos apto para entrar no mercado. Depois de entrares se fores parar a uma equipa que te ajude é só continuar a evoluir e crescer.

Boa sorte.
 
Parece me um bom plano.

Se queres um caminho definido deixo aqui este site. Segue o percurso.

https://www.theodinproject.com/

No fim se perceberes o que fizeste podes ter a certeza que estas pelo menos apto para entrar no mercado. Depois de entrares se fores parar a uma equipa que te ajude é só continuar a evoluir e crescer.

Boa sorte.

Obrigado pela partilha. Parece realmente muito útil para quem quer iniciar-se na área.

Se compreendi bem, para começar devemos optar pelo Ruby on Rails, certo?

E a entrada no mercado, como se processa? Confesso que essa fase me levanta algumas dúvidas. Dá-se mesmo mais importância a um bom portfolio do que a um diploma?
 
@cabsir

Deixo-te aqui este link que te pode ajudar a optar entre backend ou frontend, por exemplo. Tem um road map muito interessante em que podes ver que caminho percorrer. Já agora, no meu trabalho estou a usar Ruby on Rails para backend e estou a gostar. Na Academia de Código aprendi Java para esse efeito.
 
@cabsir

Deixo-te aqui este link que te pode ajudar a optar entre backend ou frontend, por exemplo. Tem um road map muito interessante em que podes ver que caminho percorrer. Já agora, no meu trabalho estou a usar Ruby on Rails para backend e estou a gostar. Na Academia de Código aprendi Java para esse efeito.

Obrigado! Faltou o link.

E como começaste a trabalhar nesta área (formação superior, curso intensivo)?
 
Obrigado pela partilha. Parece realmente muito útil para quem quer iniciar-se na área.

Se compreendi bem, para começar devemos optar pelo Ruby on Rails, certo?

E a entrada no mercado, como se processa? Confesso que essa fase me levanta algumas dúvidas. Dá-se mesmo mais importância a um bom portfolio do que a um diploma?

Podes começar por este caminho:
https://www.theodinproject.com/tracks/2

Se não tiveres nenhum curso superior na área a tentativa de entrada no mercado de trabalho deve ser feita na minha opinião quando tiveres alguns projetos para mostrar. Não precisa de ser nada XPTO. Basta algo simples para verem que estás realmente interessado na área. Começas a mandar cv para várias posições de júnior. As primeiras entrevistas até podem correr mal mas a ideia é começares a ter noção dos processos de recrutamento e das perguntas que te fazem. Quantas mais entrevistas fizeres melhor estas preparado para as seguintes. Se alguém te disser que não foste selecionado não desanimes usa essa oportunidade para tentar perceber porque não foste selecionado e ver o que tens de melhorar. Quando falares com recrutadores pergunta o que podes melhorar para teres mais oportunidades. Se fores a uma entrevista e te perguntarem algo que não saibas diz que no momento não sabes mas que vais aprender. Chegas a casa pesquisas sobre o que não sabias para na próxima vez que a pergunta surgir já estás mais preparado. A principal ideia a passar é que estás realmente empenhado na área e que queres mesmo muito evoluir e aprender. Algumas empresas não te vão considerar por não teres cursos mas outras não se vão importar desde que consigam perceber que tu estás mesmo disposto a trabalhar para seres capaz de resolver os problemas.

Em termos de CV recomendo um CV visualmente apelativo apenas com uma página se possível com um link para um local onde o possível empregador consiga ver alguns dos teus projetos.

Se tiveres alguma entrevista por Skype não tenha medo de falar dos teus projetos e fazer partilha de ecrã para os mostrar melhor. Se for presencial no limite leva um portátil e dizes que podes mostrar o que andas a fazer. Lembra te o importante a mostrar é a vontade de aprender e evoluir.

Não tenhas também medo se para entrares na área tiveres de aceitar um salário inferior aos licenciados. A ideia é entrares e evoluíres e continuares à procuras de melhores oportunidades.

Isto como tudo na vida se realmente é algo que queres vais atras e faz por acontecer demore o tempo que demorar. Usa todos os nãos que te derem como uma oportunidade para analisar o que podes melhorar.

Boa sorte.
 
Podes começar por este caminho:
https://www.theodinproject.com/tracks/2

Se não tiveres nenhum curso superior na área a tentativa de entrada no mercado de trabalho deve ser feita na minha opinião quando tiveres alguns projetos para mostrar. Não precisa de ser nada XPTO. Basta algo simples para verem que estás realmente interessado na área. Começas a mandar cv para várias posições de júnior. As primeiras entrevistas até podem correr mal mas a ideia é começares a ter noção dos processos de recrutamento e das perguntas que te fazem. Quantas mais entrevistas fizeres melhor estas preparado para as seguintes. Se alguém te disser que não foste selecionado não desanimes usa essa oportunidade para tentar perceber porque não foste selecionado e ver o que tens de melhorar. Quando falares com recrutadores pergunta o que podes melhorar para teres mais oportunidades. Se fores a uma entrevista e te perguntarem algo que não saibas diz que no momento não sabes mas que vais aprender. Chegas a casa pesquisas sobre o que não sabias para na próxima vez que a pergunta surgir já estás mais preparado. A principal ideia a passar é que estás realmente empenhado na área e que queres mesmo muito evoluir e aprender. Algumas empresas não te vão considerar por não teres cursos mas outras não se vão importar desde que consigam perceber que tu estás mesmo disposto a trabalhar para seres capaz de resolver os problemas.

Em termos de CV recomendo um CV visualmente apelativo apenas com uma página se possível com um link para um local onde o possível empregador consiga ver alguns dos teus projetos.

Se tiveres alguma entrevista por Skype não tenha medo de falar dos teus projetos e fazer partilha de ecrã para os mostrar melhor. Se for presencial no limite leva um portátil e dizes que podes mostrar o que andas a fazer. Lembra te o importante a mostrar é a vontade de aprender e evoluir.

Não tenhas também medo se para entrares na área tiveres de aceitar um salário inferior aos licenciados. A ideia é entrares e evoluíres e continuares à procuras de melhores oportunidades.

Isto como tudo na vida se realmente é algo que queres vais atras e faz por acontecer demore o tempo que demorar. Usa todos os nãos que te derem como uma oportunidade para analisar o que podes melhorar.

Boa sorte.

Numa fase inicial, queria dedicar-me a isto de forma particular e como trabalho remoto.

Os conhecimentos que adquiri ao longo do tempo foi mais à base da tentativa-erro. Nunca segui livros, guias ou vídeos tutoriais. Pegava num template e ia fazendo alterações à minha vontade. Para corrigir, ia ao código e ia alterando até obter o resultado que desejava.

Não sei se era um bom método mas foi assim que fui aprendendo o básico. Agora, gostava de aprender de forma mais estruturada. À medida que sentisse dominar mais a coisa, queria oferecer-me para fazer alguns projetos para criar um portefolio e assim tentar lançar-me no mercado.
 
Devido às contingências provocadas pelo Covid-19, a empresa não vai renovar o meu contrato e serei mais um a engrossar a extensa fila de desempregados que se prevê nos próximos tempos.

Quase a completar 30 anos, estou a ficar cansado de andar a saltar de contrato em contrato e de área sem nenhuma perspetiva.

Por isso, estou seriamente a pensar em fazer uma pausa profissional e voltar a apostar nos estudos. Simpatizo com informática, em especial desenvolvimento web, e pretendo começar por aqui: primeiro um CTESP e depois avançar com a Eng. Informática.

A idade começa a pesar quanto mais adiar pior vai ser. Se é para mudar de rumo, pois que seja agora!
 
Devido às contingências provocadas pelo Covid-19, a empresa não vai renovar o meu contrato e serei mais um a engrossar a extensa fila de desempregados que se prevê nos próximos tempos.

Quase a completar 30 anos, estou a ficar cansado de andar a saltar de contrato em contrato e de área sem nenhuma perspetiva.

Por isso, estou seriamente a pensar em fazer uma pausa profissional e voltar a apostar nos estudos. Simpatizo com informática, em especial desenvolvimento web, e pretendo começar por aqui: primeiro um CTESP e depois avançar com a Eng. Informática.

A idade começa a pesar quanto mais adiar pior vai ser. Se é para mudar de rumo, pois que seja agora!

Só no CTESP vais "perder" 2 anos. Pensa bem nisso.
 
Back
Topo