Termoestatos bimetálicos de temperatura fixa

PsySc0rpi0n

Power Member
Olá.

Tenho andado a tentar reparar um ferro com caldeira a vapor e preciso de substituir pelo menos duas peças.
Uma é uma espécie de fusível térmico que já encontrei.

Mas este outro que funciona em conjunto com o que descrevi em cima, não consigo encontrar para venda ao público. Só para venda em quantidade.

Como não sei ao certo a temperatura do que tenho avariado, quero comprar 3 e vi estes da marca Sensata:
1NT 1/2 Inch Fixed Temperature Thermostat, Open 105C, Close 85C, 1NT01L-8425 (Part #1NT01L-8425)
1NT 1/2 Inch Fixed Temperature Thermostat, Open 110C, Close 90C, 1NT01L-8426
1NT 1/2 Inch Fixed Temperature Thermostat, Open 115C, Close 95C, 1NT01L-8427 (Part #1NT01L-8427)

Mas encontrar isto à venda, tipo a vulso, não estou a conseguir.
Alguéme me consegue ajudar?
 
***** ou ***** devem ter, im ultimo caso rs ou farnel.

edit fdx, nem lojas de eletrecidade/eletronica se pode mencionar...

Realmete, Ainda não percebi a paranóia, mas pronto.
Se puderes manda por PM.

O que procuro é substituto para o elemento redondo (circular) nesta imagem:
5041711200_1520961022.jpg


Esta imgem não é a o meu ferro mas sim de um ferro da mesma marca e os elementos de interesse, como o termoestato, fusívele térmico e elemento de aquecimento, são iguais.
 
Termostato universal fixo. É logo a primeira.

Ainda dentro deste assunto, quando a caldeira começa a deitar mais água que vapor. Alguém tem ideias? Estou virado para o pressostato, mas não tenho a certeza.
 
procura por "lojas de eletronica" no google, as principais estao logo no topo da lista.

Ok, obrigado.

Procura por termostato fixo

Eu estava a pesquisar por termoestato bimetálico de temperatura fixa.

Então, como eu não sei as características apropriadas para o meu ferro, como é que decido quais as temperaturas que devem figurar no termoestato do meu? Ou fazendo a pergunta de outra forma: Ter um termoestato que tenha as características de, por exemplo, 105ºC e 85ºC, quer dizer que o ferro vai produzir vapor quando a água estiver a 105ºC ou a cima?

Se for assim, se calhar faz mais sentido escolher um termoestato que tenha características um pouco mais altas porque a temperatura a que a água começa a ferver é 100ºC mas se a água não for pura, essa temperatura sobe ligeiramente. Logo, escolher um que tenha temperaturas um pouco mais altas, pode ser benéfico.

Termostato universal fixo. É logo a primeira.

Ainda dentro deste assunto, quando a caldeira começa a deitar mais água que vapor. Alguém tem ideias? Estou virado para o pressostato, mas não tenho a certeza.

Pois, eu não sei. É a primeira vez que estou a tentar reparar algo meu!
 
Esse termostato deve ter o valor marcado na face oposta aos terminais.
Do modo como as ligações do termostato estão parece-me que está a controlar a bomba de água, logo parece ser um termostato normalmente aberto, que liga quando chega á temperatura do termostato.
Essas peças deves encontrar em carlossilva ou pigmento.
 
Esse termostato deve ter o valor marcado na face oposta aos terminais.
Do modo como as ligações do termostato estão parece-me que está a controlar a bomba de água, logo parece ser um termostato normalmente aberto, que liga quando chega á temperatura do termostato.
Essas peças deves encontrar em carlossilva ou pigmento.

A primeira loja que me disseste não tem estes termostatos. Já me repsoneram por email. Tenho que tentar na outra.
 
De que temperatura é o termostato?

O que te leva a pensar que seja esse o defeito da caldeira? Está sempre aberto?

Se a tua caldeira for como a da foto, a temperatura da água controlada pela sonda ntc.
 
Isso é exactamente o que nunca se deve fazer a um termóstato...
Não brinquem com equipamentos sobre pressão... se aquela valvula de segurança abre na vossa direção correm sérios riscos de queimaduras gravissimas (são mais de 140ºC a mais de 3bar)
 
De que temperatura é o termostato?

O que te leva a pensar que seja esse o defeito da caldeira? Está sempre aberto?

Se a tua caldeira for como a da foto, a temperatura da água controlada pela sonda ntc.

O que me leva a pensar que é o conjunto termostato - fusível térmico foi que eu já tinha levado o ferro a uma loja e disseram que era a resistência da caleira e a placa controladora. E como me deram um orçamento de mais de 100€ eu resolvi trazer para casa para investigar.

Como sou meio maçarico nestas coisas que envolvem a electricidade de casa (tensão AC, que eu gosto pouco), fiz perguntas por vários sítios da net. Disseram-me que muito provavelmente se o fusível térmico está aberto, provavelmente o termostato falhou, pois os dois trabalham em série. Do que me foi explicado, o termostato controla a temperatura, ou seja, quando a caleira chega à temperatura estipulada, o termostato abre (ou fecha, nunca sei) para impedir que a temperatura suba mais, e quando temperatura desce a baixo do valor estipulado o termostato fecha (ou abre) para permitir que a temperatura volte a subir e de modo a manter a temperatura da caldeira sempre entre aqueles valores.
Sabendo que o fusível térmico está mesmo aberto, eeu vou substituir os dois e rezar para que tenha sido apenas um pico de tensão ou uma queda de tensão a provocar o problema. Na pior das hipóteses, o problema é outro e acabo por voltar a danificar o termostato e o fusível e nada feito. E para ser sincero, conhecendo a sorte que tenho, este é o cenário mais provável.
Na melhor das hipóteses, safo-me com a troca destes dois elementos.

Quanto ao que me disseram da loja, de a placa controladora também estar avariada, o que fiz foi tentar medir a tensão desde a entrada dos 220V até ao microcontrolador e ver se via algo de muito disparatado. Consegui medir os 5V esperados à entrada do micro, por isso, vou para já acreditar que a placa esteja boa.

É simples de ver se é o termóstato, se está sempre aberto é fazer um shunt, se está sempre fechado é desligar um terminal..

Como assim? Este termostato acho que não dá para abrir. É tipo uma peça que eu não devo conseguir abrir e fechar. Pelo menos com as ferramentas de que disponho, digo eu. Mas seja como for, não vou fazer isso. Vou substituir.

Isso é exactamente o que nunca se deve fazer a um termóstato...
Não brinquem com equipamentos sobre pressão... se aquela valvula de segurança abre na vossa direção correm sérios riscos de queimaduras gravissimas (são mais de 140ºC a mais de 3bar)

Tive uns problemas para conseguir desapertar os parafusos do termostato e pedi ajuda a um amigo e ele lá conseguiu, mas fiquei sem parafusos. Isto para dizer que os valores que vejo no termostato, a mim não me dizem muito, para conseguir arranjar substituto. Se me conseguirem ajudar, agradecia.

Os valores que consigo ver são:
C4-024-200 010 1310W

Disto só percebo os 1310W.
O ferro diz no depósito da água que é de 6.5 bar. Não sei se este valor se relaciona com esse dos 3 bar que falaste.
 
Esse termostato é de 200ºC pela referencia indicada.

Para quem gosta de se aventurar por reparar coisas elétricas, possivelmente deves ter um multímetro á mão e ferro de soldar. Neste caso, colocas o multímetro no campo de medição de continuidade e ligas as ponteiras nos terminais do termostato e ou dá ligado ou desligado, regulas o ferro de soldar para uns graus acima de 200 e encostas o ferro á chapa do termostato e esperas que mude de estado, de ligado para desligado ou de desligado para ligado. Passando os testes o termostato está bom.
O fusível térmico esse tem de ter sempre continuidade, senão está avariado.

O valor de 6,5 bar é a pressão máxima que a caldeira atinge durante o funcionamento, a partir daí abre a válvula de segurança que está na electrovalvula.
 
Ok, boa ideia a de usar o ferro de soldar no termostato. Amanhã já faço a experiência. Tenho um simples Ersa I-Con Pico. Chega bem para o efeito, penso eu.
 
Já fiz a experiência. Deduzo que o ferro de soldar seria para encostar na base do termostato. Experimentei o ferro desde os 210ºC até aos 250ºC e o multímetro mostrou sempre curto-circuito entre os terminais do termostato. Ainda vi foi o que me pareceu uma minúscula fuga de um líquido da base do termostato que começou a burbulhar. Despois isso passou. Mas certamente que não é bom sinal!

Agora só me falta conseguir encontrar uma peça destas para substituir. As lojas que já tentei, só vendem isto para cima de 1000 unidades.

Edited:
Ainda preciso de saber, se alguém me souber explicar, onde se enquadra este termostato no seguinte documento:
https://www.swautomatik.se/wp-content/uploads/2016/06/Datablad-1nt.pdf

Se o termostato que tenho na cladeira é de 200ºC, então este seria o sibstituto certo:
https://www.sensata.com/products/te...e-thermostat-open-200c-close-178c-1nt01l-8436

Mas há uma coisa que não percebo. Se a água entra em ebulição a cerca de 100ºC (vá, que sejam 110ºC porque a água que se usa no ferro não é pura), porque é preciso um termostato de 200ºC?
 
Última edição:
O termostato da Sensata dá para usar na caldeira.

Mas há uma coisa que não percebo. Se a água entra em ebulição a cerca de 100ºC (vá, que sejam 110ºC porque a água que se usa no ferro não é pura), porque é preciso um termostato de 200ºC?

Nesse caso o termostato não está a controlar a temperatura da água, mas sim da resistência. Quando a resistência chegar aos 200ºC o termostato faz a bomba de agua trabalhar para encher a caldeira. O que controla a temperatura da água é a NTC que está na lateral da caldeira.
 
O termostato da Sensata dá para usar na caldeira.



Nesse caso o termostato não está a controlar a temperatura da água, mas sim da resistência. Quando a resistência chegar aos 200ºC o termostato faz a bomba de agua trabalhar para encher a caldeira. O que controla a temperatura da água é a NTC que está na lateral da caldeira.

A NTC é aquela peça que se vê na foto no canto inferior esquerdo?
Estive no site da pigmento que tinham sugerido lá mais a cima, e eles têm lá termostatos destes mas não sei se serão equivalentes. Mandei uma SMS para um dos contactos telefónicos deles, mas ninguém repsondeu. Também mandei email. Provavelmente não trabalham aos sábados! Vou aguardar pelo início da próxima semana.

Se não forem eles a arranjarem-me o termostato, não sei onde os vou arranjar!
 
Back
Topo