Multiplataforma Cyberpunk 2077 (CD Projekt Red)

Eu não sou developer de jogos, mas sou de outras áreas, e no caso do software que vou fazendo, os testes de carga são sempre o último passo antes do software estar finalizado.

Aí é que se refaz código que inicialmente foi feito às "3 pancadas", e era só para meter funcional.

E voltando ao jogo, já o disse aqui várias vezes, ele tem de ser feito a pensar no hardware melhor, onde vais lançar o jogo. Exemplo:

Opção 1) projectam para a Xbox one S. Jogo sem ray-tracing, fisica básica, uma cidade para explorar tipo Porto, Texturas de baixa qualidade. Corre a 1080P a 30 FPS. Metem na Playstation 5, corre a 4K a 200 FPS. Como aproveitas agora a consola ao máximo? Fazes código para meter RT, refazes o código para calcular melhores físicas, metes a cidade do porto com prédios maiores. E as texturas de fraca qualidade? Tens de as refazer com mais detalhe?
Opção 2) projectam para a PS5. Jogo com RT, fisica avançada, cidade de NY, texturas HD. Corre a 30FPS a 4K. Metes na Xbox one S e arrasta-se, mesmo a 900p. Solução: vais procurar código feito "as 3 pancadas" e melhoras. Metes menos tráfego/pessoas na cidade (menos cálculos de física), Desligas RT, baixas a resolução das texturas todas.​

Pensem num filme. Se têm um filme em 4K, podem comprimir para uma resolução tipo 720p, baixando o espaço que ocupa, e a qualidade. Mas se tiverem um filme original a 720p, podem fazer upscale, mas nunca vão ter qualidade 4K.

Estas completamente enganado... Um jogo tem de ser feito a pensar em um hardware base e depois escalar para cima... Simplesmente por causa dos motores de jogos, os motores de som, tecnologias a usar, etc, etc... Existem muitas coisas que não consegues substituir em um jogo, sem ter de o refazer praticamente do zero.

Vamos supor que a Series X tem uma tecnologia que a One não suporta, todo o jogo foi feito com base nessa tecnologia, e depois vais portar para baixo e não consegues, simplesmente porque muitas coisas não são substituíveis ou escaláveis.

Das vezes que trabalhei com o unreal engine 4, uma das primeiras coisas que ele pergunta antes de criar um projeto, é qual a plataforma que vai ser utilizada. Se escolheres a versão mobile, ele apresenta uma série de versões diferentes do Android para servir de base, tudo por causa das tecnologias a serem utilizadas.

Das vezes que fiz modelos 3d para serem introduzidos em mods, sempre tive de me preocupar com o número de polígonos de cada carro, pois não poderia ultrapassar porque o assetto corsa não suportava objectos superiores a determinada quantidade de polígonos.

Em um objecto 3d é 1000 vezes mais fácil fazer um objecto base e escalar a qualidade para cima a adicionar modificadores do que escalar para baixo, pois o mais certo é deformar o objecto.

Também em relação ao 3d, existem texturas que certamente a Series X vai suportar e a One não suporta, logo ao modelar um objecto, tens de ter isso em atenção, pois a depender da textura a usar, podes modelar um objecto de formas diferentes.
 
Estas completamente enganado... Um jogo tem de ser feito a pensar em um hardware base e depois escalar para cima... Simplesmente por causa dos motores de jogos, os motores de som, tecnologias a usar, etc, etc... Existem muitas coisas que não consegues substituir em um jogo, sem ter de o refazer praticamente do zero.

Vamos supor que a Series X tem uma tecnologia que a One não suporta, todo o jogo foi feito com base nessa tecnologia, e depois vais portar para baixo e não consegues, simplesmente porque muitas coisas não são substituíveis ou escaláveis.

Das vezes que trabalhei com o unreal engine 4, uma das primeiras coisas que ele pergunta antes de criar um projeto, é qual a plataforma que vai ser utilizada. Se escolheres a versão mobile, ele apresenta uma série de versões diferentes do Android para servir de base, tudo por causa das tecnologias a serem utilizadas.

Das vezes que fiz modelos 3d para serem introduzidos em mods, sempre tive de me preocupar com o número de polígonos de cada carro, pois não poderia ultrapassar porque o assetto corsa não suportava objectos superiores a determinada quantidade de polígonos.

Em um objecto 3d é 1000 vezes mais fácil fazer um objecto base e escalar a qualidade para cima a adicionar modificadores do que escalar para baixo, pois o mais certo é deformar o objecto.

Também em relação ao 3d, existem texturas que certamente a Series X vai suportar e a One não suporta, logo ao modelar um objecto, tens de ter isso em atenção, pois a depender da textura a usar, podes modelar um objecto de formas diferentes.

Mas não é o que tu achas que deve ser, é o que a gestão e o técnicos acham que será a abordagem correta. Se é a correta ou não, fica ao critério de quem decide. Mas a tua experiência não se reflecte no método de trabalho de outra empresa. E se já saltaste de empresa para empresa, rapidamente te percebes que há vários formas e abordagens de trabalhar e a não ser que sejas diretor ou CEO sujeitas-te ao posicionamento estratégico da empresa.

E já agora a X-box S já há muito tempo que não é usada como ambiente de desenvolvimento. Assim como a Playstation base que pelo que tenho lido, nos jogos recentes não tem sido usada como base de desenvolvimento. O melhores exemplos disto foram Control e Star Wars jedi fallen order onde foi comentado que a Pro e a X foram as bases de desenvolvimento.
 
Estas completamente enganado... Um jogo tem de ser feito a pensar em um hardware base e depois escalar para cima... Simplesmente por causa dos motores de jogos, os motores de som, tecnologias a usar, etc, etc... Existem muitas coisas que não consegues substituir em um jogo, sem ter de o refazer praticamente do zero.

Não acho que esteja completamente enganado. Ora vê este video, em relação ao Doom Eternal, que vai sair este ano. Após os 5:48.


Como deves imaginar, o jogo é feito para PCs com bom hardware, e depois simplificado para plataformas mais fracas, até chegar ao caso da Switch, que é feito por uma equipa dedicada. O jogo nunca foi feito a pensar no cpu da Switch.
Não estou a inventar nada aqui, é como funciona actualmente, como se pode ver.
 
Não acho que esteja completamente enganado. Ora vê este video, em relação ao Doom Eternal, que vai sair este ano. Após os 5:48.


Como deves imaginar, o jogo é feito para PCs com bom hardware, e depois simplificado para plataformas mais fracas, até chegar ao caso da Switch, que é feito por uma equipa dedicada. O jogo nunca foi feito a pensar no cpu da Switch.
Não estou a inventar nada aqui, é como funciona actualmente, como se pode ver.

Já viste que sempre que queres dar um exemplo, colocas um port?? Amigo, em um porte, muitas vezes o jogo tem que ser refeito em outra game-engine... Esquece os port, pois são coisas diferentes. E como já disse, vão ser jogos diferentes, mesmo que graficamente consigas ver as mesmas coisas, as físicas, motores de som, de texturas, de partículas, etc, etc são quase sempre diferentes.

Falas do Doom... Este jogo tem como base as actuais consolas e está a ser desenvolvido por duas empresas diferentes, a ID está a produzir as versões PS4, Xbox e PC e a Panic Button está a desenvolver a versão Switch... E não estou a ver onde isso está ligado ao assunto da next gen..

E ao colocar o exemplo do Doom, só vieste me dar razão, pois depois do jogo lançado, vão tentar escalar para cima para usar tecnologias que as actuais consolas não suportam!
 
Já viste que sempre que queres dar um exemplo, colocas um port?? Amigo, em um porte, muitas vezes o jogo tem que ser refeito em outra game-engine... Esquece os port, pois são coisas diferentes. E como já disse, vão ser jogos diferentes, mesmo que graficamente consigas ver as mesmas coisas, as físicas, motores de som, de texturas, de partículas, etc, etc são quase sempre diferentes.

Falas do Doom... Este jogo tem como base as actuais consolas e está a ser desenvolvido por duas empresas diferentes, a ID está a produzir as versões PS4, Xbox e PC e a Panic Button está a desenvolver a versão Switch... E não estou a ver onde isso está ligado ao assunto da next gen..

E ao colocar o exemplo do Doom, só vieste me dar razão, pois depois do jogo lançado, vão tentar escalar para cima para usar tecnologias que as actuais consolas não suportam!

É um "port" mas o engine é o mesmo. Foi o que foi dito na entrevista.

E não vão "escalar para cima" coisa nenhuma. Simplesmente o jogo vai sair agora em março (e já vai com atraso, porque a data inicial era Novembro de 2019), e até à saida da nova geração têm tempo de melhorar algumas coisas que queiram.

Se vires o video desde o inicio, eles chegam a falar que experimentaram coisas de ray-tracing e etc, mas deixaram para já isso encostado. O foco era entregar o que estava já planeado e bem feito. E se vires também, eles fizeram grandes melhorias no engine do jogo. Ambientes com o dobro do tamanho, em relação ao doom 2016. E as consolas são as mesmas.

A experiência das equipas sobre determinado hardware, e a maturidade do código, conta muito.
 
Já viste que sempre que queres dar um exemplo, colocas um port?? Amigo, em um porte, muitas vezes o jogo tem que ser refeito em outra game-engine... Esquece os port, pois são coisas diferentes. E como já disse, vão ser jogos diferentes, mesmo que graficamente consigas ver as mesmas coisas, as físicas, motores de som, de texturas, de partículas, etc, etc são quase sempre diferentes.

Diz-me uma coisa, o Witcher 3 na Switch usa um game engine diferente e é um jogo diferente da versão PC e PS4/X1?
 
Diz-me uma coisa, o Witcher 3 na Switch usa um game engine diferente e é um jogo diferente da versão PC e PS4/X1?

Não faço ideia... Sei que em todas as transições de consolas, as empresas que fazem jogos crossgen, fazem o jogo em relação ao hardware mais fraco e depois adaptam ao hardware melhor da nova geração... Sempre foi assim e sempre será porque é o mais fácil e rápido e que dá menos problema. Mas o jogo nunca consegue tirar partido de toda a capacidade do hardware.

Vocês para contrariar o que é regra, e isso só porque a MS disse que 2 anos vão levar com jogos feitos para as duas gerações, estão sempre com a conversa do The Witcher 3 na Switch, quando isso é um port feito por uma empresa diferente de propósito para uma consola específica.

Digo e volto a repetir... Pois tenho certeza absoluta do que estou a dizer... Nos jogos que tenham online crossgen na One S e Séries X, vão levar com o online da One S, só que mais bonito. Mas a física, partículas, desenho do mapa, número de objectos, sistema de danos, de destruição, animações, etc, tem de ser tudo igual...
 
Não faço ideia... Sei que em todas as transições de consolas, as empresas que fazem jogos crossgen, fazem o jogo em relação ao hardware mais fraco e depois adaptam ao hardware melhor da nova geração... Sempre foi assim e sempre será porque é o mais fácil e rápido e que dá menos problema. Mas o jogo nunca consegue tirar partido de toda a capacidade do hardware.

Vocês para contrariar o que é regra, e isso só porque a MS disse que 2 anos vão levar com jogos feitos para as duas gerações, estão sempre com a conversa do The Witcher 3 na Switch, quando isso é um port feito por uma empresa diferente de propósito para uma consola específica.

Digo e volto a repetir... Pois tenho certeza absoluta do que estou a dizer... Nos jogos que tenham online crossgen na One S e Séries X, vão levar com o online da One S, só que mais bonito. Mas a física, partículas, desenho do mapa, número de objectos, sistema de danos, de destruição, animações, etc, tem de ser tudo igual...
qualquer que seja o tema, o unico assunto que contigo vem à baila é a MS! nossa..
até num post do cyberpunk a tua conclusão é xbox one s e a series x!! :facepalm:
 
A vossa discussão até pode ser interessante mas não muda o facto que o Cyberpunk nao consegue correr com tudo no mínimo dos mínimos na Xbox One e PS4 senão isto nem era noticia/rumor, se esta mesma empresa conseguiu meter o Witcher 3 na Switch e ficou satisfeita o suficiente para o meter no mercado significa que o Cyberpunk é injogavel ou miserável na Xbox One/PS4 e apenas saberem disto agora deixa-me chocado parece coisa de amadores.
 
Com toda esta incerteza acho que já tinha referido que isto é jogo para comprar para as novas consolas ou um pc decente.., dada a natureza e dimensão do jogo por muito que esmifrem o jogo para correr nas novas consolas vão ter que sacrificar muito detalhe e mesmo assim deve ser dificil manter os 30fps nas consolas base.
A escolha de perspectiva têm como intuito a imersão e a parte cinematográfica que os developers querem transmitir e acho que o jogo vai ficar subaproveitado nas consolas actuais.
Também acho a escolha da vista na primeira pessoa um pouco arriscada pois é um género que neste tipo de jogos não têm assim tanta aceitação ou por norma não têm resultado muito bem.
Os fallouts embora até estejam engraçados parece que se perdeu qualquer coisa, pode ser que no cyberpunk tenham acertado na gameplay/fisicas e comportamento no geral, no the witcher um dos pontos fracos era a movimentação da personagem a ver vamos como este vai estar tendo em conta que foi uma mudança radical.
 
Última edição:
A vossa discussão até pode ser interessante mas não muda o facto que o Cyberpunk nao consegue correr com tudo no mínimo dos mínimos na Xbox One e PS4 senão isto nem era noticia/rumor, se esta mesma empresa conseguiu meter o Witcher 3 na Switch e ficou satisfeita o suficiente para o meter no mercado significa que o Cyberpunk é injogavel ou miserável na Xbox One/PS4 e apenas saberem disto agora deixa-me chocado parece coisa de amadores.
Não se trata de só terem descoberto agora. Sendo esta fase de optimização feita no final, podem até já ter começado atrasados, ou pensaram que seria mais fácil.

Há tanto jogo que é atrasado, neste caso veio foi este rumor cá para fora.
 
Para agora é só rumores. É mais a implicação desses rumores que se está a discutir. Eu pessoalmente não quero acreditar nisso,era uma desilusão demasiado grande.
 
Red dead redemption 2 corre ""bem"" nas consolas base, apenas quando se entra na maior cidade do jogo, saint denis, é que as consolas sofrem... e aí é que está o problema, pois CP77 vai ser todo ambientado numa cidade, apenas com as badlands ou os outskirts da cidade é que serão uma parte mais "rural"
 

EPEU0W2UYAEA7fm
 
Back
Topo