S.O. muito leve para uso básico?

tiagottx

Power Member
Boas! Não sei se é aqui o local certo para esta dúvida :/

Tenho 1 portátil LG X110 com CPU Atom e 1GB de RAM fixo. Já lhe meti Ubuntu, mas mesmo assim arrasta um pouco :(

Estou a pensar experimentar um SO mais leve, tipo ReactOS.

O uso é apenas web browsing para youtube e pouco mais, e ver videos (nada FHD nem 4k).

Aconselham algum SO muito leve para este efeito?

Obg desde já :)
 
Boas,

A alguns anos atrás para o mesmo efeito instalei para a minha mulher o Puppy linux e ela gostava daquilo.
Também já ouvi/li falar do tiny core, mas nunca usei.

Cumprimentos :)
 
Se estás disposto a usar um ambiente de trabalho (não tão familiar, mas fácil e rápido á mesma) recomendo o AntiX.
Para esses specs, acho o melhor. tens fluxbox, jwm, icewm.
Uso pessoalmente o AntiX, no meu portátil. Após umas configs, themeing e tal, top.
 
Fluxbox, jwm??? Isso para mim já é chinês :/

Mas pelo que investiguei das sugestões dadas, vou experimentar o AntiX e o Puppy, e ver qual resulta melhor em performance e facilidade de utilização.

Obrigado :)
 
Bom, tenho seguido os conselhos que me deram, e tentei usar o PuppyLinux e o TinyCore no portátil que referi acima, e também noutro Toshiba antigo que tenho.

Consegui arrancar a partir da pen e até aí tudo bem, mas não me consigo ligar ao router via wifi em nenhum dos portáteis :( Por ethernet tudo ok!
No portátil toshiba e usando o sistema operativo no disco (ubuntu) também não consigo ligar via wifi, mas isso já me acontecia frequentemente (nem sempre) há mais tempo.

Será dificil ter controladores wlan para estes equipamentos com estes sistemas operativos???

Obg :)
 
Em ambos os PCs acontece no Ubuntu, e também com o Puppy e o tiny core.

O Toshiba é de 2000-2001 talvez, e o netbook LG é +- de 2006.

Mas o Toshiba funcionou bem há uns 4-5 anos quando lhe meti Ubuntu. Depois passado uns tempos é que começou falhar o wifi (e continua)...
 
Em ambos os PCs acontece no Ubuntu, e também com o Puppy e o tiny core.

O Toshiba é de 2000-2001 talvez, e o netbook LG é +- de 2006.

Mas o Toshiba funcionou bem há uns 4-5 anos quando lhe meti Ubuntu. Depois passado uns tempos é que começou falhar o wifi (e continua)...

Isso é um problema estranho já que se antigamente com Ubuntu o wifi era bem gerido hoje em dia o firmware non free devia cobri-lo.
Tu experimentas um update upgrade com ele ligado via cabo ethernet?
Se sim não te caiu nenhum update de firmware non free wifi ?

Outra possibilidade é a partir do comando lspci descobrires o teu modelo wifi e a partir daí procurar na internet o controlador ou editar manualmente o módulo para o kernel o ativar.

Normalmente quanto mais velho é o hardware mais hipótese tens de haver cobretura pelo kernel Linux pode é haver suportes que foram mantidos num tempo passado e por motivos de mudanças no sector serem deixados os suportes por exemplo distro 32 bits, um ou outro firmware que não é usado e não o colocam por algum motivo especial etc, em teoria ainda assim se pegares no código source de esse módulo e o instalares numa arquitectura igual com um kernel novo deveria funcionar dado o Kernel já ter tido uso desse módulo em versões passadas - acho eu.
 
Boas,

Tenho um Asus EeeTop PC ET1610PT All-in-One, touchscreen, com o Windows XP instalado. É antigo, tem um processador Intel Atom 1.66 GHz e um disco de 160 GB.

O PC está muito lento, quero formatá-lo e utilizá-lo apenas para navegar na net, ver vídeos no Youtube e pouco mais.

Qual a vossa sugestão? Tenho a chave do Windows XP mas não tenho nenhum CD de arranque. De qualquer forma, penso que não devo continuar com esse Windows, por estar descontinuado.

Tenho pensado em Linux, pois dizem que é bastante leve e rápido, mas não percebo nada disso. Como se instala? Como formato o computador? O touchscreen fica a funcionar na mesma?

Agradeço a vossa ajuda, malta.

Obrigado.
 
Eu acho que seria melhor continuares com o sistema se ele o único problema que apresenta é lentidão uma vez que o processador é antigo provavelmente tem pouca RAM e tem essa parte do touchscreen que certamente te dará motivos para configurações manuais em GNU/Linux.

Para te dar um exemplo para poupares recursos tendo em conta que vais usar muito a internet teria de usar um browser leve tipo Palemoon ou mesmo tipo texto elinks ou outro, um simples chrome consome hoje em torno de 1GB ou mais Ram por motivos das webs "inchadas" a javascripts.

Se mesmo assim quiseres formatar e meter Linux existem distros que são mesmo muito leves, o puppy Linux, o Debian Dog, o Slackel ou um Minino Galpon entre muitas outras.
 
Eu acho que seria melhor continuares com o sistema se ele o único problema que apresenta é lentidão uma vez que o processador é antigo provavelmente tem pouca RAM e tem essa parte do touchscreen que certamente te dará motivos para configurações manuais em GNU/Linux.

Para te dar um exemplo para poupares recursos tendo em conta que vais usar muito a internet teria de usar um browser leve tipo Palemoon ou mesmo tipo texto elinks ou outro, um simples chrome consome hoje em torno de 1GB ou mais Ram por motivos das webs "inchadas" a javascripts.

Se mesmo assim quiseres formatar e meter Linux existem distros que são mesmo muito leves, o puppy Linux, o Debian Dog, o Slackel ou um Minino Galpon entre muitas outras.

Se optar por continuar com o Windows XP, terei que formatar na mesma. Onde consigo o download desse Windows? Ainda é possível?
 
Se optar por continuar com o Windows XP, terei que formatar na mesma. Onde consigo o download desse Windows? Ainda é possível?

O xp foi descontinuado pela Microsoft, a minha sugestão seria dar-lhe uma limpeza ao disco para tornar o sistema um pouco mais rápido pela via de leitura de dados aplicação, pela via internet não existe muita forma de ganhar rapidez a não ser pela via dos recursos de aplicação navegador por exemplo desligar javascript etc.
 
Bom, raramente pego neste portátil antigo da Toshiba, mas cada vez que lhe pego fico farto dele :P

Continuo a não conseguir usar o router da NOS, mesmo com versões mais recentes do ubuntu. Encontra a rede, mas simplesmente não liga à rede de casa. Não dá erro de password nem nada!

E o problema não deve ser só do PC, pois estou a escrever isto a partir dele, mas estou ligado ao wi-fi do telemóvel a partilhar dados móveis.

Será incompatibilidade com o router? Estou a usar o Ubuntu 16.04, mas já experimentei com PuppyLinux e faz o mesmo :(
 
Back
Topo