Dúvida Quadro ITED/ATI

Um router wi-fi nunca deve ficar dentro de armário metálico, como está no do OP., muito menos com a tampa fechada, vai afetar muito o sinal wi-fi.
No meu caso em que o ITED é parecido ao das fotos iniciais - já está respondido no tópico que o switch das entradas rj45 é caso queiras utilizar as entradas para ficha de telefone, caso contrário ou seja para usar para ethernet colocar no zero - troquei a tomada alimentação por uma dupla (para poder ligar também o telefone), retirei a tampa metálica que tapa o armário, fiz uma caixa exterior em volta do encaixe da porta ITED. Fundo falso a tapar a cablagem e o router e telefone ficou assente na caixa, não afetou a qualidade do wifi e ficou a respirar.

Posso depois mostrar uma foto....
Pode ser uma solução fak1r, isto porque colocar router na sala com uma caixa ited... nah...
 
Talvez não seja preciso.
Tenho 2 tomadas TV e 1 de rede na parede onde estão os aparelhos. Pretendo usar uma das tomadas TV para saída da fibra óptica, a outra será o coaxial e a de rede será o RJ45 que vem do switch. (Não sei se na prática funciona)
São as 3 ligações que o router precisa fazer ao ATI.

Tenho é de ver as dimensões da tubagem como dizes, não sei se passa um coaxial+FO ali.
 
Um router wi-fi nunca deve ficar dentro de armário metálico, como está no do OP., muito menos com a tampa fechada, vai afetar muito o sinal wi-fi.
No meu caso em que o ITED é parecido ao das fotos iniciais - já está respondido no tópico que o switch das entradas rj45 é caso queiras utilizar as entradas para ficha de telefone, caso contrário ou seja para usar para ethernet colocar no zero - troquei a tomada alimentação por uma dupla (para poder ligar também o telefone), retirei a tampa metálica que tapa o armário, fiz uma caixa exterior em volta do encaixe da porta ITED. Fundo falso a tapar a cablagem e o router e telefone ficou assente na caixa, não afetou a qualidade do wifi e ficou a respirar.

Posso depois mostrar uma foto....
Pode ser uma solução fak1r, isto porque colocar router na sala com uma caixa ited... nah...

O router tem mesmo de sair dali, aquilo está tudo muito apertado. Não posso inventar muito ali, pois a caixa ATI fica na parede por trás da porta de entrada.
 
A minha também fica mas tem pilar em que a porta fica espaçado 14cm da parede/armário ited. Aproveitei essa diferença para fazer a tal caixa em que o router assenta tipo "prateleira", e respira bem mais que estar fechado dentro do ITED, e visualmente mal se nota a cablagem a sair do router e não se nota as ligações no ITED pois apliquei fundo falso onde seria a porta :D
 
Estes quadros são obrigatórios por lei, mas até que ponto? por exemplo, para distribuir 24 tomadas RJ45 pela casa, eu nunca escolheria os quadros em questão em detrimento de um bastidor 19" ou até de 10" com patch panels CAT6A e todas as condições que um bastidor oferece (para colocar equipamentos de rede, servidores, ventilação etc etc).

A utilidade que vejo nos quadros em questão é a possibilidade de propagar os sinais das saidas coaxiais que os routers tem para vários pontos da casa (para quem não quer usar boxes da operadora), e idem aspas para o sinal de telefone.

Uma vez que o ponto forte desses quadros parecem ser os últimos dois pontos que mencionei, e o ponto fraco é claramente a distribuição de rede RJ45, seria possível instalar o quadro ITED com apenas 1 ou 2 tomadas RJ45 que terminam no local da casa onde vou ter o bastidor de 19"/10" ? ou sou obrigado a ter todas as tomadas rj45 da casa a terminar no quadro ITED?

É que estando eu na minha profissão (TI) onde tenho a responsabilidade de manter dezenas de bastidores 19", olhar para os quadros ITED faz-me dor de cabeça de tão limitados que são.
 
E pode ter um bastidor maior..
Conforme a secção 2.5.3.2.3 da 2ª Edição do Manual ITED, “…o ATI poderá ser constituído por uma ou duas caixas e pelos dispositivos (activos e passivos), de interligação entre a rede colectiva e a rede individual de cabos. Preferencialmente, o ATI será constituído por um armário bastidor.”

https://www.voltimum.pt/artigos/artigos-sobre-produtos/os-novos-armarios

É tudo uma questão de escala e necessidade... os primeiros armários eram bem mais pequenos... foram aumentando de tamanho, energia etc, mas nada proíbe de colocar lá um bastidor ao lado... depende da dimensão do espaço/cablagem a passar no edifício.
O meu armário ITED tem 6 RJ45 .
 
Última edição:
Boas,
Tenho uma dúvida relacionada com o ATI, de momento tenho o router num compartimento acima do ATI, em que os cabos nas entradas 1,2,4,6 estão ligados diretamente ao router para ter internet nas tomadas rj 45 das respetivas divisões e na entrada 5 está ligado o cabo de telefone.

1- se tiver o router ligada a uma tomada de rede existente na area 1 consigo na mesma transmitir sinal por cabos de rede através do ati para as zonas 2,4 e 6( que atualmente já têm internet por cabo)?
Isto é, de momento o router está ligado no ati e as portas lan do router estão ligadas às areas 1,2,4 e 6 tendo ethernet em cada uma dessas zonas. Conseguiria meter o router numa das áreas 1,2,4 ou 6 e transmitir sinal de internet por cabo para o ATI que depois repartiria para as áreas restantes?

Sei que a explicação é meio confusa :( mas o principal objetivo era tirar o router do ATI para uma área mais ampla para aumentar o sinal wi-fi sem ter de instalar um outro router como repetidor/ponto de acesso ( de momento tenho um outro router na area 6 para ter wifi nessa zona porque com o router dentro do ATI era impossível)

Apesar de ter visto imagens acima, mesmo através da previsualização não consigo que me apareçam aqui imagens por isso mando os links :

https://ibb.co/d0YtvdK foto ati

https://ibb.co/1Q8LzrF - esquema zonas

https://ibb.co/YTBfVzW foto ati inteiro

https://ibb.co/XtyVvyn ligação router ati
 
Última edição:
Se puderes coloca mais ums ou 2 fotos do interior a apanhar o router.

Que operador tens e tipo de acesso? fibra, ou coaxial? Parece-me ser NOS via coaxial, correcto?

Ao mudares o router de sítio para teres net nas 4 zonas onde tens agora necessitas de colocar um switch dentro do ATI.

Se o mudares para onde tens o telefone, caso tenhas um tomada de tv lá, à partida bastará mudar o router para lá, ligar um cabo de rede na tomada, que injectas o sinal ethernet novamente para o ATI, depois ligas um switch e ficas com net nessas portas novamente, só não consigo confirmar, mas tenho ideias que sim, que é necessário trocar a tomada da parade por uma de tv+dados (https://www.televes.com/pt/5250-tomada-terminal-multimedia.html) para ter acesso net.

Melhor só mesmo vendo a coisa, o mais simples é mesmo colocares um AP nas zonas que necessitas de melhor sinal wifi caso não necessites do cabo de rede para outra coisa, se precisares só colocando um switch e depois o ap e o que pretendes ligar por cabo.
 
Se puderes coloca mais ums ou 2 fotos do interior a apanhar o router.

Que operador tens e tipo de acesso? fibra, ou coaxial? Parece-me ser NOS via coaxial, correcto?

Ao mudares o router de sítio para teres net nas 4 zonas onde tens agora necessitas de colocar um switch dentro do ATI.

Se o mudares para onde tens o telefone, caso tenhas um tomada de tv lá, à partida bastará mudar o router para lá, ligar um cabo de rede na tomada, que injectas o sinal ethernet novamente para o ATI, depois ligas um switch e ficas com net nessas portas novamente, só não consigo confirmar, mas tenho ideias que sim, que é necessário trocar a tomada da parade por uma de tv+dados (https://www.televes.com/pt/5250-tomada-terminal-multimedia.html) para ter acesso net.

Melhor só mesmo vendo a coisa, o mais simples é mesmo colocares um AP nas zonas que necessitas de melhor sinal wifi caso não necessites do cabo de rede para outra coisa, se precisares só colocando um switch e depois o ap e o que pretendes ligar por cabo.

Olá,
Em todas as áreas tenho uma tomada de tv e outra de rede/telefone ( não sei o nome da tomada em si mas consigo quer meter o telefone a funcionar quer ter internet por cabo através dessas tomadas desde que mude as áreas que têm internet( 1,2,4,6) ou telefone (5) no ATI.

1-Pela tua explicação, o mais fácil é ligar um AP/ repetidor numa das áreas com internet e melhorar o wifi dessa forma em vez de me meter a inventar certo ?

2-Meter um switch ( neste caso para não ter de comprar colocaria um 2º router que já existe na área 6 ) dentro do ati e a partir daí poderia colocar o router da NOS noutro lado qualquer certo?
2.1-O que é que faria ao cabo coaxial que está ligado ao router nos e que não consigo ligar ao 2 router

https://ibb.co/0cG75Vv imagem 2º router, na porta wan está o cabo que vem da área 6 e nas LAN ligo portatil e etc, este router consegue substituir o da nos que está dentro do ATI ( tendo em conta que este não tem ligação coaxial , onde é que ligaria esse cabo que agora está ligado no da nos)?

https://ibb.co/VpwfrBY caso ajude em cada área tenho 1 conjunto destes
 
Última edição:
1- Correcto

2- ao colocares esse router se ligares apenas as portas lan, também pode reforçar o sinal wireless
2.1 - no ati fica desligado, mas para onde mudares o router terás de ligar o mesmo à tomada coaxial para ter sinal de internet.

Onde tens o router TP-link, tens algum problema com o sinal ou tens outro motivo para mudar o router de sitio?

Se não tiveres problemas, basta mudar o cabo para uma porta lan, entrar dentro do router e desligar o servidor dhcp e fica a funcionar como ap e ficas com 2 portas livres, se meteres o mesmo nome da rede que usas eno da zon e a mesma pass os equipamentos wifi ligam aos dois routers sem problemas
 
1- Correcto

2- ao colocares esse router se ligares apenas as portas lan, também pode reforçar o sinal wireless
2.1 - no ati fica desligado, mas para onde mudares o router terás de ligar o mesmo à tomada coaxial para ter sinal de internet.

Onde tens o router TP-link, tens algum problema com o sinal ou tens outro motivo para mudar o router de sitio?

Se não tiveres problemas, basta mudar o cabo para uma porta lan, entrar dentro do router e desligar o servidor dhcp e fica a funcionar como ap e ficas com 2 portas livres, se meteres o mesmo nome da rede que usas eno da zon e a mesma pass os equipamentos wifi ligam aos dois routers sem problemas

1- calculei

2- a questão é que o router no ati consegue oferecer os 200mb que estão contratados na rede 5ghz, mas assim que passo do hall de entrada ( onde está o ati) para a sala tem uma parede e passa logo para os 150, mais longe que a sala nem sequer apanho a rede 5ghz.

2.1- basicamente seria desligar o cabo coaxial do router nos e ligar os cabos que fazem a ligação router nos- ati para fazerem a ligação tp link- ati certo?

2.1.1- se tirar o router nos para a area 1( por exemplo) como é que faria para dar internet às utras zonas através do ati? Ligar o router a tomada de rede da area 1 e depois ligar um cabo da area 1 para a 4 daria acesso a internet na area 4?

2.1.2- de momento o router nos está ligado por cabo coaxial ao ATI e pelas portas Lan as areas 1,2,4,6 ( tendo eu internet por cabo em todas elas

O tp-link existe porque o alcance do wi fi da nos não chega até ao quarto da area 6 por isso entre meter lá um ap e um router achei melhor o router ( difunde wifi com intensidade maxima e ganho 4 saidas lan).

3- Outra dúvida, tendo um cabo cat 5E do router nos para a area 6 do ati e da tomada da area 6 para o tp link, não deveria conseguir velocidades até aos 200 mb que contratei ( não consigo passar dos 90 que já tinha com cabos cat 5) ?

Obrigado pela ajuda
 
Boa noite.... tenho um quadro idêntico ao do 1º post deste tópico... mas a minha questão é a seguinte:
Tenho MEO , 500Mbps... ligado o pc por cabo rj45 directamente ao router Fiber Gateway a velocidade está entre 450 e 500 MBps,
mas quando ligo ás tomadas da sala ou quarto ou escritório a velocidade não passa dos 50Mbps....
Já alguém teve o mesmo problema??? ou sabe se há resolução
 
1- calculei

2- a questão é que o router no ati consegue oferecer os 200mb que estão contratados na rede 5ghz, mas assim que passo do hall de entrada ( onde está o ati) para a sala tem uma parede e passa logo para os 150, mais longe que a sala nem sequer apanho a rede 5ghz.

É normal da banda dos 5Ghz, quanto maior a frequência de funcionamento menor o alcance e menor a "força" para atravessar corpos sólidos como portas e paredes.

2.1- basicamente seria desligar o cabo coaxial do router nos e ligar os cabos que fazem a ligação router nos- ati para fazerem a ligação tp link- ati certo?
sim

2.1.1- se tirar o router nos para a area 1( por exemplo) como é que faria para dar internet às outras zonas através do ati? Ligar o router a tomada de rede da area 1 e depois ligar um cabo da area 1 para a 4 daria acesso a internet na area 4?
sim, se colocares um switch dá para todas.

2.1.2- de momento o router nos está ligado por cabo coaxial ao ATI e pelas portas Lan as areas 1,2,4,6 ( tendo eu internet por cabo em todas elas

O tp-link existe porque o alcance do wi fi da nos não chega até ao quarto da area 6 por isso entre meter lá um ap e um router achei melhor o router ( difunde wifi com intensidade maxima e ganho 4 saidas lan).

Para te simplificar a rede deverias ter isso ligado apenas nas portas lan, desligar o servidor DHCP e colcoar o mesmo nome da rede wireless, para que os equipamentos que ligues no tp-link possam estar disponíveis na rede caso queiras, assim um está por exemplo com um ip 192.168.0.x e outro 192.168.1.x

3- Outra dúvida, tendo um cabo cat 5E do router nos para a area 6 do ati e da tomada da area 6 para o tp link, não deveria conseguir velocidades até aos 200 mb que contratei ( não consigo passar dos 90 que já tinha com cabos cat 5) ?

Obrigado pela ajuda


O teu problema aí é que muito provavelmente ou o tp-link não tem portas gigabit ou algum cabo danificado.
 
Última edição:
Boa noite.... tenho um quadro idêntico ao do 1º post deste tópico... mas a minha questão é a seguinte:
Tenho MEO , 500Mbps... ligado o pc por cabo rj45 directamente ao router Fiber Gateway a velocidade está entre 450 e 500 MBps,
mas quando ligo ás tomadas da sala ou quarto ou escritório a velocidade não passa dos 50Mbps....
Já alguém teve o mesmo problema??? ou sabe se há resolução

Deve haver algum cabo mal ligado, apenas com 2 pares ou algum par mal cravado
 
Atrás dessas entradas RJ45, deve estar cravado os cabos que vão para as divisões... Checa se está OK (se tiveres um tester podes ligar e ver quantas luzes acendem. Deve estar a fazer um half duplex marado.
 


esse é o meu quadro..

E é um perfeito exemplo do que não se deve ter em casa, do meu ponto de vista de instalador e de utilizador, isso é um quadro da Quitérios série Raqited e esse router está ai super aconchegado, pode ter acontecido ao colocar aí alguma coisa algum fio ter saído do sítio, experimenta em todas as tomadas se conseguires a ver se o problema é sempre o mesmo em todas, é que também pode ser do lado da tomada, dá um bocado de trabalho mas faz-se bem.
 
Última edição:
Boas pessoal. Tenho um ATI das primeiras versões que é muito pequeno. Como trabalho a partir de casa mais a minha Maria tenho necessidade de ter uma configuração de rede mais robusta, com NAS e mais umas coisas. Tenho um armário rack que fica abaixo do ATI e terá la dentro tudo o que preciso. A minha dúvida é passar os cabos de rede para fora do ATI e para dentro do armário rack.

Qual a forma mais simples de passar uns 6-8 cabos RJ-45 para fora do ATI e mesmo assim conseguir fechar a porta?
 
Boas pessoal. Tenho um ATI das primeiras versões que é muito pequeno. Como trabalho a partir de casa mais a minha Maria tenho necessidade de ter uma configuração de rede mais robusta, com NAS e mais umas coisas. Tenho um armário rack que fica abaixo do ATI e terá la dentro tudo o que preciso. A minha dúvida é passar os cabos de rede para fora do ATI e para dentro do armário rack.

Qual a forma mais simples de passar uns 6-8 cabos RJ-45 para fora do ATI e mesmo assim conseguir fechar a porta?


Fazer um buraco fora do moldura da porta, passar uma calha DLP - Efapel o legrand - entre os dois e passar os cabos lá dentro
 
Back
Topo